Cultura
Cláudia de Paula estreia a exposição “Feminino Fiolado” no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica

Artista e psicanalista mergulha no universo feminino, suas violações e lutas em mostra que abre no dia 09 de novembro, sábado, das 10h às 18h
A dimensão do feminino em toda diversidade da sua trama de fios. A artista e psicanalista Cláudia de Paula apresenta a exposição “Feminino Fiolado”, que estreia no dia 09 de novembro, sábado, das 10h às 18h, no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, no Centro do Rio de Janeiro.
Cláudia traz, a partir de sua experiência com pessoas em sofrimento psíquico intenso nas redes de Saúde Mental Pública brasileira, assim como no consultório de Psicanálise, uma série de obras que abordam o feminino e suas violações, sendo a principal destas a própria definição de “Mulher”, sustentada pela lógica patriarcal e, no Brasil, pelo processo Matriz-Colônia.
– Ter trabalhado e continuar trabalhando com habitantes de territórios periféricos atravessados pelas violências vinculadas à raça, gênero, e classe, inclusas nestas violências desde os feminicídios e abusos sexuais até os conceitos de família e maternidade, alicerça minha pesquisa como artista – destaca Cláudia, que também assina a curadoria com Marcelo Valle.






A exposição pretende instalar perguntas, tão fundamentais ao momento histórico estabelecido no país, principalmente nesta ressurgência da democracia, frente a arte e seu papel social. Perguntas que propõem, respondendo à responsabilidade aceita como artista, fazer furo, desmanchar véus, rasgar algo da alienação do olhar.
A artista instala estas perguntas espacializando um percurso que se pretende como uma rede de imagens a ser atravessada, cada participante como “coautor”, cada um deles com um fio na mão. Desenhos em nanquim sobre papel e pano, instalação de objetos vidráceos utilizando bonecas antigas e painéis de pinturas-poemas, interligados por uma grande trama de fios, o “fiolado”, formam um percurso pelo feminino, enquanto invenção imposta culturalmente.

– Abordar a dimensão do feminino enquanto estrutura cultural determinante de identificações e criação de conceitos, fixada sobre os corpos femininos, me permitiu que, ao seguir os fios desta ficção “mulher”, questionasse a espacialidade das linhas que compõem as formas desta ficção. O desenho e os objetos compostos “segmento a segmento”, são a materialidade desta pesquisa, proposta como intervenção – explica.
Dos mistérios da mente aos contornos do cotidiano
Cláudia de Paula é psicóloga desde 1990, psicanalista desde 2003, ao se autorizar nesta clínica de muitos estudos e tempos de escuta, e artista desde muito antes, ao começar a desenhar e escrever. Aos seis anos, ganha um concurso de desenho pela revista Recreio, aos dezesseis, nega a faculdade de Belas Artes e opta pela de Psicologia. Permanece, porém, tendo o desenho e a escrita como ferramentas de elaboração do cotidiano. A arte, como margem, marginal, mais aragem do que trabalho, manteve-se assim até impor seu lugar, como desejo de mundo e proposição de sentido, o que aconteceu nos últimos anos.

Ela é também autora de dois livros de poemas publicados, “prato” e “língua”, respectivamente em 1997 e 2001. Artista visual com produção própria em desenho e objetos desde 1980, participou de uma série de exposições/ocupações nos anos de 2022/2023/2024. É curadora, junto com Marcelo Valle, da Ocupação “Ainda não falamos sobre isso”, instalada no Espaço Cultural Travessia.

Ficha técnica:
Curadoria – Marcelo Valle e Cláudia de Paula
Expografia – Cláudia de Paula e Breno Barbosa
Textos – Cláudia de Paula
Design gráfico das peças – Breno Barbosa
Montagem – Fábio Omarcca, Cláudia de Paula, Breno Barbosa e Marcelo Valle
Assessoria de imprensa – Carlos Pinho
Serviço:
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica apresentam a exposição “Feminino Fiolado”
Abertura: dia 09 de novembro, sábado, das 10h às 18h
Local: Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica – Rua Luís de Camões, 68, Praça Tiradentes, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Dias e horário: de segunda a sábado, das 10h às 18h
Entrada: gratuita
Classificação indicativa: 16 anos
Redes sociais:
Cláudia de Paula – https://www.instagram.com/claudiadepaulasilva
Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica – https://www.instagram.com/cma.heliooiticica
Cultura
RioMar Pop Fest traz programação gratuita que celebra a cultura pop e k-pop

