Entretenimento
Ellyan lança, em novembro, o personagem ‘Vélox – O Campeão da Liberdade’, trazendo conscientização da temática LGBTQIA+, diversidade e inclusão

Ao lado de Vélox, a HQ homenageia personalidades como Pabllo Vittar, Xuxa e a jogadora Marta, também super heroínas na luta contra desigualdades
O quadrinista e ator Ellyan lança, em novembro, ‘Vélox – O Campeão da Liberdade’, personagem fictício que, através de muitas aventuras, traz à tona a temática LGBT, com a participação de outra personagem que homenageia a icônica cantora Pabllo Vittar, com o objetivo de valorizar e demonstrar que suas ações no combate à LGBTfobia são verdadeiros atos heroicos no mundo real. Além dela, outras personalidades conhecidas do público assumem seu lado heróico, na luta por uma humanidade mais consciente e visionária.
Em um cenário repleto de desafios, o protagonista Vélox enfrenta dilemas comuns a um super-herói, mas também explora questões de identidade, aceitação e empoderamento, refletindo a realidade de muitos jovens LGBT+. Além de ser uma história emocionante e cheia de aventuras, Vélox – O Campeão da Liberdade também terá como propósito trabalhar a diminuição das desigualdades sociais em diversos níveis educacionais e etários, bem como promover a empregabilidade e geração de renda para a comunidade LGBT+.
A HQ busca promover a visibilidade, o empoderamento e a representatividade da comunidade LGBT+, inspirando a luta contra a discriminação e incentivando a busca por uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. Além disso, é uma forma lúdica e educativa de informar sobre a diversidade de gênero, promovendo o respeito, a equidade de gênero e a valorização dos direitos humanos. Vélox quer alcançar um público amplo e diverso, especialmente os jovens, e contribuir para a diminuição das desigualdades sociais e o combate à LGBTfobia em diversas esferas da sociedade.
O lançamento é no evento Dia do Super-Herói Brasileiro 2024 que acontece dentro do Festival Niterói Expo Geek.
Prefácio
VÉLOX – O CAMPEÃO DA LIBERDADE é um passo significativo nessa grande jornada de inclusão e diversidade.
Ao longo da história, os super-heróis têm sido símbolos de esperança, coragem e justiça. Eles representam o melhor de nós, encorajando-nos a enfrentar nossos medos e lutar por um mundo melhor. Em VÉLOX – O CAMPEÃO DA LIBERDADE, celebramos não apenas a força e a bravura dos heróis, mas também a importância da representatividade no universo dos quadrinhos.
Este projeto nasce do desejo de se criar uma história empolgante e inspiradora protagonizada por um super-herói fictício cujas identidade e coragem refletem as lutas e vitórias da comunidade LGBTQIAPN+. Em um cenário repleto de desafios, Vélox não apenas enfrenta vilões poderosos, mas também explora questões de identidade, aceitação e empoderamento – dilemas com os quais muitos jovens LGBTQIAPN+ se defrontam diariamente.
A presença de figuras reais e inspiradoras, como a icônica cantora Pabllo Vittar, enriquece a narrativa e sublinha a importância de comemorar as conquistas depersonalidades LGBTQIAPN+ no combate à discriminação. Essas ações heróicas no mundo real são, sem dúvida, verdadeiros atos de coragem que merecem ser reconhecidos.
Fruto da dedicação e da paixão do quadrinista Ellyan, que nutre uma paixão por desenhos animados, além de ser uma aventura emocionante, a obra contém propósitos educativo e social muito claros: diminuir as desigualdades sociais, promover a empregabilidade e a geração de renda para a comunidade LGBTQIA+ e ser uma ferramenta de formação e informação sobre diversidade de gênero e orientações sexuais.
Influenciado por obras como Cavaleiros do Zodíaco e com uma trajetória marcada pelo lançamento do selo Meu Herói Entretenimento e a criação de personagens icônicos como o Capitão R.E.D. (Ellano), Ellyan é um defensor incansável dos
quadrinhos nacionais e da valorização dos super-heróis.
Convido você a embarcar nessa jornada ao lado de Vélox. Juntos, vamos enfrentar preconceitos, celebrar a diversidade e lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva. Que esta história inspire coragem, orgulho e esperança em cada leitor, assim como
meu querido amigo Ellyan me inspira!
Boa leitura!
