Siga-nos nas Redes Sociais

Estados

Calçada brincante levam alegria e atividades às ruas de SP

Publicado

em

Calçada
Foto: Divulgação

Calçadas Brincantes é uma iniciativa do Instituto Noa e do Programa Escolas do Bem com apoio da vereadora Janaína Lima


A população, e em especial as crianças, vão se divertir no projeto Calçadas Brincantes que acontece em vários pontos de São Paulo no dia 28 de outubro. O mês das crianças, marca também a realização do evento Calçadas Brincantes, que integra lazer e educação e proporciona alegria e diversão para a população em geral e em grande número para as crianças e alunos da rede escolar.


O projeto Calçadas Brincantes, é uma iniciativa que busca transformar os bairros em espaços estimulantes para as crianças, proporcionando diversão, jogos e brincadeiras de forma segura, principalmente em locais próximos ou no entono das escolas. Neste dia 28 de outubro haverá programação especial em vários bairros de São Paulo.


Em São Paulo serão distribuídos cerca de 50 mil mapas, pontuando a localização das brincadeiras. “Queremos que as crianças explorem seus bairros, conheçam suas ruas, suas praças e sua gente por meio das brincadeiras” explica Lucy De Miguel, idealizadora do Programa Escolas do Bem.

O projeto Calçadas Brincantes é uma iniciativa do Instituto Noa e do Programa Escolas do Bem, que conta com o apoio da vereadora Janaína Lima (MDB), autora do Marco Legal da 1ª Infância.


Como parlamentar, Janaína Lima tem dedicado atenção especial à criança, sendo a autora da emenda ao Plano Diretor que garante a política e os direitos da criança na cidade. Janaína assina também projeto “SP Cidade de Brincar” que promove intervenções urbanas em ruas, parques e praças e até a construção de mobiliários lúdicos que, depois de montados, permanecem à disposição da população. “Vejo com muita alegria a realização do evento Calçadas Brincantes e por isso quero parabenizar o Instituto Noa e o Programa Escolas do Bem, cuja iniciativa cumpre a função social de entreter e integrar alunos, professores, familiares e a comunidade em geral” disse a vereadora Janaína Lima.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rio de Janeiro

Inteligência artificial transforma a educação com novas diretrizes éticas e tecnológicas

Publicado

em

Foto: Divulgação

Iniciativa IA-Edu inclui código de ética, capacitação e guias voltados a estudantes, professores e servidores

Com o apoio da Faperj, a Fundação Cecierj, referência em educação a distância no Estado do Rio de Janeiro, acaba de lançar uma iniciativa inédita voltada para o uso responsável da inteligência artificial (IA) no ensino e na gestão pública. Financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), o projeto IA-Edu propõe um modelo inovador de integração da IA à educação online, com base em diretrizes éticas, formação continuada e produção de conhecimento aplicado.

A ação faz parte do Plano Cecierj 2025 e é conduzida pela Assessoria de Projetos Especiais da Fundação Cecierj, em parceria com o Grupo de Pesquisa em Inovação, Tecnologia e Educação (GITE).

“Apoiar projetos como esse é fundamental para garantir que a inteligência artificial seja usada com responsabilidade, ampliando o acesso à educação de qualidade e preparando nossas instituições para os desafios do futuro. A Fundação Cecierj é uma referência em ensino a distância, e essa iniciativa reforça ainda mais seu protagonismo”, afirma Caroline Alves, presidente da Faperj.

A IA-Edu conta com um Código de Ética e Diretrizes de Uso da Inteligência Artificial, além de documentos sobre uso ético e aplicações da IA na educação, voltados para diferentes públicos: estudantes, professores e servidores. O material foi organizado após um trabalho de mapeamento e catalogação de ferramentas de IA aplicáveis à educação, conduzido com o apoio de uma comissão interna formada por servidores da instituição.

O projeto foi estruturado em três fases. A primeira envolveu a identificação de ferramentas com potencial de aplicação nas atividades técnicas, pedagógicas e administrativas da Fundação Cecierj. Na segunda fase, foi elaborado o Código de Ética, com base em referências nacionais e internacionais sobre regulamentação da IA. As diretrizes abordam temas como proteção de dados, conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), acessibilidade, inclusão digital e respeito aos direitos autorais.

