Entretenimento
Ellyan lança, em novembro, o personagem ‘Vélox – O Campeão da Liberdade’, trazendo conscientização da temática LGBTQIA+, diversidade e inclusão

Ao lado de Vélox, a HQ homenageia personalidades como Pabllo Vittar, Xuxa e a jogadora Marta, também super heroínas na luta contra desigualdades
O quadrinista e ator Ellyan lança, em novembro, ‘Vélox – O Campeão da Liberdade’, personagem fictício que, através de muitas aventuras, traz à tona a temática LGBT, com a participação de outra personagem que homenageia a icônica cantora Pabllo Vittar, com o objetivo de valorizar e demonstrar que suas ações no combate à LGBTfobia são verdadeiros atos heroicos no mundo real. Além dela, outras personalidades conhecidas do público assumem seu lado heróico, na luta por uma humanidade mais consciente e visionária.
Em um cenário repleto de desafios, o protagonista Vélox enfrenta dilemas comuns a um super-herói, mas também explora questões de identidade, aceitação e empoderamento, refletindo a realidade de muitos jovens LGBT+. Além de ser uma história emocionante e cheia de aventuras, Vélox – O Campeão da Liberdade também terá como propósito trabalhar a diminuição das desigualdades sociais em diversos níveis educacionais e etários, bem como promover a empregabilidade e geração de renda para a comunidade LGBT+.
A HQ busca promover a visibilidade, o empoderamento e a representatividade da comunidade LGBT+, inspirando a luta contra a discriminação e incentivando a busca por uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva. Além disso, é uma forma lúdica e educativa de informar sobre a diversidade de gênero, promovendo o respeito, a equidade de gênero e a valorização dos direitos humanos. Vélox quer alcançar um público amplo e diverso, especialmente os jovens, e contribuir para a diminuição das desigualdades sociais e o combate à LGBTfobia em diversas esferas da sociedade.
O lançamento é no evento Dia do Super-Herói Brasileiro 2024 que acontece dentro do Festival Niterói Expo Geek.
Prefácio
VÉLOX – O CAMPEÃO DA LIBERDADE é um passo significativo nessa grande jornada de inclusão e diversidade.
Ao longo da história, os super-heróis têm sido símbolos de esperança, coragem e justiça. Eles representam o melhor de nós, encorajando-nos a enfrentar nossos medos e lutar por um mundo melhor. Em VÉLOX – O CAMPEÃO DA LIBERDADE, celebramos não apenas a força e a bravura dos heróis, mas também a importância da representatividade no universo dos quadrinhos.
Este projeto nasce do desejo de se criar uma história empolgante e inspiradora protagonizada por um super-herói fictício cujas identidade e coragem refletem as lutas e vitórias da comunidade LGBTQIAPN+. Em um cenário repleto de desafios, Vélox não apenas enfrenta vilões poderosos, mas também explora questões de identidade, aceitação e empoderamento – dilemas com os quais muitos jovens LGBTQIAPN+ se defrontam diariamente.
A presença de figuras reais e inspiradoras, como a icônica cantora Pabllo Vittar, enriquece a narrativa e sublinha a importância de comemorar as conquistas depersonalidades LGBTQIAPN+ no combate à discriminação. Essas ações heróicas no mundo real são, sem dúvida, verdadeiros atos de coragem que merecem ser reconhecidos.
Fruto da dedicação e da paixão do quadrinista Ellyan, que nutre uma paixão por desenhos animados, além de ser uma aventura emocionante, a obra contém propósitos educativo e social muito claros: diminuir as desigualdades sociais, promover a empregabilidade e a geração de renda para a comunidade LGBTQIA+ e ser uma ferramenta de formação e informação sobre diversidade de gênero e orientações sexuais.
Influenciado por obras como Cavaleiros do Zodíaco e com uma trajetória marcada pelo lançamento do selo Meu Herói Entretenimento e a criação de personagens icônicos como o Capitão R.E.D. (Ellano), Ellyan é um defensor incansável dos
quadrinhos nacionais e da valorização dos super-heróis.
Convido você a embarcar nessa jornada ao lado de Vélox. Juntos, vamos enfrentar preconceitos, celebrar a diversidade e lutar por uma sociedade mais justa e inclusiva. Que esta história inspire coragem, orgulho e esperança em cada leitor, assim como
meu querido amigo Ellyan me inspira!
Boa leitura!
Anderson Mahanski
Co Criador das séries Super Drags (Netflix) e
AnyMalu (Youtube/Cartoon Network/MAX)
Sobre Ellyan
A História em Quadrinhos (HQ) é uma ferramenta de formação e informação educacional sobre a diversidade de gênero e de orientações sexuais. O projeto VÉLOX – O CAMPEÃO DA LIBERDADE é uma iniciativa do produtor e ator Elenildo Lopes, que atende pelo nome artístico de Ellyan e reside em Niterói/RJ. Desde sua infância, nutre uma paixão pelos desenhos animados, e na adolescência, o anime Cavaleiros do Zodíaco tornou-se sua maior referência, despertando em seu coração o amor pelos super-heróis.
O autor ingressou no universo dos quadrinhos em 2007, ao lançar o site Meu Herói, dedicado à valorização dos super-heróis brasileiros. Em 2012, inspirado no filme Tropa de Elite, criou seu primeiro super-herói, o Capitão R.E.D, com uma HQ que obteve ótima receptividade. Para fortalecer a cena dos quadrinhos nacionais, fundou o Movimento D.Q.B – Democracia ao Quadrinho Brasileiro, discutindo políticas públicas e leis para apoiar as histórias em quadrinhos do país. Em 2014, lançou o DQB – Heróis Brasileiros: A ORDEM através de financiamento coletivo, ganhando visibilidade na mídia. Em 2016, reformulou o projeto, lançando o álbum ALFA – A Primeira Ordem, com personagens clássicos nacionais.
O super-herói Vélox foi criado para compor o álbum ALFA A Primeira Ordem, com o objetivo de homenagear os atletas das Olimpíadas e as personalidades LGBTQIA+ brasileiras, tão importantes nas lutas e conquistas políticas para a comunidade. O objetivo desta proposta é desenvolver o primeiro volume de uma história protagonizada pelo herói, ao lado de uma equipe com alguns dos melhores artistas do gênero do Brasil. O prefácio é do Character Designer, Animador, Co-Diretor Anderson Mahanski, co-criador da Animalu e Super Drags.
Na HQ , Ellyan surpreende com a estreia das três personagens inspiradas em personalidades – X(Xyz), inspirada na Xuxa, Elétrica, inspirada em Pabllo Vittar e Rainha, inspirada na jogadora Marta, ao lado de Vélox – O Campeão da Liberdade, na luta contra as desigualdades.
Nas palavras de Pabllo Vittar, que se sentiu lisonjeada com a homenagem: “É muito legal porque, além de ser fã dos desenhos, quadrinhos e séries animadas, é um jeito incrível de passar essa mensagem de igualdade, e mostrar também o tamanho da nossa força. Eu estou muito feliz de fazer parte desse projeto que vai trazer tanta visibilidade para nossa luta”, comemora o artista.
Assessoria de Imprensa
Paula Ramagem
Cultura
Kiko Continentino em dose dupla, comemorando 56 anos de vida e 40 de carreira com dois shows em Niterói