Anderson Mahanski
Co Criador das séries Super Drags (Netflix) e
AnyMalu (Youtube/Cartoon Network/MAX)
Sobre Ellyan
A História em Quadrinhos (HQ) é uma ferramenta de formação e informação educacional sobre a diversidade de gênero e de orientações sexuais. O projeto VÉLOX – O CAMPEÃO DA LIBERDADE é uma iniciativa do produtor e ator Elenildo Lopes, que atende pelo nome artístico de Ellyan e reside em Niterói/RJ. Desde sua infância, nutre uma paixão pelos desenhos animados, e na adolescência, o anime Cavaleiros do Zodíaco tornou-se sua maior referência, despertando em seu coração o amor pelos super-heróis.
O autor ingressou no universo dos quadrinhos em 2007, ao lançar o site Meu Herói, dedicado à valorização dos super-heróis brasileiros. Em 2012, inspirado no filme Tropa de Elite, criou seu primeiro super-herói, o Capitão R.E.D, com uma HQ que obteve ótima receptividade. Para fortalecer a cena dos quadrinhos nacionais, fundou o Movimento D.Q.B – Democracia ao Quadrinho Brasileiro, discutindo políticas públicas e leis para apoiar as histórias em quadrinhos do país. Em 2014, lançou o DQB – Heróis Brasileiros: A ORDEM através de financiamento coletivo, ganhando visibilidade na mídia. Em 2016, reformulou o projeto, lançando o álbum ALFA – A Primeira Ordem, com personagens clássicos nacionais.
O super-herói Vélox foi criado para compor o álbum ALFA A Primeira Ordem, com o objetivo de homenagear os atletas das Olimpíadas e as personalidades LGBTQIA+ brasileiras, tão importantes nas lutas e conquistas políticas para a comunidade. O objetivo desta proposta é desenvolver o primeiro volume de uma história protagonizada pelo herói, ao lado de uma equipe com alguns dos melhores artistas do gênero do Brasil. O prefácio é do Character Designer, Animador, Co-Diretor Anderson Mahanski, co-criador da Animalu e Super Drags.
Na HQ , Ellyan surpreende com a estreia das três personagens inspiradas em personalidades – X(Xyz), inspirada na Xuxa, Elétrica, inspirada em Pabllo Vittar e Rainha, inspirada na jogadora Marta, ao lado de Vélox – O Campeão da Liberdade, na luta contra as desigualdades.
Nas palavras de Pabllo Vittar, que se sentiu lisonjeada com a homenagem: “É muito legal porque, além de ser fã dos desenhos, quadrinhos e séries animadas, é um jeito incrível de passar essa mensagem de igualdade, e mostrar também o tamanho da nossa força. Eu estou muito feliz de fazer parte desse projeto que vai trazer tanta visibilidade para nossa luta”, comemora o artista.
Assessoria de Imprensa
Paula Ramagem
Teatro
Espetáculo do Coletivo Afromaré faz apresentações e oficinas gratuitas em Niterói

O Manifesto Antirracista ” Dos nossos para os nossos” faz circulação pelo edital Fluxos Fluminenses com apresentações e oficinas gratuitas
O Coletivo AfroMaré volta aos palcos com o espetáculo-manifesto “Dos Nossos Para Os Nossos”, projeto contemplado pelo Edital Fluxos Fluminenses, que cumpre circulação até o mês de agosto de 2024 com apresentações e oficinas gratuitas em diversas regiões do estado do Rio de Janeiro.
Após uma temporada de estreia com grande repercussão no Teatro Ruth de Souza (2023) e passagens por importantes espaços culturais da cidade como o Museu da Maré, Teatro Glauce Rocha e o Café Pequeno, o espetáculo retorna em circulação com apresentações gratuitas e oficinas artísticas.
A proposta do Coletivo AfroMaré é valorizar a cultura preta brasileira e combater o racismo estrutural, por meio de uma encenação contemporânea que utiliza o metateatro, projeções mapeadas, coreografias, músicas autorais e dramaturgia potente.
Sobre o espetáculo
“Dos Nossos Para Os Nossos” nasceu a partir de uma esquete homônima criada em 2018 por Êlme e Patrick Congo. A peça desenvolve-se como um manifesto que resgata narrativas silenciadas da população negra, denuncia o apagamento histórico e propõe uma reflexão profunda sobre identidade, resistência e futuro.
A montagem já contou com a presença de importantes nomes da cena artística nacional e internacional, como Ariane Mnouchkine, Marco Nanini, Renata Sorrah, Juliana Carneiro da Cunha, Maria Ceiça, entre outros.
Sinopse
Dois reis. Duas trajetórias. Uma narrativa. Aqui, um Brasil desabrasileirado é denunciado. A partir de um jogo cênico atravessado por imagens, projeções e sons, o espetáculo manifesto conta a história desses corpos ancestrais que questionam a civilização atual através da valorização de toda uma ancestralidade.
