O L’Étape Brasil by Tour de France retorna em 7 de abril com sua etapa inaugural em Cunha (SP), destacando-se pelas desafiadoras subidas do percurso.
Os ciclistas enfrentarão distâncias de 110 km e 59 km, com altimetrias acumuladas de 2.870 metros e 1.300 metros, respectivamente.
Os melhores escaladores serão premiados no Desafio Rei e Rainha da Montanha, em um trecho entre os quilômetros 70 e 74. O diretor de prova, Fernando Cheles, ressalta a importância de treinos e autoconhecimento para enfrentar essa etapa.
O evento em Cunha prevê a participação de 1.200 atletas e tem sido marcado por subidas intermitentes e curvas desafiadoras.
”Sempre foi um desafio escalar ao topo, um pouco diferente do que é o comum. Muitos dos ciclistas costumam escolher montanhas longas, de 8 km até 20 km, normalmente muito mais constante no nível de inclinação, para bater os recordes. O Rei e Rainha da Montanha se dá num momento difícil que é por volta do quilômetro 70 de prova, onde os atletas já estão com uma altimetria pesada”, explicou Fernando Cheles, diretor de prova.
Em 2023, venceram o Desafio Rei e Rainha da Montanha em Cunha, respectivamente, Bruno Martins Lemes, com o tempo de 10min56s881 e Juliana Missen Cipriano, com 15min42s314.
O campeão geral masculino dos 110 km foi Guilherme do Couto, que completou a prova em 3h26min39s. Na prova feminina, Maíra Catenacci foi a grande vencedora, com a marca de 4h08min20.
”São montanhas de uma inclinação e uma intensidade bem mais alta do que o padrão. São mais curtas também, porém o tempo todo a montanha tem uma inclinação variável, então sobe muito duro, alivia um pouco e volta a ficar bem empinada. O ciclista tem que trocar de marcha, tem que mudar de posição e trabalhar potências diferentes, cadências diferentes”, completou Fernando Cheles.
Além disso, o L’Étape Brasil continua sua jornada em Campos do Jordão e no Rio de Janeiro, proporcionando aos participantes uma experiência ciclística completa e segura.