Siga-nos nas Redes Sociais

Entretenimento

Caixa Cultural, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam:

Publicado

em

Neapfest
Cena: "A jornada de um herói" Crédito da Foto: Josélia Frazão

3ª edição do Festival Internacional de Intercâmbio Teatral – NEAPFEST Brasil
O evento contará com espetáculos, painéis, workshops, palestras e rodas de conversas

Entre os dias 7 e 14 de novembro, a cidade do Rio de Janeiro será palco da terceira edição do Festival Internacional de Intercâmbio Teatral – NEAPFEST Brasil, promovido pela Rede de Artes e Profissionais Emergentes (NEAP, sigla em inglês). O Festival será realizado em diversos espaços populares, próximos à região portuária e à região conhecida como Pequena África, no centro do Rio de Janeiro.

O evento terá sua abertura realizada no Teatro Nelson Rodrigues, a partir das 19 horas do dia 7 de novembro, também contará com painéis no Centro técnico de Artes da FUNARTE; workshops, performances e uma roda de samba em parceria com a Casa Funk no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB). O festival receberá apresentações teatrais nacionais e internacionais, com os sucessos de público Migrantes, A Jornada de um Herói, Menina Mojubá, Karaiba, Pelada: a hora da Gaymada, além da estreia do espetáculo Faltou ar para dizer, da Confraria do Impossível, e apresentações internacionais do Senegal, Chile, Filipinas, Guam e Angola. O festival também terá painéis de discussão e oficinas gratuitas para artistas, com 80% das vagas voltadas para a comunidade negra, mulheres e LGBTQIAPN+.

O NEAP é um comitê do International Theatre Institute/Unesco (ITI/Unesco), composto por um grupo de artistas e profissionais que trabalham para manter uma comunicação eficaz, facilitando a colaboração além das fronteiras nacionais e internacionais em mais de 80 países. O objetivo é criar visibilidade e oportunidades, representando jovens de 18 a 35 anos no congresso do ITI, por meio de suas atividades, incluindo a responsabilidade com o Meio Ambiente como eixo fundamental. O NEAPFEST Brasil conta com os patrocínios da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através do Programa de Fomento Carioca (FOCA) e da Caixa Econômica Federal, além dos apoios da FUNARTE e Governo Federal.

A terceira edição do NEAP contará com workshops e painéis temáticos, discutindo temas relevantes para os artistas e para a sociedade como um todo. Para essas atividades foram convidados nomes de credibilidade internacional. Emilya Cachapero, diretora do Theater Communications Group e ativista da diversidade étnica nos EUA; Theresa Erving, Diretora geral do Centro Norte americano do International Theatre Institute; Roberto Cayuqueo – Presidente do ITI Chile com trabalho entre teatro e comunidades indígenas da tribo Mapuche; e Zhongwen Chen, Secretária Executiva do International Theater Institute Global; Tarcísio Motta, deputado federal; Coordenadoria de Cultura da Unesco Brasil; Marcelo Calero, Secretário de Cultura da cidade do Rio de Janeiro;

Além de ser uma celebração da diversidade cultural e artística, o NEAPFEST Brasil tem como objetivo promover o intercâmbio internacional entre artistas de teatro brasileiros e delegações de 12 países sobre o tema de diásporas, focando na transição entre a Década Internacional para Afrodescendentes para a Década Internacional das Línguas Indígenas do Mundo declaradas pela Unesco. Durante o evento, também ocorrerá o Conselho Regional das Américas, onde representantes das delegações das Américas se reunirão para criar estratégias de colaboração internacional, beneficiando o intercâmbio, residências e circulação de grupos teatrais pelo continente.

O NEAPFEST Brasil promete ser um marco na cena teatral internacional, marcando não apenas a retomada das atividades do Centro Brasil do ITI, que estava de portas fechadas desde 2017, mas também o fortalecimento das relações culturais e artísticas entre o Brasil e o mundo.

