Siga-nos nas Redes Sociais

Leitura

“Esquenta” Flima aquece cidades da Mantiqueira com intervenções literárias

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Ação itinerante pelas cidades da Mantiqueira levará guarda-chuvas coloridos para as ruas de Santo Antônio do Pinhal na próxima sexta-feira, 02 de maio; a intervenção, realizada pelo grupo Fio da Meada, propõe uma pausa, oferecendo cinco minutos de histórias que prometem encantar moradores e turistas no feriado prolongado na Mantiqueira

A FLIMA – Festa Literária Internacional da Mantiqueira realiza, em parceria com o grupo Fio da Meada, intervenções literárias nos próximos dias 1, 2 e 8 em São Bento do Sapucaí (SP), Santo Antônio do Pinhal (SP) e Monteiro Lobato (SP), com acesso gratuito e classificação livre. 

 

Com a proposta de provocar uma ruptura poética no cotidiano, a atividade “Cinco Minutos para uma História”, que acontece na sexta-feira, 2 de maio, espalhará guarda-chuvas e cadeiras de praia pelas praças e ruas do Centro de Santo Antônio do Pinhal, convidando o público a parar, sentar e ouvir uma história de até cinco minutos. A ideia é proporcionar um momento especial em que os transeuntes, moradores e turistas podem escapar do cotidiano e adentrar numa história. 

 

“É um acolhimento individual, então cada pessoa escuta a sua história na sua vez. Tem esse momento de ouvir uma narrativa somente pra si, é sempre muito especial. A proposta é realmente, estou com pressa, ah não, só cinco minutinhos, e nesses cinco minutos a pessoa sai dali transformada, usufruindo e garantindo ali a fruição do seu direito cultural e de todas as maravilhas que uma história e que a literatura podem trazer pro restante do seu dia”, conta Poliana Savegnano, contadora de histórias e idealizadora do projeto Fio da Meada. 

 

Realizada nas quintas-feiras (1 e 8), respectivamente em São Bento do Sapucaí e Monteiro Lobato, a biblioteca PéDeLetra levará uma bicicleta com livros ilustrados para a praça e acolherá crianças e adultos com mediação de leitura e contação de histórias. Tudo conduzido com afeto pela trupe do Fio da Meada, radicada em Santo Antônio do Pinhal.

 

O Esquenta FLIMA começou no dia 19 de abril e passou pelas cidades de São Francisco Xavier (SP) e Santo Antônio do Pinhal (SP). 

Sobre a FLIMA

Com sede em Santo Antônio do Pinhal (SP), coração da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra da Mantiqueira, a FLIMA – Festa Literária da Mantiqueira celebra a literatura viva e promove encontros para refletir sobre as questões contemporâneas por meio da literatura, da arte e da educação, contemplando múltiplas vozes e sempre homenageando um autor brasileiro – e vivo.

Neste ano, o festival traz como tema “Deslocamentos e Pertencimentos” e homenageia o escritor Milton Hatoum. Com uma curadoria composta por Cristiane Tavares, Maria Carolina Casati e Roberto Guimarães, a festa deste ano preza pela diversidade de vozes e aposta em nomes como Jamil Chade, Tati Bernardi,  Kaká Werá e Luciany Aparecida.

Desde a primeira edição, em 2018, a curadoria privilegia uma programação democrática, diversa e inclusiva, sem abrir mão da relevância artística. Para ampliar as possibilidades de participação, como acontece desde 2022, parte das atividades da FLIMA 2025 foi definida a partir de dois editais, selecionando propostas de atividades literárias e/ou artísticas para o público adulto e infantojuvenil.

Nas seis primeiras edições do festival, quatro presenciais e duas online, foram realizadas mais de 400 atividades para crianças, jovens e adultos, com cerca de 60 mil participantes e convidados como Ana Maria Machado, Ana Maria Gonçalves, Conceição Evaristo, Daniel Munduruku, Eliane Brum, José Eduardo Agualusa, Itamar Vieira Junior, Lilia Schwarcz, Luiz Ruffato, Maria Valéria Rezende, Marina Colasanti e Sidarta Ribeiro.