O virtuoso pianista do aclamado grupo Azymuth se apresenta nos dias 31 de julho e 01 de agosto em São Domingos e lança projeto para revitalizar a região da Cantareira por meio da música
O músico mineiro Kiko Continentino, tecladista do emblemático grupo Azymuth, fará duas apresentações em Niterói em comemoração pelos seus 56 anos de vida e 40 de carreira. A maratona musical começa no dia 31 de julho, quinta-feira, às 19h30, com o show de aniversário do músico e diversos convidados na Drop Burger – Reserva Cultural de Cinema em São Domingos. Já na sexta, dia 01 de agosto, às 21h, ele se une aos irmãos Jorge e Alberto com quem compõe o “ContinenTrio”, no Estúdio Onze Botequim, também em São Domingos. Em ambas as apresentações, o baterista será Erivelton Silva.
Os shows fazem parte do projeto do artista de ocupar e revitalizar a região da Cantareira com eventos culturais na democratização do acesso ao Jazz.
– Queremos promover na Cantareira um jazz mais inclusivo, que abrace todas as tribos. Fazer da arte um elemento de integração na formação de novas plateias que possam se interessar pela música do instrumento e conhecer o jazz mais a fundo. Levamos essas ideias aos comerciantes locais e a Drop Burger e o Estúdio Onze abraçaram o propósito com a gente – explica Kiko.
Nascido nas Gerais, radicado em Niterói e cidadão do Mundo
Kiko é um dos mais respeitados artistas da música brasileira. Pianista, compositor, arranjador e produtor, carrega uma trajetória brilhante de mais de 40 anos na cena artística, tendo começado desde cedo numa família altamente musical, aos 15 anos, com seu pai Mauro, também pianista de jazz. Aos 18 anos mudou-se para Niterói onde teve acesso a outras sonoridades que impactaram determinantemente a sequência da sua carreira, como o Rock, a Black Music, o Pop e a MPB, passando a tocar com nomes como Arthur Maia, Renato Rocketh, Cláudio Zoli, Paulinho Guitarra, Emílio Santiago, Fernanda Abreu e Djavan.
Por quase 25 anos, tocou com Milton Nascimento (seu parceiro em três canções), com quem rodou o mundo. Desde 2015 ele integra o lendário grupo Azymuth, mantendo viva a chama do jazz-funk brasileiro e honrando o legado de José Roberto Bertrami.
Kiko segue na estrada em turnês mundiais com o Azymuth e, em paralelo, coleciona diversas realizações, como os projetos especiais “Chansong: a música de Tom Jobim e Michel Legrand”, com Lucynha Lima, Valerie Lu e Marcello Ferreira, o álbum MAKIMATRIO (“Combustão Global”) com Marcelo Maia e Renato Massa, o grupo ContinenTrio, com seus irmãos Alberto e Jorge Continentino, e a série “Jazz is Dead” (co-parceria de Continentino nas oito faixas), álbum produzido em associação com Adrian Younge e Ali Shaheed Mohamed, precursor do Hip Hop do Brooklin, que teve grande repercussão internacional. O Azymuth acaba de retornar de mais uma tournée norte-americana.
Seu nome está associado a uma constelação internacional, da MPB à bossa-nova e ritmos nordestinos, do Jazz ao Pop. Nomes como Edu Lobo, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elza Soares, Hélio Delmiro, Maria Bethânia, João Bosco, Chico Buarque, Marcos Valle, Toninho Horta, Leila Pinheiro, Maurício Einhorn, Ivan Lins, Dione Warwick, Wayne Shorter, Ron Carter, Billy Cobham, Dave Liebman, Raul de Souza, Tim Ries (dos Rolling Stones), Didier Lockwood, Seu Jorge, Ivete Sangalo, Nivaldo Ornelas, Mart’nália, Quarteto Jobim Morelenbaum, Robertinho Silva, Criolo, DJ Nuth, Marcelo D2, João Donato, Alcione, Edi Rock (dos Racionais), Rincon Sapiência, Jane Duboc, Carlos Dafé, Arthur Verocai, MPB4, Quarteto em Cy, Maria Rita, Jorge Benjor, Dominguinhos, Elba Ramalho, entre muitos e muitos artistas. Seu trabalho como compositor é pródigo, é autor de mais de 600 músicas.
Serviço:
Aniversário & Show Especial do maestro Kiko Continentino com convidados especiais
Data e hora: 31 de julho, às 19h30
Local: Drop Burger – Reserva Cultural de Cinema
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói
Ingresso: R$ 10
Complexo com estacionamento e segurança
Instagram: @dropburger
Estúdio Onze Botequim – ContinenTrio
Data e hora: 01 de agosto, às 21h
Local: Praça Leoni Ramos, 09, São Domingos, Niterói/RJ
Couvert Artístico: R$ 10
Reservas pelo whatsapp: (21) 982085342 ou por direct no
Instagram: @estudio11botequim
Rede social:
Kiko Continentino – https://www.instagram.com/kikocontinentino/
Cultura
Vencedores do Grammy Latino, Os Garotin agitam o Teatro Nova Iguaçu Petrobras

