Esporte
ICAB comemora resultados do Energisa Búzios Sailing Week 2025

Iate Clube Armação de Búzios sediou evento no feriado de Páscoa.
O Iate Clube Armação de Búzios (ICAB) registrou os resultados da Energisa Búzios Sailing Week 2025, realizada de 17 a 20 de abril, com mais de 500 velejadores de todo o Brasil. O local se consolidou como referência técnica na modalidade, com uma das raias mais próximas e com ventos constantes do país.
Por isso, o ICAB foi escolhido como Centro de Desenvolvimento da Vela no Brasil, após assinatura de termo com a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) no ano passado.
A Energisa Búzios Sailing Week foi organizada pela comodoria liderada por Marcos Soares, campeão olímpico em Moscou 1980, com meses de preparação da equipe do clube. As regatas ocorreram em raia próxima à sede, sob condições que variaram de ventos leves a rajadas acima de 25 nós.
Campeões e medalhistas olímpicos e pan-americanos como Torben Grael, Marcelo Ferreira, Kiko Pelicano e Samuel Albrecht disputaram as provas.
“O sucesso da Búzios Sailing Week é resultado de um esforço coletivo. Trabalhamos intensamente para preparar o clube e receber da melhor forma nossos convidados”, afirmou Marcos Soares, comodoro do ICAB.
Participaram das provas 27 barcos das classes ORC e BRA-RGS, que tiveram em quatro dias de disputas sete e seis regatas respectivamente para cada regra.
“Foi uma grande satisfação participar no ICAB. O clube nos recebeu de forma impecável e a raia de Búzios mostrou todo o seu potencial, especialmente nos dois últimos dias, com ventos mais intensos. Tivemos um campeonato marcado por diferentes condições, alto nível técnico e disputas acirradas”, destacou Bayard Neto, comodoro da ABVO.
Os resultados oficiais foram:
– ORC Geral e ORC Performance: Crioula 52, Eduardo Plass (VDS)
– ORC Cruiser Racer: +Bravíssimo, Nacho Giamonna (ICES)
– RGS Geral e RGS A: Nativo 3, Eduardo Harabedian (BR Marinas)
– RGS B: Absoluto, Kaio Mendes (ICES)
Além disso, o campeonato, que foi válido como Brasileiro de Oceano da ABVO, fez ações de marketing e team building com a regata Pro-Am, feita em formato match race com executivos da Energisa e da OceanPact.
No Indigo Energisa, Ricardo Botelho teve Torben Grael como tático. Já no Moreré OceanPact, Flavio Andrade foi comandado por Maurício Santa Cruz.
“Foi muito bacana! Tivemos uma regata disputada, em uma experiência inesquecível. Foi uma grande ideia realizar essa regata entre amadores e profissionais. Competir contra o Torben Grael no outro barco foi uma honra e um desafio, um grande aprendizado. Como nossa empresa é voltada para o oceano, temos muitos velejadores em casa e isso nos deu vantagem nessa regata”, comentou Flavio Andrade.
Evento aprovado
Na premiação, Renato Avelar do Bravo, em nome do Iate Clube do Espírito Santo e da Federação Capixaba de Iatismo, registrou sua satisfação: “Fomos recebidos como fidalgos em vosso clube e não poderíamos deixar de registrar publicamente nossa gratidão pela hospitalidade impecável, pela excelência da organização e pelo brilho do evento, que figura entre os mais exclusivos da vela brasileira”.
“A tripulação do veleiro Tangará parabeniza e agradece ao ICAB, a ABVO e todos os demais envolvidos nesse campeonato sensacional!! Fomos muito bem recebidos e isso é garantia de retorno”, disse Délio Valdetaro, comandante do Tangará II – Hotel La Borie.
Estiveram presentes na cerimônia de premiação Aline Bordalo (Secretaria de Esportes do Governo do Estado), Diego Neves (Secretário de Esportes de Armação dos Búzios) e Rafael Fernandes (Secretário de Pesca). O evento teve apoio técnico da CBVela, ABVO e Prefeitura de Búzios, e patrocínio de Vilarejo Conceito, Zaetê Cosmética, Hering e Carmen Steffens.
