Siga-nos nas Redes Sociais

Tecnologia

Coursera anuncia roteiro de estudos, 8 Certificados Profissionais e 20 novos certificados e especializações de IA generativa

Publicado

em

Coursera anuncia roteiro de estudos, 8 Certificados Profissionais e 20 novos certificados e especializações de IA generativa
Divulgação Coursera

 4 novos parceiros universitários e 5 parceiros da indústria, incluindo a Saïd Business School – Universidade de Oxford, Amazon e Xbox

Coursera (NYSE: COUR), uma das principais plataformas de aprendizado online, anuncia várias novas parcerias e uma grande expansão do catálogo de conteúdos durante o Coursera Connect México 2024, a conferência anual da empresa na América Latina. Esta expansão inclui diversas certificações e especializações, com um foco especial em IA generativa.

A plataforma recebe universidades prestigiadas como a Saïd Business School – Universidade de Oxford, Dubai College of Tourism, IMD Business School e Real Madrid Graduate School Universidad Europea, juntamente com líderes da indústria como Airbus Beyond, Amazon, Johns Hopkins Medicine, Liberty Mutual e Xbox em sua comunidade de parceiros. Essas parcerias fortalecem a capacidade de oferecer conteúdos relevantes para o mercado de trabalho a estudantes em todo o mundo, capacitando-os a atender às demandas em rápida transformação do mercado.

“A IA generativa está remodelando todas as profissões, mudando a forma como as pessoas pensam, tomam decisões e se comunicam, ao mesmo tempo em que oferece às forças de trabalho a maior oportunidade econômica desde a ascensão da transformação digital”, disse Jeff Maggioncalda, CEO da Coursera. “Estamos entusiasmados em lançar novos e atualizados Certificados Profissionais que equiparão os estudantes da América Latina com as habilidades avançadas e credenciais necessárias para desbloquear o potencial da IA generativa e de outras tecnologias emergentes, mantendo-se competitivos em um mercado em rápida mudança.”

A Coursera oferece mais de 55 cursos de graduação flexíveis e relevantes para o mercado de trabalho, de mais de 30 universidades de topo, para ajudar os alunos a avançarem em suas carreiras. A plataforma tem o prazer de anunciar o  International Foundation Programme (IFP) for Computer Science da Universidade de Londres (UoL), que prepara os alunos para o bacharelado em ciência da computação da UoL em menos de um ano.

Projetado para todos os alunos, independentemente de experiência acadêmica ou profissional prévia, este programa oferece uma base sólida em matemática, estatística e programação de computadores. Os estudantes usarão ferramentas padrão da indústria, como Python, Tableau e Pandas, em desafios e atividades práticas de computação. Após a conclusão bem-sucedida, os alunos receberão uma vaga no curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UoL, sem a necessidade de aplicar. As inscrições para o IFP em ciência da computação abrem em meados de setembro de 2024, com a primeira turma começando em janeiro de 2025.

O anúncio inclui:

·        Expansão de oportunidades de carreira com 8 novos certificados profissionais:

 Certificados Profissionais de parceiros da indústria ajudam os alunos a ingressar ou progredir em carreiras de alta demanda. Certificados de nível iniciante, muitos dos quais podem ser concluídos em seis meses, são especialmente valiosos para quem não possui graduação ou para iniciantes. A Coursera expande seu portfólio com 7 certificados de nível iniciante e 1 certificado avançado:

Certificado Profissional de Analista de Compensação e Benefícios de nível iniciante da ADP – Equipa os estudantes com habilidades essenciais em áreas como recompensas totais, benefícios de saúde e estratégias de compensação, por meio de instrução especializada e projetos práticos. Ao concluir, os alunos terão um portfólio de 25 amostras de trabalho para apresentar a potenciais empregadores.

