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Cultura

Fundação Educar lança curta-metragem Flor de Beleza que aborda o tema do racismo

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Fundação Educar lança curta-metragem Flor de Beleza que aborda o tema do racismo
Divulgação Fundação Educar

No Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Fundação Educar estreia, em seu canal no YouTube, o curta-metragem Flor de Beleza. O filme aborda o racismo sob uma perspectiva emocionante, destacando uma realidade que ainda marca profundamente a sociedade brasileira. O curta foi idealizado e produzido por jovens da Academia Educar, com idades entre 13 e 17 anos, mentorados pela produtora Lokomotiv Studio.

Na história, a personagem principal compartilha experiências de racismo enfrentadas em seu dia a dia. Ana Julia Batista Izidoro, que interpretou a protagonista, ressaltou a importância de criar esse trabalho coletivo. “Ser protagonista deste curta-metragem foi uma experiência muito intensa, e o roteiro foi impactante. A direção me permitiu mergulhar fundo na história e transmitir a dor e a luta que muitas pessoas enfrentam diariamente”, destacou.

Para Ana Julia, atuar em um papel que aborda o racismo foi um grande desafio emocional. “Mas também me deu a oportunidade de compreender melhor a estrutura de opressão e seu impacto na vida de tantas pessoas. Acredito que este curta pode contribuir para a conscientização e a mudança social. Flor de Beleza não é apenas um curta; é um lembrete de que o racismo está presente em nosso cotidiano e que precisamos combatê-lo. Espero que as pessoas se sintam tocadas pela história e inspiradas a fazer a diferença”, afirmou.

Produção começou nas férias escolares da rede pública

Cristiane Stefanelli, gestora da Fundação Educar, explicou que a produção começou durante as férias escolares de julho. Os jovens participantes da Academia Educar, estudantes de diversas escolas públicas de Campinas, participaram de ações preparatórias que incluíram aprofundamento no tema, desenvolvimento de roteiro, preparação para atuação, captação de áudio e vídeo, maquiagem e treinamento com diferentes tipos de equipamentos.

“É um processo profundo, pois, em muitos momentos, os jovens trazem suas próprias vivências para a construção do roteiro. O resultado pode ser conferido no canal do YouTube da Fundação Educar. Além disso, já estamos levando o curta às escolas para incentivar o debate sobre este tema tão relevante”, destacou.

De acordo com Deoveki Silva, diretor do curta e integrante da Lokomotiv Studio, a experiência foi extremamente enriquecedora. “Durante o processo, foi possível perceber os jovens retomando a disposição e a vivacidade de antes da pandemia. Eles estavam engajados, discutindo questões sociais, desejando mudança e participando ativamente dela. Abordar o racismo no curta é validar temas importantes para a sociedade. Ver jovens construindo um projeto audiovisual tão significativo traz esperança de um futuro melhor para todos”, afirmou.

Para Cristiane, o curta-metragem representa muito mais do que uma produção artística: “Flor de Beleza é um manifesto, um grito de alerta e uma fonte de inspiração. Ao abordar o racismo de maneira direta e honesta, os jovens mostram o protagonismo e a busca de um futuro mais justo e igualitário”, destaca.

Quem quiser conferir o curta pode acessá-lo no canal do YouTube da Fundação Educar, buscando pelo título Flor de Beleza ou pelo link: https://youtu.be/1X4nTn0IJZE

Sobre a Fundação Educar

A Fundação Educar é uma organização sem fins lucrativos mantida pelo investimento social privado da Cia. DPaschoal. Acreditamos na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica. Para que a cidadania plena seja exercida, é essencial que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e comunidades, desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e se tornem agentes de mudança para a construção de um futuro melhor.

O estreito relacionamento com a mídia tradicional e a expertise em agroeconomia são os diferenciais da Carol Silveira Assessoria de Comunicação. Temos uma estrutura otimizada que garante respostas rápidas e eficientes. Somos jornalistas profissionais aptas a construir a presença do cliente na mídia.

