Siga-nos nas Redes Sociais

Evento

Conecta Varejo 2025 destaca inovação, storytelling e experiências que transformam o consumo

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

O terceiro dia do Conecta Varejo 2025, realizado nesta quinta-feira (14) no Rio Innovation Week, no Pier Mauá – o maior evento global de tecnologia e inovação – destacou tendências e estratégias que estão moldando o futuro do varejo. Com palestras que abordaram desde o poder do storytelling e a influência digital até a personalização de serviços e experiências imersivas, o dia trouxe insights sobre como marcas e empresas podem engajar diferentes públicos em múltiplas plataformas. Entre os destaques, especialistas discutiram a evolução tecnológica do YouTube, a importância da inclusão digital, o consumo consciente, o uso da inteligência artificial no e-commerce, a transformação do varejo infantil em ecossistema de entretenimento e o impacto da influência digital nas decisões de compra. Ao longo do dia, os participantes puderam conhecer novas formas de conectar produtos, serviços e experiências, mostrando que inovação, dados e criatividade são essenciais para o sucesso no varejo atual.

O primeiro painel do dia “A arte de vender histórias em qualquer tela” reuniu as apresentadoras Babi Martins, Flávia Bonato e Andréa Bueno para discutir como o storytelling pode fortalecer marcas e engajar públicos em diferentes plataformas. As palestrantes lembraram que, entre 2010 e 2014, houve um salto tecnológico no YouTube, com melhor qualidade de imagem, iluminação e vinhetas, permitindo que o consumidor assistisse aos conteúdos quando quisesse. Elas ressaltaram que cada tela exige estratégias próprias e que a inclusão digital é essencial para atender públicos de diferentes gerações e níveis de familiaridade com a tecnologia. O debate também abordou as novas formas de venda online. Babi explicou as diferenças entre influenciador, criador de conteúdo e live seller, este último apontado como tendência nas redes sociais. Flávia destacou que vender pelas redes hoje é simples, mas requer planejamento e estratégia adequados para atingir resultados.

Na segunda palestra do dia, “Movimentos que redefinirão o mercado em 2027”, Priscilla Tomasoli Seripieri, Head of Business & Operations da WGSN Mindset, apresentou os movimentos que, segundo ela, estão moldando o varejo e o consumo até 2027. “Precisamos antecipar comportamentos, tecnologias e transformações que vão impactar diretamente a estratégia de negócio. Compreender essas mudanças permite tomar decisões mais assertivas hoje para estar à frente amanhã, com visão de longo prazo e flexibilidade”, ressaltou.

Ao abordar estratégias, Priscilla destacou a flexibilidade e a regeneração, tanto no universo físico quanto no digital. “O uso do storytelling é uma ferramenta essencial para criar conexões emocionais, pensar em produtos e serviços que tenham significado e que ajudem a contar uma história de mundo que faça sentido para o consumidor final”. A palestrante também apontou a valorização de um consumo mais minimalista e consciente, ressaltando exemplos como o “direito de consertar” — em que o cliente pode reutilizar e reparar itens — como forma de integrar propósito, sustentabilidade e autenticidade. Outro destaque foi o que Priscilla chamou de “poder da brincadeira”: “Em um cenário de inseguranças e ansiedade, o lúdico não é apenas entretenimento, mas uma necessidade humana que desenvolve criatividade, empatia e resiliência”.

No painel “Varejo em Transformação”, mediado por Giancarlo Chapinoto, da PwC, Christiane Bistaco, da área de trade marketing CEO da Época Cosméticos, destacou o uso da Inteligência Artificial em diversos segmentos do e-commerce. Ela explicou que a IA atua desde a inclusão no sistema dos 500 novos produtos que chegam ao mercado todos os meses até a gestão mais assertiva das cerca de 300 promoções diárias. “Temos uma base de dados bem robusta, que norteia a IA na definição dos perfis de consumidores que devem receber determinadas promoções”, esclareceu a executiva, evidenciando a importância das informações para viabilizar a personalização — atual tendência do mercado.

Christiane também comentou sobre o desafio de replicar, no mundo físico, a variedade e diversidade de marcas presentes no e-commerce. A Época Cosméticos, em parceria com a Magalu, mantém uma loja física. Para a executiva, esse canal é um pilar estratégico que continuará relevante. “Loja física nunca vai acabar. É um local para entrega de produtos, de conhecimento e deve oferecer experiências ao consumidor”, ressaltou.