Teatro ainda receberá em julho Sérgio Mallandro e o aclamado espetáculo “Macacos”, entre muitas atrações
Vencedores da última edição do Grammy Latino, o trio sensação da música Os Garotin sobe ao palco do Teatro Nova Iguaçu Petrobras no dia 18 de julho, sexta-feira, às 20h. O show faz parte do aquecimento para o Festival Rock The Mountain.
O grupo é formado por Anchietx, Cupertino e Leo Guima, crias da cidade de São Gonçalo (RJ) que uniram suas influências e referências musicais da MPB, R&B, Soul Music e Hip-Hop criando um som singular, que evoca as vibrantes atmosferas dos bailes blacks das décadas de 70.
O EP “Os Garotin Session” (2023), foi o primeiro lançamento do trio e ganhou reconhecimento após a viralização da música “Zero a Cem”, impulsionando o trio a se tornar finalista na categoria Brasil do Prêmio Multishow (2023) e campeão do “Prêmio Potências!” como artistas revelação. O sucesso do EP sucedeu na primeira turnê, intitulada “Pouco a Pouco”, que passou por 6 cidades do Brasil levando ritmo, sonoridade e balanço, esgotando todos os ingressos, além da participação de festivais como Doce Maravilha Rio. Em “Nossa Resenha” (2024) Os Garotin convidaram Caetano Veloso para participar da faixa que homenageia a cidade do Rio de Janeiro, celebrando seus pontos turísticos emblemáticos, combinando uma sonoridade rica da MPB com a contemporaneidade do trio. Em maio, Os Garotin lançaram o álbum de estreia com 12 faixas autorais que ressoam o balanço e a atmosfera dos Bailes Blacks.

