Google Cloud e Fórmula E unidas

Antes do E-Prix deste sábado (16) no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP), o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E anunciou uma nova parceria tecnológica com o Google Cloud. A empresa mundial vai ajudar na categoria dentro e fora das pistas.  

A Fórmula E aproveitará as tecnologias do serviço Google Cloud, que vão desde infraestrutura de nuvem escalável, dados e análises, até ferramentas de inteligência artificial (gen AI) no Programa de Desenvolvimento de Carros de Corrida GENBETA para acelerar o crescimento do primeiro esporte automobilístico totalmente elétrico do mundo.

- Publicidade -

A categoria e o Google desenvolverão um relacionamento que começou no ano passado com o piloto da NEOM McLaren Formula E Team, Jake Hughes, estabelecendo um novo recorde mundial de velocidade em solo indoor do Guinness de 218,7 km/h.

A marca foi sustentada por um ‘Driver Bot’ de IA de geração desenvolvido pelo Google Cloud para GENBETA, o programa de desenvolvimento de carros de corrida da Fórmula E. O ‘Driver Bot’ aproveitou dados em tempo real do carro, juntamente com dados históricos da corrida, para ajudar Hughes e seus engenheiros a quebrar o recorde mundial de velocidade solo indoor existente em mais de 50 km/h.

”Nossa parceria tecnológica plurianual com o Google Cloud é uma evidência clara da escala de nossa ambição em estabelecer a Fórmula E como o esporte mais inovador, emocionante e de aceleração mais rápida do mundo”, disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E.

A parceria terá ações voltadas às novas tecnologias no desenvolvimento esportivo: aproveitamento da análise avançada de dados e da IA generativa por meio das ferramentas de streaming e processamento de dados do Google Cloud no programa pioneiro GENBETA.

Outro destaque será acelerar o crescimento da base de fãs com dados e campanhas demográficas, além do acesso amplo ao Programa FIA Girls on Track da Fórmula E.

- Publicidade -

”A próxima etapa desta parceria nos ajudará a desencadear uma nova e poderosa fase de crescimento da base de fãs, colocando toda a força das tecnologias Google Cloud por trás de nossos esforços de marketing”, contou Henry Chilcott, Diretor de Marketing da Fórmula E.

Laurence Lafont, vice-presidente de Indústrias Estratégicas EMEA, Google Cloud, disse: ”O Google Cloud está entusiasmado com a parceria com a Fórmula E para trazer o que há de mais moderno em tecnologias de nuvem para o emocionante mundo das corridas elétricas. Juntos, aceleramos a inovação dentro e fora das pistas e construiremos o futuro do automobilismo sustentável”.

A 10ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA verá 11 equipes competirem em 16 corridas em 10 cidades icônicas, incluindo estreias em Tóquio, Xangai e Misano (Itália). Juntamente com estes novos locais, o Campeonato regressa à Cidade do México, Diriyah, São Paulo, Mónaco, Berlim e Portland antes do final da temporada em Londres, no fim de semana de 20 e 21 de julho de 2024.

O E-Prix de São Paulo 2024 será realizado neste sábado, dia 16 de março, no Sambódromo do Anhembi, e os ingressos já podem ser adquiridos através do site da Eleven Tickets.

Sobre a Fórmula E e ‘ABB FIA Formula E World Championship’:

- Publicidade -

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: media@fiaformulae.com

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

 

 

Compartilhe este artigo
Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media.