Esporte
Corrida para todos os corpos: como se preparar para correr respeitando seu próprio ritmo

Influenciadora Júlia Sipolatti mostra que é possível vencer barreiras e, pelo segundo ano, encara o desafio das 10 Milhas Garoto como exemplo de determinação no esporte
Setembro de 2025 – Correr é para todos os corpos. Com a devida preparação e respeitando o próprio ritmo, é possível vencer barreiras e desfrutar dos vários benefícios que o esporte traz. Um bom exemplo é a 10 Milhas Garoto, uma das corridas de rua mais tradicionais do Brasil, que chega à sua 34ª edição no dia 28 de setembro, ligando Vitória a Vila Velha (ES). O evento já entrou para a história com recorde de 17 mil inscritos este ano, consolidando sua relevância no calendário esportivo nacional e demonstrando que a corrida reúne um público cada vez mais diverso com diferentes histórias e motivações.
Para a influenciadora e empresária Júlia Sipolatti (https://www.instagram.com/juliasipolatti/), de 28 anos, esse processo foi libertador. “Por muito tempo fiquei afastada do mundo dos esportes, sempre rolava uma vergonha por ser gorda. Mas quando comecei a me movimentar com o Crossfit e depois com a corrida, percebi que o mais importante é focar no próprio corpo e na própria evolução. Às vezes correr 200 metros para você é muito, e para outro não. Mas comparando com você mesmo, avaliando o seu avanço, já é uma grande vitória”, conta.
Em 2025, Júlia participará pela segunda vez da corrida 10 Milhas Garoto, e usará a experiência da prova como incentivo para se desafiar e celebrar o movimento. “A corrida é para todo mundo. O medo é só o primeiro sentimento de uma experiência que pode ser incrível. Então, pula o medo de tentar algo novo”, completa.
Profissionais que a acompanham reforçam a importância da adaptação e do cuidado com o corpo. O treinador Bruno Daniel Santana explica: “Adapto volume, intensidade e terreno conforme a condição física de cada aluno. O principal é garantir uma progressão segura e motivadora, promovendo autoestima e autoconfiança”.
Já o fisioterapeuta Thiago Ferraz Barcelos, destaca a prevenção de lesões como parte central da prática segura da corrida. “Respeitar a adaptação progressiva, fortalecer músculos e articulações e monitorar dores são fundamentais para garantir que todos possam se movimentar de forma saudável”, reforça.
Além de se preocupar com o treino e a motivação, a alimentação também é essencial para o desempenho. Nicolle Gomes Pinto Bonelle, nutricionista da influenciadora, acompanhou de perto o planejamento alimentar de Júlia durante o período de treinos. “Ajustamos a alimentação conforme os treinos e a rotina de trabalho dela. Mantivemos uma dieta hipocalórica para chegar à corrida um pouco mais leve, sem ter fome, distribuindo quatro refeições bem equilibradas e com alimentos que ela gosta. O principal é garantir carboidratos para energia e recuperação, além de ajustar proteínas e calorias de acordo com o objetivo de cada pessoa”, explica.
A corrida também é benéfica para o bem-estar integral. Para Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé, a prática regular de exercícios físicos melhora a saúde física e emocional, e deve estar acompanhada de hábitos nutricionais adequados. “Manter uma boa hidratação antes, durante e depois da corrida é essencial, assim como uma alimentação equilibrada que forneça energia e favoreça a recuperação. Eventos como a 10 Milhas Garoto, inspiram pessoas a se reconectarem com a própria capacidade e com o prazer de se movimentar, independentemente de corpo ou da experiência prévia”, comenta.
A mensagem é clara: cada corpo tem seu ritmo, e a corrida pode ser celebrada por todos que se permitem experimentar e evoluir passo a passo. Aproveitar da endorfina e da certeza de ter rompido limites é engrandecedor. Com acompanhamento e instruções adequadas, cada pessoa pode trilhar sua própria jornada de movimento, celebrar conquistas e descobrir, a cada treino, que é possível ir além.
Sobre o evento
Criada em 1989 para comemorar os 60 anos da Chocolates Garoto, a corrida já faz parte do calendário esportivo nacional e vem crescendo em número de participantes e impacto local. Além de promover a saúde e o bem-estar, a Dez Milhas Garoto movimenta o turismo capixaba, atraindo mais milhares de pessoas de todos os estados do Brasil durante o fim de semana do evento.