A FLIMA 2025 conta com o apoio do Governo do estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Programa de Ação Cultural – ProAC e do Fomento CULTSP.

 

Confira a agenda do Esquenta FLIMA: 

📚 01/05 – 17h às 19h – São Bento do Sapucaí

Biblioteca Itinerante PédaLetra

📍 Praça Cônego Bento de Almeida (Praça da Matriz) – São Bento do Sapucaí (SP)

🤝 Parceria: Espaço Cultural Eugênia Sereno – Casarão da Memória

 

📖 02/05 – 15h às 17h – Santo Antônio do Pinhal

Intervenção literária “5 minutos para uma história”

📍 Boulevard Araucária (Praça da Rodoviária) – Santo Antônio do Pinhal (SP)

🤝 Parceria: Prefeitura Municipal

 

📚 08/05 – 15h30 às 17h30 – Monteiro Lobato

Biblioteca Itinerante PédaLetra

📍 Praça do Bairro do Souza – Monteiro Lobato (SP)

🤝 Parcerias: Instituto Pandavas e Atelier Bons Ventos

 

🎟 Entrada? Totalmente gratuita!

 

A programação completa do festival pode ser acessada no site http://flima.net.br/ 



Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitura

Evento une literatura e punk rock no lançamento de Lobisópolis, novo romance de horror da AVEC Editora

Publicado

em

Ilustração de Capa / Marcos Schmidt
Ilustração de Capa / Marcos Schmidt

Momento será especial para Thunder Dellú: apresentação do livro conta com um pocket show da antiga banda do autor

No sábado (14), o estúdio Dvel, em São José dos Campos, será palco de um evento que promete agitar os fãs de literatura e música. A partir das 18h, acontece o lançamento do livro Lobisópolis, novo romance de horror do escritor e músico Thunder Dellú, que vem acompanhado de um pocket show histórico da banda Reatores – que se reúne após 18 anos – e apresentação especial do Inflame.

O autor, que sempre sonhou em unir o lançamento de um livro a um show de sua antiga banda, concretiza o desejo com uma noite repleta de simbolismo. O Reatores, grupo de punk rock ativo entre os anos 1990 e 2000, e vinculado ao lendário selo Ataque Frontal, fará um pocket show exclusivo com clássicos como “Satanás Adorou o Vaticano” e “Ramones no Bar do Ico”. A abertura ficará por conta do Inflame, banda parceira de longa data de Dellú.

“Será uma celebração dupla: do retorno da música que marcou minha juventude e da chegada de Lobisópolis, um projeto que carrega meu amor pelo horror e pelo Vale do Paraíba”, afirma o autor.

Lobisópolis: horror inspirado no Vale do Paraíba

Publicado pela AVEC Editora (especializada em obras de fantasia, terror e ficção), Lobisópolis mergulha na cidade fictícia de Joanópolis, inspirada nas serras e tradições do Vale do Paraíba, e serve como pano de fundo para um mistério que desafia a razão.

O protagonista, o professor Juscelino, é um homem atormentado pelo luto e pela presença fantasmagórica de sua falecida esposa, que o pressiona a desvendar segredos enterrados há séculos. Ao seu lado, uma menina em conflito com os limites entre a realidade e fantasia. Um grupo de investigadores paranormais, formam uma equipe improvável contra uma maldição que remonta aos tempos coloniais.

A narrativa, repleta de simbolismos, explora temas como culpa, fé e a luta contra monstros internos e externos, enquanto os personagens buscam Lobisópolis – um reino lendário onde a lua nunca se põe e os segredos mais sombrios aguardam revelação.

“É uma história sobre enfrentar os monstros que criamos, seja na forma de lobisomens, dogmas ou fantasmas do passado”, define Dellú.

Com ilustração de capa de Marcos Schmidt e revisão de Camila Villalba, o livro já nasce como uma aposta no gênero de horror nacional, mesclando críticas sociais – herança da veia punk do autor – com elementos regionais.