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Cultura

Prorrogada temporada da exposição imersiva em homenagem a Ariano Suassuna no RioMar Recife

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Prorrogada temporada da exposição imersiva em homenagem a Ariano Suassuna no RioMar Recife
Crédito: Arnaldo Carvalho/Especial para o RioMar Recife

Maior exposição imersiva de um artista brasileiro, que fica em cartaz até 9 de março, traz experiência única de mergulho nos universos artístico e humano de um dos maiores ícones da literatura nacional

No momento em que o legado de Ariano Suassuna conquista e reencontra gigantes públicos, o Recife ganha mais tempo para visitar a exposição dedicada a reverenciar e desvendar o escritor. Com enorme sucesso de público, “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso”, maior exposição imersiva de um artista brasileiro, prorroga sua temporada no RioMar Recife até 9 de março.

Em cartaz desde 29 de novembro, a mostra convida o visitante para uma experiência inédita pelos universos artístico e humano de Ariano Suassuna. A herança de um dos maiores ícones da literatura nacional é apresentada através de uma combinação de cenografia detalhada, tecnologia de ponta e elementos legítimos do homenageado, levando a uma viagem pelas raízes da cultura popular brasileira e pela trajetória do escritor, filósofo, poeta e dramaturgo. Os ingressos custam a partir de R$ 35 e podem ser adquiridos na plataforma Fever e no App do RioMar Recife.

Cocriada entre o espaço Luzzco e João Suassuna (neto mais velho de Ariano), a exposição faz na capital pernambucana sua primeira parada após estreia de sucesso na Paraíba. Um deleite ao visitante, que explora de maneira inovadora e sensorial as diversas facetas da vida e obra de Ariano pelos aspectos criativo e emocional do autor.

No RioMar Recife, “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso” ocupa uma área de mais de 1.200 metros quadrados no Espaço de Eventos, localizado no Piso L3 (mesmo nível da Praça de Alimentação), contando com 13 salas que percorrem a carreira de Ariano e expõem obras que ainda não tinham sido vistas pelo público até então, como manuscritos, fotos raras, trechos de peças teatrais e vídeos. Os visitantes também têm a oportunidade de ver e conhecer o Ariano ser humano, através de pílulas físicas da vida dele, como o traje que ele usava e a cadeira que gostava de sentar para ler e contar as suas histórias.

Para a temporada na capital pernambucana, a exposição conta com novidades exclusivas em relação à exposição na Paraíba, ampliando o número de salas de 4 para 13, ofertando novos itens raros de Ariano Suassuna e um mix maior de produtos temáticos na lojinha da exposição. Como parte da celebração ao brilhantismo de Ariano Suassuna, cuja obra transcende fronteiras culturais e linguísticas, “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso” está dividida em cinco atos imersivos, além da introdução. São eles: Ato I: Amor pela poesia; Ato II: Amor pela sua aldeia; Ato III: Amor da vida; Ato IV: Amor que contagia e Ato V: Amor imorrível.

A exposição “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso” é realizada pelo Luzzco, com apoio do RioMar Recife.

Sobre Ariano Suassuna – Nasceu na Paraíba em 16 de junho de 1927 e faleceu no Recife em 23 de julho de 2014, deixando um legado que transcende fronteiras culturais e linguísticas, com obras icônicas que emocionam públicos de diferentes gerações. Entre as principais obras do autor, poeta e dramaturgo estão “Auto da Compadecida”, que ganhou adaptação para o cinema, e “O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta“, que inspirou uma série televisiva, ambas retratando as tradições nordestinas e exaltando a cultura popular. Ariano foi o idealizador do Movimento Armorial, em 1970, que tinha como objetivo criar uma arte erudita com base e valorização da cultura popular.

Sobre o Luzzco – O primeiro espaço imersivo de arte, cultura e inovação da Paraíba vai além das molduras convencionais e proporciona uma experiência única e envolvente para toda a família. O Luzzco utiliza a mesma tecnologia das maiores exposições imersivas do mundo e é equipado com recursos audiovisuais que permitem a criação de obras que se modificam de acordo com o movimento, o som e o toque das pessoas. No local, as paredes, o chão e o público se tornam parte integrante das obras.