A corrida da Garoto está entre as maiores do Brasil, sendo a maior corrida na modalidade 10 Milhas. A organização é da Yescom, com homologação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Capixaba de Atletismo (Fecat).
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).
Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.
Informações para Imprensa
Nova PR: nestle@novapr.com.br
Assessoria de Imprensa Esportiva:
ZDL Sports
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – F: 19 997912108
Consultoria de Comunicação da Yescom:
MBraga Comunicação
Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324 – F: 11 98266-6086 – mbragacom@mbragacom.com.br
Foto: Fotop / Garoto
Esporte
Etapa de João Pessoa do Circuito de Corridas CAIXA tem retirada de kits a partir desta sexta-feira (19)

Prova na capital da Paraíba do circuito mais tradicional do Brasil será neste domingo (21)
Setembro, 2025 – João Pessoa recebe o Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series em 2025 neste domingo (21), com largada no Largo da Gameleira, a partir das 5h50, para os percursos de 5km, 10km e caminhada de 5km. A entrega dos kits começa nesta sexta-feira (19), na loja Centauro do Manaíra Shopping.
Os atletas inscritos para a etapa da capital da Paraíba do Corridas CAIXA podem retirar seus kits entre 10h e 20h. A entrega prossegue no sábado (20), das 10h às 18h. As atividades na loja Centauro ainda permitem aos “atrasados” uma chance de correr no domingo. Quem perdeu o prazo de inscrição, pode aproveitar as últimas vagas, que serão disponibilizadas durante a entrega dos kits.
O Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series conta com dois kits para os atletas amadores. O kit CAIXA conta com número de peito de uso obrigatório e intransferível, chip de cronometragem, camiseta, sacola e medalha de participação (pós-prova). O kit Popular é composto por número de peito de uso obrigatório e intransferível, chip de cronometragem e medalha de participação (pós-prova).
Pegada do Bem – A entrega dos kits em João Pessoa pode ganhar um significado ainda mais especial para os atletas. A HT Sports, organizadora da prova, incentiva a doação de pares de tênis usados em bom estado, que serão encaminhados para instituições sociais.
O Pegada do Bem é uma das marcas registradas do Circuito de Corridas CAIXA. E para estimular ainda mais a solidariedade, os 150 primeiros doadores que levarem os tênis na entrega de kits ou na prova ganham uma pochete de corrida exclusiva da CAIXA. E quem quiser doar nem precisa estar inscrito no Circuito.
Criada há 11 anos pela HT Sports com o objetivo de arrecadar tênis de corrida junto aos participantes em todos os eventos do circuito CAIXA, o Pegada do Bem já arrecadou um número superior a 3 mil pares de tênis doados, beneficiando mais de 70 instituições.
Temporada 2025 – O Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series terá três provas a mais em relação ao ano passado. Após a abertura em Cuiabá e a prova em Maceió, a caravana pega a estrada para cumprir agenda com os corredores brasileiros nas seguintes cidades: João Pessoa/PB (21/09); Rio de Janeiro/RJ (28/09); Aracaju/SE (05/10); São Luís/MA (12/10); Natal/RN (19/10).
História e tradição – Criado em 2004, recebeu mais de 336 mil pessoas em 154 provas pelo Brasil até 2024, considerando interrupção entre 2019 e 2023 em função da pandemia. Em 2024, no retorno às atividades, foram 11 etapas em diferentes cidades espalhadas pelo País. “Agora, o evento chega com quase 30% de crescimento, o que reafirma sua força como ferramenta de inclusão por meio de atividade física. É uma honra ver como a CAIXA apoia o Esporte Brasileiro. Da base ao topo”, comenta Hélio Takai, diretor da HT Sports, confirmando que as demais sete etapas serão anunciadas em breve.
CIRCUITO CAIXA
TEMPORADA 2025
24/08 – Cuiabá (MT) – realizada
07/09 – Maceió (AL) – realizada
21/09 – João Pessoa (PB)
05/10 – Aracaju (SE)
12/10 – São Luís (MA)
19/10 – Natal (RN)
Mais informações:
site: www.circuitocaixa.com
Instagram: @circuitocaixa
Assessoria de Imprensa:
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – F: 19 997912108
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Foto: Fernanda Paradizo / HT Sports
Esporte
Pro Júnior e Máster entram no mar nesta sexta-feira (19) no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro

Programação começa às 9 horas, na praia do Solemar, em Jacaraípe, na Serra (ES), e terá baterias válidas pelas quartas de final e semifinal, na busca pelo título das categorias
Setembro, 2025 – Depois da pausa nesta quinta-feira (18), o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, apresentado por Extrabom, volta a movimentar a praia do Solemar, em Jacaraípe, na Serra (ES) nesta sexta-feira (19). A partir das 9 horas, serão realizadas as quartas de final das categorias Pro Júnior e Máster, seguidas das semifinais da Pro Júnior.
