Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Corrida de Fórmula E em Tóquio será no sábado

Publicado

em

435886 1100965 Sacha E Oliver

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E está prestes a fazer história ao chegar em Tóquio, Japão, para a quinta etapa da décima temporada, no sábado (30).

Após a corrida eletrizante em São Paulo (SP), em 16 de março, é a vez da capital japonesa receber o evento pela primeira vez.

Com o Tokyo E-Prix de 2024 marcado para começar às 15h no horário local (3h da madrugada de sexta para sábado no Brasil), as expectativas estão nas alturas.

Para Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing), líder do campeonato, a corrida em Tóquio tem um significado especial.

“Estou muito orgulhoso de fazer parte da história da equipe e estou ansioso por mais corridas juntos. Tóquio é uma corrida muito emocionante para mim. Passei grande parte da minha carreira no Japão e estou pronto para voltar com lembranças fantásticas. Os fãs japoneses são muito apaixonados pelo automobilismo”, compartilhou Cassidy.

Sacha Fenestraz (Nissan), por sua vez, está pronto para o desafio em casa.

“Estou extremamente animado, é claro, fiz grande parte da minha carreira no Japão, então voltar será incrível e mal posso esperar pela corrida. Eu sei o quão incríveis e loucos os fãs japoneses são, então isso tornará ainda mais especial”, disse Fenestraz, destacando a importância da corrida não apenas para os pilotos, mas também para a categoria como um todo.

Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media. 

Esporte

Pro Júnior e Máster entram no mar nesta sexta-feira (19) no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro

Publicado

em

Gabriel Lordello / Mosaico
Gabriel Lordello / Mosaico

Programação começa às 9 horas, na praia do Solemar, em Jacaraípe, na Serra (ES), e terá baterias válidas pelas quartas de final e semifinal, na busca pelo título das categorias

Setembro, 2025 – Depois da pausa nesta quinta-feira (18), o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, apresentado por Extrabom, volta a movimentar a  praia do Solemar, em Jacaraípe, na Serra (ES) nesta sexta-feira (19). A partir das 9 horas, serão realizadas as quartas de final das categorias Pro Júnior e Máster, seguidas das semifinais da Pro Júnior.

Quatro baterias da Pro Júnior abrem a programação do dia, definindo as semifinalistas: a portuguesa Maria Padrela enfrenta a francesa Ambre Gautier; a também portuguesa Luana Dourado terá como adversária a brasileira Mayra Gonçalves; a peruana Hanna Saavedra estará na água com mais uma atleta de Portugal, Filipa Freitas, assim como a francesa Emie Padois que entra no mar com Alice Teotônio.

As vencedoras disputam as semifinais da Pro Júnior após a realização das quartas de final da Máster, que terá: as baterias brasileiras entre Guta Borges/Nicolle Calheiros e Joselani Amorim/Juliana Dourado, e os confrontos entre brasileiras e portuguesas: Danielle Oliveira contra Catarina Sousa e Maylla Venturin enfrentando Marta Leitão.

Última etapa feminina do Circuito Mundial 2025, o evento decide os títulos mundiais das categorias Profissional, Pro Júnior e Máster. A Profissional já tem sua campeã: Alexandra Rinder, atleta das Ilhas Canárias e que compete pela Áustria. Ela comemorou o título nesta quarta-feira (17), durante as baterias das quartas de final, o tricampeonato mundial.

O evento reúne bodyboarders de 10 países. Além do Brasil, passam pelo mar de Jacaraípe atletas da Áustria, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Marrocos, Peru e Portugal. A premiação total é de 45 mil dólares (R$ 240 mil).

Wahine vai além da competição – Na água, muita disputa por vitórias e títulos. Fora dela, diferentes ações, como as voltadas para o meio ambiente. Nesta quarta-feira (17), foi realizada a Ação Ambiental dos Amigos da Jubarte, com limpeza da praia. Já neste sábado (20), o Projeto Tamar estará presente no Wahine, com exposição e educação ambiental. Sábado terá, também, a Área Kids gratuita, atração para a criançada e a comunidade do entorno do campeonato. Sem falar no aulão social para 200 crianças, realizado antes do início das competições.

Uma ação paralela, presente todos os dias do campeonato, traz acolhimento e proteção às mulheres. É o ônibus do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, conhecido como Ônibus Rosa, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo que tem como objetivo dar suporte às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Durante a competição, o Ônibus Rosa está estacionado no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, atendendo à comunidade na orientação sobre combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e acolhimento por assistentes sociais e psicólogas, assim como distribuição de material informativo sobre o assunto.

Prêmio Wahine da Cultura Oceânica Feminina – Dentro da programação do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025 nasce uma homenagem inédita: o Prêmio Wahine da Cultura Oceânica Feminina. A iniciativa reconhece e celebra mulheres que, de diferentes formas, marcaram presença e deixaram legado no universo oceânico, seja no esporte, na ciência, na cultura, no ativismo social ou em projetos comunitários ligados ao mar. A cerimônia de entrega do prêmio será na Wahine Party, no Brizz Vitória, neste sábado, a partir das 19h.