SERVIÇO

Exposição “O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso”

RioMar Recife – Av. República do Líbano, 251, Pina – Recife

No Espaço de Eventos – Piso L3 (mesmo nível da Praça de Alimentação)

Em cartaz até o dia 9 de março de 2025

Horário:

Segunda a sábado, das 9h às 22h

Domingos e feriados, das 12h às 21h

Ingressos:

Segunda a quinta: R$ 35 (meia), R$ 70 (inteira), R$ 175 (Combo Família)

Sexta a domingo: R$ 40 (meia), R$ 80 (inteira), R$ 200 (Combo Família)

À venda na plataforma Fever (http://bit.ly/4evXSJD) e no app RioMar Recife

* Crianças até 2 anos e 11 meses não pagam

Classificação etária: livre.

*Menores de 12 anos devem estar acompanhados por responsável

Mais informações:

No Instagram: @autoarianoimersivo | @luzzco | @riomar_recife

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Exposição

Farol Santander São Paulo abre exposição do pernambucano Cícero Dias

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Farol Santander São Paulo abre exposição do pernambucano Cícero Dias
Raquel Silva

O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, inaugura no dia 24 de janeiro (sexta-feira), a exposição Cícero Dias – com açúcar, com afeto. Com 42 obras, a mostra, que tem curadoria de Denise Mattar, produção de MG Produções e consultoria de Sylvia Dias (filha do artista), será a primeira de 2025 e faz parte da programação comemorativa pelos sete anos do Farol Santander São Paulo. O público poderá visitar a exposição que ocupa toda a galeria do 22º andar, até 27 de abril (domingo).

“O Farol Santander tem orgulho em apresentar ao público a obra de Cícero Dias, artista emblemático do modernismo brasileiro, cujo trabalho transcende fronteiras e dialoga com as vanguardas internacionais. Sua arte, marcada por uma paleta de cores vibrante, reflete as paisagens e a cultura nordestina, evocando a essência lírica do Estado de Pernambuco”, comenta Maitê Leite, Vice-presidente Executiva Institucional Santander.

A exposição sustenta como proposta realçar a trajetória do artista, contextualizando sua história e evidenciando sua profunda relação às origens pernambucanas. Embora tenha vivido a maior parte de sua vida em Paris, onde foi amigo de Pablo Picasso, Paul Éluard, Alexander Calder entre outros, Cícero Dias nunca deixou de fato o Engenho Jundiá, onde nasceu.

O percurso circular da mostra apresenta as aquarelas oníricas da década de 1920. Exibe também as pinturas memorialistas dos anos 1930, atravessa o surrealismo dos anos 1940, aponta a abstração da década de 1950, e traz sua produção dos anos 1960 a 1990, quando ele retorna à figuração, incorporando toques nostálgicos dos anos 1930, acentos surrealistas da década de 1920 e as conquistas estruturais da abstração.

“Lírico, agressivo, caótico, sensual, poético e emocionante, o trabalho de Cícero Dias, no final dos anos 1920, era muito diverso de tudo o que se produzia na época. Ele sacudiu os nossos incipientes modernistas, estonteados pela força, a estranheza e a espontaneidade de sua obra”, diz Denise Mattar curadora da mostra.

Um dos destaques da exposição é a obra inédita Cabaré, déc.1920, uma aquarela sobre papel com dimensões de 49,5 x 29,5 cm. Este trabalho foi adquirido por um colecionador francês nos anos 1930, após uma exposição de Cícero Dias em Paris, permanecendo na Europa desde então. Recentemente, a obra foi adquirida pelos colecionadores brasileiros que a cederam para esta mostra.

Outro significativo trabalho de Cícero Dias exibido nesta exposição é a tela aquarelada Casa grande do Engenho Noruega (1933). Esta obra é uma das principais da carreira do artista e ilustrou a capa de diversas edições do livro Casa-Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, um marco na literatura brasileira.