PREMIAÇÃO NO EVENTO
Na abertura do evento também será realizada a entrega da Premiação Rubens Barbot, que celebrará personalidades nacionais e internacionais que apoiam ativamente jovens artistas emergentes a continuarem seu caminho na arte pensando no desenvolvimento sustentável.

Cada personalidade homenageada, dez brasileiras e dez estrangeiras, receberá uma estatueta exclusiva produzida pelo artista plástico Tarso Tabu, que faz a utilização de materiais recicláveis e retrata, em suas obras, a vida de catadores da cidade do Rio de Janeiro, demonstrando a importância de trabalhadores de reciclagem para grandes metrópoles.

A Premiação Rubens Barbot homenageia o figurinista, bailarino e coreógrafo contemporâneo gaúcho fundador da Cia. de Dança Rubens Barbot, que há vinte anos atuava no Rio de Janeiro com seu companheiro, Gatto Larsen, no quilombo cultural Terreiro Contemporâneo. Atualmente, gerido pela companhia teatral Confraria do Impossível, a sede recebeu o Prêmio Shell 2020 de Inovação pela importância de suas ações para a promoção e o desenvolvimento da arte negra no Rio de Janeiro.

O artista nos deixou em 2022 e foi um marco vivo para a dança contemporânea brasileira, além de um representante da arte negra nacional. O festival dá o nome de Rubens Barbot para a premiação de abertura por seu envolvimento e dedicação no desenvolvimento artístico e pessoal de jovens artistas promissores e sua responsabilidade com a criação de cenários e figurinos com materiais sustentáveis.

O projeto teve incentivo do Programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ) e da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Programação completa através do Instagram: @iti.brazil

Dia 1 – Terça, 7 de Novembro de 2023
• 09:00 – 17:00: Registro de Participantes – Hotel Ibis budget Rio de Janeiro Centro
• 19:00 – 19:50: Cerimônia de Abertura e Entrega do Prêmio Rubens Barbot, Teatro Nelson Rodrigues, Rio de Janeiro
o 19:00: Performance de dança – The African Dream – Zimbabwe
o 19:20: Falas cerimoniais
 Jeff Fagundes – Presidente do ITI Brasil
 Zhongwen Chen – Secretária Geral – ITI Mundial – China
 Christiane Saldanha – Oficial da Unesco Brasil
 Marcelo Calero – Secretário de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro
o 19:40: Entrega do prêmio Rubens Barbot para homenageados nacional e internacionalmente.
• 20:00 – 21:00 – Apresentação Teatral no Teatro Nelson Rodrigues, Apresentação 1 – Pelada: A hora da gaymada.
Dia 2 – Quarta, 8 de Novembro de 2023
• 09:00 – 13:00: Reunião do Conselho Regional das Américas do International Theater Institute- no Instituto Goethe, Centro EVENTO FECHADO
• 10:00 – 13:00: Workshops
o Workshop 1 – no Centro Técnico de Artes- Rua do Lavradio, 54 – Centro – Rio de Janeiro – RJ Cep.: 20.230-070
o Workshop 2 – na sala Maria Carolina de Jesus no MUHCAB – Museu de Herança Afro brasileira – R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ, 20220-350
o Workshop 3 – no MUHCAB – Museu de Herança Afro brasileira – R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ, 20220-350
o Workshop 4 – no Auditório do MUHCAB – Museu de Herança Afro brasileira – R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ, 20220-350
• 14:00 – 18:00: Painel de discussão no Centro Técnico de Artes- Rua do Lavradio, 54 – Centro – Rio de Janeiro – RJ Cep.: 20.230-070
Mediação: Vika Flor
o Painel 1 – Teatro pela democracia: Lutas artísticas pela sobrevivência
 Participantes
• Lloyd Nyikadzino – Vice Presidente do Conselho Regional da África – ITI – Zimbabwe
• Taiwo Afolabi – Professor da Universidade de Regina – Canadá/Nigéria
• Sergio Hernández – Secretário executivo do ITI México – México
• Tatiana Henrique – Mestra em Memória Social, dramaturga e diretora – Brasil
o Painel 2 – Dramaturgias em conflito: Guerras contemporâneas
 Participantes:
• Wallace Lino – Ativista pelos direitos Queer do complexo da Maré – Brasil
• André Lemos Primeiro Diretor negro laureado pelo Prêmio Shell, Confraria do Impossivel Brasil
• Tatjiana Azman, head of the Slovenian Centre ITI and dramaturge of National Opera in Ljubljana

