Outras
Galo inicia contagem regressiva para carnaval no Recife

A contagem regressiva para a folia de carnaval começa oficialmente nesta quarta-feira (26), na subida do Galo Gigante, símbolo do carnaval de rua do Recife, uma prévia da festa que começará oficialmente amanhã (27), em Pernambuco. Este ano, a estrutura tem uma proposta de um galo sustentável, por isso foi batizado de Galo Cidadão Ecológico do Carnaval.
A subida do Galo é um dos marcos da festa carnavalesca em Pernambuco. A estrutura começou a ser montada no último sábado (22), na ponte Duarte Coelho. Para a cobrir a estrutura foram usadas peças confeccionadas de garrafas pet, canos de PVC, pneus, pneus, lonas e outros materiais sustentáveis.
Considerado o maior bloco de carnaval do mundo, o desfile do Galo da Madrugada acontece sempre no primeiro sábado de carnaval. Este ano, a folia será realizada no dia 1º de março, com a concentração logo pela manhã, às 7h.
Galo da Madrugada terá 30 trios elétricos – Antonio Cruz/Agência Brasil
O percurso do Galo da Madrugada terá 30 trios elétricos, com artistas do cenário pernambucano e nacional, além das tradicionais orquestras de frevo, tem início às 9h, em frente ao Forte das Cinco Pontas. O desfile, que também terá bonecos gigantes, segue pela Rua Imperial até a Praça Sérgio Loreto, onde fica a sede do Galo.
Carnaval em Pernambuco
Com o tema “Pernambuco: do Galo ao Bacalhau, viva o Carnaval”, a festa do Galo homenageará manifestações típicas de Pernambuco: os Caretas de Triunfo, conhecidos por suas máscaras enigmáticas; as Caiporas de Pesqueira, personagens simbólicas que evocam mitos e narrativas indígenas da região e também o tradicional bloco Bacalhau do Batata, que anima as ruas de Olinda na Quarta-feira de Cinzas.
Reconhecido como uma festa democrática e popular, o carnaval de Pernambuco, especialmente na capital Recife e na cidade vizinha, Olinda, começa oficialmente amanhã (27) e vai até a Quarta-Feira de Cinzas, dia 5 de março. A programação espalhada em diversos polos de animação pela cidade abrange o frevo, símbolo da festa e Patrimônio Imaterial da Humanidade, shows, cortejos de blocos, blocos líricos, nações de Maracatu, entre outras manifestações.
Em 2025, a festa renderá homenagens aos cantores e compositores Elba Ramalho e Marron Brasileiro, além da Troça Abanadores do Arruda. Nascida na zona rural de Conceição, no Vale do Piancó, na Paraíba, Elba Ramalho é conhecida pela sua energia nos palcos, especialmente para ritmos como o forró, o xote, o baião e o frevo. Entre os grandes sucessos da cantora, que comemora mais de 50 anos de carreira, estão “Banho de Cheiro” e “De Volta Pro Aconchego”.
Marron Brasileiro é cantor e compositor de verdadeiros hinos do Carnaval recifense. Nascido no bairro de Mustardinha, ele é autor de clássicos como Nas Ondas do Desejo, É tanto Amor, Galera do Brasil e Arreia a Lenha. Ele começou a carreira tocando em barzinhos, depois pequenas bandas, até entrar no Grupo Alcano, mais tarde no Scorpions e, por fim, fundou a Versão Brasileira, onde chegou ao sucesso. De folião do Galo da Madrugada, Marron agora está no bloco não mais como brincante, mas em cima de um trio elétrico animando a multidão.
ABANO
Fundada em 1º de outubro de 1934, no alto da Alegria, bairro de Água Fria, a Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda, popularmente conhecida como ABANO, desfila defendendo as cores verde, vermelha e amarelo. E seu repertório coleciona frevos, muitos deles do seu compositor próprio: José Constantino, integrante da diretoria desde 1984. Inicialmente batizada apenas como Abanadores, a troça incorporou o Arruda em 1937, quando sua sede foi transferida para o bairro recifense. Seus mais de 300 componentes trazem a essência do carnaval pernambucano.
Recife
Este ano, a programação do carnaval do Recife no Marco Zero contará com desfiles de escolas de samba, shows diversos de nações de Maracatu, Orquestra Popular do Recife – Maestro Ademir Araújo, cantores como Marron Brasileiro, Alcione, Ney Matogrosso, Lenine, João Gomes, Glória Groove, Pabllo Vittar, O Grande Encontro, com Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo; Spok Frevo Orquestra, Nação Zumbi, Baiana System, entre outras atrações.
Uma das novidades é a programação do Jardim do Cais do Sertão, a 150 metros do Marco Zero. A programação deste novo palco acontecerá no turno da tarde e principalmente com atrações regionais. Entre as atrações estão Mestre do Galo Preto, Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Nailson Vieira com participação do Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante de Nazaré da Mata, Grêmio Recreativo Escola de Samba D’Breck com participação de Gabi do Carmo, Orquestra Iorubás de Pernambuco, Orquestra de Frevo Zezé Corrêa com participação de Laís Senna, Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro, Mestre Ambrósio, Mestre João Limoeiro, Juninho do Coco, entre outros.
Além da programação em diversos polos, como Rio Doce, Xambá, Fuadalupe, Praça do Carmo, a festa em Recife também terá o Rec-Beat 2025. Em sua 29ª edição, o festival de acesso gratuito conta com shows da Banda Uó, Tássia Reis, Duquesa, Os Garotin, Uana, Mago de Tarso, Carla Alves. Neste ano, a programação do Rec-Beat conta com artistas de outros sete países: Cuba, Venezuela, Bélgica, Uganda, Colômbia, Angola e Portugal, como Catu Diosis, Enkelé e Pongo.
Olinda
Nas ladeiras históricas de Olinda, a folia é marcada pelo desfile de dezenas de blocos. Na segunda-feira (24), as ruas de Olinda receberam a 26ª Edição da Noite para os Tambores Silenciosos. Dez grupos de Maracatu do Baque Virado da cidade realizaram um grande cortejo pelas ruas do Sítio Histórico para celebrar a cultura, a fé e a resistência afro. A celebração homenageou o babalorixá Tata Raminho de Oxóssi.
Amanhã (27), a abertura oficial do carnaval em Olinda ocorre a partir das 15h, com a concentração do tradicional cortejo de frevo. No Largo do Amparo, mais de 500 passistas e 90 músicos conduzirão o desfile pelas ruas do Bonfim e Ribeira, passando pela Prefeitura, até chegar à Praça do Carmo, onde os palcos darão início à programação oficial.
Além dos desfiles dos blocos de frevo, do Encontro dos Bonecos Gigantes, o carnaval também terá grandes shows, com destaque para Lenine, Raphaela Santos, Alceu Valença, Priscila Sena, Luiza Sonza, Duda Beat, João Gomes e Nação Zumbi.
Outras
Defesa Civil do RJ avalia se casarão que desabou precisa ser demolido