Dellú destaca sua inspiração na cultura local: “Misturo o regional ao horror porque o ‘familiar’ aproxima o leitor. Um cemitério brasileiro, com suas flores de plástico apodrecidas, assusta mais que uma lápide europeia”.

Thunder Dellú, do punk rock aos romances assombrados

Nascido em 1970, Thunder Dellú é um multiartista: músico, fotógrafo e escritor com cinco livros publicados, todos ambientados no Vale do Paraíba. Sua trajetória literária começou em 2017 com a coletânea “Além do Vale do Terror e da Imaginação”, seguida por romances como “Tumular – A Sete Palmos do Inferno” (2021) e “Os Que Sobem à Noite” (2023), semifinalista do Prêmio Aberst de terror.

Serviço

Lançamento de Lobisópolis + Shows do Reatores e Inflame
Data: 14/06/2024
Horário: 18h
Local: Estúdio Dvel (São José dos Campos, SP)
Livro à venda em: AVEC Editora (www.aveceditora.com.br)

Para saber mais sobre o trabalho da AVEC Editora, basta seguir sua rede social ou acessar o site oficial:

Instagram
www.aveceditora.com.br

Continue Lendo

Leitura

Literatura, teatro e música se unem no lançamento do livro “Sedução e Morte no Judiciário”, do escritor Wadih Habib

Publicado

em

Imagem ilustrativa do livro / Capa do livro Sedução e Morte No Judiciário: Ilustração Wadih Habib e Arnoldo Miranda

O artista João Gonzaga, vencedor do prêmio Braskem de teatro, realizará uma performance interativa durante evento na próxima terça-feira (17), em Salvador

Na próxima terça-feira (17), às 18h, o escritor e advogado Wadih Habib lançará o livro “Sedução e Morte no Judiciário”, que conta a história de Severino e como imprevistos podem mudar radicalmente a vida de uma pessoa. O evento acontecerá no Auditório Torre América do Salvador Shopping Business, no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador. Na programação junto com a sessão de autógrafos, um momento especial unirá literatura, teatro e música com a performance interativa “Um Cabra Diferente” feita pelo artista João Gonzaga, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro. O artista vai interpretar trechos da obra, com performances exclusivas e músicas que trazem referência aos personagens e suas raizes.

O livro acompanha a reviravolta na vida de um advogado de 42 anos, com carreira consolidada, que é surpreendido por um homem armado ao tentar sair com o carro em uma rua deserta e escura do Rio Vermelho, em Salvador. O bandido põe um corpo dentro do porta-malas do veículo de Severino e desaparece. O que fazer nessa situação? Esse é o desafio enfrentado pelo protagonista do livro escrito por Wadih Habib no gênero de ficção e romance.

Wadih Habib: Divulgação

Wadih Habib

O escritor e advogado Wadih Habib é nascido em Itabuna e atua na área do Direito há mais de 30 anos. Formado pela Universidade Estadual Santa Cruz (UESC) e mestre em Planejamento Ambiental pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), já foi coordenador do curso de Direito, diretor e membro do Conselho de Administração do Centro Universitário Dom Pedro II (Unidompedro). Atualmente, é sócio-diretor da Habib Advocacia.

Mais informações:

Evento: Lançamento do livro “Sedução e Morte no Judiciário”, do escritor e advogado Wadih Habib.
Data: 17 de junho (terça-feira).
Horário: 18h.
Local: Auditório Torre América, Salvador Shopping Business, no Caminho das Árvores, em Salvador.

