Siga-nos nas Redes Sociais

Leitura

Georgia Annes participa da  1ª Feira de Literatura e Artes da Semana dos Museus com “Pés Descalços na Areia”, no próximo dia 17 

Publicado

em

Georgia Annes
Georgia Annes
 
 
 
Conhecida por seu trabalho na divulgação da poesia nacional, a autora apresenta seu terceiro e recém lançado livro no Espaço Cultural da Marinha
 
 


Georgia Annes , autora ativa em seu trabalho de divulgação da poesia nacional, participa da 1ª Feira de Literatura e Artes da Semana dos Museus, no próximo dia 17 de maio, no Espaço Cultural da Marinha, com seu terceiro e recém lançado livro, “Pés descalços na areia”, trazendo poemas que mostram a direção para chegar a si mesma e à fonte inesgotável da vida, permeada pelos quatro elementos da natureza: água, fogo, terra e ar. A autora se desnuda através do sagrado feminino, em emoções que escorrem pelos dedos e tornam-se versos reflexivos, andarilhos, plenos de sentimentos e sensações. 

Nesse caminhar, a autora não procura atalhos. Percorre as areias, molha os pés, se deixa levar pelo vento, recebe o sol como manto. E quando anoitece, aprecia sempre o céu, às vezes brilhante, às vezes cinzento, outras chuvoso, mas, acima de tudo, o aprecia. Sem temor, mergulha no que às vezes nos é desconhecido. Deixa-se queimar pelo turbilhão de escolhas que a envolve. Não se despedaça. Encontra conforto quando reconhece em si múltiplas possibilidades. “Pés descalços na areia” te convida a caminhar junto por essas paisagens repletas de leveza e significado.


Sobre “Pés Descalços na Areia”



“Descalços os pés caminham e ultrapassam os limites da praia. Os versos de Georgia Annes levaram-me a veredas profundas. Mergulhei no (des)conhecido mar, boiei e os pingos da chuva refrescaram o corpo marcado de cicatrizes. A resiliência daqueles que conseguem recomeçar após os dilúvios está impregnada nos versos livres da poeta. A mágoa, a perda, o luto, a dor servem como experiência àqueles que se permitem viver.

Em um lindo verso a poeta conclui “só sei que o amor disciplina a dor”. De fato, o amor é âncora e a dor é passageira. Saio do livro com a voz singular da poeta, seus versos espontâneos e profundos permitiram-me ir sem receio às veredas do desconhecido. O chuvisco molhou a tez e o sol insurgiu no emaranhado de nuvens. A trilha sempre esteve lá e o leitor caminhante segue, maduro, arrodeando a praia. Na areia, atrás, as marcas do ontem, os agouros e na mente, as palavras redentoras dos versos de Annes.

Com um breve sorriso, desses sorrisos de quem encontrou a simplicidade de um poema vivo, paro no cume de uma montanha e observo a praia que deixei. O mar está em mim e espero que o leitor também sinta a calidez das águas e não tema recomeçar. A vida sem mergulho é feita de pisos lisos sem ranhuras. A beleza está nas rusgas, por lá entramos na beleza da existência e permanência do amor.

Adriana Vieira Lomar


Escritora Finalista Prêmio Jabuti 2024
 

Prefácio
 
 
Tire os sapatos e afunde sem medo os pés nos grãos de areia e na espuma branca dos versos de Georgia Annes. É poesia para mergulhar e se sentir resgatada. Os poemas de “Pés descalços na areia” passam pela metáfora dos quatro elementos da natureza. As palavras se molham em águas salgadas, flutuam pela textura das ondas, encontrando muitos tons de azul. Depois, encontram o fogo, através dos raios do sol, que se multiplicam em jogos de luzes poéticas, trazendo arco-íris, eclipses e luas. Então encontra o ar, voando ventanias. E é por elas que a poesia de Georgia chega nos grãos de areia para pousar no elemento terra, subindo dunas e tateando a aridez. (…)
 

(…) Como diz a poesia da autora, “Sim, todo paraíso é longe / Se for perto,  não é paraíso”. Mas mesmo distante, é possível tateá-lo com os dedos da
poesia.

