Bahia
Escola pública em Lauro de Freitas recebe Oficinas gratuitas de Arte, Cultura e Incentivo à Leitura promovidas pelo Instituto Brasil Solidário
“Com uma programação envolvendo alunos, educadores e toda a comunidade escolar, a proposta leva ações com intervenção de pintura, arte, espaços literários, com uso de materiais recicláveis, que podem ser replicadas para além dos muros da escola”
O Instituto Brasil Solidário – IBS, por meio do projeto Plano Bienal Brasil Solidário, chega em Lauro de Freitas (BA) levando três dias intensos de oficinas práticas, envolvendo desde formações e oficinas práticas em Teatro de Bonecos, Fotografia e Desenho e Pintura, até uma capacitação em Mediação de Leitura e catalogação de acervo, incluindo a construção de espaços literários, com materiais para montagem da biblioteca junto àentrega de um kit para os projetos de leitura, com fantoches, aventais, sacolas e tapetes literários.
Com vagas abertas para os educadores da rede pública de ensino do município, as formações ofertadas de forma gratuita, serão realizadas de 07 a 09 de novembro, na Escola Municipal Jovina Moreira Rosa, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educação na mobilização e no fomento das atividades. As ações incluem ainda a doação de 500 livros para serem utilizados nos projetos de incentivo à leitura na rede pública de ensino e 3 câmeras fotográficas, que ficarão para os alunos desenvolverem as atividades.
Para a Antônia Geny, técnica da Secretaria de Educação de Lauro de Freitas, a oportunidade de fazer as formações no formato EaD e logo após vivenciar as práticas presencialmente, permite um engajamento que gera impacto direto nas boas práticas replicadas em sala de aula, com educadores repercutindo o aprendizado e até motivando outros colegas a participarem das atividades.
“Eu vejo esse projeto do IBS como um divisor de águas para o trabalho nas escolas. Neste ano, tivemos um número expressivo de professores participando dos cursos EAD do IBS, e nossa meta é, o ano que vem, termos todos os professores da rede passando pelas formações. Só nesse primeiro dia da ação presencial recebi vários relatos dos educadores encantados com as atividades e compartilhando que gostariam que os colegas da rede estivessem aqui. Então quando vejo esse engajamento, fico muito feliz, me dá uma energia diferente, sabendo que eles estão saindo dessa capacitação querendo replicar o aprendizado, com certeza, isso vai gerar impacto direto nas propostas em sala de aula e no aprendizado de nossos alunos”, destacou.
Segundo Luis Salvatore, Diretor Presidente do Instituto Brasil Solidário, esse momento das oficinas práticas abrem um leque de oportunidades para potencializar as habilidades dos estudantes junto às práticas pedagógicas, além de apresentar alternativas sustentáveis que podem ser multiplicadas em toda a rede e comunidade. “As oficinas são realizadas com materiais de fácil acesso na escola e comunidade. Estamos apresentando a construção de espaços literários, confecção de marionetes, de fantoches, sendo produzidos com material reciclado, que pode ser replicado dentro e fora da sala de aula. A ideia é promover um intercâmbio entre a comunidade e o público escolar, contribuindo para o engajamento dos estudantes e até inspirando práticas que podem gerar renda para as famílias desses alunos”, pontua Luis Salvatore.
O encerramento das atividades contará com apresentações de teatro de bonecos, fotografia e demais atividades culturais promovidas pelos próprios participantes, em evento aberto à comunidade escolar, no último dia da programação. As formações pretendem mobilizar mais de 200 pessoas, entre educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e técnicos da Secretaria de Educação do município.
SUSTENTABILIDADE, ARTE E CULTURA COMO TEMA TRANSVERSAL
Utilizando materiais reciclados, reaproveitados e de fácil acesso na comunidade, as oficinas apresentarão ideias simples, replicáveis e que já são implementadas nas 5 regiões do Brasil, através da metodologia do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, tecnologia social do Instituto Brasil Solidário.
No eixo de Incentivo à Leitura, a escola ganhará espaços literários lúdicos e criativos, com mobiliários sendo construídos a partir da reciclagem. Os cantinhos de leitura terão pufes, prateleiras e nichos de paletes, além de almofadas, tapetes e aventais literários sendo produzidos nas oficinas de leitura, com retalhos e restos de tecido.
No Teatro de Bonecos, todos os personagens serão construídos com garrafas PET, pedacinhos de PVC e retalhos coletados pelos alunos da escola, práticas que poderão ser mobilizadas de forma interdisciplinar nas atividades pedagógicas em sala de aula.
