Siga-nos nas Redes Sociais

Teatro

Espetáculo “Acrobatas Saltitantes” estreia temporada com apresentações em sete cidades de São Paulo

Publicado

em

Imagem Do Whatsapp De 2024 01 09 à(s) 12.39.14 Dfa37b8b
Foto: Divulgação

De forma alegre e divertida, o espetáculo conduz as crianças ao mundo imaginário e virtuoso do circo, inspirando-as a fugir daquilo que aprisiona, daquilo que não nos torna felizes e que nos impede de sonhar.

Projeto “Acrobatas Saltitantes” promove apresentações e oficinas gratuitas no Litoral e no Grande ABC

A partir do dia 14 de janeiro de 2024, acontece uma temporada de circulação do espetáculo “Acrobatas Saltitantes” (@acrobatas_saltitantes), pelo projeto “Katita e Juarez, do concreto ao mar”,  contemplado pelo edital ProAC 11/2023 – #ProAC2023. 

No dia 14 de janeiro (domingo), na Comunidade Vila da Mata, em Bertioga, acontece uma Oficina de musicalização infantil, às 10h, e apresentação do espetáculo às 15h. Em 16 de janeiro (terça-feira), no Núcleo Resistência – Associação Moradores do Parque América, em Rio Grande da Serra, acontece a   Oficina de circo, às 10h, e apresentação às 16h. No sábado, dia 20 de janeiro, no Parque da Juventude, em São Bernardo do Campo, acontece uma Oficina de circo, às 10h, e apresentação às 16h. E no domingo, 21 de janeiro, a Oficina de musicalização infantil será às 10h, e apresentação às 15h, no Parque Oriental – Milton Marinho De Moraes, em Ribeirão Pires.

No dia 03 de fevereiro (sábado), o espaço cultural Casa3, no Guarujá, recebe a Oficina de circo das 11h às 13h e apresentação do espetáculo às 14h30.

Acrobatas Saltitantes” é um espetáculo infantil alegre e muito divertido, que conduz as crianças ao mundo imaginário e virtuoso do circo, inspirando-as a fugir daquilo que aprisiona, daquilo que não nos faz felizes e que nos impede de sonhar. Na montagem, a palhaça Katita (interpretada por Karen Nashiro) e sua amiga, a pulga Juarez, fogem de um trabalho onde ambas eram exploradas e percebem o potencial que possuem juntas, decidindo criar um espetáculo de circo para sobreviver. 

Com apresentações e oficinas gratuitas, o projeto passará por sete cidades de São Paulo: Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, Cubatão, Santos, Guarujá e Bertioga. Um trajeto que parte da grande São Paulo e se desloca para cidades litorâneas. Caminhos da cidade para o mar, fazendo um paralelo com a situação das personagens Katita e Juarez no espetáculo, que fogem de um local onde sentiam-se aprisionadas para terem uma vida diferente, onde fazem o que acreditam e se sentem felizes. 

O tema central do projeto é a exploração do trabalho, evidenciando que Katita e Juarez se sentiam exploradas em seus respectivos empregos. Ao se encontrarem, ambas se empoderam e decidem fugir juntas para serem protagonistas de suas vidas e de suas decisões. 

O espetáculo resgata o tradicional circo de pulgas e traz a linguagem da palhaçaria, técnicas acrobáticas circenses como parada de mãos e equilíbrio, ilusionismo e pirofagia. 

Seu cenário, os adereços e o figurino são inspirados na cultura popular nordestina, e toda a trilha sonora, criada especialmente para este espetáculo, é executada ao vivo, ao som da sanfona, pelo músico Wiltinho Sanfoneiro, proporcionando um momento de aproximação com sonoridades que remetem a essa cultura.

Além das apresentações, serão realizadas 04 oficinas de circo e 03 de musicalização para crianças, uma em cada município abarcado pelo projeto, e um mini-documentário sobre a realização das atividades, que será disponibilizado online após a circulação do espetáculo. As atividades são gratuitas e o mini-documentário ficará disponível em plataforma virtual de livre acesso ao público. 

