Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

Indaiatuba sedia a primeira edição do Festival Quanta Cultura com uma série de atrações artísticas para todos os públicos

Publicado

em

Indaiatuba sedia a primeira edição do Festival Quanta Cultura com uma série de atrações artísticas para todos os públicos
Wagner Romano

Imagine passar dois dias ao ar livre e ainda partilhar de uma programação para toda a família, que contempla várias linguagens artísticas e esbanja criatividade. Esse evento tem nome: Festival Quanta Cultura, que acontece, pela primeira vez, em Indaiatuba, nos dias 9 e 10 de novembro, sábado e domingo, das 10h às 16h. A entrada é gratuita e todas as apresentações contarão com tradução simultânea em Libras.

Destinado a todos os públicos, o festival será realizado no bosque do Casarão Pau Preto oferecendo uma série de atividades de música, teatro, literatura e circo.

“A ideia do Quanta Cultura é criar um ambiente com forte senso de comunidade, pertencimento e afetividade, convidativo e acessível”, destaca uma das coordenadoras, Maíra Gama. “De um modo geral”, prossegue, “nosso trabalho busca ampliar o contato das crianças, suas famílias e responsáveis  com o mundo ao ar livre, propondo a realização de experiências artísticas de qualidade, e oferecendo o acesso à cultura por meio da integração de diversas linguagens artísticas”.

O que esperar

O festival tem uma programação bem diversificada, que “não menospreza a inteligência do público-alvo, e apresenta artistas da nossa região, de forma a estimular a formação cultural, além de fomentar e valorizar a cultura local”, frisa Maíra.

Do passeio animado pelo cancioneiro popular às inspiradas fanfarras do leste europeu, a agenda do Quanta Cultura ocupará todos os espaços do Casarão. Logo no sábado, às 11h, o grupo Os Trilsons apresenta A Procura das Notas, que mistura música e comédia. O Cria Cantos e Contos traz as infinitas e ricas possibilidades da cultura brasileira com o espetáculo Baile da Cria.

O festival também trará o ator Filipe Bregantim e seu excêntrico e carismático personagem Mendonca, que promete animar a plateia com magias cômicas, demonstrando toda sua desenvoltura circense.

Cantigas, ritmos e brincadeiras estão no show Mexe e Remexe, do Cantinho do Joe, que propõe uma interação recheada de estímulos sonoros, táteis, visuais e gestuais. O curupira será tema do espetáculo do grupo Manui que, intercalado de músicas indígenas, evoca os poderes deste ser encantado das florestas.

Quanta Cultura Festival é um projeto realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através  do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Industria Criativas, o Governo Federal e Ministério da Cultura.

Serviço

Quanta Cultura Festival

Local: Casarão Cultural Pau Preto. Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro, Indaiatuba

Programação

Dia 9 de novembro, sábado

PALCO

11h – À Procura das Notas (Os Trilsons)

Um pequeno e inusitado grupo formado por artistas que se uniram para fazer um espetáculo na forma que acreditam ser essencial, embalado pelas emoções, misturando música e comédia.

 

13h30 – Baile do Cria (Cria Cantos e Contos)    

O espetáculo é um passeio bem animado pelas canções, ritmos e muita alegria em uma festa bem brasileira, recheada de músicas do cancioneiro popular e cantigas para experimentarmos as infinitas e ricas possibilidades de nossa cultura.

 

15h – Um Tza Fanfarra (Um Tza Fanfarra)

Inspirada nas fanfarras do leste europeu, a música do grupo (com nome dado em referência ao ritmo carinhosamente apelidado de “um tza um tza”), com seu caráter festeiro e de celebração, atravessa qualquer fronteira e envolve o público de qualquer idade ou lugar!

CIRCO

12h – Aplausos e Vaias (Filipe Bregantim)

Mendonça, um personagem excêntrico, carismático e cheio de habilidade, arruma sua parafernália para realizar seu espetáculo. Manipulando diversos objetos e realizando magias cômicas, demonstra toda sua desenvoltura circense.