SERVIÇO
- Oficinas Práticas de Arte e Cultura em Lauro de Freitas (BA)
Data: De 07 a 09 de novembro
Horário: 08h às 17h
Local: E.M Jovina Moreira Rosa
(Rua Roque José da Silva 48 Loteamento Miragem – Buraquinho, Lauro de Freitas – BA, 42709-420)
Bahia
Sessão Azul: crianças participam de diversão gratuita em parque neste sábado no Salvador Shopping
No sábado, 28 de setembro, das 9h às 10h, os clientes com TEA terão uma manhã repleta de diversão no Parque Detetives do Prédio Azul – D.P.A. Repleto de desafios e diversão, a atração leva as crianças de 2 a 13 anos a visitar cenários imersivos inspirados na história, com o objetivo de salvar o famoso Prédio Azul, que foi reproduzido por um inflável gigante, repleto de obstáculos, em formato de edifício. O circuito também conta com piscina de bolinhas, kids play, giro radical, cama elástica e pula-pula, proporcionando uma experiência imersiva de mistérios, aventuras e desafios. A atração gratuita é aberta ao público que se inscrever pelo App Salvador Shopping (disponível em Android e IOS). As vagas exclusivas para pessoas neurodivergentes são limitadas e as crianças precisam estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis para usufruir dos brinquedos.
Ainda no sábado, às 11h, o Cinemark do Salvador Shopping realizará mais uma edição da sessão Ingresso Azul, proporcionando um momento de lazer no cinema com salas adaptadas para o público neurodivergente com a exibição do filme ‘Zuzubalândia’. Os clientes com TEA e seus responsáveis pagam meia e os ingressos estarão disponíveis para compra online através dos canais do Salvador Shopping ou presencialmente na bilheteria do Cinemark, no piso L3.
Hora Silenciosa – Por entender a necessidade de proporcionar um lugar mais acolhedor para pessoas com TEA e suas famílias, o Salvador Shopping criou a Hora Silenciosa, onde os ambientes têm os estímulos sonoros e visuais reduzidos durante a primeira hora de funcionamento do shopping, das 9h às 10h, sempre no último sábado de cada mês. O projeto conquistou o troféu “Newton Rique de Sustentabilidade – ESG” na categoria Prata do Prêmio Abrasce em 2024.
Ações permanentes – Algumas iniciativas já foram implementadas de forma definitiva, como as vagas exclusivas de estacionamento para famílias de pessoas com TEA e os abafadores de som e ruídos, que estão disponíveis para empréstimo nos Espaços Família – Pisos L1 e L2 e Centro de Atendimento ao Cliente – CAC, piso L2; durante o horário de funcionamento do shopping
SERVIÇO
Hora Silenciosa com diversão Parque D.P.A
Local: Salvador Shopping, parque D.P.A, Praça Central – Piso L1;
Data: sábado, 28 de setembro de 2024;
Horário: 9h às 10h;
Atração gratuita mediante reserva no App Salvador Shopping.
Sessão Ingresso Azul com o filme ‘Zuzubalândia’
Local: Cinemark – Piso L3 do Salvador Shopping;
Data: sábado, 28 de setembro de 2024;
Horário: 11h;
Compra de ingressos online através dos canais do Salvador Shopping ou presencialmente na bilheteria do Cinemark.
Bahia
Governo do Estado da Bahia abre 78 novos leitos no Hospital da Mulher e amplia serviço oncológico
Com a entrega de 78 novos leitos e ampliação do serviço de oncologia, nesta segunda-feira (23), o Governo do Estado consolida o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, em Salvador, como referência nacional no cuidado feminino. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e da secretária Roberta Santana, titular da Saúde do Estado. As intervenções contabilizaram um investimento superior a R$ 58,1 milhões em obras e equipamentos.
“Nós já temos ciência, temos tecnologia. Se a gente conseguir, na hora correta, detectar, acompanhar e fazer o tratamento da forma adequada, a gente resolve o problema. Não queremos prorrogar a vida, a gente quer curar as pessoas”, garantiu o chefe do Executivo durante cerimônia de inauguração.
Roberta Santana acrescentou que o incremento também vai aumentar as vagas para cirurgias. “A ampliação do hospital elevou o total de leitos de 163 para 241, o que permitirá à unidade realizar mais de 200 novas cirurgias por mês. Foram contratados, ainda, 335 novos profissionais, entre médicos, equipes assistenciais e de apoio, fortalecendo, ainda mais, os serviços prestados às pacientes do Sistema Único de Saúde [SUS]”, detalhou a secretária da Saúde do Estado.
