Esporte
BTG Pactual Bike Series acelera em Tatuí com chegada definida nos metros finais

Evento em Tatuí (SP) foi disputado neste domingo (13) e teve mais de 300 competidores.
Mais de 300 atletas competiram no Campo de Provas da Ford, em Tatuí (SP), neste domingo (13), para a segunda etapa do BTG Pactual Bike Series 2025. O circuito de 6,8 km, com 68 metros de altimetria por volta, desafiou os participantes com uma prova exigente, estratégica e intensa.
As categorias Pro, Sport, Duplas, E-Bike, PCD e Desafio Pessoal (sem chip de cronometragem) dividiram o grid em uma disputa marcada pela tradicional dinâmica da série: duas horas de prova mais uma volta final.
Ao longo das voltas, o pelotão imprimiu ritmo forte, com diversas tentativas de fuga sendo rapidamente neutralizadas. A definição dos campeões ficou para os metros finais, com o público vibrando em uma chegada decidida no sprint.
No feminino, Gabriele Lorencini Da Silva (Cria Racing Team) levou a melhor com o tempo de 2h19min16s000, seguida por Daniela De Oliveira (Time Jundiaí), com 2h19min20s767, e Julia Ribeiro Correa Neves (Cria Racing Team), que cruzou a linha em 2h21min13s843.
Entre os homens, Lucas Savieto Calimani (Jundiaí First Bike) foi o mais rápido. Completou os 95,2 km em 2h14min08s546, alcançando uma média de velocidade de 42,58 km/h. Sua volta mais veloz foi registrada em 8min10s643.
Lucas venceu um dos principais nomes do ciclismo brasileiro, o argentino radicado no país Francisco Chamorro (São Caetano), que terminou em 2h14min09s759. André Almeida (Barba Bike Race | Team Ludão) fechou o pódio com 2h14min10s291.
“A temperatura estava amena, com um pouco de sol e praticamente sem vento — condições ideais para a prova. O nível técnico, especialmente na elite, foi elevado. O Francisco Chamorro participou, e o pelotão permaneceu compacto até os momentos finais.”
“Houve algumas tentativas de fuga ao longo do percurso, todas neutralizadas. No fim, tudo se definiu no sprint, com uma diferença muito apertada entre os primeiros colocados”, explicou Décio Rodrigues, organizador do BTG Bike Series ao lado de Dennis Rolim.
Outro destaque foi o programa BTG Pactual Bike Series Base, que foi criado para incentivar jovens atletas federados de 15 a 22 anos com isenção de inscrição. E, nessa categoria, quem se deu bem foi Victor Rafael Trevisan de Almeida (Time Jundiaí de Ciclismo). Entre as jovens no feminino, categoria até 22 anos, a ganhadora foi Maria Clara Ferreira (Imuno Brasil Racing Team).
Na categoria Sport Feminino, Ana Paula Debiazi Andrade (Dank Assessoria) foi a melhor, com a marca de 2h19min15s410, dando 13 voltas no Campo de Provas da Ford. Depois cruzaram a linha Juliana Postal (Clube Jesus), com 2h19min23s725, e Giovana de Vellis Moraes (Time Jundiaí de Ciclismo), com 2h23min37s455.
Na Sport Masculino, Fabio Alves Tsutsui (Dank Boituva) deu 14 voltas e seu tempo, 2h18min57s810, foi o melhor do dia. Rafael Silvestre Ramos De Souza (Marcos Novello Sports) foi o segundo colocado, com 2h18min59s217, e Marcelo Fonseca Siciliano (Laguens Racefit), com 2h19min00s043.
O próximo evento do BTG Pactual Bike Series 2025 será em 11 de maio – Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).
Resultados oficiais aqui — https://seuesporte.app/results/btg-pactual-bike-series-ford/
Feminino Elite
1º Gabriele Lorencini Da Silva (Cria Racing Team) – 2h19min16s000
2º Daniela De Oliveira (Time Jundiaí) – 2h19min20s767
3º Julia Ribeiro Correa Neves (Cria Racing Team) – 2h21min13s843
Masculino Elite
1º Lucas Savieto Calimani (Jundiaí First Bike) – 2h14min08s546
2º Francisco Chamorro (São Caetano) – 2h14min09s759
3º André Almeida (Barba Bike Race | Team Ludão) – 2h14min10s291
Sport Feminino
1º Ana Paula Debiazi Andrade (Dank Assessoria) – 2h19min15s410
2º Juliana Postal (Clube Jesus) – 2h19min23s725
3º Giovana de Vellis Moraes (Time Jundiaí de Ciclismo) – 2h23min37s455
Sport Masculino
1º Fabio Alves Tsutsui (Dank Boituva) – 2h18min57s810
2º Rafael Silvestre Ramos De Souza (Marcos Novello Sports) – 2h18min59s217
3º Marcelo Fonseca Siciliano (Laguens Racefit) – 2h19min00s043
Agenda de 2025
11 de maio – Autódromo de Interlagos
15 de junho – a definir
31 de agosto – Circuito Pan-Americano (Elias Fausto)
26 de outubro – a definir
Em 2025, o BTG Bike Series chega à sua 10ª edição para celebrar uma década de experiências no universo do ciclismo! Ao longo dessa década, o evento se consolidou como um dos maiores e mais renomados eventos de ciclismo, unindo profissionalismo, excelência e a paixão que move os ciclistas.
