Siga-nos nas Redes Sociais

Tecnologia

Como a conectividade remota capacita ambientes de trabalho em constante evolução

Publicado

em

Como a conectividade remota capacita ambientes de trabalho em constante evolução
Divulgação

* Por Georg Beyschlag – Presidente da TeamViewer Américas

Embora o índice de trabalhadores em esquema home office tenha diminuído em 2024, ele ainda é mais do que o triplo de antes da pandemia, quando apenas 7% dos dias de trabalho remunerados eram remotos. Os dados são da Pesquisa de Modelos e Posturas de Trabalho (The Survey of Working Arrangements and Attitudes SWAA; em inglês) realizada mensalmente nos Estados Unidos pelo WFH Research, um grupo de pesquisa voltado para o trabalho remoto e liderado por Nicholas Bloom, professor da Universidade Stanford e especialista em teletrabalho, e demonstram que uma transformação progressiva vem ocorrendo na forma como o trabalho tem sido estruturado nas instituições modernas.

À medida que empregadores continuam a aprimorar as políticas internas de suas empresas e a experimentar diferentes regimes de trabalho, desde totalmente remotos até híbridos ou em dias específicos obrigatórios no escritório, o ambiente laboral segue em transição rumo a um modelo de maior flexibilidade, liberdade e qualidade de vida. 

No Brasil, o estudo Anywhere Office: Novos Modelos de Trabalho no Mundo Pós-Pandemia, realizado pela KPMG com profissionais de Recursos Humanos e de áreas afins em corporações que atuam em aproximadamente 20 segmentos da economia, revela que 62% das empresas brasileiras têm intenção de manter o esquema de trabalho híbrido de forma permanente.

Expandindo o Ecossistema Digital

Para muitos, um ambiente de trabalho no qual 100% dos funcionários estão alocados na empresa é coisa do passado. Um caso interessante é o da Allstate Corporation, empresa fundada em abril de 1931 nos Estados Unidos e que é hoje uma das maiores fornecedoras de seguros de linhas pessoais de capital aberto do país, possuindo e operando mais de 19 companhias nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Índia. Só em solo norte-americano, a seguradora contabiliza aproximadamente 57 mil funcionários, dos quais 82% trabalham remotamente. 

Esse é um movimento em curva ascendente e para dar apoio às equipes remotas e aos muitos dispositivos conectados que utilizam para trabalhar (desde equipamentos de pontos de venda e sistemas de quiosque de autoatendimento até máquinas operacionais), as empresas de todos os portes e segmentos estão ampliando seus ecossistemas digitais. A conectividade remota se tornou a pedra angular do mundo moderno e as empresas vêm apostando em sua expansão entre locais, fusos horários e dispositivos por meio de tecnologia avançada capaz de servir a configurações remotas e híbridas.

Por conta disso, o uso de uma plataforma centralizada de suporte e gerenciamento de dispositivos é de suma importância para organizações que buscam atender a todas as suas demandas com eficiência a partir de um único console e fornecer suporte remoto a qualquer pessoa. Esse tipo de tecnologia que conecta funcionários, dispositivos e sistemas de TI permite que as equipes de TI consigam resolver problemas sem a necessidade de se deslocar de prédio em prédio em grandes propriedades ou condomínios corporativos e igualmente ajuda na redução de custos com imóveis e viagens. A Dell Technologies, maior fabricante de sistemas de computador do mundo, é um exemplo disso e afirma que seus funcionários remotos reduziram suas viagens em impressionantes 218.871 milhões de quilômetros (ou 136 milhões de milhas) por ano.

A adoção do trabalho em formato híbrido exige que as empresas se mantenham cada vez mais preparadas e organizadas para garantir uma infraestrutura de TI e de tecnologia operacional (TO) segura e confiável. Além disso, o gerenciamento proativo dos sistemas é fundamental para operações tranquilas e seguras. 

