Siga-nos nas Redes Sociais

Teatro

Gabrielas: Prostituição, Desejos e Resistência – Roda de Conversa no Sesc Avenida Paulista

Publicado

em

Imagem Do Whatsapp De 2024 01 18 à(s) 14.38.14 4ce762d6
Foto: Divulgação

Como atividade complementar do espetáculo Gabri[Elas], que está em cartaz no Sesc Avenida Paulista, a roda de conversa ‘Gabrielas: Prostituição, Desejos e Resistência’ acontece no dia 27 de janeiro com Lourdes Barreto, Betânia Santos e mediação de Elaine Bortolanza. Também participam da conversa a atriz Fernanda Viacava e a diretora Malú Bazan.

As vagas são limitadas e gratuitas e a retirada de ingressos acontece 1h antes na própria sede.

Esta roda de conversa abordará a prostituição na perspectiva do desejo e da luta pela liberdade sexual de todas as mulheres, legado histórico das fundadoras do movimento organizado das mulheres prostitutas no Brasil, Gabriela Leite e Lourdes Barreto. O feminismo abordado por prostitutas é recente e pouco visível. A prostituta sempre foi e ainda é objeto de representação nas artes, geralmente de um ponto de vista estereotipado, vitimizador ou romantizado. Tornar visível e público a memória viva e o legado desse movimento, que tem mais três décadas de luta, é uma maneira de compartilhar, sobretudo para/com as mulheres, um encontro consigo mesmas, valorizando a importância de seus desejos, narrativas e lutas, como autoras e protagonistas de suas próprias histórias.

Nesta conversa teremos a participação da companheira de Gabriela e uma das precursoras do movimento brasileiro de prostitutas, Lourdes Barreto, que tem como marco o I Encontro Nacional de Prostitutas “Mulher da vida, é preciso falar” realizado em 1987 no Rio de Janeiro, e de Betania Santos, coordenadora da Associação Mulheres Guerreiras de Campinas/SP. Também participará da conversa a atriz Fernanda Viacava e a diretora Malú Bazan com mediação de Elaine Bortolanza.

Lourdes Barreto é natural da Paraíba, mas mora em Belém há mais de 60 anos. Fundadora da Rede Brasileira de Prostitutas com Gabriela Leite, movimento que tem como marco o I Encontro Nacional de Prostitutas Mulher da vida, é preciso falar, realizado no Rio de Janeiro em 1987. Em 1990, criou o Grupo de Mulheres Prostitutas do Estado do Pará – GEMPAC, que ocupa uma esquina do histórico Bairro da Campina de Belém. Está entre as 100 pessoas que iniciou o programa de Aids no Brasil e é uma das militantes que participou da construção do SUS. Fez 80 anos no dia 22 de janeiro com samba enredo em sua homenagem e em fevereiro lançou, no Theatro da Paz, sua Puta Autobiografia. Eu sou Puta e Vagina tem poder tatuado no seu braço esquerdo são enunciados da sua história escrita no corpo.

Betânia Santos é prostituta e ativista, presidenta da Associação Mulheres Guerreiras – Profissionais do Sexo Unidas pelo Respeito (Campinas-SP). Desde 2008, após conhecer Gabriela em um encontro na Unicamp, integra a Rede Brasileira de Prostitutas e desde 2013 o Coletivo Davida. A Associação Mulheres Guerreiras iniciou suas atividades em Campinas no ano de 2004 e foi formalizada em 2007. Atualmente é o principal espaço de articulação das profissionais do sexo na cidade na luta por direitos das mulheres prostitutas e contra a violência.

Elaine Bortolanza é psicóloga, pesquisadora, curadora e produtora cultural. Há 20 anos vem atuando na fronteira entre clínica, cultura e arte, com foco nas questões de gênero, sexualidade, prostituição e memória. É doutora em Psicologia Clínica/Núcleo de Estudos da Subjetividade da PUC/SP e em 2023 iniciou a pesquisa de Pós-Doutorado sobre memória e experiência Daspu na fronteira entre arte e política. Há 20 anos atua como ativista dos direitos das mulheres prostitutas junto à Rede Brasileira de Prostitutas e Davida. Durante quase uma década coordenou a Daspu, passarela de luta criada em 2005 pela Gabriela para dialogar com a sociedade os estigmas relacionados às prostitutas. É curadora e organizadora da Puta Autobiografia de Lourdes Barreto, 2a edição da Editora Claraboia publicada em junho de 2023.