Yara Fers


Escritora finalista Prêmio Kindle de Literatura 2024
 

Sobre Georgia Annes 

Nascida e criada no Rio de Janeiro, escreve desde a adolescência. Formada em Psicologia, tem dois livros publicados: “A Menina e seus Balões”, pela editora Ibis Libris (2022), e “Onde Minha Poesia te Abraça”, pela editora Arpillera (2023).
É uma das coordenadoras do Podcast Escritoras Mundialmente Desconhecidas. Participou de 17 Antologias, inclusive Selo Off Flip 2023/2024. Foi classificada em vários concursos de poesia e obteve o 5o lugar no ArtCult em 2022.

Ficha técnica

Pés descalços na areia / Georgia Annes.


Guaratinguetá, SP : Litteralux, 2024.

122 p. ; 14cm x 21cm.

ISBN: 978-65-83205-52-0

1. Literatura brasileira. 2. Poesia. I. Título.  

Edição: Wilson Gorj

Capa e projeto gráfico: Douglas Jefferson

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Preparação: Mariana Galhardo Oliveira


Foto da autora: Marcelo Nejm

Imagem de capa: Acervo pessoal da autora

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitura

Evento une literatura e punk rock no lançamento de Lobisópolis, novo romance de horror da AVEC Editora

Publicado

em

Ilustração de Capa / Marcos Schmidt
Ilustração de Capa / Marcos Schmidt

Momento será especial para Thunder Dellú: apresentação do livro conta com um pocket show da antiga banda do autor

No sábado (14), o estúdio Dvel, em São José dos Campos, será palco de um evento que promete agitar os fãs de literatura e música. A partir das 18h, acontece o lançamento do livro Lobisópolis, novo romance de horror do escritor e músico Thunder Dellú, que vem acompanhado de um pocket show histórico da banda Reatores – que se reúne após 18 anos – e apresentação especial do Inflame.

O autor, que sempre sonhou em unir o lançamento de um livro a um show de sua antiga banda, concretiza o desejo com uma noite repleta de simbolismo. O Reatores, grupo de punk rock ativo entre os anos 1990 e 2000, e vinculado ao lendário selo Ataque Frontal, fará um pocket show exclusivo com clássicos como “Satanás Adorou o Vaticano” e “Ramones no Bar do Ico”. A abertura ficará por conta do Inflame, banda parceira de longa data de Dellú.

“Será uma celebração dupla: do retorno da música que marcou minha juventude e da chegada de Lobisópolis, um projeto que carrega meu amor pelo horror e pelo Vale do Paraíba”, afirma o autor.

Lobisópolis: horror inspirado no Vale do Paraíba

Publicado pela AVEC Editora (especializada em obras de fantasia, terror e ficção), Lobisópolis mergulha na cidade fictícia de Joanópolis, inspirada nas serras e tradições do Vale do Paraíba, e serve como pano de fundo para um mistério que desafia a razão.

O protagonista, o professor Juscelino, é um homem atormentado pelo luto e pela presença fantasmagórica de sua falecida esposa, que o pressiona a desvendar segredos enterrados há séculos. Ao seu lado, uma menina em conflito com os limites entre a realidade e fantasia. Um grupo de investigadores paranormais, formam uma equipe improvável contra uma maldição que remonta aos tempos coloniais.

A narrativa, repleta de simbolismos, explora temas como culpa, fé e a luta contra monstros internos e externos, enquanto os personagens buscam Lobisópolis – um reino lendário onde a lua nunca se põe e os segredos mais sombrios aguardam revelação.

“É uma história sobre enfrentar os monstros que criamos, seja na forma de lobisomens, dogmas ou fantasmas do passado”, define Dellú.

Com ilustração de capa de Marcos Schmidt e revisão de Camila Villalba, o livro já nasce como uma aposta no gênero de horror nacional, mesclando críticas sociais – herança da veia punk do autor – com elementos regionais.