Certificado Profissional de Especialista em Folha de Pagamento de nível iniciante da ADP – Fornece uma base em folha de pagamento, incluindo processos, gestão, atendimento ao cliente e análise de dados. Ao concluir, os alunos terão um portfólio de oito amostras de trabalho para apresentar a potenciais empregadores.

Certificado Profissional de Desenvolvedor de Software Júnior de nível iniciante da Amazon – Oferece habilidades vitais em Java e desenvolvimento web full-stack, incluindo uma introdução à IA generativa para enriquecer as habilidades de software. O programa enfatiza a aplicação prática e equipa os alunos para cargos de desenvolvimento de software de nível iniciante.

Certificado Profissional de Engenharia de Dados da DeepLearning.AI e AWS – Ajuda os alunos a melhorar suas carreiras ensinando princípios e práticas eficazes de engenharia de dados, fornecendo experiência prática com AWS e ferramentas de código aberto. Liderado pelo renomado especialista em engenharia de dados e autor best-seller Joe Reis, este certificado avançado ajuda os alunos a usar dados para criar e gerar valor comercial.

Certificado Profissional de Design de Jogos da Epic Games – Ajuda aspirantes a profissionais de jogos a refinar habilidades em design de níveis, script visual Blueprint, desenvolvimento audiovisual e design de UX/UI. Utilizando o Unreal Engine, a ferramenta de criação 3D em tempo real mais avançada, o programa prepara os alunos para uma carreira no design de jogos.

Certificado Profissional de Desenvolvedor de Aplicativos Móveis iOS e Android de nível iniciante da IBM – Fornece habilidades multiplataforma para projetar, construir e manter aplicativos móveis amigáveis. Com exercícios práticos em ferramentas como HTML, CSS, JavaScript, Flutter, Dart, React Native e Swift, o programa ajuda a construir um portfólio sólido para entrevistas de emprego.

Certificado Profissional de Gerente de Programas de nível iniciante da IBM – Prepara os alunos para o exame de certificação PMI-PgMP, reconhecido na indústria. O programa foca na execução estratégica, planejamento de portfólio e gestão de riscos, incluindo atividades práticas, como desenvolvimento de planos de programas, criação de casos de negócios e construção de roteiros de programas.

Certificado Profissional de Associado de Relações Públicas e Comunicação de nível iniciante da Microsoft – Ensina o básico de relações públicas, planejamento estratégico e relações com a mídia, além de aplicações de IA generativa no trabalho cotidiano. Projetos práticos ajudam os alunos a desenvolver estratégias de relações públicas, criar conteúdo, desenvolver planos de comunicação de crise e analisar métricas de relatórios.

·        6 Certificados profissionais de nível iniciante do Google, aprimorados com atualizações de IA generativa:

 Além de introduzir novos Certificados Profissionais de nível iniciante, a Coursera continuou a trabalhar com parceiros para aprimorar seu portfólio existente com conteúdo de IA generativa. Os seguintes certificados do Google agora incorporam um currículo atualizado, com atividades, leituras e vídeos que apresentam treinamento prático em IA específico para a área, diretamente dos especialistas da própria indústria do Google:

Google Cybersecurity

 – Google Data Analytics

 – Google Digital Marketing & E-commerce

 – Google IT Support

 – Google Project Management

 – Google UX Design

“No Google, estamos comprometidos em equipar os alunos com as habilidades de que precisam para ter sucesso em um mundo cada vez mais impulsionado por IA”, disse Nicolas Mamboury, Diretor de Marketing no País. “Ao atualizar nossos Certificados Profissionais com o que há de mais recente em IA generativa, estamos garantindo que os alunos adquiram habilidades práticas e relevantes para o trabalho que os destacarão no mercado de trabalho.”