Na quarta palestra do Conecta Varejo, “Do Brinquedo à Experiência: a transformação do varejo infantil em um ecossistema de entretenimento”, Thiago Rebello, CEO do Grupo Ri Happy, apresentou a transformação da maior rede de brinquedos do Brasil em um ecossistema de experiências para crianças e famílias. Em um bate-papo com Renata Feltrin, cofundadora da Forwd.co, ele destacou o foco do negócio em crianças e famílias: “O varejo e o brinquedo continuam sendo muito importantes, mas podemos nos aventurar em algumas adjacências. Por exemplo, o Ovo de Páscoa de Chocolate: nunca vendemos, e em 38 anos de companhia, apenas no terceiro ano decidimos testar. Este ano foi um sucesso, porque a criança visita a nossa loja o ano inteiro para ver o Ovo de Aranha — que ‘mora’ lá — e, na Páscoa, precisaria ir ao supermercado. Não se trata apenas do produto, do brinquedo, do ovo de Páscoa ou de uma brinquedoteca; é sobre a criança e o que ela faz. Queremos participar de mais momentos na jornada, seja com um produto, seja com um serviço de entretenimento, como uma brinquedoteca, a realização de uma festinha ou atividades no contraturno — desde que sejam divertidas, como uma aula de robótica, que é muito mais legal do que aprender física no papel.”

O executivo também falou sobre a importância de tornar a experiência de compra envolvente e lúdica. “Na nossa loja, a criança entra e encontra um mágico com uma bolinha vermelha na orelha. Ele não está vendendo, mas ele está vendendo de uma maneira muito mais competente”, explicou. Thiago ressaltou também o papel dos dados na personalização do serviço, mostrando como informação e experiência se unem para transformar o varejo infantil: “Na loja física, conseguimos coletar cerca de 50% dos dados. Mas, em serviços, obtemos 100%, e são dados qualificados da criança e dos pais, que são fundamentais”.

Na quinta palestra, o painel “Do Feed ao Carrinho: Como a Influência Move o Varejo” reuniu os influenciadores Nina Talks, Livian Aragão e Vitor Halle para discutir como conteúdo e conexão com o público impactam diretamente as decisões de compra. Nina ressaltou que “as marcas querem apostar no status do influenciador, enquanto nós buscamos representá-las de forma genuína”, destacando a velocidade e evolução do mercado. Vitor destacou que “é preciso conhecer redes sociais, conteúdo, edição e gravação” e ter uma estratégia bem estruturada. Já Livian afirmou que “não é o número de seguidores que importa, mas o nicho que ele representa e a constância entre seguidores e marca para fidelizar o produto”, reforçando que autenticidade e personalização continuam determinantes para as vendas. O painel mostrou que, no varejo digital, a influência vai além da visibilidade, exigindo estratégia, conexão real e credibilidade entre influenciador, marca e consumidor.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Evento

Conexão Rio traz três dias de música, esporte, gastronomia e cultura com entrada gratuita na Barra da Tijuca

Publicado

em

Por

Divulgação
Divulgação

O Conexão Rio transforma o Parque Rita Lee, na Cidade do Rock (Barra da Tijuca), em um grande ponto de encontro cultural entre os dias 22, 23 e 24 de agosto. Serão três dias de programação gratuita reunindo música, esporte, gastronomia, empreendedorismo e inclusão social, com atividades para todas as idades.

Além das oficinas de basquete, skate, boxe, jiu-jitsu e MMA Drill, o festival contará com área kids para a diversão das crianças e o aguardado sorteio de uma guitarra autografada pelos Detonautas. O público também poderá visitar a Feira de Empreendedorismo, com expositores de artesanato, moda autoral, perfumaria, bijuterias, acessórios,  roupas pet e muito mais. 

Na parte gastronômica, serão 26 espaços com pratos típicos da culinária nordestina, oriental, mineira, brasileira, mediterrânea e outras montados próximos ao palco principal.

A programação musical reúne artistas consagrados e novos talentos da cena independente, com apresentações confirmadas de Detonautas, Tiago Millores, intérprete do Fred Mercury,     Guilherme Lemos, Intérprete do Renato Russo   ,  VA’A Surf Band, Banda Notturnia, Salnaveia, Ultra Hertz, Gleison Túlio, BPU, entre outros nomes que vão embalar o festival com muito som e energia.

Mais do que um evento, o Conexão Rio é um manifesto pelo acesso democrático à arte, ao lazer e à convivência comunitária.  O festival reforça a potência da cultura carioca e convida todos a viver o Rio em sua versão mais inclusiva, afetiva e transformadora.

SERVIÇO
Local: Parque Rita Lee – Cidade do Rock, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Funcionamento:

  • Sexta-feira (22/08): 16h às 23h
  • Sábado (23/08)
  • domingo (24/08): 12h às 23h

Contato para imprensa: count.eventos@gmail.com

Continue Lendo

Evento

João Pessoa recebe Caravana Judiciária

Publicado

em

Com edições já realizadas em Belém/PA, Recife/PE, Curitiba/PR, Maceió/AL e Goiânia/GO, a próxima parada da Caravana Nacional da Cooperação Judiciária será em João Pessoa/PB, no dia 22 de agosto, às 15h, no plenário do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB).