O ambiente também contará com duas obras táteis, com recurso de acessibilidade, incluindo Baile no Campo (1937), da Coleção Santander Brasil, e Sem Título (s.d.), da Coleção Marcos Ribeiro Simon, São Paulo, SP.

Entre as telas que integram o espaço, há peças provenientes de algumas das principais instituições, como o Santander Brasil, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (RJ), o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP (SP), o Instituto São Fernando (RJ), além de colecionadores particulares, como Gilberto Chateaubriand (RJ), Waldir Simões de Assis (PR), Marta e Paulo Kuczynski (SP), Leonel Kaz (RJ), Marcos Simon (SP), entre outros.

A exposição

A curadoria e a expografia organizaram a exposição em núcleos, mantendo a circularidade e criando assim uma leitura que não é estanque, mas simultânea e entrecruzada. A mostra não se apresenta como uma retrospectiva, mas sim como um recorte que evoca o aspecto doce e afetuoso do trabalho do menino de engenho.

“Sonhos”:

Em 1928, Cícero Dias, com apenas 21 anos, realizou uma exposição de aquarelas na Policlínica, no Rio de Janeiro, que atraiu a atenção de toda a intelectualidade carioca. O artista apresentou um trabalho que rompia com as correntes estéticas da época, sem seguir os estilos cubista, impressionista ou expressionista.

O núcleo reúne nove obras produzidas entre 1925 e 1933. Dentre as peças, destacam-se as aquarelas Bagunça, 1928 (coleção particular), Jogos, 1928 (acervo Museu de Arte Brasileira – MAB/FAAP) e Cabaré, tela inédita, 1920 (coleção particular).

Também como destaque deste conjunto há o Retrato de Manuel Bandeira, s.d. (coleção Gilberto Chateaubriand, MAM Rio), que carrega uma curiosidade importante: Cícero Dias e o poeta Manuel Bandeira foram grandes amigos. Em um de seus escritos, Bandeira fez uma homenagem ao artista, evidenciando a relação próxima entre ambos e a admiração mútua que existia entre eles.

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Exposição

Morgana realiza visita especial em 2 de fevereiro na exposição “Castelo Rá-Tim-Bum 30 Anos”

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Morgana realiza visita especial em 2 de fevereiro na exposição “Castelo Rá-Tim-Bum 30 Anos”
Foto: Divulgação

A personagem de Rosi Campos promete relembrar com os visitantes de toda a magia da época

Preparem-se! A eterna Bruxa Morgana, personagem interpretada pela atriz Rosi Campos, fará um visita especial na exposição “Castelo Rá-Tim-Bum 30 Anos”, no dia 2 de fevereiro, a partir das 16h. Na ocasião, o ator Álvaro Petersen, que interpreta a Celeste, também participará da visita especial.

Morgana é uma contadora de histórias que partilha conhecimentos sobre o passado e lendas. Mesmo sendo tia-avó do Nino, a personagem é como uma mãe para ele, e é mais paciente com o garoto do que o tio Victor. No quadro “Feitiçaria”, do Castelo, Morgana proporcionava aos que assistiam ao programa conhecimento sobre as muitas histórias que conhecia, desde lendas místicas da mitologia até fatos históricos como a construção da Grande Muralha da China ou a invenção do Dinheiro.

Exposição prorrogada
“Castelo Rá-Tim-Bum 30 Anos” segue aberta para visitação até o dia 2 de março, no Solar Fábio Prado, em São Paulo. A mostra ocupa mais de 600 metros quadrados com 18 cenários recriados. Os ingressos para a sessão especial já podem ser adquiridos pelo site oficial. Os valores dos ingressos permanecem os mesmos. Os convites são limitados.

A realização da mostra é da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta, em parceria com a Boldly Go Entretenimento e o Atelier Casa do Trem Cenografia.

SERVIÇO

Visita especial de Morgana e Celeste na Exposição Castelo Rá-Tim-Bum 30 anos

Data: 2 de fevereiro (domingo)

Horário: a partir das 16h

Ingressos à venda no site: www.expocasteloratimbum.com.br

Local: Solar Fábio Prado – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo

Exposição prorrogada até 2 de março

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