Quatro baterias da Pro Júnior abrem a programação do dia, definindo as semifinalistas: a portuguesa Maria Padrela enfrenta a francesa Ambre Gautier; a também portuguesa Luana Dourado terá como adversária a brasileira Mayra Gonçalves; a peruana Hanna Saavedra estará na água com mais uma atleta de Portugal, Filipa Freitas, assim como a francesa Emie Padois que entra no mar com Alice Teotônio.
As vencedoras disputam as semifinais da Pro Júnior após a realização das quartas de final da Máster, que terá: as baterias brasileiras entre Guta Borges/Nicolle Calheiros e Joselani Amorim/Juliana Dourado, e os confrontos entre brasileiras e portuguesas: Danielle Oliveira contra Catarina Sousa e Maylla Venturin enfrentando Marta Leitão.
Última etapa feminina do Circuito Mundial 2025, o evento decide os títulos mundiais das categorias Profissional, Pro Júnior e Máster. A Profissional já tem sua campeã: Alexandra Rinder, atleta das Ilhas Canárias e que compete pela Áustria. Ela comemorou o título nesta quarta-feira (17), durante as baterias das quartas de final, o tricampeonato mundial.
O evento reúne bodyboarders de 10 países. Além do Brasil, passam pelo mar de Jacaraípe atletas da Áustria, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Marrocos, Peru e Portugal. A premiação total é de 45 mil dólares (R$ 240 mil).
Wahine vai além da competição – Na água, muita disputa por vitórias e títulos. Fora dela, diferentes ações, como as voltadas para o meio ambiente. Nesta quarta-feira (17), foi realizada a Ação Ambiental dos Amigos da Jubarte, com limpeza da praia. Já neste sábado (20), o Projeto Tamar estará presente no Wahine, com exposição e educação ambiental. Sábado terá, também, a Área Kids gratuita, atração para a criançada e a comunidade do entorno do campeonato. Sem falar no aulão social para 200 crianças, realizado antes do início das competições.
Uma ação paralela, presente todos os dias do campeonato, traz acolhimento e proteção às mulheres. É o ônibus do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, conhecido como Ônibus Rosa, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo que tem como objetivo dar suporte às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Durante a competição, o Ônibus Rosa está estacionado no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, atendendo à comunidade na orientação sobre combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e acolhimento por assistentes sociais e psicólogas, assim como distribuição de material informativo sobre o assunto.
Prêmio Wahine da Cultura Oceânica Feminina – Dentro da programação do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025 nasce uma homenagem inédita: o Prêmio Wahine da Cultura Oceânica Feminina. A iniciativa reconhece e celebra mulheres que, de diferentes formas, marcaram presença e deixaram legado no universo oceânico, seja no esporte, na ciência, na cultura, no ativismo social ou em projetos comunitários ligados ao mar. A cerimônia de entrega do prêmio será na Wahine Party, no Brizz Vitória, neste sábado, a partir das 19h.
O Prêmio reforça o espírito do Wahine, que vai além das ondas, para se consolidar como um festival de empoderamento feminino e de valorização da mulher em todas as dimensões da vida, reafirmando seu papel como palco de competição, cultura e transformação. Assim como o bodyboarding, que exige coragem, resiliência e conexão com a natureza, as homenageadas simbolizam a força da mulher que atua pelo oceano, inspirando novas gerações.
“O Wahine nasceu para ser mais que um campeonato e o prêmio é uma forma de eternizar a contribuição de mulheres que transformam realidades ligadas ao mar. É um tributo ao legado feminino na cultura oceânica”, destaca a capixaba Neymara Carvalho, idealizadora do evento e pentacampeã mundial de bodyboarding.