Sobre as Oficinas “Construindo Pontes e Pirâmides” e “Brincando com os sons”

A oficina “Construindo Pontes e Pirâmides, ministrada por Karen Nashiro, abordará técnicas de portagens coletivas e contrapesos de forma divertida. Serão realizados jogos de atenção e ritmo, exercícios de confiança e composições cênicas, prezando pelo cuidado com todos que estão participando da atividade. Destinada para crianças de 06 a 14 anos, com 2 horas de duração. 

Já a oficina “Brincando com os sons”, voltada para a musicalização infantil, será ministrada pelo músico e compositor da trilha sonora do espetáculo Wiltinho Sanfoneiro. Uma oficina rotativa, onde as crianças conhecerão diferentes instrumentos musicais através da experimentação guiada. Por meio de jogos e brincadeiras, serão trabalhados aspectos do desenvolvimento cognitivo relacionados à percepção sonora, ritmo e coordenação motora, a fim de que consigam compreender e classificar diferentes propriedades do som. Destinada para crianças de até 07 anos, com 2 horas de duração.  

Informações: www.instagram.com/acrobatas_saltitantes

Teaser do espetáculo: https://youtu.be/OADKkur_lNg  

Serviço: Temporada “Acrobatas Saltitantes”

Sinopse: Katita e sua amiga, a pulga Juarez, fogem de um trabalho onde eram exploradas. Juntas percebem o potencial que ambas têm e decidem criar um espetáculo de circo para sobreviver. Duração: 45 minutos. Grátis – Classificação Livre

Quando: 14 de janeiro de 2024 (domingo)

Horário: Oficina de musicalização infantil das 10h às 12h e apresentação do espetáculo às 15h

Onde: Comunidade Vila da Mata – Bertioga – Endereço: Avenida dos Tucanos, s/n – Vila da Mata, Bertioga

Quando: 16 de janeiro de 2024 (terça-feira)

Horário:  Oficina de circo das 10h às 12h e apresentação do espetáculo às 16h

Onde: Núcleo Resistência – Associação Moradores do Parque América – Endereço: Rua Mococa, 320. Parque América. Rio Grande da Serra – SP

Quando: 20 de janeiro de 2024 (sábado)

Horário: Oficina de circo das 10h às 12h e apresentação do espetáculo às 16h

Onde: Parque da Juventude – São Bernardo do Campo – Endereço: Av. Armando Ítalo Setti, 65 – Baeta Neves, São Bernardo do Campo – SP, 09760-280

Quando: 21 de janeiro de 2024 (domingo)

Horário: Oficina de musicalização infantil das 10h às 12h e apresentação do espetáculo às 15h

Onde: Parque Oriental – Milton Marinho De Moraes – Endereço: R. Maj. Cardim, 3100 – Estância Noblesse, Ribeirão Pires – SP, 09424-250

Quando: 03 de fevereiro de 2024 (sábado)

Horário: Oficina de circo das 11h às 13h e apresentação do espetáculo às 14h30

Onde: Casa3 (https://www.instagram.com/casatres) – Endereço: Av Francisco Arnaldo Gimenes,232 – Santo Antônio, Guarujá, SP, 11432-380

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Teatro

Experiência com ballet e luzes em espetáculo We Call It Ballet: A Bela Adormecida no Teatro RioMar

Publicado

em

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

O espetáculo We Call It Ballet: A Bela Adormecida volta ao Teatro RioMar Recife no próximo sábado, dia 20 de setembro, às 17h. A apresentação revisita este conto atemporal de forma inédita, com uma narração expressiva, dança impecável e trajes iluminados com luzes que brilham no escuro. 

A experiência conta com dança e luz, balé clássico e tecnologia moderna. Em We Call It Ballet: A Bela Adormecida, dançarinos literalmente iluminam o palco com coreografias brilhantes e figurinos que brilham no escuro, criando uma obra-prima artística.

O conto atemporal da princesa amaldiçoada, despertada pelo beijo do seu verdadeiro amor, ganha vida em um esplendor visual impressionante, com piruetas e saltos que desafiam a gravidade, lançando um caleidoscópio de cores pelo palco.

Os ingressos podem ser adquiridos no site da Fever (https://feverup.com/m/259824).