O projeto, idealizado pela Revista Justiça & Cidadania, busca sensibilizar e capacitar magistrados, assessores jurídicos de tribunais de todo o país, advogados e estudantes sobre os impactos do fenômeno no sistema de Justiça com o apoio institucional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), do Centro de Inteligência do Poder Judiciário e do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), ambos vinculados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A proposta da Caravana é percorrer diversas capitais brasileiras promovendo debate sobre os efeitos negativos da litigância abusiva na duração dos processos, nos custos operacionais do Judiciário e na credibilidade do sistema judicial. Os setores mais afetados incluem instituições financeiras, operadoras de telecomunicações e planos de saúde.

O evento contará com a presença de autoridades como o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, desembargador Fred Coutinho; o corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, desembargador Leandro Santos; o coordenador do Centro de Inteligência, Inovação e Governança do TJPB, juiz de Direito Jeremias de Cássio Carneiro de Melo; a diretora de governança, compliance e estratégia corporativa da Conexis Brasil, Danielle Crema; e a advogada especialista em fraudes, Viviane Ferreira.

Para o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, “sem dúvida, a Caravana Nacional da Cooperação Judiciária se mostra exitosa desde o início. Precisamos replicar as boas práticas que devem nortear nossa atuação nesse tema. Refiro-me às chamadas demandas sem lastro, ou, como costumo denominar, à litigância predatória. O objetivo é garantir uma sintonia fina com a magistratura de ponta, preparando juízas e juízes em início de carreira para lidarem com esse tipo de prática”.

Segundo o presidente da Revista Justiça & Cidadania, Tiago Santos Salles, a Caravana tem como principal objetivo promover o compartilhamento de diretrizes eficazes para combater a litigância abusiva e, assim, melhorar a prestação jurisdicional no país. “Nossa expectativa é conscientizar os magistrados, suas equipes e os advogados na compreensão de que a litigância abusiva prejudica não só o funcionamento do sistema de Justiça como um todo mas também a sociedade. Ao incentivar boas práticas e qualificar o debate, contribuímos para o fortalecimento do Judiciário e para uma prestação jurisdicional mais eficiente”, afirmou Salles.

A litigância abusiva desvia recursos públicos que deveriam ser destinados ao processamento e à decisão de casos legítimos, provocando aumento considerável do tempo médio de tramitação processual.

Com agenda nacional paralela à da correição realizada pelo CNJ, a Caravana pretende realizar outras quatro edições por todo o país, no decorrer do ano de 2025, visando fomentar o intercâmbio de boas práticas e estratégias que tornem o Judiciário brasileiro mais eficiente, acessível e preparado para enfrentar os desafios crescentes relacionados ao uso indevido da máquina judiciária.

Serviço:
⚖ 6ª Caravana Nacional da Cooperação Judiciária
📍 Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, (Praça João Pessoa, s/n, João Pessoa)
📆 22 de agosto, às 15h

Serão concedidas 3 horas de atividades complementares

🔗 Inscreva-se em: https://lnk.bio/s/jc_revista/caravana_22agosto

☎ Para mais informações ou dúvidas entre em contato (61) 99119-5391

Continue Lendo

Evento

Advogada Karla Karina Lemos embarca para Goiânia para receber homenagem ao lado de grandes nomes do país

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Na manhã desta terça-feira, 19 de agosto de 2025, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi palco de um embarque que promete marcar história. A advogada Karla Karina Lemos, referência nacional em Direito Tributário e Desenvolvimento Empresarial, seguiu rumo a Goiânia ao lado do empresário Max Cherman, para participar do evento do ano, que acontecerá amanhã, 20 de agosto, na capital goiana.

Karla será uma das grandes homenageadas da noite, em uma celebração que reunirá celebridades, empresários de destaque e líderes que têm transformado o cenário brasileiro. O reconhecimento vem por sua atuação incansável na defesa das empresas e no fortalecimento da economia do país através da estratégia tributária, área em que se consolidou como uma das maiores especialistas do Brasil.

“Desenvolver empresas por meio de uma gestão tributária inteligente é investir diretamente no crescimento do país. Meu propósito sempre foi mostrar que o Direito não é um obstáculo, mas sim um aliado para prosperidade dos negócios”, afirma a advogada, que será entrevistada ainda hoje pela Rede Bandeirantes de Goiânia e pela BandNews FM 90.7.

A homenagem de amanhã promete ser marcante: autoridades, personalidades da mídia e grandes nomes do empresariado brasileiro estarão presentes em uma noite de reconhecimento ao talento e à dedicação de quem transforma vidas e empresas com conhecimento e visão estratégica.

Não é à toa que Karla Karina Lemos vem sendo chamada de “a advogada das empresas do Brasil”. Seu nome, associado à inovação, coragem e resultados, transcende o meio jurídico e inspira mulheres e homens que sonham em crescer, empreender e liderar.

Amanhã, em Goiânia, o país verá mais uma vez a consagração de uma trajetória construída com ética, inteligência e paixão pelo que faz.

Continue Lendo