• 19:30 – 20:00: Mostra itinerante de cenas curtas – Foyer do Teatro Nelson Rodrigues
• 20:00 – 21:00: Apresentação Teatral no Teatro Nelson Rodrigues, Apresentação 2 – Menina Mojubá – Brasil
Dia 3 – Quinta, 9 de Novembro de 2023
• 10:00 – 13:00: Workshops
o Workshop 5 – no Centro Técnico de Artes- Rua do Lavradio, 54 – Centro – Rio de Janeiro – RJ Cep.: 20.230-070
o Workshop 6 – com Tatiana Henrique na sala Maria Carolina de Jesus no MUHCAB – Museu de Herança Afro brasileira – R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ, 20220-350 –
o Workshop 7 – no MUHCAB – Museu de Herança Afro brasileira – R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ, 20220-350
• 09:00 – 13:00: Reunião do Conselho Regional das Américas do International Theater Institute- no Instituto Goethe, Centro EVENTO FECHADO
• 14:00 – 18:00: Painel de discussão no Centro Técnico de Artes- Rua do Lavradio, 54 – Centro – Rio de Janeiro – RJ Cep.: 20.230-070
Mediação: Camila Zampier
o Painel 3 – Economia Circular: Entre a preservação e a economia criativa
 Participantes:
• Raksak (BIG) – Comitê de Meio Ambiente TCG – EUA
• Astrid Kusser – Coordenadora da Programação Cultural do Goethe Rio de Janeiro – Alemanha/Brasil
• Secretaria do Meio Ambiente do Rio de Janeiro – Brasil
• Anthony Cruz – Diretor Teatral – Filipinas
o Painel 4 – Globalização ancestral: Fortalecimento cultural Afro Indigena contemporânea
 Participantes:
• Carla Costa – Professora de Cenografia e indumentária da Unirio – Brasil
• Roberto Cayuqueo -Presidente do ITI Chile e representante da Tribo Mapuche – Chile
• Juliana Gonçalves – Idealizadora do Espetáculo Karaiba que conta com 70% de seus integrantes artistas descendentes de indígenas -Brasil