O Fator Humano

A tecnologia de conectividade e a expansão das empresas digitais oferecem benefícios significativos, entre eles aumento da produtividade, tranquilidade e conveniência, porém não estão isentas do risco de erros humanos acidentais que levam a possíveis desafios de segurança. 

Estimativas da plataforma global de dados e business intelligence Statista apontam que o número de dispositivos da Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês para Internet of Things) em todo o mundo deve saltar de 15,9 bilhões em 2023 para mais de 32,1 bilhões em 2030, o que reforça a necessidade das empresas de manter uma visibilidade adequada desses dispositivos remotos para que todas as medidas de segurança estejam em pleno funcionamento a fim de prevenir problemas. 

Segundo o relatório Violações de Dados e Ataques Cibernéticos Estados Unidos 2024, da IT Governance USA, fornecedora líder global de soluções de governança de TI e gerenciamento de risco e conformidade com especial foco em GDPR, proteção de dados, CPRA/CCPA, ISO 27001 e resiliência e segurança cibernética, mais de 2.700 incidentes de violação de dados divulgados publicamente foram aferidos no país desde novembro de 2023. Isso não acontece sem perdas e despesas. Só em 2020, o custo médio de um ataque cibernético para empresas europeias ou norte-americanas com mais de 1000 funcionários chegou a 504.000 dólares, ou cerca de R$ 2.842.660,30. 

O Colonial Pipeline, um dos maiores e mais importantes oleodutos dos Estados Unidos, foi vítima de um ataque de ransomware em maio de 2021. O ataque afetou consumidores e companhias aéreas ao longo de toda a costa leste do país e foi considerado uma ameaça à segurança nacional. A companhia operava remotamente e os invasores entraram na rede por meio de uma senha exposta de uma conta VPN – situação que poderia ser facilmente mitigada com visibilidade adequada e medidas de segurança. Isso ressalta a importância de estabelecer uma postura de segurança em toda a empresa em relação à capacidade de definir, manter e monitorar regras e políticas para facilitar o acesso remoto em todo o patrimônio de TI, incluindo laptops, terminais de ponto de venda e sistemas de quiosque.

Visibilidade

Para enfrentar as ameaças de cibercriminosos e tornar a conectividade remota segura, a transparência em todo o ecossistema de TI é vital. As companhias precisam ter visibilidade de seus dispositivos remotos e de rede conectados para que suas forças de trabalho permaneçam produtivas de forma segura e escalável, independentemente de onde os funcionários estejam.

Se pensarmos na visibilidade de forma holística, é imprescindível que as empresas tenham uma estratégia de integração, que nada mais é do que o conjunto de planos, métodos e manobras que uma equipe de TI deve seguir para conectar efetivamente vários sistemas e aplicativos disponíveis de modo seguro para os usuários. Essa estratégia permite também que os profissionais de TI tenham visibilidade integral de todos os dispositivos conectados, garantindo que os protocolos de segurança sejam estritamente seguidos a fim de prover suporte técnico eficiente, a qualquer hora e de qualquer lugar, aos funcionários remotos.

Um exemplo disso é a Dole. A maior produtora e comercializadora de frutas frescas do mundo é cliente TeamViewer e possui mais de 5.000 dispositivos em toda a empresa, incluindo redes, servidores, laptops e telefones. Logo, um suporte de TI é fundamental para a empresa. Com uso de uma solução de conectividade remota de ponta que monitora e gerencia efetivamente todos os ativos, os técnicos podem resolver falhas de dispositivos instantaneamente, o que promoveu uma melhoria de 82% na eficiência operacional da Dole por meio de melhor gerenciamento de TI, monitoramento, visibilidade e aplicação de protocolos de segurança. 

A Dole é um caso que explicita como um bom aproveitamento de soluções de gerenciamento remoto é fundamental para manter a eficiência operacional e a segurança em ambientes de trabalho híbridos. 

Configurado para o Sucesso

Enquanto as empresas experimentam novos sistemas de trabalho, como semanas com quatro dias úteis ou sextas-feiras livres e navegam pelo atual cenário em constante evolução de políticas mais livres no escritório, a Transformação Digital se mantém ativa em um período de transição extremamente significativo. 