Dellú destaca sua inspiração na cultura local: “Misturo o regional ao horror porque o ‘familiar’ aproxima o leitor. Um cemitério brasileiro, com suas flores de plástico apodrecidas, assusta mais que uma lápide europeia”.

Thunder Dellú, do punk rock aos romances assombrados

Nascido em 1970, Thunder Dellú é um multiartista: músico, fotógrafo e escritor com cinco livros publicados, todos ambientados no Vale do Paraíba. Sua trajetória literária começou em 2017 com a coletânea “Além do Vale do Terror e da Imaginação”, seguida por romances como “Tumular – A Sete Palmos do Inferno” (2021) e “Os Que Sobem à Noite” (2023), semifinalista do Prêmio Aberst de terror.

Serviço

Lançamento de Lobisópolis + Shows do Reatores e Inflame
Data: 14/06/2024
Horário: 18h
Local: Estúdio Dvel (São José dos Campos, SP)
Livro à venda em: AVEC Editora (www.aveceditora.com.br)

Para saber mais sobre o trabalho da AVEC Editora, basta seguir sua rede social ou acessar o site oficial:

Instagram
www.aveceditora.com.br

Continue Lendo

Leitura

Literatura, teatro e música se unem no lançamento do livro “Sedução e Morte no Judiciário”, do escritor Wadih Habib

Publicado

em

Imagem ilustrativa do livro / Capa do livro Sedução e Morte No Judiciário: Ilustração Wadih Habib e Arnoldo Miranda

O artista João Gonzaga, vencedor do prêmio Braskem de teatro, realizará uma performance interativa durante evento na próxima terça-feira (17), em Salvador

Na próxima terça-feira (17), às 18h, o escritor e advogado Wadih Habib lançará o livro “Sedução e Morte no Judiciário”, que conta a história de Severino e como imprevistos podem mudar radicalmente a vida de uma pessoa. O evento acontecerá no Auditório Torre América do Salvador Shopping Business, no bairro do Caminho das Árvores, em Salvador. Na programação junto com a sessão de autógrafos, um momento especial unirá literatura, teatro e música com a performance interativa “Um Cabra Diferente” feita pelo artista João Gonzaga, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro. O artista vai interpretar trechos da obra, com performances exclusivas e músicas que trazem referência aos personagens e suas raizes.

O livro acompanha a reviravolta na vida de um advogado de 42 anos, com carreira consolidada, que é surpreendido por um homem armado ao tentar sair com o carro em uma rua deserta e escura do Rio Vermelho, em Salvador. O bandido põe um corpo dentro do porta-malas do veículo de Severino e desaparece. O que fazer nessa situação? Esse é o desafio enfrentado pelo protagonista do livro escrito por Wadih Habib no gênero de ficção e romance.

Wadih Habib: Divulgação

Wadih Habib

O escritor e advogado Wadih Habib é nascido em Itabuna e atua na área do Direito há mais de 30 anos. Formado pela Universidade Estadual Santa Cruz (UESC) e mestre em Planejamento Ambiental pela Universidade Católica do Salvador (UCSal), já foi coordenador do curso de Direito, diretor e membro do Conselho de Administração do Centro Universitário Dom Pedro II (Unidompedro). Atualmente, é sócio-diretor da Habib Advocacia.

Mais informações:

Evento: Lançamento do livro “Sedução e Morte no Judiciário”, do escritor e advogado Wadih Habib.
Data: 17 de junho (terça-feira).
Horário: 18h.
Local: Auditório Torre América, Salvador Shopping Business, no Caminho das Árvores, em Salvador.