• 19:30 – 20:00: Mostra itinerante de cenas curtas – Foyer do Teatro Nelson Rodrigues
• 20:00 – 21:00: Apresentação Teatral no Teatro Nelson Rodrigues, Apresentação 3 – Karaíba – Brasil
Dia 4 – Sexta, 10 de Novembro de 2023
• 10:00 – 13:00: Workshops
o Workshop 8 – na sala Maria Carolina de Jesus no MUHCAB – Museu de Herança Afro brasileira – R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ, 20220-350
o Workshop 9 – no MUHCAB – Museu de Herança Afro brasileira – R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ, 20220-350
• 10:00 – 12:00: Business Round no Centro Técnico de Artes- Rua do Lavradio, 54 – Centro – Rio de Janeiro – RJ Cep.: 20.230-070
• 14:00 – 18:00: Painel de discussão no Centro Técnico de Artes- Rua do Lavradio, 54 – Centro – Rio de Janeiro – RJ Cep.: 20.230-070
Mediação: Jeff Fagundes
o Painel 5 – Retomada na prática: O retorno do teatro brasileiro
 Participantes:
• Analista de Cultura do Sesc – Serviço Social do Comércio
• Fabiano Carneiro – Gestor da FUNARTE Brasil
• Alexandre O. Gomes – Escola Fábrica de Atores
• Tarcisio Motta – Deputado Federal -Brasil
• Marcelo Calero – Secretario de Cultura
o Painel 6 -Área de Risco: a elitização da arte
 Participantes:
• Juliana França – Grupo Código -Brasil
• Walkiria Nichteroy Diretora do Macquinho – Primeiro equipamento público em uma comunidade no Rio de Janeiro – Brasil
• Milu Ativista Trans do complexo da Maré – Brasil
• 19:30 – 20:00: Mostra itinerante de cenas curtas – Foyer do Teatro Nelson Rodrigues
• 20:00 – 21:00: Apresentação Teatral no Teatro Nelson Rodrigues, Apresentação 4 -Faltou ar pra dizer – Confraria do impossível – Brasil
Dia 5 – Sábado, 11 de Novembro de 2023
• 10:00 – 13:00: Workshops
o Workshop 10 – na sala Maria Carolina de Jesus no MUHCAB – Museu de Herança Afro brasileira – R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ, 20220-350
o Workshop 11 – Dramaturgias Afirmativas – no MUHCAB – Museu de Herança Afro brasileira – R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ, 20220-350
• 19:00 – 19:50: Apresentação Teatral no Teatro Nelson Rodrigues, Apresentação 5 – Agony, Death and Resistance – Earthsavers – Filipinas
• 20:00 – 21:00: Apresentação Teatral no Teatro Nelson Rodrigues, Apresentação 6 – Jornada de um Herói – FAMA – Brasil

Dia 6 – Domingo, 12 de Novembro de 2023
• 11:00 – 12:00 – Espetáculo/Workshop- Experiência Griot – Pape Badou Seck – Senegal – MUHCAB
• 12:30 – 13:30: Espetáculo de Residência Artística – Apresentação 7 – Museo Colonial- Collectivo Epew – Chile – MUHCAB
• 13:30 – 15:00: Feijoada Casa Funk – MUHCAB
• 14:30 – 17:00: Samba de Dodô – MUHCAB
• 18:30 – 19:00: Mostra itinerante de cenas curtas – Foyer do Teatro Nelson Rodrigues
• 19:00 – 20:00: Apresentação Teatral no Teatro Nelson Rodrigues, Apresentação 8 – Manguxi – 16 Poemas de Agostinho Neto – Miguel Kalahari – Angola
Dia 7 – Segunda, 13 de Novembro de 2023
• 10:00 – 13:00: Workshops
o Workshop 12 – no Centro Técnico de Artes- Rua do Lavradio, 54 – Centro – Rio de Janeiro – RJ Cep.: 20.230-070
o Workshop 13 – na sala Maria Carolina de Jesus no MUHCAB – Museu de Herança Afro brasileira – R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ, 20220-350
• 19:00 – 20:00: Apresentação Teatral no Centro Técnico de Artes- Rua do Lavradio, 54 – Centro, Apresentação 9 – For the love of Spam – Breaking Wave Theatre Company – Guam
Dia 8 – Terça, 14 de Novembro de 2023
• Workshop 13 – no Centro Técnico de Artes- Rua do Lavradio, 54 – Centro – Rio de Janeiro – RJ Cep.: 20.230-070
• Workshop 14 – na sala Maria Carolina de Jesus no MUHCAB – Museu de Herança Afro brasileira – R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ, 20220-350
• 18:30 – 19:00: Mostra itinerante de cenas curtas – Foyer do Teatro Nelson Rodrigues
• 19:00 – 20:00: Apresentação Teatral no Teatro Nelson Rodrigues, Apresentação 10 – Migrantes – Multifoco Companhia de teatro – Brasil

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Sucesso nacional, “D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood” chega ao Teatro Clara Nunes para sua última temporada

Publicado

em

DETETIVES MAX, MEL E ZECA - SAMUEL MINERVINO, EMILLY PUPIM E STEFANO AGOSTINI - CRÉDITO RENATA SPINELLI
DETETIVES MAX, MEL E ZECA - SAMUEL MINERVINO, EMILLY PUPIM E STEFANO AGOSTINI - CRÉDITO RENATA SPINELLI