Continue Lendo

Cultura

Pela primeira vez em BH: fenômeno nos palcos pelo Brasil, “Sonho Encantado de Cordel, O Musical” chega ao SESC Palladium com Aline Wirley, Igor Rickli e grande elenco

Publicado

em

Com direção de Thereza Falcão e músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, espetáculo visto por mais de 60 mil pessoas é inspirado em enredo histórico de Rosa Magalhães e promove o encontro de Hans Christian Andersen e os seus contos de fadas com a rica tradição da literatura de cordel e o Nordeste do Brasil

Uma jornada mágica e fascinante chega a Belo Horizonte! “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”, fenômeno que está encantando o Brasil, chega ao palco do SESC Palladium, no Centro, nos dias 20 e 21 de setembro, com sessões no sábado, às 18h, e domingo, às 15h e 18h. Com texto e direção da premiada Thereza Falcão, a peça narra a vida de Hans Christian Andersen e os contos de fadas por ele criados, envolvidos pela rica tradição da literatura de cordel e ambientados no Nordeste do Brasil. Sucesso absoluto de público e de crítica, o espetáculo é inspirado no enredo “Uma Delirante Confusão Fabulística”, de 2005, criado por Rosa Magalhães para a escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense, que prestou homenagem ao famoso autor em seu bicentenário. O fenômeno dos palcos já foi assistido por mais de 60 mil pessoas e passou por São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Niterói (RJ), sempre com lotações esgotadas.

A superprodução conta com 13 artistas, cantores e multi-instrumentistas formando o grande elenco: Aline Wirley, Igor Rickli, Giulie Oliveira, Mikael Marmorato, Ricca Barros, Adrén Alves, Marcela Coelho, Danni Marinho, Fábio D’Lélis, Carol Romano, Lígia Bié, Emmy Oliveira e Ananda K. Numa deslumbrante fusão de elementos da cultura nordestina com o universo encantado dos contos de fadas, a história gira em torno de Rosa Cordelista (nome em homenagem a Rosa Magalhães), uma jovem determinada que, apesar da desaprovação de sua mãe, sonha em se tornar uma grande cordelista. Movida pela força de sua imaginação, Rosa é transportada em um sonho mágico para um universo encantado, onde encontra o lendário Hans Christian Andersen. Juntos, eles embarcam em uma jornada emocionante, repleta de personagens míticos dos contos de fadas do autor.

Nesse reino de fantasia, Rosa e Andersen se envolvem em uma aventura épica, onde reis vaidosos, imperadores sábios e a poderosa Rainha da Neve competem pelo título de Maior Monarca de Todos os Tempos. Por meio de desafios, músicas e danças, a jovem cordelista descobre que os sonhos e a criatividade são as forças mais poderosas que existem, capazes de transformar o mundo e nossas vidas. “Sonho Encantado de Cordel, O Musical” é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela CAIXA Vida e Previdência, patrocinado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

– Patrocinar um musical original e autoral como este é uma forma de honrar e celebrar a riqueza da cultura brasileira. Ao destacar a literatura de cordel, um pilar fundamental da identidade nordestina e, por extensão, da identidade do Brasil, o projeto cria uma experiência teatral única que celebra, entre outras coisas, a diversidade – destaca Benjamin Sacksteder, Presidente da CAIXA Vida e Previdência.

No palco, mais de 10 cenários e 50 figurinos, criados pela eterna Rosa Magalhães e conduzidos pelo seu braço direito, o carnavalesco Mauro Leite, ganham vida. A experiência visual é enriquecida pelas projeções e vídeos dirigidos pelo renomado artista visual Batman Zavareze. As coreografias são assinadas pelo premiado Renato Vieira, enquanto a direção musical fica a cargo do aclamado Marcelo Alonso Neves.  

Com 10 músicas inéditas e originais compostas pelos brilhantes Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, o espetáculo mescla o vibrante ritmo do Nordeste com a magia das histórias eternas. Esta obra é uma fascinante interlocução cultural entre o Brasil e a Dinamarca, em que cada cena convida o público a mergulhar em um universo onde tudo é possível, e onde a esperança e o amor sempre prevalecem.