Ao garantir que as equipes de TI estejam equipadas para lidar com as exigências do trabalho remoto, o mercado corporativo pode reduzir incertezas, proteger seus negócios e operações e seguir na vanguarda do que é estar melhor preparado para quaisquer mudanças que o futuro possa trazer. Isso se chama evolução – esse processo incrível de mudança e adaptação que estamos vivenciando nos tempos atuais e que vamos igualmente testemunhar no futuro.

Grandes, pequenas e médias empresas com presença na web e empresas menores ou mais tradicionais sem uma presença online marcante podem igualmente se beneficiar de modelos laborais mais livres como o remoto e o híbrido, que aumentam a produtividade, a satisfação e a qualidade de vida dos funcionários e mantém a saúde operacional dos negócios em ambientes de trabalho configurados para o sucesso.  

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Evento consolida Rio de Janeiro como sede de um dos Centros de Excelência em Inteligência Artificial no mundo

Publicado

em

O presidente da Assespro-RJ e Deputy Chairman da WITSA (World Information Technology and Services Aliance), Robert Janssen, fez uma peregrinação por Brasília para chancelar apoio do Governo Federal ao WITSA Global AI Summit @ Rio, que será realizado entre 27 e 29 de abril de 2026. A agenda incluiu encontros com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Softex e ApexBrasil, instituições-chave para impulsionar o posicionamento do Brasil no cenário global da inovação.

“Trazer esse evento para o Rio de Janeiro foi uma vitória nacional. O Summit ajudará a consolidar o Brasil e o Rio como sedes de um dos Centros de Excelência em Inteligência Artificial da rede mundial da WITSA (GAIN – Global Artificial Intelligence Network)”, disse o empresário.

Atualmente, apenas cinco cidades no mundo foram escolhidas para abrigar esses centros de excelência: Taipei (Taiwan), Kuching (Malásia), Manama (Bahrein), Washington DC (EUA) e Rio de Janeiro (Brasil). Estar no seleto grupo de nações significa que a cidade e o país estarão na linha de frente das grandes transformações tecnológicas globais.

“O WITSA Global AI Summit @ Rio é mais do que um evento: é a consolidação de uma nova posição estratégica do Brasil no mapa mundial da inovação e da inteligência artificial”, conclui Robert.

Continue Lendo

Tecnologia

Softcom leva tecnologia e oportunidades de franquia à Feira do Empreendedor no Ceará

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Marca paraibana apresenta soluções inovadoras e condições especiais para quem deseja abrir o próprio negócio

A Softcom participa da Feira do Empreendedor, que acontece de 8 a 10 de outubro no Ceará, com o propósito de conectar tecnologia e oportunidades reais de negócio a pequenos e médios varejistas. Com 26 anos de história, a empresa paraibana se consolidou como referência nacional em softwares de gestão e no modelo de franquias, oferecendo soluções que simplificam a rotina e potencializam o crescimento do empreendedor brasileiro.

Durante o evento, a marca atuará com três frentes estratégicas: expansão da rede de franquias, prospecção de novos clientes e fortalecimento da imagem institucional como referência em tecnologia para o varejo. Entre as novidades apresentadas estão a DRIKA IA, inteligência artificial que realiza análises e previsões de desempenho em tempo real, e o Softcom Smart, ferramenta que transforma o celular em um ponto de venda completo, com Pix integrado e emissão de notas fiscais eletrônicas.

O estande promete ser um dos pontos de destaque da feira. Além de conhecer e testar as soluções na prática, os visitantes poderão conversar com especialistas, conferir histórias inspiradoras de empreendedores que cresceram com o apoio da rede e descobrir como se tornar franqueado. Durante o evento, a empresa também oferecerá condições exclusivas, tanto para aquisição do software, quanto para novos interessados em integrar o sistema de franquias.