Com elenco original da TV e participações especiais, super produção vai animar a criançada com apresentações aos sábados e domingos, de 04 de janeiro a 09 de fevereiro de 2025, na Gávea

Fenômeno na TV, no cinema e no teatro, os Detetives do Prédio Azul chegam ao Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, para a última temporada do grande sucesso “D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood”. De 04 de janeiro a 09 de fevereiro de 2025, a criançada vai embarcar numa emocionante e divertida história, com o elenco original da telinha e participações especiais, que, ao longo de pouco mais de um ano, passou por 13 cidades pelo Brasil e foi vista por mais de 80 mil pessoas. As sessões serão aos sábados e domingos, em diversos horários. A estreia, no dia 04 de janeiro, sábado, será às 16h.

A peça teatral é inspirada na série “D.P.A. – Detetives do Prédio Azul”, grande sucesso do Gloob, que segue há mais de dez anos no ar, e está indo para sua 20ª temporada. O famoso e destemido trio de detetives segue conquistando uma legião de fãs, com suas histórias cheias de magia, mistérios e aventuras. Além da TV, os pequenos já puderam conferir o universo D.P.A. nos cinemas, com três filmes lançados, e no teatro com a peça “D.P.A. A Peça 1 – Um Mistério no Teatro”. Agora, será a última oportunidade de conferir toda turma do Prédio Azul em sua segunda aventura nos palcos.

Muitas novidades

“D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood” está recheada de novidadesOs detetives Max (Samuel Minervino) e Zeca (Stéfano Agostini) ganham a companhia da nova detetive da capa vermelha, Mel, interpretada por Emilly Puppim. A investigadora chegou à série na segunda parte da 18ª temporada e já ganha sua primeira missão no teatro.

As irmãs feiticeiras Berenice (Nicole Orsini) e Brisa (Cleo Faria) também fazem sua primeira participação no espetáculo, assim como Leocádia (Cláudia Netto) e Theobaldo (Charles Myara). E, claro, não poderia faltar a presença do porteiro mais querido, Severino Capim (Ronaldo Reis). As apresentações contarão ainda com as participações especiais de Dadá Coelho, que vive a bruxa Cassandra Brum, e Gabi Amaralcomo a bruxa Anabel.

Escrita por Flávia Lins e Silva e Pedro Henrique Lopes, com direção de Ernesto Piccolo, “D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood” é uma realização da Ziss Produções, com direção de produção da Elisa Padilha, coprodução e marketing da Inova Brandcoprodução e apoio da Gloss Produções, e curadoria de conteúdo do Gloob. O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Brasilprev.

DADÁ COELHO E GABI AMARAL EM DPA A PEÇA 2 - CRÉDITO RT IMAGENS
DADÁ COELHO E GABI AMARAL EM DPA A PEÇA 2 – CRÉDITO RT IMAGENS

Um novo mistério a desvendar

Em “D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood”Max, Zeca e Mel tentam ir ao cinema, mas estão todos estranhamente fechados. No Prédio Azul, Theobaldo recebe um convite para dirigir um filme na cinematográfica Magowood. Ao mexer no envelope, Severino fica alterado, agindo como um ator de cinema antigo. Cassandra e sua filha, Anabel Brum, que serão as estrelas do filme, convidam Severino para atuar também. Enciumada, Leocádia cisma de ir e prepara uma mala-baú. Enquanto isso, os detetives, preocupados com Severino, resolvem ir e se escondem no baú de Leocádia. Theobaldo, com seu magular, leva todos para os estúdios no reino de Ondion.

Em Magowood, todos participam das filmagens, inclusive Berenice e Brisa, que ficam amigas de Anabel. Até que, no meio de uma cena, Cassandra toma um banho de concreto e fica petrificada. Quem terá sabotado o concreto cênico? 