Agenda:
Serviço temporada e oficinas – circulação fluxos
– Centro Eco Cultural Sueli Pontes
Dias 09 e 10/08 – Sábado e Domingo às 16 horas.
Oficina: A Cena Contemporânea e a Dramaturgia da Favela.
Dia 10/08 Domingo das 10h às 13h com coletivo.
Endereço: Av. Celso Kelly, 378- Piratininga- Niterói- RJ
FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia: Coletivo AfroMaré
Elenco: Leandro Guedes, Leona Kalí, Lucas da Silva, Patrick Congo, Rafael Rougues, Thiago Manzotti – Standin: Vanu Rodrigues
Direção: Tiago Ribeiro
Assistente de Direção: Leandro Guedes
Direção Musical: Renata Tavares
Assistente de Direção Musical: Yuri Domingues
Preparação Corporal e Direção de movimento: Gabriela Luiz
Figurinos: Tiago Ribeiro
Assistente de Figurino: Jade Cardozo
Iluminação: Lucas da Silva
Operação de luz em cena: Lucas da Silva e Roger Neri
Cenografia: Flávio Vidaurre e Rafael Rougues
Designer Gráfico: Flávio Vidaurre
Fotografia: Thiago dos Santos
Edição de vídeos: Leandro Guedes
Mídias sociais: Leona Kali, Rafael Rougues, Thayna Rodrigues
Produção Audiovisual: Coletivo AfroMaré
Câmera e Montagem: Leandro Guedes e Tiago Ribeiro
Projeção e Vídeo Mapping: Leandro Guedes
Direção de Produção: Vanessa Greff
Assessoria de Imprensa: Dia Comunicação
Assistente de Produção: Bianca Barbosa
Coordenação administrativa e financeira: Alexandra Arakawa
Idealização: Êlme e Patrick Congo
“Dos nossos para os nossos” é mais do que teatro: é ancestralidade, presença e futuro. É o Brasil preto em cena.”
Entretenimento
Exibição especial dos filmes do projeto “Cinema na palma da mão” e estreia de “O amor de Deus”, em 1º de agosto

Se o cinema é a sétima arte, essa noite promete ser digna de Oscar! No dia 1º de agosto de 2025 (sexta-feira), o Teatro Municipal de Primavera do Leste (MT) se transforma em uma verdadeira sala de exibição — com tapete! vermelho, bastidores vibrantes e grandes talentos locais — para a apresentação dos filmes produzidos pelo projeto Cinema na Palma da Mão.
A sessão começa às 18h, com entrada gratuita e coração aberto! Uma programação que mistura emoção, aplausos e o melhor da criatividade regional.
Na mesma noite, teremos a apresentação da Academia de músicas de Primavera do Leste e será exibido o aguardado longa-metragem “O Amor de Deus”, com direção de Bellamir Freire, que estará presente ao lado de parte do elenco que estarão sendo representantados pelos atores Elton Carlos e Carlos Jerônimo que receberão uma homenagem pelo trabalho no filme!— que abrilhantam a produção com atuações intensas e tocantes.
E no final, aquele coquetel para os convidados presentes para um bate papo, fotos e um network!
A produção do projeto é assinada por Sebastião Moreira e Elton Carlos, que também atua no longa Amor de Deus, a coordenação do Cinema na Palma da Mão é do Cineasta Bellamir Freire.
E para deixar tudo ainda mais cinematográfico, haverá a entrega de certificados para os participantes do projeto e prêmios especiais para os destaques das produções, em categorias como Melhor Filme, melhor Direção, melhor fotografia, melhor originalidade, melhor coletividade, melhor som, melhor filme de inclusão, melhor Criatividade, melhor inclusão E entre outros!
Tudo isso é possível graças à realização da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura de Primavera do Leste, com apoio do SEST SENAT e da Escola Alda Scopel Copel — juntos, promovendo arte, formação e valorizando a juventude que cria com o que tem: o celular na mão e a mente cheia de ideias.
O filme “O Amor de Deus” traz no elenco Raphael Montagner, Mariza Marquetti, Laila Friaça, Gyselle Soares, Giseli Abra, e um grande elenco, em uma história que toca a fé, o amor e os caminhos de transformação pessoal.
Teremos a Exibição dos filmes do projeto “Cinema na Palma da Mão” e estreia do longa “O Amor de Deus”
Quando: Sexta-feira, 1º de agosto de 2025, às 18h
Onde: Teatro Municipal de Primavera do Leste (MT)
Quanto: Entrada gratuita
Informações: (66) 9603-5294 / (66) 9955-8131
Entretenimento
Criadora de conteúdo desvenda as linguagens secretas das mulheres no primeiro encontro