Para Renato Rodrigues, CEO da Softcom, a participação reforça o propósito da marca de democratizar o acesso à tecnologia. “Nosso objetivo é apoiar comerciantes em cada etapa da jornada, oferecendo ferramentas que descomplicam a gestão e aceleram o crescimento de forma sustentável”, afirma.

Com mais de 70 unidades distribuídas entre o Nordeste e o Sudeste, a Softcom aposta na expansão por meio de franqueados que atuam como agentes de impacto local, ajudando comerciantes e pequenos empreendedores a conquistar eficiência e competitividade em mercados cada vez mais digitais.

 

Sobre a Softcom

Fundada em 1999, em João Pessoa (PB), a Softcom é hoje uma rede de franquias de tecnologia e referência nacional em softwares de gestão voltados para micro e pequenas empresas. Sua plataforma reúne soluções completas para vendas, financeiro, estoque e fiscal, oferecendo ainda integração com aplicativos de delivery e segurança em nuvem. Entre os diferenciais, destacam-se a inteligência artificial própria DRIKA IA, que auxilia empreendedores em decisões estratégicas, e o aplicativo que coloca o controle do negócio na palma da mão. Reconhecida como Super Integradora iFood, a franquia já impacta milhares de empreendedores em diversas regiões do Brasil, levando inovação e simplicidade para o dia a dia do pequeno varejo.

 

Mais informações: https://www.softcomtecnologia.com.br/

Continue Lendo

Tecnologia

Avaliação antidumping sobre cabos de fibra óptica preocupa provedores de internet

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Legenda: Rodrigo Oliveira, presidente da ASPRO, alerta para os impactos da investigação antidumping nos cabos de fibra óptica e os riscos para a conectividade no Distrito Federal.l.

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) publicou, no Diário Oficial da União de 25 de setembro de 2025, a Circular nº 72, que determina o início, de ofício, da avaliação de interesse público na investigação antidumping sobre as importações de cabos de fibra óptica originários da China (NCM 8544.70.10).

A medida preocupa a Associação dos Provedores de Internet do Distrito Federal (ASPRO), que alerta para o risco de aumento no preço da fibra óptica — insumo essencial para instalação e manutenção de redes de internet. Caso seja aplicado o direito antidumping, o custo poderá ser repassado ao consumidor final, elevando o valor da banda larga e comprometendo a expansão digital, especialmente em regiões menos favorecidas.

“Esse tema exige mobilização. Um aumento artificial nos preços da fibra óptica compromete a expansão da conectividade e penaliza os usuários de internet em todo o país”, afirma Rodrigo Oliveira, presidente da ASPRO.

A Circular estabelece o início imediato da avaliação, com prazo de 20 dias para a fase probatória, que deve ser concluída até 20 de outubro de 2025. O processo decorre de uma série de recursos administrativos e reuniões realizadas por representantes do setor junto às autoridades competentes, que reconheceram a relevância dos argumentos apresentados pelos importadores.

Diante do curto prazo para manifestação, a ASPRO defende que as entidades representativas atuem de forma conjunta e organizem uma carta contrária à aplicação do antidumping, destacando seus potenciais impactos econômicos e sociais.

“Quanto maior a participação dos importadores e das associações na avaliação de interesse público, mais robusta será a defesa de todo o ecossistema de conectividade”, reforça nota técnica da entidade.

Mais informações: www.asprodf.org.br | @aspro.df

ASPRO – Associação dos Provedores de Internet do Distrito Federal
A ASPRO é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à representação dos provedores de internet regionais do Distrito Federal. É a voz ativa de mais de 80 pequenos provedores, que juntos atendem mais da metade da população local — especialmente em áreas negligenciadas pelas grandes operadoras. Seu compromisso é assegurar regulamentação justa, segurança jurídica e desenvolvimento sustentável do setor, atuando frente a órgãos governamentais e reguladores. Sob a liderança de Rodrigo Oliveira, reforça a equidade, promove conexão de qualidade e fortalece o pleno exercício da cidadania digital.
Site: www.aspro.org.br
Instagram: @aspro.df

 

Continue Lendo