Além da expansão dos serviços oncológicos quimioterápicos e cirúrgicos, o hospital conta com dois bunkers já preparados para receber aceleradores lineares — equipamentos de última geração utilizados na radioterapia —, e o serviço de braquiterapia, que permite a aplicação de radiação diretamente em tumores, sendo especialmente indicada para casos de câncer de útero e mama. O aporte destinado para equipamentos é de R$ 27,6 milhões, e eles já estão em fase de licitação.
A pedagoga Ademilta Lopes fez o rastreamento do câncer de mama no município de Nova Ibiá, através de uma unidade móvel, durante a Feira Saúde Mais Perto, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Com o diagnóstico, ela foi encaminhada para tratamento no Hospital da Mulher.
“Fiz a primeira cirurgia no mês de setembro do ano passado. Em novembro, fiz outra cirurgia dos linfonodos, que estavam comprometidos. Em fevereiro, eu comecei a quimioterapia. Graças a Deus, todas bem sucedidas. Agora, estou no processo da radioterapia. Fui muito bem atendida pelo pessoal do hospital, pelo pessoal da Casa de Apoio, que nos atende realmente com amor. É uma gratidão imensa que a gente tem por essas pessoas, que nos acolhem de coração aberto, como se fôssemos da família”, dividiu sobre o tratamento. Para ela, a ampliação vai possibilitar que mais mulheres tenham acesso a um atendimento qualificado como o que ela teve.
Com as melhorias, o Hospital da Mulher estará apto a oferecer um tratamento oncológico mais completo e avançado. Assim, ampliará, também, o número de cirurgias reconstrutivas pós-mastectomia, com implantes de prótese, como parte essencial do atendimento às pacientes com câncer de mama.
O ministro Rui Costa, da Casa Civil da Presidência da República destacou que o Hospital da Mulher da Bahia se tornou referência para Alagoas, Pernambuco e para o Pará. “Eu diria que não foi construído apenas um hospital de excelência, mas um novo olhar sobre o cuidado às mulheres, que começou a se espalhar pelo Brasil. Se criou aqui uma cultura de excelência, uma cultura de cuidado ao ser humano. Eu sinto muita emoção e muito orgulho, porque, mais do que um equipamento, mais do que um diagnóstico de câncer, as pessoas têm acolhimento, afeto e esperança”, disse, emocionado.
O hospital também ganhará um prédio anexo, com três pavimentos interligados ao edifício principal. A nova estrutura abrigará serviços de diagnóstico por imagem, como tomografia, ressonância magnética e raio-x, bem como contará com uma nova Central de Materiais Esterilizados (CME), almoxarifado geral, rouparia e central de manutenção. Esse avanço permitirá à unidade oferecer mais agilidade e conforto no atendimento às pacientes.
Histórico de atendimento e serviços especializados
Nos últimos 12 meses, o Hospital da Mulher realizou mais de 676 mil atendimentos, incluindo consultas, diagnósticos por imagem e tratamento oncológico. O número de internações chegou a 11,5 mil. Com dois blocos cirúrgicos, a unidade realiza procedimentos em diversas especialidades, como ginecologia, mastologia, cirurgia plástica e cabeça e pescoço.
O hospital se destaca, ainda, pelos serviços oferecidos às mulheres em situação de violência sexual. Proporciona atendimento especializado e humanizado, com observação de até 24 horas e consultas com ginecologistas e outros profissionais da saúde.
Casa de apoio e suporte integral às pacientes
Outra iniciativa de grande impacto social é a Casa de Apoio à Mulher com Câncer, que dispõe de 45 vagas para pacientes em tratamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e acompanhantes. Destas vagas, cinco são destinadas a pacientes em cuidados paliativos, oferecendo acolhimento e conforto em momentos delicados.
Avanço na saúde da mulher
Secretária da Saúde, Roberta Santana reforçou que a reforma e ampliação do Hospital da Mulher reafirmam o compromisso do Governo do Estado com a saúde integral feminina. “Com essa ampliação, não apenas aumentamos nossa capacidade de atendimento, mas, também, elevamos a qualidade do tratamento oncológico e humanizado que oferecemos. O hospital passa a ser um centro completo de cuidado à saúde da mulher, abrangendo desde o diagnóstico até a recuperação”, ressaltou.
O Hospital da Mulher, agora modernizado e ampliado, seguirá como uma referência para toda a Bahia, unindo tecnologia de ponta, humanização e um atendimento integral às pacientes, especialmente aquelas que lutam contra o câncer.