O evento – O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025 surgiu em 2021. “Wahine”, que significa mulher na língua havaiana, evidencia o resgate da conexão com os povos indígenas das ilhas do Havaí e inspira o evento. Foi em águas havaianas que Neymara Carvalho venceu uma das mais acirradas disputas do Circuito Mundial, na Praia de Pipeline, ganhando em 2006 e 2011.
O Circuito Mundial Feminino tem quatro etapas ao longo do ano (Agadir/Marrocos, Iquique/Chile, Sintra/Portugal e Wahine/Brasil) e distribui total de 220 mil dólares de premiação. O ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro 2025, apresentado por Extrabom, tem patrocínio principal da ArcelorMittal, com patrocínio máster do Governo do Estado do Espírito Santo por meio da LIEC, patrocínio da EDP Brasil, com apoio do Grupo Coroa, Jaklayne Joias e Prefeitura de Serra, realização do INC (Instituto Neymara Carvalho) e IBC (International Bodyboarding Corporation), com homologação da Confederação Brasileira de Bodyboarding.
Rede Social:
Instagram: @wahinebbpro
@neymaracarvalho
@institutoneymaracarvalho
No ES: Lúcia Marins – luciammarins@gmail.com – 27 99943-8246
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 3285.5911
Site: www.zdl.com.br
Instagram: @zdlsports
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Foto: Gabriel Lordello / Mosaico
Esporte
Programa Metodologia IEE tem formação nesta segunda-feira (22) em Capivari

Cidade do interior paulista recebe mais um encontro do projeto do Instituto Esporte e Educação (IEE), pioneiro e exclusivo, voltado aos municípios brasileiros
Setembro, 2025 – O Programa Metodologia IEE, do Instituto Esporte e Educação (IEE), estará em Capivari, no interior de São Paulo, nesta segunda-feira (22), para mais uma etapa da formação no município. O encontro, presencial, terá como temas: Contexto Histórico – Linha do Tempo, Conceitos do Transtorno do Neurodesenvolvimento, Tipos de Transtorno, TEA, Nível de Suporte e Crises.
Essa temática teve início no webinário realizado em 5 de setembro, com foco em “Ênfase nos Princípios de Inclusão e Diversidade”, complementado pela apresentação na Plataforma de Educação a Distância (EaD). Na ocasião, especialistas apresentaram estratégias inovadoras para integrar esses valores às práticas educacionais, reafirmando o compromisso com uma educação genuinamente inclusiva, diversa e abrangente.
O projeto é uma formação pioneira e exclusiva, voltada aos municípios brasileiros, que traz a experiência de quase 25 anos de atuação do Instituto, reconhecido por sua contribuição à educação e ao esporte no País. Ele visa somar a competência adquirida pelo IEE ao conhecimento e cultura de professores, coordenadores e gestores, com a convicção de qualificar, ainda mais, a educação e o esporte.
O último encontro presencial foi realizado no dia 21 de julho, com o tema Esportes Não Convencionais, com foco na vivência prática de atividades corporais norteadas pela metodologia do Esporte Educacional, priorizando esportes não convencionais menos difundidos nas escolas. E 100% dos participantes avaliaram os conteúdos como “totalmente aplicáveis” ou “aplicáveis”.
“A formação foi bem produtiva e qualificada, e muito importante, principalmente por envolver atividades inovadoras, o que fortalece minha prática, trazendo novos recursos de conteúdo que podem ser aplicados em aula com mais segurança e qualidade””, afirmou a professora Sabrina Ferrari.
O programa – Os profissionais que participam do Programa Metodologia IEE são capacitados com o projeto baseado nos princípios do esporte educacional, metodologia desenvolvida e já aplicada pelo IEE em mais de 1.500 cidades e apoiada por 65 mil educadores. O Metodologia IEE é voltado a gestores de educação e esportes, coordenadores pedagógicos e professores de Educação Física, estagiários e educadores.
As formações são ministradas por uma equipe de especialistas, mestres e doutores com mais de duas décadas de experiência em Esporte Educacional. Na plataforma EaD, tutores qualificados estarão disponíveis para apoiar os participantes em seu aprendizado.
Uma experiência de aprendizado que busca disseminar conhecimento e qualificar as práticas corporais, proporcionando acesso e engajamento em atividades esportivas que sejam motivantes, prazerosas e educativas. Com suas práticas, o programa desenvolve competências físicas, socioemocionais e cognitivas de crianças e adolescentes.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Saiba mais sobre o IEE:
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram: https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 991628967
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Foto: IEE / Divulgação