Além do código, os três documentos orientadores apresentam orientações práticas: o guia para estudantes destaca o uso consciente da IA como apoio aos estudos e à produção acadêmica; o material voltado para docentes propõe formas de integrar a tecnologia ao planejamento de aulas e avaliações; e o documento para servidores trata de aplicações voltadas à gestão, com foco em segurança digital e boas práticas.

“Estamos construindo um modelo de uso da inteligência artificial que respeita princípios éticos, valoriza o papel do professor e coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem. Com o apoio da Faperj, damos um salto importante na modernização do ensino a distância com responsabilidade social”, afirma Ricardo Piquet, presidente da Fundação Cecierj.

A proposta da Cecierj não se limita à incorporação de novas ferramentas, mas busca promover um debate qualificado sobre os limites e as possibilidades da IA no ensino público. Com isso, a Fundação reafirma seu compromisso com a inovação, a formação crítica e a democratização do acesso à educação superior no estado do Rio de Janeiro.

Continue Lendo

São Paulo

Givazzi: A Nova Sensação da Moda com Chinelos esgotados em Tempo Record em seu lançamento

Publicado

em

A Givazzi lançou sua primeira coleção de chinelos, a linha “Blizz”, em um evento exclusivo para convidados. A estreia aconteceu em um ambiente de empresários e profissionais onde a marca nasceu. Inaugurou também seu site oficial, registrando recorde em vendas no primeiro dia.

Desde o anúncio da coleção, o sucesso da marca era esperado pelo público que acompanha o mercado da moda. Os chinelos com metais banhados a ouro e cristais austríacos confirmam o espírito de inovação e sofisticação que a Givazzi promete trazer ao mercado. Cada detalhe foi cuidadosamente pensado para refletir um equilíbrio entre modernidade e sustentabilidade.

Este lançamento marcou um novo tempo na categoria da moda, onde sofisticação e elegância caminham ao lado de viabilidade econômica e responsabilidade ambiental. Com isso, a marca se destaca na inovação de posicionamento atraindo olhares de entusiastas e admiradores.

A empresa anunciou que novas vendas serão abertas em breve no site oficial confirmando uma boa notícia para aqueles que não conseguiram garantir sua compra no lançamento.

Com o sucesso deste início, a expectativa pelo que virá da Givazzi só aumenta. Quais serão as próximas novidades?

Continue Lendo

São Paulo

Imersão sobre o método inovador Line Skin de regeneração da pele reúne especialistas

Publicado

em

A imersão foi conduzida por duas especialistas da área da saúde estética: a cirurgiã-dentista Maria Tereza Scardua, criadora do método, e a dermatologista Natália Scardua

Enquanto a estética tradicional busca atenuar sinais do tempo com técnicas superficiais, o Line Skin atua na raiz do problema, promovendo um verdadeiro ‘reset celular’ que estimula a regeneração natural da pele.

Com mais de dois anos de em casos de melasma e mais de cinco anos de acompanhamento clínico do envelhecimento cutâneo , o Line Skin apresenta resultados sustentáveis e mensuráveis. Estudos finalizados e ensaio clínico randomizado em andamento, reforçam o embasamento científico do protocolo.

A imersão foi conduzida por duas especialistas da área da saúde estética: a cirurgiã-dentista Maria Tereza Scardua, criadora do método, e a dermatologista Natália Scardua, que compartilham não apenas a expertise clínica, mas também o compromisso com a medicina baseada em evidências.

O Line Skin se diferencia por atuar profundamente na fisiopatologia da pele, respeitando sua biologia e conduzindo a regeneração da pele com o protocolo estabelecido pelo método.

Durante o final de semana de imersão, os participantes, que já realizam o curso de formação, foram atualizados
para aplicar o método com segurança, compreendendo desde a preparação da pele até a condução precisa da cicatrização — um diferencial que prepara o profissional para lidar com diversas alterações estéticas com responsabilidade e eficácia.

Continue Lendo