É hora de preparar a coreografia preferida porque o RioMar Pop Fest está chegando. Os apaixonados pela cultura pop e k-pop têm encontro marcado no RioMar Recife nos dias 12 e 13 de abril, no Piso L3. A programação conta com tributo ao grupo mexicano RBD, além de apresentações de grupos de K-pop e games. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no App do RioMar Recife.
No primeiro dia do RioMar Pop Fest (sábado, dia 12 de abril), a programação será especial para os fãs do RBD. O Grupo Tributo RBD Experience fará um show, a partir das 19h, com repertório que celebra a trajetória do grupo mexicano. Os principais sucessos serão entoados e entre as músicas estão “Trás de Mi”, “Ser O Parecer”, “Sálvame”, “No Pares”, entre outras.
Já no segundo dia do evento (domingo, dia 13 de abril), os amantes da cultura sul-coreana e do k-pop vão se encantar com uma programação totalmente voltada para o gênero. A partir das 15h haverá apresentações de grupos de k-pop, games e Random Play Dance.
Como participar
Para ter acesso, o cliente deve acessar a área de eventos do App do RioMar Recife, disponível para Android e iOS, e clicar no link “RioMar Pop Fest”, clicar em agendar e preencher os dados. Depois haverá a confirmação do agendamento, gerando um QR Code, que será enviado por email e deverá ser apresentado como ingresso no dia do evento.
Cultura
Vitor Vaimberg estreia como Romeu em ‘Romeu e Julieta – O Musical’

A partir deste fim de semana no Teatro EcoVilla Ri Happy, no Jardim Botânico, zona sul do Rio
Escrito por Patrícia Limeira
Créditos: Bianca Oliveira |
A clássica história de amor ganha uma releitura jovem e vibrante em “Romeu e Julieta – O Musical”. O espetáculo, com estreia marcada para 4 de abril, apresenta músicas autorais que dão vida ao enredo atemporal de William Shakespeare. “É uma releitura jovem, com músicas autorais desse clássico milenar”, afirma Vitor, que interpreta Romeu, um dos personagens mais emblemáticos do teatro. A trama, que se desenrola em um mundo repleto de disputas e intrigas, conta a história de dois jovens apaixonados, Romeu e Julieta, cujas famílias, os Montecchios e os Capuletos, se encontram em uma amarga rivalidade. Esse cenário de paixão desenfreada e encontros proibidos coloca o amor dos protagonistas à prova, tornando a busca por suas almas gêmeas um dos muitos aspectos que fazem desta tragédia uma das mais conhecidas do teatro. “Interpretar Romeu é sempre desafiador devido às inúmeras versões e aos muitos atores que já representaram esse personagem icônico”, afirma Vitor. A temporada dessa versão carioca terá início no dia 4 de abril e seguirá até 26 de abril, com apresentações às sextas e sábados, além de uma sessão extra na quarta-feira, dia 23 de abril. Os horários das apresentações são às 19h30 nas sextas e na sessão extra, e às 20h aos sábados. A classificação indicativa é de 16 anos. “Estou ansioso e com grande expectativa para a estreia dessa emocionante nova montagem, que promete encantar o público com sua energia, música e uma abordagem fresca de um clássico imortal”, conclui o ator. Serviço:
Sobre Vitor Vaimberg: Vitor Vaimberg iniciou a carreira de ator aos 8 anos na peça “A Arca dos Bichos”, com direção de Renata Maia. De lá para cá já protagonizou inúmeros musicais.
Ele está na Escola de Artes Wolf Maia, onde já fez várias apresentações. Vitor também recentemente fez um curso de direção em Nova York, um passo importante para sua carreira de ator e cantor.
Redes sociais do Vitor Vaimberg:
Instagram: https://www.instagram.com/vitorvaimberg/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/@danicaravana1 |
Cultura
Final de semana com MPB e stand up comedy no Teatro RioMar Recife

A agenda do Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife, traz atrações para quem curte canções que marcaram época e também para quem gosta de dar risada com apresentações de stand up comedy. Nesta sexta, o grupo MPB4 se apresenta em show que marca o lançamento do álbum “60 Anos de MPB”. Já no sábado será a vez de Antonio Tabet interpretar o policial Peçanha em espetáculo de comédia. Além disso, o RioMar Recife oferece mais opções de lazer para o final de semana.
MPB4
A turnê nacional com o show que marca o lançamento do álbum “60 Anos de MPB” traz uma apresentação do MPB4 para o Teatro RioMar nesta sexta-feira, dia 4 de abril. A apresentação traz faixas do álbum mais músicas que marcaram a trajetória do MPB4, traçando, assim, um amplo panorama da Música Popular Brasileira. Os ingressos estão à venda no site Uhuu.com e na bilheteria do teatro.
Antonio Tabet
Um dos pioneiros do humor na internet brasileira, empreendedor de sucesso e hoje com uma carreira sólida nas telas, Antonio Tabet estreia no universo teatral no espetáculo em que o ator interpreta o irreverente e famigerado policial Peçanha, personagem mais famoso de sua trajetória, com milhões de visualizações nas plataformas de streaming. A apresentação acontece neste sábado, dia 5 de abril, às 20h, no Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife. Os ingressos custam a partir de R$ 60 (meia entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria, no Piso L4 do RioMar Recife, e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.
Lazer
O RioMar Recife ainda conta com outras opções de lazer para quem busca diversão e comodidade em um só lugar. São 12 salas de cinema no Cinemark, sendo duas salas Prime, Teatro, boliche, Game Station, Game Box e operações como o Vila Trampolim e Clube das Estrelinhas, que contam com atrações para o público de todas as idades.
App
Toda a agenda de eventos, serviços e horário de funcionamento pode ser conferida no App RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades como mapa de geolocalização das lojas do shopping, reserva de restaurantes, pagamento de estacionamento, conteúdos, entre outras.