 E mais (das 10h às 16h):

Exploração Sensorial com Tintas da Natureza e Coroa de Flores (Coletivo Brincá)

Construções de Lugares Fantásticos (Gui Teixeira)

Nesta intervenção, os participantes são convidados a criar e construir pequenos mundos e lugares fantásticos sobre o chão utilizando uma gama variada de materiais naturais, tais como pedras, galhos e tocos de madeira.

Bolhas de Sabão Sensoriais, com Espaço de Brincar

Programação

Dia 10 de novembro, domingo

PALCO

11h – Mexe e Remexe (Cantinho do Joe)

O show, por intermédio da música e de brincadeiras musicais, oferece um momento lúdico de qualidade, com um repertório que permeia cantigas, ritmos e as brincadeiras da cultura popular, propondo uma interação recheada de estímulos sonoros, táteis, visuais e gestuais.       

13h30 – Esse Tal de Curupira (Grupo Manuí)

Pouca gente sabe, mas muitos personagens das histórias de tradição oral contadas pelos pais e avós Brasil afora se originam no imaginário das etnias de origem Tupi. Nessa narração, intercalada de músicas indígenas, os poderes deste ser encantado das florestas despertam o desejo de cuidar da “Mãe Terra”.

15h – As Arrumadinhas (Forró das Minas)

Um trio de talentosas mulheres musicistas, que revezam suas vozes reproduzindo manifestações da cultura popular, com as clássicas do forró pé de serra, xote, baião, xaxado e coco de roda, contagiando e envolvendo todos os públicos em um show animado, dançante e inspirado.

 

CIRCO

12h – Energia (Cuca Maravilha)

Nessa jornada circense, cada acrobacia e cada gesto não são apenas demonstrações de habilidade, mas sim expressões profundas da paixão pela arte e pela conexão com o público. Cuca desafia estereótipos e quebra barreiras, mostrando ao mundo o poder transformador do riso e da criatividade.

E mais (das 10h às 16h):

Exploração Sensorial com Tintas da Natureza e Móbiles da Natureza (Coletivo Brincá)

Oficina de Gravura em EVA (Por Que Guairá)

Em vez de madeira, pedra e metal, o público vai usar folhas em EVA, papel, tesoura, muita cor e criatividade para produzir as matrizes das gravuras.

Bolhas de Sabão Sensoriais, com Espaço de Brincar

O estreito relacionamento com a mídia tradicional e a expertise em agroeconomia são os diferenciais da Carol Silveira Assessoria de Comunicação. Temos uma estrutura otimizada que garante respostas rápidas e eficientes. Somos jornalistas profissionais aptas a construir a presença do cliente na mídia.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exposição

A Galeria Dobra/ARTNOVA abre a exposição “Luz, Silêncio e Poesia”, durante o Circuito Bhering de maio

Publicado

em

Divulgação
Divulgação
 
 
A Galeria Dobra/ARTNOVA apresenta a exposição “Luz, Silêncio e Poesia”, trazendo pinturas, esculturas, colagens, fotografias e instalações que conversam com o corpo, a memória, o espaço e o transitório, durante o Circuito Bhering, com abertura no próximo dia 03 de maio (sábado). A exposição mostra a  arte que abraça o tempo lento, que traduz gestos mínimos em intensidades, que transforma matéria em linguagem.
 
 
Artistas visuais com estilos diversos mostram as sutilezas da percepção e da poética, que mobilizam experiências sensoriais e reflexivas — que habitem o intervalo, o respiro, a pausa. Trabalhos que investigam o silêncio como matéria da escuta, a luz como forma de presença e de revelação, e a poesia como força de transfiguração do cotidiano. 
 
 
Serviço
 
Exposição: Luz, Silêncio e Poesia
 
Artistas: coletiva
 
Local: Galeria Dobra/ARTNOVA
 
Rua Orestes, 28 – Santo Cristo – RJ – Fábrica Bhering – 2º andar
 
Abertura: 03 de maio, das 14h às 18h
 
Visitação: 03 a 17 de maio de 2025
 
Dias e horários:  quartas, quintas e sextas, das 12h30 às 17h, e aos sábados, das 10h às 18h. 
 