O calendário náutico 2025 do ICAB inclui a 2ª etapa estadual da classe J70 (19 a 22 de junho), a 3ª etapa J70 (11 a 13 de julho), a BSW Optimist (26 e 27 de julho), a 4ª etapa J70 (8 a 10 de agosto) e a Taça Lachmann (9 e 10 de novembro). A próxima Búzios Sailing Week será de 2 a 5 de abril de 2026.
O evento contou ainda com o apoio de instituições e marcas, como a CBVela, ABVO, e a Prefeitura de Búzios. Marcas patrocinadoras, como Vilarejo Conceito, Zaetê Cosmética, Hering e Carmen Steffens, também se destacaram como grandes parceiras, contribuindo para o brilho da competição.
A próxima edição da Energisa Búzios Sailing Week já está confirmada: será realizada de 2 a 5 de abril de 2026, novamente no ICAB.
A Energisa Búzios Sailing Week 2025 foi organizada pelo ICAB em parceria com a ABVO e a CBVela. O evento contou com patrocínio do Grupo Energisa, que celebra 120 anos, e da OceanPact. Teve ainda o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, da Prefeitura de Búzios e da própria ABVO.
Resultados oficiais
ORC Geral (7 regatas)
1º Crioula 52 – TP52 – Eduardo Plass (VDS) – 12 pts
2º +Bravíssimo – Felci 315 – Nacho Giamonna (ICES) – 19 pts
3º Duma – Farr 11s – Haakon Lorentzen (ICRJ) – 23 pts
ORC Performance (7 regatas)
1º Crioula 52 – TP52 – Eduardo Plass (VDS) – 9 pts
2º Magia IV – ILC 30 – Torben Grael (RYC) – 16 pts
3º Duma – Farr 11s – Haakon Lorentzen (ICRJ) – 16 pts
ORC Cruiser Racer (7 regatas)
1º +Bravíssimo – Felci 315 – Nacho Giamonna (ICES) – 7 pts
2º Xamã – Grand Soleil 46 – Sergio Klepacz (ICS) – 16 pts
3º Dona Bola – Oceanis 41 – Ricardo Tramujas (ICRJ) – 18 pts
RGS Geral (6 regatas)
1º Nativo 3 – Delta 32 – Eduardo Harabedian (BR Marinas) – 6 pts
2º Kaluanã – Skipper 30 – Leonardo Soldon (Bracuhy) – 9 pts
3º Beleza Pura II – Farr 38 – Felipe Ferraz (UBA) – 19 pts
RGS A (6 regatas)
1º Nativo 3 – Delta 32 – Eduardo Harabedian (BR Marinas) – 6 pts
2º Kaluanã – Skipper 30 – Leonardo Soldon (Bracuhy) – 8 pts
3º Beleza Pura II – Farr 38 – Felipe Ferraz (UBA) – 17 pts
RGS B (6 regatas)
1º Absoluto – Fast 360 – Kaio Mendes (ICES) – 7 pts
2º Bierkaai – Peterson 34 – Bart Brouwer (ICAB) – 9 pts
3º Santeria – Fast 260 – Newton Rocha (BarraVela) – 12 pts
Foto: Fred Hoffmann
—
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
www.onboardsports.net
Esporte
Brasil vence 4 jogos no 1º dia do Campeonato das Américas de Goaball

O Brasil foi avassalador no primeiro dia do Campeonato das Américas de goalball, no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), na Vila Guarani, na zona sul da capital paulista. As seleções masculina e feminina somaram duas vitórias cada uma nesta terça-feira, pela fase de grupos. A estreia de ambas foi com goleada sobre o Peru: a masculina aplicou 11 a 1 e a feminina 7 a 0.
No final da tarde, as equipes brasileiras voltaram à quadra para mais duas partidas. No clássico sul-americano, o Brasil derrotou a Argentina por 12 a 5, enquanto a seleção feminina superou a dos Estados Unidos por 8 a 2.