Theobaldo tenta reverter aquilo e descobre que seu magular foi roubado. Mas por quem? Os detetives precisam entrar em ação para salvar a famosa atriz de Magowood e encontrar o celular desaparecido do mago Theobaldo. 

Sucesso em expansão

Além da série no Gloob, as histórias de D.P.A. ultrapassaram a TV e chegaram aos cinemas com três longas lançados – em 2017, 2018 e 2022 – todos sendo sucesso de bilheteria, com mais de 5 milhões de espectadores. Nos palcos, as aventuras e diversões dos detetives rodaram o país com “D.P.A. – A Peça 1 – Um Mistério no Teatro”, entre 2019 e 2020, assistida por mais de 50 mil pessoas.

Na sua segunda adaptação para o teatro, em “D.P.A. A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood”, o público ganha novamente a oportunidade de vivenciar uma experiência ainda mais interativa e imersiva com o universo da série. Garantia de diversão para toda família.

O espetáculo estreou em outubro de 2023 e realizou, até o início de fevereiro de 2024, duas temporadas: uma no Teatro Multiplan, na cidade do Rio de Janeiro, e outra no Teatro Villa Lobos, na cidade de São Paulo – ambas temporadas recordes de públicos dos respectivos teatros – e uma turnê pelas cidades de Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. Em junho de 2024, a peça retomou seu tour com uma grande maratona de apresentações que percorreu 13 cidades: Campinas (RJ), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Brasília (DF), Manaus (AM), Belém (PA), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Vitória (ES) e Nova Iguaçu (RJ). No total, foram vistos por mais de 80 mil pessoas pelo país.

“D.P.A. se posiciona como uma marca forte e influente que conversa com as gerações de crianças que se identificam com as histórias de aventura e magia dos personagens. Esta forte conexão construída ao longo dos anos com o público infantil se desdobra em diversas frentes e expande sua narrativa para outros meios. Nos palcos, nosso objetivo é oferecer uma experiência imersiva e aproximar ainda mais os espectadores de seus personagens queridos”, comenta Viviane Banharo, Gerente de Marketing de Relacionamento e Licenciamento da Globo.

Sobre a BRASILPREV

Com 30 anos de atuação, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A tem como acionistas a BB Seguros, braço de seguros, capitalização e previdência privada do Banco do Brasil, e a Principal Financial Group, uma das principais instituições financeiras dos Estados Unidos. Líder do setor, a companhia conta com mais de R$ 404,5 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de 2,6 milhões de clientes. Especialista no negócio de previdência privada, com produtos acessíveis e serviços diferenciados, a Brasilprev conta com a rede de agências do Banco do Brasil como seu principal canal de distribuição.

Desconto BRASILPREV

Clientes Brasilprev têm agora a incrível oportunidade de obter um desconto de 50% na compra de ingressos em nosso site de vendas. 

Para garantir o seu cupom de desconto, basta entrar em contato com a nossa Central de Relacionamento da Brasilprev, disponível das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Se você está nas capitais ou regiões metropolitanas, ligue para o número 4004-7170. Já para as demais localidades, utilize o número 0800 729 7170. 

Cada pessoa poderá adquirir no máximo quatro ingressos com desconto. Além disso, é importante mencionar que esse desconto não pode ser acumulado com outras promoções ou benefícios de meia entrada. Ele é válido para todas as sessões disponíveis. Aproveite essa oportunidade imperdível e garanta agora mesmo os seus ingressos com desconto!

Importante: caso encontre dificuldades em obter o desconto, entre em contato com a Central de Relacionamento da Brasilprev, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriado. Capitais e regiões metropolitanas: 4004-7170. Demais localidades: 0800 729 7170

Sobre o Gloob

Um mundo de diversão para crianças, a qualquer hora e em qualquer lugar. Esse é o Gloob, uma marca de entretenimento que oferece conteúdo infantil de alta qualidade nas mais diversas plataformas – TV, VOD, redes sociais, games, aplicativos, streamings de música, eventos e produtos licenciados. Disponível também no Globoplay + Canais, a marca infantil tem DNA 100% brasileiro, investe e acredita em boas histórias e em produções nacionais e internacionais de alta qualidade, nas quais a criança se reconheça como protagonista. O Gloob e seu irmão caçula, o Gloobinho, compõem a oferta de canais infantis pagos da Globo.