Continue Lendo

Cultura

Taslim vence Prêmio Book Brasil com seu livro afrofuturista “A Dáie de Vários Nomes”

Publicado

em

Multiartista carioca marcará presença na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

Destaque na nova cena da música nacional, a multiartista Taslim inicia uma trajetória brilhante também na literatura. “A Dáie de Vários Nomes”, o seu primeiro livro publicado, acaba de vencer o Prêmio Book Brasil na categoria Melhor Livro de Fantasia. Lançada pela editora Kitembo, a obra despontou entre publicações de todo país na quinta edição da premiação, que tem o propósito de aliar impacto social ao reconhecimento da diversidade e riqueza da produção literária brasileira, ajudando projetos sociais. A autora vai celebrar o prêmio com os leitores na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro, no dia 14 de junho, sábado, das 14h às 17h, no estande da editora Kitembo.

Na obra, que tem prefácio assinado pela escritora afrofuturista Lu Ain-Zaila, a personagem Maisha é uma dáie, cargo que, entre as muitas atribuições, lhe dá o incrível privilégio de viajar pelos tempos. Após crescer sozinha na Era do Nada, no século XXV, em Kosso, um ambiente controlado e desolador, ela é recrutada para servir ao Reino de Uró nos anos 3.800, como parte de um plano maior para a manutenção do equilíbrio dos ciclos temporais. E a sua primeira grande missão é registrar a pandemia de Covid no Rio de Janeiro de 2020. Para realizar a tarefa, ela conta com a ajuda do mukulu, seu software pessoal, e de Sr. Gila, seu novo mentor.

Assumindo diferentes identidades em cada período temporal pelo qual passa, sua nova função promete levá-la a missões e desafios incomparáveis. O maior de todos será encarar a si mesma.    

Taslim conta que, para construir a narrativa com linguagem afrofuturista, foi necessário se reconectar com a sua infância, se encontrar “com a pequena garotinha sábia” e cheia de ideias que já se aventurava como contadora de histórias. Por isso, ela conta que a obra é autobiográfica, mas também ficcional. Uma fusão de memórias adaptadas e compartilhadas com o olhar para o futuro desejado.

– Escrever um livro sempre foi um sonho. Não me surpreende que minha criança tenha descoberto isso ainda muito nova. Aos 10 anos, lá estava ela redigindo sua primeira história: “O Baú de Todas as Cores”. Apesar de não ter sido publicado, costumo dizer que este foi o meu primeiro livro. Ali, a minha pequena estava mesmo escrevendo o futuro, ou para o futuro. Às vezes sinto ser a mesma coisa. Fato é que a mensagem que ela me deixou foi extremamente necessária para que eu conseguisse escrever essa grande viagem – revela a autora.

O livro está disponível no site da editora Kitembo.

Sobre a autora

Natural do Rio de Janeiro, Taslim é uma cantora, compositora, roteirista, poeta e escritora apaixonada pela cultura africana e negra. Ela traz uma proposta afrofuturista em todas as suas criações, utilizando diferentes linguagens para construir novos futuros que conectem o povo preto com a sua ancestralidade. Por meio da música, do audiovisual e da literatura, tem como objetivo criar histórias onde pessoas negras e sua cultura são protagonistas. Na música, destacam-se lançamentos que buscam pela sonoridade afropop, um álbum lançado e participações em festivais pelo país, além de passar por diferentes estados com o projeto autoral “Anastácia Tour”, em homenagem a mulheres negras.  

Sobre o Prêmio Book Brasil

Prêmio Book Brasil foi idealizado em meados de 2019. A premiação recebe inscrições de escritores de todo país que, no ato da inscrição, fazem doações de livros, itens escolares e jogos educativos à instituição beneficiada a cada edital. Em 2025, a iniciativa chega à sua quinta edição e beneficiará a Biblioteca Girassol, no Rio Grande do Sul. O prêmio conta com uma equipe técnica de leitura e 6 curadores para a avaliação de cada uma das 14 categorias. 

Serviço:

Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555, Barra Olímpica, Rio de Janeiro – RJ (estande da editora Kitembo – CAL14)

Dia e horário: 14 de junho, sábado, das 14h às 17h

Site da editora Kitembo: https://www.editorakitembo.com.br/a-daie-de-varios-nomes-taslim

Rede social de Taslim: https://www.instagram.com/eutaslim/

Continue Lendo