Serviço
Gabrielas: Prostituição, Desejos e Resistência – Roda de Conversa
https://www.sescsp.org.br/programacao/gabrielas-desejos-narrativas-e-lutas/

27 de janeiro, sábado, às 18h

Sesc Avenida Paulista – Av. Paulista, 119, Bela Vista
Ingressos: Grátis. Retirada 1h antes na unidade

Duração: 120 minutos

Editora e criadora da Rede Brasileira de Notícias. Fazendo também parte da redação do Imprensabr. Sempre com comprometimento com a imparcialidade na informação.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Semana da Consciência Negra: Lucas Popeta chega ao Centro Cultural Justiça Federal com o aclamado monólogo “Quebrando Paradigmas”

Publicado

em

Lucas Popeta em Quebrando Paradigmas - Crédito fotográfico Ariel Santos
Lucas Popeta em Quebrando Paradigmas - Crédito fotográfico Ariel Santos

Aclamado por público e crítica, espetáculo apresenta, sob o ponto de vista teatral, a trajetória da identidade negra no Brasil  

Lucas Popeta está de volta aos palcos com seu aclamado espetáculo “Quebrando Paradigmas”. Após o sucesso das apresentações no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa, o monólogo chega ao Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Centro do Rio, com sessões de sexta a domingo, às 19h, até 30 de novembro, e de quinta a domingo, às 19h, de 04 a 21 de dezembro.

A peça reflete sobre resistência, arte e representatividade, apresentando, sob o ponto de vista teatral, a trajetória da identidade negra no Brasil. Em cena, Popeta narra a história do país por meio da arte dramática, vista pelos olhos de um jovem negro de 23 anos. Inspirado na vida e no legado de Abdias Nascimento e do Teatro Experimental do Negro (TEN), o projeto destaca figuras históricas fundamentais, como Maria do Nascimento, Arinda Serafim e Marina Gonçalves, ressaltando o protagonismo de mulheres negras na formação cultural do país.

Para o ator Lucas Popeta, contar essa história é muito importante para nossa identidade, porque cada vez mais estamos conhecendo quem realmente construiu o país onde a gente vive e cresce. “Dar nome e voz a essas pessoas é reencontrar a história que não nos ensinaram nas escolas e que agora temos autonomia pra descobrir. É entender de onde viemos e poder escolher, com consciência, pra onde queremos ir. Isso é muito novo, porque há 50 anos atrás a gente não tinha essa mentalidade. Vivemos num país jovem, que ainda está se entendendo enquanto nação. Mas é através da história recuperada que a gente alimenta a esperança de construir um futuro com mais dignidade, mais consciência e condições melhores do que as que os nossos ancestrais tiveram”, explica.

O monólogo é idealizado pelo ator, que também assina o texto. A produção é totalmente independente e conta com a direção geral de Gizelly de Paula, a direção musical de Beà Ayòóla, a direção de movimento de Marili Stefany, a direção de produção de Gabriela Nascimento, figurino de Carla Costa, preparação vocal de Adriana Micarelli e assistência dramatúrgica de Gabriela Nascimento e Patrícia Regina.

Ficha técnica:

Idealização, dramaturgia e atuação: Lucas Popeta

Direção: Gizelly de Paula

Direção de Produção: Gabriela Nascimento

Direção Musical: Beà Ayòóla

Direção de Movimento: Marili Stefany

Figurino: Carla Costa

Iluminação: Domingos e Wladimir Alves

Preparação Vocal: Adriana Micarelli

Assistência Dramatúrgica: Gabriela Nascimento e Patrícia Regina 

Fotografia: Ariel Santos e Kelly Trindade

Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho

Grupo/Proponente: Popeta Produções Artísticas

Produção: Independente (sem lei de incentivo)

Serviço:

Temporada:

– De 14 a 30 de novembro, de sexta a domingo, às 19h

– De 04 a 21 de dezembro, de quinta a domingo, às 19h  

Local: Centro Cultural Justiça Federal – Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada), vendas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/quebrando-paradigmas/3210898

Classificação etária: livre

Duração: 60 minutos

Gênero: Drama contemporâneo

Lotação: 200 lugares

Redes sociais: 

https://www.instagram.com/lucaspopeta
https://www.instagram.com/popetaproducoes

Continue Lendo

Cultura

Suzy Brasil chega ao Teatro Claro Mais RJ com “Uma Noite Horripilante”

Publicado

em

Suzy Brasil como Branca de Neve em Uma Noite Horripilante - Douglas Jacó
Suzy Brasil como Branca de Neve em Uma Noite Horripilante - Douglas Jacó

Assustadoramente engraçado, novo show terá única apresentação em Copacabana no dia 20 de novembro, quinta-feira, às 20h

Suzy Brasil e seu criador Marcelo Souza estão de volta com um novo espetáculo, trazendo alguns personagens inéditos e outros já conhecidos do público tanto no humorístico LOL – Se rir já era, da Amazon Prime, no qual Suzy foi vice-campeã da terceira temporada do programa em 2023, como também da internet. “Uma Noite Horripilante” estreia no Teatro Claro Mais RJ, em Copacabana, no dia 20 de novembro, quinta-feira, às 20h. 