·        Novas especializações da IBM e Microsoft ensinam habilidades de IA generativa para funções de trabalho

 Sessenta e seis por cento dos líderes não contratariam alguém sem habilidades em IA, mas um estudo da Universidade de Toronto mostra que mais da metade das pessoas no mundo não sabe como o ChatGPT pode ser útil para seu trabalho. Para ajudar os trabalhadores a aplicar habilidades de IA generativa em funções específicas e aumentar a produtividade, a IBM e a Microsoft introduziram uma variedade de especializações de IA generativa em funções como cibersegurança, ciência de dados, RH, marketing e mais. A IBM lançou as seguintes especializações para ajudar os alunos a desbloquear o potencial da IA generativa em suas funções atuais:

IA Generativa para Analistas de BI

 – IA Generativa para Profissionais de Cibersegurança

 – IA Generativa para Analistas de Dados

 – IA Generativa para Engenheiros de Dados

 – IA Generativa para Cientistas de Dados

 – IA Generativa para Recursos Humanos

 – IA Generativa para Gerentes de Produto

 – IA Generativa para Gerentes de Projetos

 – IA Generativa para Desenvolvedores de Software

·        

A Microsoft lançou as seguintes especializações para ajudar os alunos a integrar o Copilot em seu trabalho cotidiano:

Microsoft Copilot: Seu Companheiro de IA Diário

 – Microsoft Copilot para Ciência de Dados

 – Microsoft Copilot para Marketing

 – Microsoft Copilot para Vendas

 – Microsoft Copilot para Desenvolvimento de Software

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Provider IT lança visionXdoc para facilitar a análise de documentos extensos

Publicado

em

Provider IT lança visionXdoc para facilitar a análise de documentos extensos
Divulgação

– Plataforma, intitulada visionXdoc, atende empresas de diferentes segmentos de mercado, como bancos e outras instituições financeiras, companhias de seguros, energia e infraestrutura, hospitais e imobiliárias, além de departamentos de RH

– Contratação da ferramenta é feita por assinatura, sem limite de usuários, oferecendo total flexibilidade para as companhias

A Provider IT, uma das principais consultorias e provedoras de serviços de TI do país, acaba de anunciar o lançamento de mais uma solução inovadora, desenvolvida especialmente para empresas que precisam lidar com grandes volumes de documentação. Intitulada visionXdoc, a ferramenta, baseada em Inteligência Artificial (IA), conta com a capacidade de ler e analisar documentos com mais de 150 páginas, automatizando de forma eficiente o processo de extração de informações essenciais.

De acordo com o Diretor Executivo da Provider IT, Reginaldo Santos, a solução utiliza engenharia de prompts avançada, que permite preencher automaticamente tabelas, bases de dados e dashboards com informações recuperadas, de acordo com regras de negócio específicas da empresa. “Com o uso da ferramenta, é possível reduzir o tempo médio de análise de documento de horas para minutos. Isso maximiza a produtividade da equipe, permitindo que os colaboradores processem uma quantidade significativamente maior de informações em muito menos tempo, além de gerenciar e controlar mais dados com precisão e eficiência”, comenta.

A segurança e a confidencialidade são outros diferenciais da plataforma, conforme destaca o executivo. “Garantimos o acesso seguro e o sigilo total dos documentos consultados. Com a nossa solução, as empresas podem confiar que todas as informações sensíveis serão tratadas com o mais alto nível de proteção, promovendo a integridade e confidencialidade dos dados em todas as etapas do processo”, ressalta.

Segundo Santos, a visionXdoc integra-se com as APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) do ChatGPT, possibilitando consultas em tempo real e respostas instantâneas. A segurança dos dados tratados é garantida por meio de criptografia, assegurando um nível elevado de proteção em todas as etapas do processo.

Além disso, o roadmap da solução contempla a flexibilidade para ajustar motores e modelos, priorizando sempre a combinação mais eficiente entre precisão e custo-benefício. “O objetivo é adaptar o produto ao tipo de documento em análise, garantindo máxima qualidade nas respostas e otimização dos custos para o cliente”, complementa.