Programação recheada de atrações
O Teatro Nova Iguaçu Petrobras receberá ainda em julho Sérgio Mallandro em “Os Perrengues do Mallandro” e o aclamado monólogo “Macacos”, com Clayton Nascimento, entre outras atrações. Confira a programação completa em https://ingressodigital.com/pesquisa.php?busca=S&pg=1&txt_busca=nova+igua%C3%A7u
Serviço:
Os Garotin – Rock The Mountain
Dia e hora: 18 de julho, sexta-feira, às 20h
Local: Teatro Nova Iguaçu Petrobras – Rua Coronel Bernardino de Melo, 1081, Caonze, Nova Iguaçu – RJ
Ingressos: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://ingressodigital.com/evento/16811/os-garotin-rock-the-mountain
Rede social:
Teatro Nova Iguaçu Petrobras – https://www.instagram.com/teatronovaiguacupetrobras/



Entretenimento
Festa Junina agita a Cantareira com música, comidas típicas e diversão gratuita para toda a família

Serão três dias de eventos com diversas opções para quem busca entretenimento de qualidade, acessível e com toda a segurança
Nos dias 18, 19 e 20 de julho, o Shopping Cantareira será palco de uma animada festa junina que promete encantar todas as idades. Com entrada e estacionamento gratuitos, o evento oferece uma programação completa com muita música ao vivo, comidas típicas e brincadeiras tradicionais que celebram o melhor do clima junino.
Durante os três dias, o público poderá curtir shows musicais variados, que garantem o forró, sertanejo e outros ritmos populares para animar o arraial. Entre uma atração e outra, as famílias poderão saborear delícias como cachorro-quente, canjica, hambúrguer, espetinho e outras iguarias típicas a partir de R$ 12,00.

As crianças terão um espaço dedicado à diversão, com brincadeiras clássicas como pescaria, tiro ao alvo, argola e boca do palhaço — com valores a partir de R$ 10,00. A festa busca resgatar o espírito das tradicionais quermesses, proporcionando momentos de lazer, cultura popular e confraternização.
A Festa Junina do Shopping Cantareira é uma ótima opção para quem busca entretenimento de qualidade, acessível e com toda a segurança. Prepare o chapéu de palha, a camisa xadrez e venha viver essa grande celebração da cultura brasileira.

Serviço:
Arraiá da Cantareira
📍 Local: Shopping Cantareira
📅 Dias: 18, às 16h às 22h, 19 e 20 de julho, das 11h às 22h
🎟 Entrada e estacionamento: gratuitos
🎤 Shows musicais todos os dias
🍢 Comidas típicas a partir de R$ 12,00
🎯 Brincadeiras infantis a partir de R$ 10,00
Informações: @saboresmusicfest
PROGRAMAÇÃO
SEXTA, DIA 18
20H – Jefferson Viana canta Cristiano Araújo
SÁBADO, dia 19
18h – Edinho Ramalho canta Zé Ramalho
20h – Lorena Alexandre canta Marília Mendonça
DOMINGO, dia 20
18h – Julio Cesar e Juliano cantam Henrique e Juliano
20h – Knoa canta Falamansa