– Estamos orgulhosos de patrocinar uma produção que promove a literatura de cordel e a insere nos contos de fada de Hans Christian Andersen. Ao incentivar o hábito de frequentar o teatro desde a infância, contribuímos para a formação de novos públicos e para o desenvolvimento sustentável do país. ‘Sonho Encantado de Cordel’ tem itinerância, brasilidade, diversidade – atributos em total sinergia com a marca da CAIXA Vida e Previdência – comenta Elena Korpusenko, Superintendente de Marketing da CAIXA Vida e Previdência.

Último trabalho de Rosa Magalhães

“Sonho encantado de Cordel, O Musical” torna-se o último trabalho de uma das maiores artistas contemporâneas da atualidade. E agora será também uma grande homenagem póstuma ao seu legado, após o falecimento de Rosa Magalhães em 25 de julho de 2024, aos 77 anos. Envolvida na criação desde o início do projeto, pouco antes de sua partida, naquela mesma noite, em sua casa, ela fez os últimos desenhos que faltavam e deixou todos os figurinos do musical prontos, expostos e organizados em papéis na sua mesa de trabalho. Rosa Magalhães se junta a uma galeria de grandes artistas femininas brasileiras, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Lygia Clark, destacando-se com suas contribuições cruciais para a evolução e diversidade da expressão artística nacional.

– É uma celebração da arte, da poesia e do poder dos sonhos, trazendo ao palco uma narrativa única que vai emocionar e inspirar em um musical para todas as idades – conta Thereza Falcão.

Rosa Magalhães

Rosa Magalhães foi uma das artistas contemporâneas mais importantes no nosso país. Com mais de cinquenta anos de carreira, foi uma artista plástica, figurinista, cenógrafa e carnavalesca brasileira, famosa por seus títulos no Sambódromo e por sua atuação em eventos como a abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, que lhe rendeu um Emmy em 2008, e o show de encerramento das Olimpíadas no Rio, em 2016.

Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen criou mais de 150 contos de fadas, entre eles: “O Patinho Feio”, “A Pequena Sereia”, “A Rainha da Neve”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Polegarzinha”, “O Rouxinol e o Imperador”, entre tantos outros. Andersen enfrentou dificuldades na infância, o que o fez perceber as barreiras sociais e as diferenças entre ricos e pobres. Essa experiência inspirou muitas de suas histórias. Ele acreditava que todos deveriam ter os mesmos direitos.

Thereza Falcão

Thereza Falcão é uma escritora, autora, diretora teatral e roteirista da televisão brasileira. Com mais de 25 anos de carreira da TV GLOBO, escreveu novelas como “Novo Mundo” e “Nos Tempos do Imperador”, por esse trabalho ela recebeu indicação ao Emmy. No teatro, já recebeu o Prêmio Coca-Cola de melhor texto e melhor espetáculo.

CAIXA Vida e Previdência

A CAIXA Vida e Previdência, empresa que apresenta e patrocina o espetáculo “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”, é especializada em produtos de Seguro de Vida, Seguro Dívida Zero e Previdência Privada. É uma das maiores seguradoras do país, com R$ 150 bilhões em reservas e mais de 8 milhões de clientes que confiam na solidez da marca CAIXA. Nascida em 2021, a empresa é fruto da parceria celebrada pela CAIXA Seguridade com a CNP Assurances, líder do mercado francês de Seguro de Vida. O propósito da CAIXA Vida e Previdência é garantir à família brasileira tranquilidade no presente e segurança no futuro, com produtos que atendem às mais variadas faixas de renda e realidades dos nossos clientes, e que estão disponíveis em canais digitais e físicos, nas mais de 4 mil agências CAIXA e de 22 mil Lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui.

Inova Brand

A Inova Brand, que idealizou “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”, é responsável pela realização, produção, comercial e marketing do espetáculo, é uma agência de publicidade especializada em entretenimento e cultura, que já foi responsável pelo marketing de mais de 80 produções teatrais, e produtora de teatro. Atualmente, a agência está à frente da produção geral, marketing e comercial do espetáculo “Duetos, A Comédia de Peter Quilter”, estrelado por Patricya Travassos e Eduardo Moscovis. Este espetáculo já atraiu mais de 100 mil espectadores em mais de 14 cidades do país e continua em temporada nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, além de excursionar por outras regiões do Brasil. No cenário internacional, “Duetos” foi produzido em mais de 20 países e traduzido para mais de 10 idiomas. Além disso, a Inova Brand produz “Duas Irmãs e Um Casamento”, também de Peter Quilter, com Maitê Proença e Debora Olivieri, que estreou em outubro de 2024 no Rio de Janeiro e está em cartaz em São Paulo com grande sucesso.