O Prêmio reforça o espírito do Wahine, que vai além das ondas, para se consolidar como um festival de empoderamento feminino e de valorização da mulher em todas as dimensões da vida, reafirmando seu papel como palco de competição, cultura e transformação. Assim como o bodyboarding, que exige coragem, resiliência e conexão com a natureza, as homenageadas simbolizam a força da mulher que atua pelo oceano, inspirando novas gerações.

“O Wahine nasceu para ser mais que um campeonato e o prêmio é uma forma de eternizar a contribuição de mulheres que transformam realidades ligadas ao mar. É um tributo ao legado feminino na cultura oceânica”, destaca a capixaba Neymara Carvalho, idealizadora do evento e pentacampeã mundial de bodyboarding.

O evento – O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025 surgiu em 2021. “Wahine”, que significa mulher na língua havaiana, evidencia o resgate da conexão com os povos indígenas das ilhas do Havaí e inspira o evento. Foi em águas havaianas que Neymara Carvalho venceu uma das mais acirradas disputas do Circuito Mundial, na Praia de Pipeline, ganhando em 2006 e 2011.

O Circuito Mundial Feminino tem quatro etapas ao longo do ano (Agadir/Marrocos, Iquique/Chile, Sintra/Portugal e Wahine/Brasil) e distribui total de 220 mil dólares de premiação. O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025, apresentado por Extrabom, tem patrocínio principal da ArcelorMittal, com patrocínio máster do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da LIEC, patrocínio da EDP Brasil, com apoio do Grupo Coroa, Jaklayne Joias e Prefeitura de Serra, realização do INC (Instituto Neymara Carvalho) e IBC (International Bodyboarding Corporation), com homologação da Confederação Brasileira de Bodyboarding.

Rede Social:
Instagram: @wahinebbpro
                   @neymaracarvalho 
                   @institutoneymaracarvalho

No ES: Lúcia Marins – luciammarins@gmail.com – 27 99943-8246

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – deborah@zdl.com.br – 11 3285.5911
Site: www.zdl.com.br
Instagram: @zdlsports
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports

Foto: Gabriel Lordello / Mosaico

Continue Lendo

Esporte

Programa Metodologia IEE tem formação nesta segunda-feira (22) em Capivari

Publicado

em

IEE Divulgação
IEE Divulgação

Cidade do interior paulista recebe mais um encontro do projeto do Instituto Esporte e Educação (IEE), pioneiro e exclusivo, voltado aos municípios brasileiros

Setembro, 2025 – O Programa Metodologia IEE, do Instituto Esporte e Educação (IEE), estará em Capivari, no interior de São Paulo, nesta segunda-feira (22), para mais uma etapa da formação no município. O encontro, presencial, terá como temas: Contexto Histórico – Linha do Tempo, Conceitos do Transtorno do Neurodesenvolvimento, Tipos de Transtorno, TEA, Nível de Suporte e Crises.

Essa temática teve início no webinário realizado em 5 de setembro, com foco em “Ênfase nos Princípios de Inclusão e Diversidade”, complementado pela apresentação na Plataforma de Educação a Distância (EaD). Na ocasião, especialistas apresentaram estratégias inovadoras para integrar esses valores às práticas educacionais, reafirmando o compromisso com uma educação genuinamente inclusiva, diversa e abrangente.

O projeto é uma formação pioneira e exclusiva, voltada aos municípios brasileiros, que traz a experiência de quase 25 anos de atuação do Instituto, reconhecido por sua contribuição à educação e ao esporte no País. Ele visa somar a competência adquirida pelo IEE ao conhecimento e cultura de professores, coordenadores e gestores, com a convicção de qualificar, ainda mais, a educação e o esporte.

O último encontro presencial foi realizado no dia 21 de julho, com o tema Esportes Não Convencionais, com foco na vivência prática de atividades corporais norteadas pela metodologia do Esporte Educacional, priorizando esportes não convencionais menos difundidos nas escolas. E 100% dos participantes avaliaram os conteúdos como “totalmente aplicáveis” ou “aplicáveis”.

“A formação foi bem produtiva e qualificada, e muito importante, principalmente por envolver atividades inovadoras, o que fortalece minha prática, trazendo novos recursos de conteúdo que podem ser aplicados em aula com mais segurança e qualidade””, afirmou a professora Sabrina Ferrari.

O programa – Os profissionais que participam do Programa Metodologia IEE são capacitados com o projeto baseado nos princípios do esporte educacional, metodologia desenvolvida e já aplicada pelo IEE em mais de 1.500 cidades e apoiada por 65 mil educadores. O Metodologia IEE é voltado a gestores de educação e esportes, coordenadores pedagógicos e professores de Educação Física, estagiários e educadores.

As formações são ministradas por uma equipe de especialistas, mestres e doutores com mais de duas décadas de experiência em Esporte Educacional. Na plataforma EaD, tutores qualificados estarão disponíveis para apoiar os participantes em seu aprendizado.