Continue Lendo

Cultura

Taslim vence Prêmio Book Brasil com seu livro afrofuturista “A Dáie de Vários Nomes”

Publicado

em

Multiartista carioca marcará presença na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

Destaque na nova cena da música nacional, a multiartista Taslim inicia uma trajetória brilhante também na literatura. “A Dáie de Vários Nomes”, o seu primeiro livro publicado, acaba de vencer o Prêmio Book Brasil na categoria Melhor Livro de Fantasia. Lançada pela editora Kitembo, a obra despontou entre publicações de todo país na quinta edição da premiação, que tem o propósito de aliar impacto social ao reconhecimento da diversidade e riqueza da produção literária brasileira, ajudando projetos sociais. A autora vai celebrar o prêmio com os leitores na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro, no dia 14 de junho, sábado, das 14h às 17h, no estande da editora Kitembo.

Na obra, que tem prefácio assinado pela escritora afrofuturista Lu Ain-Zaila, a personagem Maisha é uma dáie, cargo que, entre as muitas atribuições, lhe dá o incrível privilégio de viajar pelos tempos. Após crescer sozinha na Era do Nada, no século XXV, em Kosso, um ambiente controlado e desolador, ela é recrutada para servir ao Reino de Uró nos anos 3.800, como parte de um plano maior para a manutenção do equilíbrio dos ciclos temporais. E a sua primeira grande missão é registrar a pandemia de Covid no Rio de Janeiro de 2020. Para realizar a tarefa, ela conta com a ajuda do mukulu, seu software pessoal, e de Sr. Gila, seu novo mentor.

Assumindo diferentes identidades em cada período temporal pelo qual passa, sua nova função promete levá-la a missões e desafios incomparáveis. O maior de todos será encarar a si mesma.    

Taslim conta que, para construir a narrativa com linguagem afrofuturista, foi necessário se reconectar com a sua infância, se encontrar “com a pequena garotinha sábia” e cheia de ideias que já se aventurava como contadora de histórias. Por isso, ela conta que a obra é autobiográfica, mas também ficcional. Uma fusão de memórias adaptadas e compartilhadas com o olhar para o futuro desejado.

– Escrever um livro sempre foi um sonho. Não me surpreende que minha criança tenha descoberto isso ainda muito nova. Aos 10 anos, lá estava ela redigindo sua primeira história: “O Baú de Todas as Cores”. Apesar de não ter sido publicado, costumo dizer que este foi o meu primeiro livro. Ali, a minha pequena estava mesmo escrevendo o futuro, ou para o futuro. Às vezes sinto ser a mesma coisa. Fato é que a mensagem que ela me deixou foi extremamente necessária para que eu conseguisse escrever essa grande viagem – revela a autora.

O livro está disponível no site da editora Kitembo.

Sobre a autora

Natural do Rio de Janeiro, Taslim é uma cantora, compositora, roteirista, poeta e escritora apaixonada pela cultura africana e negra. Ela traz uma proposta afrofuturista em todas as suas criações, utilizando diferentes linguagens para construir novos futuros que conectem o povo preto com a sua ancestralidade. Por meio da música, do audiovisual e da literatura, tem como objetivo criar histórias onde pessoas negras e sua cultura são protagonistas. Na música, destacam-se lançamentos que buscam pela sonoridade afropop, um álbum lançado e participações em festivais pelo país, além de passar por diferentes estados com o projeto autoral “Anastácia Tour”, em homenagem a mulheres negras.  

Sobre o Prêmio Book Brasil

Prêmio Book Brasil foi idealizado em meados de 2019. A premiação recebe inscrições de escritores de todo país que, no ato da inscrição, fazem doações de livros, itens escolares e jogos educativos à instituição beneficiada a cada edital. Em 2025, a iniciativa chega à sua quinta edição e beneficiará a Biblioteca Girassol, no Rio Grande do Sul. O prêmio conta com uma equipe técnica de leitura e 6 curadores para a avaliação de cada uma das 14 categorias. 

Serviço:

Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555, Barra Olímpica, Rio de Janeiro – RJ (estande da editora Kitembo – CAL14)

Dia e horário: 14 de junho, sábado, das 14h às 17h

Site da editora Kitembo: https://www.editorakitembo.com.br/a-daie-de-varios-nomes-taslim

Rede social de Taslim: https://www.instagram.com/eutaslim/

Continue Lendo