O projeto é novo, mas a parceria não. Diogo Camargos, Claudio Tizo e Jonatan Fonseca, seus parceiros desde Bye Bye Bangu (2021), pelo qual ganhou o Prêmio PRIO do Humor 2023 de melhor performance no Rio de Janeiro, e no seu show atual Made in Brasil que roda o País desde o ano passado com casas lotadas, estão juntos nesta nova empreitada.

Com uma narrativa dinâmica e rápidas trocas de roupa, o público se surpreende e se diverte com Suzy Brasil, a criação mais famosa de Marcelo Souza, que nesta montagem interpreta seis personagens para contar a história de Branca de neve (só para adultos) e a sua saga para conseguir um beijo de um hétero verdadeiro.

O espetáculo começa com a velha contadora de histórias, que após contar suas histórias macabras, resolve aplacar os ânimos da plateia contando a história de uma linda princesa. Personagem já conhecido do público, a Branca de Neve alcoolizada de Marcelo Souza agora ganha novos contornos nesta peça, ao entrar num mundo encantado cuja guardiã é a grande Naja QUE PICA, personagem também já conhecida do público através do humorístico LOL da Amazon Prime.

Outros personagens que compões a peça é a pastora Gimilde, um disfarce da maléfica madrasta e Ivo Ativo, o príncipe encantado que se recusa a dar um beijo em Branca para despertá-la, além da própria Branca de Neve zumbi que, mesmo sem o beijo, desperta trezentos anos depois, uma mistura de princesa e garota do exorcista, outro personagem de Suzy no LOL.

Este é um espetáculo para todos os tipos de público — especialmente para quem aprecia humor, sátiras e contos de fadas. A nova produção apresenta uma proposta totalmente diferente de tudo o que os fãs de Suzy Brasil e Marcelo Souza já viram até hoje.

Ficha técnica:

Texto: Marcelo Souza e Diogo Camargos

Direção: Diogo Camargos

Produção: Claudio Tizo e Jonatan Fonseca

Figurinos: Samara Rios

Cenário e iluminação: Criação Coletiva

Trilha sonora:  Diogo Camargos 

Fotos: Douglas Jacó

Criação de arte: Thiago Ristow 

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

SERVIÇO:

Local: Teatro Claro Mais RJ – Rua Siqueira Campos, 143 – Loja 58 – Copacabana

Dia e horário: dia 20 de novembro, quinta-feira, às 20h

Ingressos:

Plateia e Frisa – R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia) 

Balcão 1 – R$ 70,00 (inteira) e R$ 35,00 (meia)  

Balcão 2 – R$ 39,60 (inteira) e R$ 19,80 (meia)

Link de vendas: https://uhuu.com/evento/rj/rio-de-janeiro/suzy-brasil-em-uma-noite-horripilante-15127

Rede social: https://www.instagram.com/suzybrasil/

Continue Lendo

Teatro

Grupo TB Arte e Relax apresenta o espetáculo ‘Palmares de Zumbi’

Publicado

em

Por

Divulgação
Divulgação

A peça celebra a resistência negra e a luta pela liberdade através da história de Zumbi

O Grupo TB Arte e Relax traz ao público “Palmares de Zumbi”, uma poderosa obra teatral que retrata a luta do povo negro contra a escravidão e celebra a resistência e a força de seus antepassados. Em um drama intenso e emocionante, a peça conduz o público a uma profunda reflexão sobre o quanto sangue e coragem foram derramados para que, hoje, uma raça pudesse viver em liberdade.

Dirigido por Jorge Knnawer, o espetáculo destaca a trajetória de Zumbi, o guerreiro dos guerreiros, símbolo máximo da liberdade e da resistência negra. Com um elenco talentoso formado por Douglas Ivo, Luciana Sterk e um grande time de atores, a encenação revive momentos marcantes da história brasileira com emoção, arte e consciência.

Com duração de 40 minutos, “Palmares de Zumbi” é mais que um espetáculo. É um grito de identidade, memória e valorização da cultura afro-brasileira. Uma experiência cênica que convida o público a sentir, pensar e honrar a luta que construiu o presente.

A realização conta com o apoio de KNW, Vivo Valoriza, Grupo TB Teatros da Barra, Caninha Da Roça, Gole Certo e Vodka Leonoff.

FICHA TÉCNICA:

Direção: Jorge Knnawer
Elenco: Douglas Ivo, Luciana Sterk e grande elenco
Duração: 40 minutos

SERVIÇO

Espetáculo: Palmares de Zumbi
Data: 23 de novembro
Horário: 20h30
Local: Cine Teatro
Endereço: Av Armando Lombard, 350, Barra da Tijuca
Classificação: 14 anos
Informações: (21) 97542-2681
Instagram: @knwagency

Continue Lendo