Atual campeão mundial e bronze paralímpico nos Jogos de Paris, o time masculino encara o Panamá nesta quarta (30), a partir das 13h40 (horário de Brasília), pela terceira rodada do Grupo C (Chile e Porto Rico completam a chave). A competição é aberta ao público e também tem transmissão ao vivo online (on streaming) no canal YouTube da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes (CBDV).
Fim de jogo antecipado! Com o placar de 🇧🇷 11 x 1 🇵🇪, por conta dos 10 pontos de diferença, o jogo encerrou com 7 minutos para o fim do 2º tempo! 🎉
Agora é a vez da seleção feminina entrar em quadra contra o Peru 🇵🇪, à 10h10.#BrasilParalímpico @Caixa @CAIXAEsportes… pic.twitter.com/FjD4Vazptj
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@BraParalimpico) July 29, 2025
“Este é o início do ciclo [paralimpico]. A gente sabe que é uma competição um pouquinho mais difícil por ser a primeira do ano. E estrear ganhando é a melhor coisa; é saber que estamos no caminho certo”, analisou o jogador Paulo Saturnino, da classe B1 (cegos totais), que marcou seis dos 11 gols da vitória contra o Peru.
Já a equipe feminina só volta a competir às 9h de quinta (31), contra o Chile, pelo Grupo B (o Panamá completa a chave). Autora de dois dos sete gols da vitória da amarelinha sobre o Peru, Jéssica Vitorino saiu satisfeita da quadra.
“Toda estreia tem aquele frio na barriga, isso é normal, mas mantivemos a nossa defesa, que é muito potente. Todas puderam entrar em quadra e dar o seu melhor, e foi aí que conseguimos superar o nosso primeiro desafio”, analisou a atleta da classe B3 (consegue definir imagens).
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (@cbdvoficial)
O Campeonato das Américas reúne 11 seleções femininas e 12 masculinas. Os campeões asseguram vaga no Mundial de goalball de 2026, em Hangzhou (China). A seleção brasileira masculina já tem vaga garantida por ter conquistado o título mundial na última edição (2022), em Portugal, quando tornou-se a única seleção tricampeã do mundo no goalball. Abaixo da amarelinha, estão Lituânia e Alemanha, ambas bicampeãs.
Esporte
Cross Urbano CAIXA tem etapa no Estádio Moisés Lucarelli em comemoração aos 125 anos da Ponte Preta

A quarta prova de 2025 será uma edição especial do circuito de corridas de rua em Campinas (SP), no dia 10 de agosto, com largada a partir das 7 horas, para as distâncias de 5k e 10k. Inscrições estão abertas
Julho, 2025 – O Cross Urbano CAIXA chega à quarta etapa da temporada 2025 com uma edição especial do circuito de corridas de rua, no próximo dia 10 de agosto, em Campinas, no interior de São Paulo. A prova Cross Urbano CAIXA / Corrida da Ponte será disputada em comemoração aos 125 anos de fundação da Ponte Preta. Depois de duas etapas noturnas na região norte do País, será diurna e com muitas atrações. Uma delas, inédita, é o local: o tradicional Estádio Moisés Lucarelli, inaugurado em 1948. Inscrições estão abertas.
Os competidores podem se inscrever para a distância de 5k ou para os 10k. A largada está marcada para as 7 horas, em frente ao estádio, onde também será a chegada. Ao final do percurso, os atletas entrarão no Moisés Lucarelli, darão a volta olímpica e sairão para cruzar a linha de chegada na parte externa.
“Faremos em Campinas uma edição especial do Cross Urbano, em parceria com a Ponte Preta, para comemorar os 125 anos de sua fundação. Tenho certeza que essa união de forças entregará um excelente evento”, afirma Freddy Carvalho, idealizador do Cross Urbano.
A Associação Atlética Ponte Preta foi o segundo clube de futebol fundado no Brasil, em 11 de agosto de 1900, menos de um mês depois do Sport Clube Rio Grande, de 19 de julho de 1900. O Estádio Moisés Lucarelli, também conhecido como Majestoso, leva o nome de seu idealizador e patrono, responsável pela compra do terreno onde foi construído.