O evento oferece uma estrutura profissional, infraestrutura e circuitos fechados, em pistas e autódromos.
Sobre o BTG Pactual
O BTG Pactual (BPAC11) é o maior banco de investimentos da América Latina e atua nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Asset Management, Wealth Management e Banking. O BTG Pactual se consolidou como uma das plataformas de investimentos mais inovadoras do País, com um banco transacional completo para apoiar o momento de vida e a construção da história de seus clientes. Além disso, é pioneiro na agenda ESG, com produtos financeiros que apoiam a transição para uma economia mais verde e sustentável. A instituição é reconhecida e premiada internacionalmente, e conta com mais de 6 mil colaboradores no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Luxemburgo e Reino Unido.
Foto: Glaucia Piantonio
Esporte
Flamengo vence São Paulo por 2 a 0 no retorno do Brasileiro

Após um longa pausa para a realização da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, o Campeonato Brasileiro voltou neste sábado (12). E o primeiro confronto da competição colocou frente a frente Flamengo e São Paulo no gramado do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O resultado final foi uma vitória de 2 a 0 do Rubro-Negro da Gávea, que, assim, permanece na liderança da classificação com 27 pontos conquistados.
FFFFFFFFFFFFFFFFFFFIIIIIIIIMMMMMMMMMMMM DE JOGO NO MARACAAAAA! No reencontro com a Nação no Maracanã, o Mengão vence o São Paulo com um golaço de Luiz Araújo e com gol do cria do Ninho, Wallace Yan e soma mais 3 pontos na tabela do @brasileirao!
VAAAAAAAAAAMOS, FLAMENGOOOOOOOOO!… pic.twitter.com/hqMIlef3uX
— Flamengo (@Flamengo) July 12, 2025
Na partida, que contou com a transmissão ao vivo da Rádio Nacional, o time comandado pelo técnico Filipe Luís dominou desde os primeiros minutos. Porém, o placar só foi aberto aos 10 minutos do primeiro tempo, quando o atacante Luiz Araújo deu um chute de curva, com muita categoria, que morreu no ângulo do goleiro Rafael.
O Flamengo continuou melhor no confronto e conseguiu chegar ao segundo já nos acréscimos da etapa final. Luiz Araújo acertou chute perigoso, Rafael defendeu parcialmente e Wallace Yan, que havia acabado de entrar, não perdoou.
Vitória do Glorioso
Outro representante do Rio de Janeiro que venceu neste sábado no Brasileiro foi o Botafogo, que superou o Vasco por 2 a 0, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Esta vitória deixou a equipe de General Severiano com 21 pontos conquistados, na 6ª colocação da classificação. Já o Cruzmaltino permanece com 13 pontos, na 14ª posição.
VITÓRIA NO CLÁSSICO! 🔥🌟
NA CASA DO #MAIORDETODOSOSTEMPOS, BOTAFOGO SE IMPÕE E VENCE O VASCO DA GAMA POR 2 A O PELO CAMPEONATO BRASILEIRO! OS GOLS ALVINEGROS FORAM MARCADOS POR ARTHUR CABRAL E NATHAN FERNANDES! BOOOOORRRRRRRRRAAAAAAA!!!! 🤩💪🏽 #VAMOSBOTAFOGO pic.twitter.com/EjvAr6UiTA
— Botafogo F.R. (@Botafogo) July 12, 2025
Na estreia do técnico Davide Ancelotti, o Botafogo venceu graças a gols de Nathan Fernandes e de Arthur Cabral.
Esporte
Chile joga bem e derrota seleção peruana por 3 a 0 na Copa América

O Chile protagonizou a primeira vitória da edição 2025 da Copa América de futebol feminino. Na noite deste sábado (12), as atletas da La Roja superaram a seleção peruana pelo placar de 3 a 0 em confronto realizado no Estádio Banco Guayaquil, em Quito (Equador).
¡QUÉ DEBUT! 🇨🇱🔥#CopaAmericaFEM pic.twitter.com/xVF9kpjcIb
— CONMEBOL Copa América™️ (@CopaAmerica) July 12, 2025
Com três pontos, as chilenas ocupam agora a primeira posição do Grupo A, que tem Equador e Uruguai dividindo a segunda posição com um ponto cada. Já a Argentina, que folga na rodada inicial da competição, é a quarta colocada, enquanto o Peru é o lanterna da chave.