Assessoria de imprensa: Paula Ramagem
 
Evento gratuito. Livre

Continue Lendo

Exposição

Exposição “Era uma Vez…”  traz a memória e o esquecimento na arte e, em especial, na fotografia, na  Galeria Ponto G – Retrato Espaço Cultural 

Publicado

em

Divulgação
Divulgação


Lady Gasoline Band é a mais nova surpresa do cenário musical, com estreia no próximo dia 10 (sábado), no Mississippi Delta Blues Bar, trazendo repertório que mistura a paixão pelo blues e a energia do rock, sob o comando de Raphaella Souza, já conhecida pelos anos no jazz e no pop rock.

 
 
Raphaella Souza ressignificou sua carreira com esse novo trabalho, com uma formação flexível de músicos convidados, e  uma proposta de resgatar a essência visceral do blues rock com autenticidade, atitude e personalidade própria. Sua entrega no palco mistura força, emoção e presença, guiando o público por um universo onde solos sujos encontram melodias carregadas de alma.

O  show  conta com a voz marcante de Raphaella, que promete incendiar a cena com repertório vibrante, repleto de clássicos reinterpretados, ao lado de Gustavo Moraes (Guitarra), Aílton Cruz (Baixo) e
Jader Luiz (Bateria).

 

Lady Gasoline não veio para apagar incêndios — veio para começar um. Prepare-se para sentir o calor.

Instagram: @ladygasolineband

 
 
Serviço
 
Show: Lady Gasoline Band 
 
Mississipi Delta Blues Bar
 
Rua Pedro Ernesto, 89 – Gamboa – RJ
 
Dia: 10 de maio de 2025
 
Horário: 21h
 
Ingresso: R$15,00
 
 
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
 
Instagram: @ladygasolineband

Continue Lendo

Exposição

Exposição “Era uma Vez…”  traz a memória e o esquecimento na arte e, em especial, na fotografia, na  Galeria Ponto G – Retrato Espaço Cultural 

Publicado

em

Luis Teixeira Mendes
Luis Teixeira Mendes
 

“Era uma Vez…” é uma exposição coletiva que fala sobre a memória e o esquecimento impregnados na arte e, principalmente, em fotografias.  

 
 
Claudia Tavares, Dani Soter, Joaquim Paiva, Juscelino Bezerra, Luis Teixeira Mendes, Nino Rezende e Sonia Goes apresentam trabalhos que levam a pensar o que a fotografia contém de memória, quais lembranças decidimos guardar e quais preferimos deixar para trás. Com efeito provocador, lançam ideias e despertam narrativas que fazem aflorar histórias com sentidos carregados de emoção
 
 
Em fotografias próprias ou arquivos achados, os trabalhos apresentados convidam o público a revisitar lembranças, pensar o impacto do tempo e refletir sobre como os relatos do passado moldam o presente. “Era uma Vez…”  propõe por meio de imagens impressas em matérias distintas, revelar presenças desaparecidas.  
 
 
Serviço
 
Exposição: Era uma Vez…
 
Artistas: Claudia Tavares, Dani Soter, Joaquim Paiva, Juscelino Bezerra, Luis Teixeira Mendes, Nino Rezende e Sonia Goes
 
Abertura: Data: 4 de abril de 2025, às 17h. 
 
Visitação: De 4 de abril a 4 de maio de 2025. 
 
Dias e horários de visitação: • Quarta, quinta e sexta-feira: 17h às 22h • Sábado: 17h às 22h • Domingo: 13h às 21h  
 
Local: Galeria Ponto G – Retrato Espaço Cultural 
 
Rua Benjamin Constant, 117, Glória, Rio de Janeiro.
 
Assessoria de imprensa: Paula Ramagem

Entrada gratuita.

Continue Lendo