Inscrições abertas – Quem quiser se inscrever na etapa de Campinas é só entrar no Instagram do Cross Urbano CAIXA, na página @crossurbanocaixa. Ou no link https://www.ticketsports.com.br/e/corrida-ponte-10k-cross-urbano-caixa-2025-72701. A inscrição dá direito ao Kit Cross – camisa dry fit, viseira, sacola e pochete 3 em 1 (celular, squeeze e chave).
Conhecido como Corrida dos Estádios, o Cross Urbano CAIXA 2025 já passou por Brasília (DF), em prova diurna, e Belém (PA) e Teresina (PI), noturnas. Depois de Campinas, chegará também a Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ), todas à noite, totalizando sete etapas na temporada.
Lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no País, veio para fomentar o multiuso das arenas. A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito.
O Cross Urbano CAIXA / Corrida da Ponte é organizado pela Bravus, com patrocínio da CAIXA, Governo Federal e Associação Atlética Ponte Preta.
Calendário 2025
25/05 – Guará – Brasília (DF) – diurna – realizada
12/07 – Estádio Mangueirão – Belém (PA) – noturna – realizada
19/07 – Estádio Albertão – Teresina (PI) – noturna – realizada
10/08 – Estádio Moisés Lucarelli – Campinas (SP) – diurna
06/09 – Arena Castelão – Fortaleza (CE) – noturna
04/10 – Estádio Rei Pelé – Maceió (AL) – noturna
01/11 – Parque Olímpico da Barra – Rio de Janeiro (RJ) – noturna
Mais informações:
Instagram: @crossurbanocaixa
E-mail: crossurbano2025@gmail.com
Foto: Cross Urbano CAIXA / Divulgação
Esporte
Justino Pedro e Mirela Saturnino, da APA Petrolina, são vice-campeões pan-americanos de maratona

Os dois atletas chegaram em segundo lugar na SP City Marathon 2025, válida como Campeonato Pan-Americano
Julho, 2025 – Os atletas da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), Justino Pedro e Mirela Saturnino, foram vice-campeões da SP City Marathon 2025, realizada neste domingo (27), em São Paulo. A edição deste ano também valeu como Campeonato Pan-Americano de Maratona, e os dois atletas pernambucanos conquistaram a medalha de prata nas duas classificações: geral e pan-americana.
Na disputa feminina, Mirela Saturnino completou os 42,195 km em 2h50min22s. A atleta celebrou a oportunidade de representar novamente o Brasil e garantir um lugar no pódio. “Estou muito feliz com esse resultado. Ser vice-campeã numa prova tão grande e exigente é motivo de muito orgulho para mim. Agradeço a Deus por essa conquista. Estou feliz por ter sido convocada para representar o Brasil e por ficar entre os primeiros colocados. Obrigada a todos pela torcida.”
Justino completou a prova com o tempo de 2h23min22s. O atleta valorizou bastante o resultado, após revelar que precisou fazer duas paradas durante o percurso. “Foi uma prova muito difícil, com muitas subidas, e ainda precisei parar duas vezes por problemas estomacais. Mas, graças a Deus, consegui me recuperar no final e garantir essa segunda colocação, que é muito importante. Agradeço a Deus por estar em mais um pódio.”
A maratona teve largada na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, e chegada no Jockey Club de São Paulo. O percurso passou por 18 bairros da capital paulista, reunindo mais de 24 mil atletas.
Os vencedores da prova foram Amanda Aparecida de Oliveira, com o tempo de 2h40min56s, e Éderson Vilela Pereira, com 2h15min58s. Ambos também ficaram com o título pan-americano.
A APA – Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.
Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.
Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão.
Mais informações:
Site: https://apapetrolina.com.br/
Instagram: @apapetrolina
Assessoria de Imprensa:
Ascom APA Petrolina – comunicacao@apapetrolina.com.br
Foto: Tião Moreira / Divulgação