O Corpo de Bombeiros encerrou no final da tarde desta quinta-feira (20) as buscas por vítimas em um casarão de três andares, da época do Rio Antigo, que desabou, na região central da cidade.
Um homem, que estava dentro de um carro estacionado na calçada do casarão, foi atingido na cabeça por destroços de tijolos e madeiras e morreu na hora. O nome da vítima não foi divulgado.
Nenhuma outra vítima foi localizada. No térreo, funcionava uma loja de venda de doces. Uma pessoa ficou ferida sem gravidade e foi encaminhada ao hospital.
A procura por vítimas foi realizada com a ajuda de cães farejadores.
Vistoria
Após a conclusão dos trabalhos de varredura no prédio, os bombeiros entregaram o prédio para a prefeitura. A Defesa Civil realiza neste momento vistoria para avaliar a necessidade de demolição do imóvel, por isso as ruas Senador Pompeu e Visconde da Gávea, onde ficava o casarão, permanecem parcialmente interditadas ao tráfego de veículos.
Por meio de nota, a prefeitura do Rio informou que “o imóvel é privado, estava abandonado e não havia moradores no local. O proprietário já havia recebido notificações e intimações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, desde 2014. No entanto, o responsável não tomou qualquer tipo de providência”.
A Defesa Civil fez duas vistorias no local, em 2023 e 2024, e notificou o proprietário. A última ocorreu em 17 de setembro do ano passado, em função da ameaça de desabamento da estrutura.
Na ocasião, o prédio apresentava acelerado estado de degradação, sem telhado, com quedas de revestimento e risco de desprendimento de rebocos da fachada.
Outras
MP vai apurar uso de câmeras por guardas municipais em São Paulo

Um inquérito do Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública (Gaesp), do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), irá apurar medidas tomadas na implantação do programa de uso de câmeras corporais pela Guarda Civil Municipal (GCM) da capital paulista.
Com a possibilidade de as guardas municipais atuarem no policiamento ostensivo, estabelecida no último dia 20 de fevereiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), algumas cidades têm ampliado o uso das guardas para essa função, com os Poderes Executivos defendendo o uso da força de maneira direta na segurança pública.
Em São Paulo, a GCM é usada para este fim desde o final da década passada, principalmente no centro da cidade. Sua unidade de choque – Inspetoria de Operações Especiais (Iope) – é usada para revistar usuários em cenas abertas de uso, algumas vezes com uso de força, munições não letais e realização de prisões.
Segundo o MP, ” a Guarda Civil Metropolitana frequentemente se depara com situações de flagrante delito, em que o registro por imagens constitui um importante elemento probatório. ´
Proteção às vítimas
Para o Gaesp, “o uso de ferramentas tecnológicas, como câmeras corporais, pode contribuir para a melhoria das provas produzidas, garantindo maior proteção às vítimas e auxiliando na correção e no aperfeiçoamento dos procedimentos operacionais padrão”.
O uso dos equipamentos não entraria em choque com outros programas municipais, como o Smart Sampa, além de ter potencial de aproximar os agentes da sociedade e garantir a aplicação do princípio da simetria entre as forças de segurança no Brasil quanto ao uso de tecnologias de monitoramento.
Um grupo de promotores pediu que a prefeitura construa uma minuta de um Programa de Implementação de Câmeras Corporais na guarda, em um prazo de 30 dias, e que nele informe as principais necessidades operacionais para o uso do equipamento, como patrulhamento ostensivo, abordagens em áreas de risco e utilização na região da cracolândia e no Programa Guardiã Maria da Penha, além de indicar se a gravação será ininterrupta ou não, e apresentar um cronograma de implementação com a estimativa de duração da licitação.
Outras
Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio fica acumulado em R$ 10 milhões
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.842 da Mega-Sena, realizado nesta quinta-feira (20). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 10 milhões para o próximo sorteio.
Os números sorteados foram: 04 – 08 – 49 – 51 – 52 – 55.
A quina teve 20 apostas vencedoras, que irão receber R$ 85.292,36 cada. Outras 2.318 apostas tiveram quatro acertos e faturaram R$ 1.051,30.
Apostas
Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de sábado (22), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa Econômica Federal.
A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5.