Fonte: Ascom/Sesab, com informações da repórter Milena Fahel/GOVBA
Bahia
Instituto de Cegos da Bahia convoca a sociedade para ampliar o seu olhar para as pessoas com deficiência visual
Há 91 anos, o Instituto de Cegos da Bahia celebra e respeita as mais diversas formas de ver o mundo e acredita que todas as visões devem ser ampliadas ao longo da vida. Os nossos sonhos, metas e ações não podem ser limitados. Eles merecem ir além. E é assim, ampliando o olhar para novos caminhos, oportunidades e formas de solidariedade que a gente transforma o mundo de dentro pra fora, que o ICB lança a nova campanha “Amplie Seu Olhar”, que terá ampla divulgação voluntária nos veículos de comunicação, com locução do cantor e embaixador do instituto, Carlinhos Brown. Segue vídeo da Campanha “Amplie Seu Olhar”: https://www.youtube.com/watch?v=NlUjjApzPTA
E é nesse espírito que o Instituto, que é referência na área da saúde ocular, lança essa linda campanha para ampliar toda a sua estrutura, passando pela expansão do meio digital, de seus projetos, da sua capacidade de atendimento, inclusive a ampliação do número de doações e doadores mensais.
Com a sua sede localizada no bairro do Barbalho, em Salvador, o ICB é o único da Bahia a oferecer, de forma gratuita, prevenção, diagnóstico, habilitação, reabilitação e inclusão social de pessoas cegas ou com baixa visão. Carregando consigo um propósito claro e inspirador de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos, atualmente o instituto realiza mais de 310 mil procedimentos anuais, porém, devido à alta demanda, a espera por atendimento pode chegar a até três meses.
A presidente do ICB, Heliana Diniz, explica que o trabalho realizado pelo ICB é voltado para pessoas, em sua maioria, em situação de vulnerabilidade social, desde crianças até idosos, e a ação vai de encontro ao desejo do instituto de poder ajudar ainda mais famílias. “Essa campanha representa um compromisso com a dignidade e o potencial das pessoas cegas e com baixa visão e não só nos ajudará a aumentar o número de assistidos, mas também a aprimorar os recursos e tecnologias disponíveis, garantindo que nossos usuários tenham acesso ao que há de mais moderno e eficiente em termos de reabilitação e educação. Cada contribuição será um passo a mais para construir um futuro em que todos tenham as mesmas oportunidades. Esperamos contar com a união de toda a sociedade nesta causa tão nobre e necessária”, declara.
Conquistas:
No ano passado, fruto da campanha de ampliação do instituto, o ICB inaugurou a nova Biblioteca Acessível, que faz parte do seu Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) e foi totalmente requalificada para ganhar novos móveis e equipamentos. O ambiente, que é um marco de inclusão e acesso à cultura, traz um enorme acervo em Braille, dispõe de recursos de tecnologia assistiva, como CCTV, mesa tátil, o ZoomText, Orcam, máquina e linha Braille, itens que poucos espaços disponibilizam, a sala de Psicomotricidade, um local destinado para a realização de atividades psicomotoras, cognitivas e socioafetivas de crianças e adolescentes com deficiência visual (baixa visão ou cegueira), deficiência múltipla e surdocegueira, que, para além de facilitar o acesso ao conhecimento, proporciona a experiência de aprendizado mais interativo e envolvente, o que fortalece a autoestima dos alunos e a quadra de esportes, espaço onde são realizadas atividades esportivas como o futebol de cegos e o Goalball.
Como ser um doador:
A sociedade em geral, pessoas físicas e jurídicas, associações e entes públicos podem doar e fazer parte dessa rede de solidariedade acessando o site www.institutodecegosdabahia.org.br/doeagora ou através da chave PIX que é (71) 98817-3193. Para demais esclarecimentos, é possível entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Doador do ICB pelo WhatsApp, que é o mesmo número do PIX, através do e-mail doacoes@institudodecegosdabahia.org.br, ou pela página do instituto no Instagram, @institutodecegosdabahia.
-
Evento7 meses atrás
AEXPI MEETING 2024
-
Saúde12 meses atrás
Mentoria de carreira
-
Saúde1 ano atrás
UNACCAM em Milão
-
Outras10 meses atrás
Revolucionando o Varejo
-
Política1 ano atrás
Mercosul em risco?
-
Cultura4 meses atrás
Orgulho de envelhecer
-
Agronegócio12 meses atrás
Inseminação em suínos
-
Gospel12 meses atrás
Unidos pela música