Serviço:

“D.P.A” A Peça 2 – Um Mistério Musical em Magowood

TEMPORADA: DE 04 JANEIRO ATÉ 09 FEVEREIRO

Apresentações: dias 04 e 11 (sábados) e 11 e 12 de janeiro (domingos), às 16h e às 18h30, e sábados e domingos, de 18 de janeiro a 09 de fevereiro, às 14h e às 16h30

Local: Teatro Clara Nunes – Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52, loja 370, Gávea, Rio de Janeiro – RJ

Entrada: de R$ 45 a R$ 120, vendas no site https://bileto.sympla.com.br/event/100634/d/288715  

Classificação etária: Livre, menores de 14 anos acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Duração: 70 minutos.

Crianças até 1 ano e 11 meses de colo não pagam.

Site oficial do espetáculo: https://www.dpaapeca.com/

Continue Lendo

Cultura

O mundo é uma paçoca: “Dona Paçoca” estreia no Teatro Candido Mendes, em Ipanema

Publicado

em

Gabriel Sardinha e Luzimar Trottmann em Dona Paçoca - Crédito fotográfico Tiago Morena
Gabriel Sardinha e Luzimar Trottmann em Dona Paçoca - Crédito fotográfico Tiago Morena

Com texto da escritora Regiana Antonini e protagonizada por Luzimar Trottmann, comédia mergulha na jornada de uma paçoqueira e suas histórias fantásticas

Dona Paçoca é uma mulher simples, porém cheia de histórias extraordinárias. E parte desses “causos” será contada no palco do Teatro Candido Mendes, em Ipanema, na comédia “Dona Paçoca”, que fará temporada de 10 de janeiro a 02 de fevereiro, com sessões às sextas-feiras, sábados e domingos, às 20h.    

A peça tem texto da escritora Regiana Antonini, autora de grandes sucessos no teatro e na TV, como “Doidas e Santas” encenada por Cissa Guimarães, feito sob medida para a atriz Luzimar Trottmann. Ela vive a personagem Samara, conhecida como “Dona Paçoca”, que conta seus “causos” e comenta aquilo que pensa para um censor do IBGE e para seu sobrinho, ambos vividos pelo ator Gabriel Sardinha. Dona de uma sabedoria popular, adora contar uma fofoca, falar dos seus oito gatos, e, é claro, vender a sua paçoca. Ela se diz membro da SSP, “Sociedade Secreta da Paçoca”, diz que ser paçoqueira é uma missão e que só ela possui a receita da verdadeira paçoca. E acaba misturando fatos históricos marcantes (como a Independência do Brasil), com suas fantasias, colocando a paçoca no centro das atenções.

Luzimar Trottmann em Dona Paçoca - Crédito fotográfico Tiago Morena
Luzimar Trottmann em Dona Paçoca – Crédito fotográfico Tiago Morena

Com direção de Bruno Seixas, a comédia, notavelmente rica e lúdica, é contada enquanto Dona Paçoca espera os candidatos à vaga de paçoqueiro, já que pretende se aposentar e precisa de alguém que reúna os requisitos para guardar os segredos dessa receita familiar de paçoca que é mundialmente famosa.

– Apesar de não ter conhecido muito o mundo por conta do trabalho como paçoqueira, Dona Paçoca sabe de coisas que até Deus duvida. E Ele não está de todo errado – brinca Luzimar.

Dos “causos” à lição de vida

O texto segue a jornada de Samara desde a infância, passando por seu grande e único amor, mas acaba revelando segredos históricos que vão desde o descobrimento da paçoca pelos portugueses quando aqui chegaram até o show da Madonna nas areias de Copacabana. E todos esses eventos, por mais incrível que pareça, têm conexões com Samara. Sem intenção de ser uma heroína, Dona Paçoca se encontra no meio de eventos como a Copa do Mundo, fotos polêmicas da revista Playboy, Fidel Castro, Carlota Joaquina, baratas ciborgues, a dieta da Cláudia Raia e tantas outras histórias.