Uma experiência de aprendizado que busca disseminar conhecimento e qualificar as práticas corporais, proporcionando acesso e engajamento em atividades esportivas que sejam motivantes, prazerosas e educativas. Com suas práticas, o programa desenvolve competências físicas, socioemocionais e cognitivas de crianças e adolescentes.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.548).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE: 
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram: https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – 
dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – 
deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: 
www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports

Foto: IEE / Divulgação

Continue Lendo

Esporte

Cardápio ideal antes e depois dos treinos, na preparação final para correr a Dez Milhas Garoto

Publicado

em

Fotop / Garoto
Fotop / Garoto

Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé, indica combinações que ajudam no desempenho e na recuperação dos corredores

Setembro, 2025 – A alimentação é uma parte fundamental da preparação e da recuperação de todo corredor, independentemente do nível de experiência e profissionalismo. Segundo Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé, a escolha dos alimentos para antes e depois do treino pode influenciar diretamente no desempenho, na disposição e até na motivação para seguir evoluindo.

“No pré-treino, é importante garantir energia com carboidratos de boa qualidade, combinados com pequenas porções de proteínas e uma boa hidratação. Já no pós, o foco deve estar na recuperação: reposição de líquidos, consumo maior de proteínas para ajudar na regeneração muscular, além de carboidratos para reabastecer os estoques de energia”, orienta.

A Dez Milhas Garoto, uma das maiores corridas de rua do Brasil, chega à sua 34ª edição no dia 28 de setembro, reunindo 17 mil pessoas em um percurso de 16km que conecta Vitória e Vila Velha (ES). A prova, que já se consolidou como referência no calendário esportivo nacional, reforça a alimentação como ponto essencial para quem vai encarar desafios como esse.

Para apoiar corredores e praticantes de atividade física no dia a dia, o portal Receitas Nestlé preparou uma seleção de receitas fáceis e saborosas, que podem ser incluídas em qualquer rotina de treinos:

Barrinha Nuts e Berries
Ingredientes
Meia xícara (chá) de castanhas variadas
1 xícara (chá) de damasco seco
1 xícara (chá) de banana passa
1 xícara (chá) de NESTLÉ® Aveia Flocos
3 colheres (sopa) de óleo de coco
3 colheres (sopa) de linhaça

Modo de preparo
1.Em um triturador, triture as castanhas grosseiramente. Em seguida processe o damasco e a banana passa.
2.Misture com a Aveia Flocos, o óleo de coco e a linhaça. Abra a massa em uma assadeira com papel manteiga. Leve para gelar.
3.Em seguida corte no formato desejado e sirva.
4.Armazenar refrigerado ou no congelador.

Receita de Wrap com Frango Desfiado
Ingredientes
1 fatia de tortilha
1 colher (sopa) de creme de ricota
meia cenoura ralada
100 g de frango desfiado
1 folha de alface
1 rodela de tomate

Modo de preparo
1.Recheie a tortilha com o creme de ricota, a cenoura, o frango, a alface e o tomate. Feche a tortilha em formato de meia lua e sirva.

Shake de Coco, Batata Doce e Banana Pós-Treino
Ingredientes
1 banana
1 xícara (chá) de leite de coco
2 colheres (sopa) de Leite NINHO® Forti+ Instantâneo em pó
Meia xícara (chá) de gelo
Meia xícara (chá) de batata doce cozida
Meia xícara (chá) de água

Modo de preparo
1.Bata todos os ingredientes em um liquidificador até obter uma bebida homogênea.
2.Transfira para um copo e sirva.

Ainda de acordo com Gisele, mais importante do que seguir receitas prontas é ouvir o próprio corpo. “Cada corredor tem suas preferências e necessidades específicas. O ideal é manter uma alimentação equilibrada no dia a dia, testando as combinações durante os treinos, para que no dia da prova não haja surpresas”, reforça.

Com a mensagem de que corrida é para todos os corpos e que a preparação vai além do condicionamento físico, a 10 Milhas Garoto mostra que a nutrição também é parte fundamental dessa jornada de superação e bem-estar.

Sobre o evento
Criada em 1989 para comemorar os 60 anos da Chocolates Garoto, a corrida já faz parte do calendário esportivo nacional e vem crescendo em número de participantes e impacto local. Além de promover a saúde e o bem-estar, a Dez Milhas Garoto movimenta o turismo capixaba, atraindo mais milhares de pessoas de todos os estados do Brasil durante o fim de semana do evento.

A corrida da Garoto está entre as maiores do Brasil, sendo a maior corrida na modalidade 10 Milhas. A organização é da Yescom, com homologação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Capixaba de Atletismo (Fecat).

Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.

Informações para Imprensa
Nova PR: nestle@novapr.com.br

Assessoria de Imprensa Esportiva: 
ZDL Sports
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br  – F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br  – F: 19 997912108

Consultoria de Comunicação da Yescom:
MBraga Comunicação
Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324 – F: 11 98266-6086 –  mbragacom@mbragacom.com.br

Foto: Fotop / Garoto

Continue Lendo