Em 2025, já estão confirmadas duas novas estreias: Uma nova comédia de Peter Quilter “A Manhã Seguinte” e outro grande projeto é “TV Colosso, O Musical”, baseado no icônico programa de televisão dos anos 90 da TV Globo, com estreia marcada para março de 2025 em São Paulo. Atualmente, a agência é também responsável pelo marketing de “D.P.A. A PEÇA”, a produção oficial da série de televisão “D.P.A.”, que está no ar há mais de 10 anos no canal Gloob e foi adaptada para o cinema, atualmente em seu quarto filme, com milhões de espectadores. “D.P.A. A PEÇA” está em sua segunda edição, tendo realizado temporadas de sucesso no Rio de Janeiro e São Paulo, além de turnês que percorreram mais de 20 cidades no Brasil. A agência também cuida do marketing dos espetáculos da atriz Heloísa Périssé, como “A Iluminada”, além de outras produções externas.

Ficha técnica: 

Apresentado por Ministério da Cultura e CAIXA Vida e Previdência

Livremente inspirado no enredo “Uma Delirante Confusão Fabulística”, de 2005, criado por Rosa Magalhães

Idealização – Sérgio Lopes
Texto e Direção – Thereza Falcão

Elenco – Aline Wirley, Igor Rickli, Giulie Oliveira, Mikael Marmorato, Ricca Barros, Adrén Alves, Marcela Coelho, Danni Marinho, Fábio D’Lélis, Carol Romano, Lígia Bié, Emmy Oliveira e Ananda K.

Músicas Originais – Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro
Direção Musical – Marcelo Alonso Neves
Coreografias – Renato Vieira
Cenários e Figurinos – Mauro Leite

Imersão Visual – Batman Zavareze
Designer de Luz – Daniela Sanchez

Designer de Som – Andrea Zeni

Marketing e Comercial – Mauricio Tavares

Assessoria de Imprensa – Carlos Pinho

Produção de Elenco – Felipe Ventura

Direção de Produção – Filomena Mancuzo

Produção Executiva: Neco FX

Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet

Apresentado por CAIXA Vida e Previdência

Apoio – Caixa Seguridade

Realização – Inova Brand, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução

Serviço:

APRESENTAÇÕES EM BH  
Sessões: 20 e 21 de setembro, sábado, às 18h, e domingo, às 15h e 18h

Local: SESC Palladium – Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro, Belo Horizonte – MG

Entrada: de R$ 19,80 a R$ 120

Vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/109102/d/331651  

Classificação etária: livre

Duração: 70 minutos

Rede social: https://www.instagram.com/sonhoencantadodecordel/

Continue Lendo

Teatro

Espetáculo traz experiência de um julgamento imersivo ao Teatro RioMar neste sábado

Publicado

em

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

O The Jury Experience chega ao Teatro RioMar Recife neste final de semana com a experiência de um julgamento imersivo. No espetáculo, o público também participa não como espectador, mas como jurado e tem o poder de decidir o veredito. A apresentação acontece às 20h30 do próximo sábado, dia 20 de setembro.

O The Jury Experience traz para o público a experiência de um julgamento imersivo, onde tudo está em jogo. Neste espetáculo de teatro, o espectador é o jurado e tem o poder de decidir o veredito. Ele vai analisar todas as provas e responder à pergunta decisiva no final: culpado ou inocente?

Neste julgamento tudo está em jogo e as crenças sobre culpa, inocência e o verdadeiro significado da justiça do público serão desafiadas. The Jury Experience leva o teatro ao vivo a um novo patamar, colocando o público no centro da ação. Como jurado, o espectador analisará depoimentos, interrogatórios e provas forenses em busca da verdade. Cada palavra e cada detalhe importam. No final, o voto decidirá o destino do réu. A justiça será feita? Isso só depende do público.

Os ingressos podem ser adquiridos no site da Fever (https://feverup.com/m/395121).

Continue Lendo