– Através das idas e vindas da vida, Dona Paçoca mostra que a verdadeira grandeza não se encontra na inteligência ou na esperteza, mas na bondade, lealdade e perseverança – destaca a atriz.

Sobre Luzimar Trottmann

A atriz Luzimar Trottmann mudou-se para a Suíça há mais de 25 anos, onde se casou e tornou-se cidadã suíça. Hoje, divide-se residindo entre Europa e Brasil. Nos anos de 1990, foi considerada a atriz de maior destaque no curso de Qualificação Profissional de Ator da TV Globo, conquistando papéis na emissora em novelas e seriados, como “Mulheres de Areia”, de Wolf Maya, “Fera Ferida”, de Dennis Carvalho e Marcos Paulo, entre outras. Também atuou em diversas peças teatrais.

Trottmann ama a arte brasileira e é ativa associada do CEBRAC (Centro Brasil Cultural), em Zurique, instituição filantrópica que representa a cultura brasileira nas terras alpinas e presta serviços à comunidade brasileira lá situada, participando de palestras, lançamentos e vernissages. No Rio de Janeiro, ajuda o Retiro dos Artistas e retorna ao Brasil para dar a sua colaboração aos artistas brasileiros e retomar sua carreira artística com o novo espetáculo.

Ficha técnica:

Texto: Regiana Antonini

Direção: Bruno Seixas

Elenco: Luzimar Trottmann e Gabriel Sardinha

Assistente de direção e stand in: Eduardo Martinez

Cenógrafo e figurinista: Nello Marrese

Iluminador: Ricardo Meteoro

Trilha sonora: Rodrigo Chuva

Designer gráfica: Laura Levin

Coordenação geral e produção executiva: Beto Bruno e Dora Lima

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Redes sociais: Douglas Oliveira

Fotógrafo/Videomaker: Tiago Morena

Apoio: Smart Fit e Arcor  

Realização: Evoé Produções Artísticas  

Serviço:

Temporada: de 10 de janeiro a 02 de fevereiro

Dia e horário: sexta-feira, sábado e domingo, às 20h  

Local: Teatro Candido Mendes – Rua Joana Angélica, 63, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ

Entrada: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada), vendas pelo site https://bileto.sympla.com.br/event/102012/d/296282

Gênero: Comédia

Duração: 60 minutos

Lotação: 102 lugares

Rede social: https://www.instagram.com/luzimartrottmann/

Continue Lendo

Teatro

Espetáculo de dança e luzes apresenta A Bela Adormecida de forma deslumbrante no Teatro RioMar Recife

Publicado

em

Espetáculo de dança e luzes apresenta A Bela Adormecida de forma deslumbrante no Teatro RioMar Recife
Crédito: Divulgação.

O espetáculo We Call It Ballet: A Bela Adormecida traz este conto atemporal de forma inédita, com uma narração expressiva, dança impecável e trajes iluminados com luzes que brilham no escuro. O espetáculo de dança e luz, com balé clássico e tecnologia moderna, promete trazer uma experiência deslumbrante ao Teatro RioMar, no dia 11 de janeiro, às 21h.

Em We Call It Ballet: A Bela Adormecida, dançarinos requintados literalmente iluminam o palco com coreografias brilhantes e figurinos que brilham no escuro, criando uma obra-prima artística.

O conto atemporal da princesa amaldiçoada, despertada pelo beijo do seu verdadeiro amor, ganha vida em um esplendor visual impressionante, com piruetas e saltos que desafiam a gravidade, lançando um caleidoscópio de cores pelo palco.

Os ingressos custam a partir de R$ 80 e podem ser adquiridos na bilheteria e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.

Continue Lendo

Em Alta