Após um primeiro tempo sem alterações no marcador, o Chile assumiu o controle das ações na etapa final para ficar com a vitória. O primeiro gol da La Roja saiu aos 17 minutos, quando Yenny Acuña recebeu passe na intermediária e arriscou um chute que fez a bola explodir no travessão. A bola ficou viva na área e a atacante Pamela Cabezas aproveitou a indecisão da goleira Maryory Sánchez para chutar para o fundo do gol.
Mesmo em vantagem, o Chile continuou atacando. E o segundo saiu aos 38. A atacante Sonya Keefe aproveitou bola que estava viva na área e bateu girando o corpo para marcar um lindo gol. A fome das chilenas era tamanha que, já nos acréscimos, Mary Valencia aproveitou falha da defesa adversária dentro da área para ficar com a bola e bater forte para dar números finais ao marcador.
Seleção brasileira
A seleção brasileira inicia a sua caminhada na competição no próximo domingo (13), quando medirá forças com a Venezuela a partir das 21h (horário de Brasília) no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda. Esse confronto, assim como todos os outros que tiverem a participação do Brasil, contarão com a transmissão da TV Brasil.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por TV Brasil (@tvbrasil)
Copa América
A Copa América reúne as 10 seleções filiadas à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), divididas em duas chaves de cinco times. O Brasil está no Grupo B. As brasileiras ainda terão pela frente a Bolívia (no dia 16 de julho a partir das 18h), o Paraguai (no dia 21 de julho às 21h) e a Colômbia (no dia 25 de julho novamente às 21h).
No Grupo A figuram Argentina, Chile, Peru, Uruguai e o Equador. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais, previstas para os dias 28 e 29 de julho. A decisão está agendada para o dia 2 de agosto.
Esporte
Cross Urbano CAIXA tem últimos dias de inscrições para a etapa de Teresina (PI)

Elas só podem ser feitas até terça-feira (15). A prova será no dia 19, noturna, no estádio Albertão, com percurso de 5k
Julho, 2025 – Quem quiser participar da etapa de Teresina (PI) do circuito de corridas Cross Urbano CAIXA tem poucos dias para fazer sua inscrição. A prova, a terceira da temporada 2025, será noturna, no dia 19 deste mês, no estádio Albertão, com percurso de 5k. As inscrições terminam na terça-feira (15). É aproveitar e garantir um lugar.
As inscrições podem ser feitas no Instagram do Cross Urbano CAIXA, na página @crossurbanocaixa, e no link https://minhasinscricoes.com.br/Evento/CrossUrbanoCaixa-EtapaTeresinaPI. O valor, até o dia 15, é de R$ 91,00, com direito ao Kit Cross – camisa dry fit, lanterna LED de cabeça, sacola e pochete 3 em 1 (celular, squeeze e chave). Para clientes CAIXA, custa R$ 84,50. Na entrega de kits, caso haja disponibilidade, será possível se inscrever por R$ 130,00.
“É aproveitar esses últimos dias e se inscrever. Esperamos todos em Teresina no Cross Urbano CAIXA, uma experiência inesquecível de correr à noite no estádio, superando diferentes obstáculos”, destaca o organizador Freddy Carvalho.
Os atletas utilizam a estrutura das arenas como um verdadeiro playground, correndo nas suas dependências, dando volta olímpica no gramado, percorrendo o túnel de acesso dos ônibus, o anel interno – superior e inferior, as rampas de acesso, o estacionamento, e ao redor da arena/estádio. Familiares, amigos, assim como o público em geral, podem ver a prova das cadeiras, assistindo a volta olímpica no gramado e a cerimônia de premiação.
O circuito Cross Urbano CAIXA, conhecido como corrida dos estádios, vai percorrer o Brasil, com sete etapas ao longo da temporada. Lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no País, veio para fomentar o multiuso das arenas. Desde então, já foram 26 etapas pelos maiores estádios de futebol brasileiros. A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito.
Entrega de kits – A etapa de Teresina terá entrega dos kits na loja Centauro do Shopping Rio Poty (Av. Mar. Castelo Branco, 911 – Porenquanto), na sexta-feira (18), das 12h às 21h, e no sábado (19), das 10h às 14h30.
O Cross Urbano CAIXA é organizado pela Corpore Sano, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal. A etapa de Teresina tem apoio da Secretaria de Estado dos Esportes do Piauí (Secepi).
Calendário 2025
25/05 – Guará – Brasília (DF) – diurna – realizada
12/07 – Estádio Mangueirão – Belém (PA) – noturna –
19/07 – Estádio Albertão – Teresina (PI) – noturna
10/08 – Estádio Moisés Lucarelli – Campinas (SP) – diurna
06/09 – Arena Castelão – Fortaleza (CE) – noturna
04/10 – Estádio Rei Pelé – Maceió (AL) – noturna
01/11 – Parque Olímpico da Barra – Rio de Janeiro (RJ) – noturna
Mais informações:
Instagram: @crossurbanocaixa
E-mail: crossurbano2025@gmail.com
Foto: Cross Urbano CAIXA / Divulgação