Gustavo Xavier e Iara Caetano vencem XCC da Estrada Real

A grande final da Internacional Chaoyang Estrada Real estreou nesta sexta-feira (17) em Ouro Branco (MG), com as provas de XCC, o cross country short track. Gustavo Xavier e Iara Caetano foram os vencedores da prova mais curta. A competição organizada pela Avelar Sports definirá os campeões da temporada 2024, com a somatória de pontos das três etapas do ano.

A prova de XCC contou com um trajeto montado na Praça de Evento de Ouro Branco (MG), onde serão feitas todas as largadas e chegadas do final de semana. Homens e mulheres correram por 20 minutos e finalizaram com uma volta de 1,4 km. Na elite masculina, o paulista Gustavo Xavier acertou na estratégia e assumiu a liderança nas voltas finais, numa disputa emocionante com Luiz Cocuzzi, que terminou como vice-campeão. O pódio foi completado por Patrício Farias.

- Publicidade -

“Foi uma super prova! Fiz uma prova tática, fiquei perseguindo os líderes. Faltando duas voltas para o final, lancei um ataque com força total, o ataque da vitória. O Cocuzzi reagiu, me passou e aí, quando abriu a última volta, ainda tinha um gás. Consegui abrir um gap do Cocuzzi, finalizei o dia como campeão no XCC”, contou Gustavo Xavier, atleta da Specialized Racing BR.

“É a primeira vitória do ano. Tive uma lesão no joelho, fiquei um mês parado, agora estou conseguindo voltar numa boa forma e super animado, temos muitas provas importantes pela frente.”

Uma disputa intensa, com muitas trocas de posições, agitou o público durante a prova da elite feminina. A vencedora foi Iara Caetano, bicampeã pan-americana de XCE, o Cross Country Eliminator. Sabrina Oliveira ficou em segundo lugar, e Luiza Cocuzzi completou o pódio.

“Fui dando alguns ataques durante a prova para sentir como estavam as outras atletas e para sentir o meu corpo, já que estou vindo de uma sequência grande de provas. Observava a reação das adversárias e me divertia também, a cada volta. Estava num ritmo confortável para mim. Quando nos aproximamos das últimas voltas, segui o ritmo da Sabrina, que estava bem forte. No final, dei o meu máximo e consegui a vitória”, explicou Iara Caetano, campeã de XCC também na etapa de Arcos (MG) da Internacional Chaoyang Estrada Real.

O evento segue com as provas de  XCO (cross country olímpico) no sábado e XCM (cross country maratona) no domingo. As disputas serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial.

- Publicidade -

A competição também vale pontos para os rankings olímpico e mundial. A Internacional Chaoyang Estrada Real de MTB faz parte do calendário internacional da UCI , Ranking Brasileiro e Ranking Mineiro.

No que se refere ao ranking da Estrada Real, Luiz Henrique Cocuzzi lidera com 83 pontos na elite masculina e Letícia Cândido no feminino com 85.

Veja o ranking completo — https://www.gpscontrolcrono.com.br/204/RANKING.pdf

Compartilhe este artigo
Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media.