O processo de desenvolvimento da solução

A Provider IT investiu meio milhão de reais no desenvolvimento da plataforma. Santos relembra que a ideia do produto surgiu a partir de uma demanda específica de um cliente do setor financeiro. “Ele tinha um grande desafio de negócio quando o assunto era a extração de informações de documentos extensos. A partir disso, entendemos que a IA poderia ser uma aliada para tal necessidade e assim demos início ao desenvolvimento da solução. Depois, quando vimos o seu potencial, decidimos refiná-la ainda mais tecnicamente, melhorando a sua arquitetura”, conta.

Entre os aprimoramentos, destacam-se a implementação de uma inteligência interna que utiliza diferentes versões do ChatGPT, ajustadas conforme a complexidade do documento a ser analisado, além da nova capacidade de interpretar imagens e extrair informações a partir delas

Levando eficiência para diversos nichos de mercado

Santos reitera que a plataforma pode ser utilizada em diversos tipos de empresa que tenham uma alta demanda por eficiência, conformidade e precisão. Os bancos e instituições financeiras, por exemplo, são setores que precisam analisar e processar de forma recorrente relatórios financeiros, contratos de empréstimos, formulários de compliance, auditorias e documentos regulatórios, o que torna a plataforma altamente promissora.

Da mesma forma, as companhias de seguros, que precisam tratar um grande volume de apólices, pedidos de sinistro, relatórios de avaliação e outros documentos relacionados a clientes, também podem se beneficiar da ferramenta para analisar e extrair informações relevantes desses documentos.

Outros segmentos potenciais são os hospitais, clínicas e empresas farmacêuticas, que lidam de forma recorrente com prontuários médicos, relatórios de pesquisa clínica, registros de pacientes e documentação regulatória, além do setor de jurídico, que enfrenta o desafio de revisar e interpretar grandes volumes de contratos, documentos legais e regulatórios. “As ferramentas de IA podem ser usadas para revisar, resumir e identificar cláusulas específicas ou inconsistências, acelerando a análise e reduzindo o tempo e os custos associados”, explica Santos.

A visionXdoc pode ser aplicada, ainda, em empresas e departamentos de RH que precisam revisar e gerenciar currículos, contratos de trabalho, relatórios de desempenho e políticas internas. O setor de energia e infraestrutura também poderá ser impactado positivamente pela solução, tendo em vista a vasta documentação relacionada a projetos, relatórios ambientais, contratos e normas de segurança.

Por fim, Santos evidencia a aplicação da ferramenta no setor imobiliário, que movimenta um grande volume de contratos de compra e venda, arrendamento, hipotecas e documentação relacionada a propriedades. “Nesse último segmento, a análise automatizada desses documentos pode acelerar processos de transações imobiliárias, bem como garantir conformidade regulatória”, afirma. 

Implementação customizada

Santos ressalta que a implementação da solução requer a realização de um “setup” inicial no ambiente do cliente. “Começamos com uma etapa denominada engenharia de prompts, na qual identificamos as necessidades específicas do cliente e configuramos a solução para atendê-las com precisão. Com essa fase concluída, é possível inserir o documento e extrair, de forma assertiva, as informações desejadas.”

A contratação da plataforma é feita por meio de assinatura, sem restrições quanto ao número de usuários, proporcionando flexibilidade total para as empresas. “Além de oferecermos um treinamento completo no uso da ferramenta, garantimos acompanhamento contínuo após a implantação, com suporte técnico disponível. Nossa equipe está sempre pronta para garantir que os clientes aproveitem ao máximo todas as funcionalidades da solução”.

O futuro baseado em IA

A Provider IT vem se firmando no mercado como uma líder no setor de tecnologia da informação, destacando-se por oferecer soluções inteligentes, inovadoras e altamente personalizadas. Suas soluções são estrategicamente desenhadas para atender às demandas específicas das empresas, promovendo eficiência, agilidade e competitividade. 

A companhia pretende fechar o ano de 2024 com faturamento de R$ 75 milhões, representando um crescimento de 20% em relação a 2023. “Dispomos de uma ampla gama de soluções para analisar problemas e propor abordagens efetivas. A análise de documentos é apenas um dos inúmeros potenciais comprovados pela IA. Estamos prontos para enfrentar qualquer desafio, seja utilizando Inteligência Artificial ou outras tecnologias, sempre focando na solução mais eficiente para cada negócio”, finaliza.

Continue Lendo

Tecnologia

15 gabinetes parlamentares testam a primeira Inteligência Artificial criada para apoiar a execução de tarefas legislativas

Publicado

em

Por

15 gabinetes parlamentares testam a primeira Inteligência Artificial criada para apoiar a execução de tarefas legislativas
Imagem: Divulgação

Ferramenta criada pela Legisla Brasil pretende atingir até 60 mil mandatos

Criada para otimizar o tempo e os recursos dos gabinetes parlamentares no Brasil, a AssessorAí é uma Inteligência Artificial desenvolvida pela Legisla Brasil para oferecer suporte direto na execução de tarefas legislativas, com respostas precisas e personalizadas. Atualmente, a ferramenta está em fase piloto com 15 parlamentares dos estados de São Paulo, Paraná, Alagoas, Pernambuco, Pará, Maranhão, Amazonas, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

A tecnologia foi criada para enfrentar um cenário no qual o Legislativo tem cada vez mais poder e capacidade de incidir no orçamento e na fiscalização do executivo. O objetivo é permitir que políticos se concentrem em decisões estratégicas e consigam cumprir suas promessas de campanha. Segundo a Legisla Brasil, em um país em que 59% dos brasileiros não confiam no Legislativo, a AssessorAí busca oferecer uma solução para melhorar a atuação parlamentar e retomar a confiança do eleitor.

“A AssessorAÍ chega para simplificar o trabalho diário dos gabinetes e fornecer suporte técnico essencial, permitindo que parlamentares possam focar em temas estratégicos e cumprir suas promessas de campanha”, afirmou Fernando Moura, diretor executivo da Legisla Brasil.

A plataforma foi desenvolvida para ser utilizada tanto em municípios pequenos quanto em grandes centros urbanos, para facilitar a gestão de mandatos de vereadores a deputados federais. Ao contrário de outras IAs generativas, como o ChatGPT, a AssessorAí é especificamente treinada para garantir que o parlamentar cumpra com excelência suas funções legislativas, fiscalizatórias e mobilizadoras. Sua interface permite acesso rápido e prático, com o objetivo de transformar promessas de campanha em políticas públicas, a partir de dados e análises sobre projetos de lei e demandas dos eleitores.

Treinada a partir do acúmulo de sete anos de experiência da Legisla em planejamento estratégico, a AssessorAí também orienta sobre boas práticas adotadas por outros mandatos, para melhorar a capacidade de entrega em gabinetes de diferentes regiões e espectros políticos. Além disso, a solução automatiza e otimiza atividades, elaboração de ofícios e relatórios.

“Conhecemos a realidade dos mandatos parlamentares do Brasil: possuem muito trabalho e pouco instrumento para balizar qualidade. A AssessorAÍ vai tornar nacional o acesso à boas práticas do legislativo”, conta Lana Faria, diretora de operações da Legisla Brasil.

Expansão

A ferramenta tem potencial para atingir até 60 mil mandatos parlamentares em todo o Brasil, de acordo com dados levantados pela Legisla Brasil. A previsão é de que o número seja expandido para 200 até dezembro. A partir de fevereiro de 2025, estará disponível para gabinetes de todo o país, com um modelo que permitirá o acesso básico gratuito. Para ter acesso à ferramenta é necessário entrar em uma lista de espera disponível em assessorai.org.  

Com essa solução, a Legisla Brasil busca facilitar a gestão parlamentar e contribuir para o aumento da eficiência legislativa e fiscalizadora, com o objetivo de criar condições para que os mandatos atuem de forma planejada. Ao automatizar e fornecer subsídios técnicos embasados em evidências, a AssessorAí ajuda a liberar tempo para que os parlamentares possam focar na representação de seus eleitores e na criação de políticas públicas.

Continue Lendo

Tecnologia

Unimed lança três healthtechs e fortalece ecossistema de inovação em saúde

Publicado

em

Unimed lança três healthtechs e fortalece ecossistema de inovação em saúde
Divulgação

Empresas de tecnologia ampliam a convergência nacional de soluções 

em saúde no Sistema Unimed 

A Unimed do Brasil anunciou, durante a 53ª Convenção Nacional Unimed, em Campinas (SP), o lançamento de três novas healthtechs: NEXDOM, Yuni Digital e Interall. As empresas foram desenvolvidas a partir da integração de soluções inovadoras já utilizadas pelas cooperativas do Sistema Unimed, o maior grupo de saúde suplementar do país, com 20,5 milhões de beneficiários em planos de saúde e odontológicos. As novas empresas têm o objetivo de aprimorar a eficiência operacional e a qualidade dos serviços de saúde prestados.                       

A NEXDOM surge como especialista em sistemas de gestão para operadoras de planos de saúde, consolidando cinco sistemas utilizados por cooperativas Unimed. A empresa já atende 140 cooperativas, que somam 6,5 milhões de beneficiários. Yuni Digital unifica aplicativos e portais digitais do Sistema Unimed, sendo uma solução de fácil acesso para 90% dos clientes e médicos cooperados. Já a Interall, focada em interoperabilidade de dados, conecta mais de 40 operadoras Unimed e gerencia 40 milhões de registros clínicos de pacientes, garantindo um fluxo seguro e eficiente de informações.

Para Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil, a criação das novas healthtechs é um marco na trajetória da marca e no setor de saúde no país. “Acreditamos que a tecnologia tem o potencial de transformar a saúde no Brasil. Com o lançamento da NEXDOM, Yuni Digital e Interall, reforçamos nosso compromisso com a inovação e proporcionamos ferramentas de ponta para otimizar a gestão e aprimorar a experiência dos nossos clientes. Queremos democratizar o acesso a soluções tecnológicas avançadas e, assim, moldar o futuro da saúde no país”, destaca o executivo.

Transformação através do Programa Sinergia         

O lançamento dessas empresas é um dos principais resultados do Programa Sinergia Unimed, que é parte do Plano Diretor de Tecnologia e Inovação (PDTI) e foi lançado em 2023 para promover a convergência tecnológica em todas as 340 cooperativas e empresas da marca. O programa contempla a unificação de sistemas de gestão, interoperabilidade de dados, governança digital, inovação aberta, telemedicina e canais de atendimento digital.

Segundo Abujamra, os resultados já são expressivos. “A negociação de infraestrutura tecnológica em escala nacional gerou uma economia de mais de R$ 80 milhões para 120 cooperativas até agosto deste ano”, afirma. Também foi implementado o Programa Nacional de Governança, Segurança e Privacidade de Dados, que padronizou as políticas de privacidade e proteção de dados e premiou as cooperativas com melhor desempenho durante a Convenção Nacional Unimed.

Por meio do Lab – Hub Unimed, centro de inovação da Unimed do Brasil, o PDTI tem fomentado a inovação aberta e oferecido capacitação para as cooperativas, conectando cerca de 300 Unimeds a 131 startups, além de investidores e aceleradoras, para impulsionar novas soluções e negócios. A expectativa é que o Sistema Unimed encerre 2024 com mais de R$ 100 milhões em investimentos em startups, consolidando seu papel como um dos maiores fomentadores de inovação em saúde no Brasil.

Continue Lendo

Em Alta