Casa Economia Investimento na Poupança Dispara 14% no Espírito Santo em 2023
Economia

Investimento na Poupança Dispara 14% no Espírito Santo em 2023

Compartilhar
Investimento na Poupança Dispara 14% no Espírito Santo em 2023
Compartilhar

O Santander Brasil divulgou recentemente um estudo revelando que os investimentos na caderneta de poupança no Espírito Santo tiveram um aumento impressionante de 14% no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022. Este dado aponta para uma tendência promissora no cenário econômico do estado. (Fonte: Assessoria de Imprensa Santander Nordeste/Norte/Espírito Santo)

Perfil de Investidores Capixabas em Ascensão

No Espírito Santo, o crescimento dos investimentos na poupança foi notável, colocando o estado como o quarto com maior aumento no país. Atrás apenas do Acre (46%), Sergipe (38%) e Minas Gerais (15%), os capixabas estão demonstrando uma postura mais proativa em relação às finanças. Além da poupança, investimentos em renda fixa (17%) e Tesouro Direto (18%) também estão em alta, destacando o Espírito Santo como o segundo estado com maior percentual de investidores nesse segmento, alcançando 4,3% do total. Essa posição só é superada pelo Distrito Federal, com 4,7%. (Fonte: Assessoria de Imprensa Santander Nordeste/Norte/Espírito Santo)

Cenário Nacional: Mudanças nos Investimentos

Mesmo com a taxa de juros mantida em 13,75% por um longo período, o cenário nacional de investimentos está passando por transformações. Os investimentos ultraconservadores, como títulos públicos, fundos DI e até mesmo a poupança, estão cedendo espaço para opções como Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e as Letras Imobiliárias Garantidas (LIGs).

A categoria de renda fixa, que engloba CDBs, LCI, LCA e LIGs, registrou o maior crescimento nacional, aumentando 17%. Ela saltou de 32% do total da carteira dos investidores no primeiro semestre de 2022 para 37,5% de janeiro a junho de 2023. Outra categoria em crescimento foi a de Certificados de Operações Estruturadas (COEs), com um aumento de 28% em 12 meses, mesmo que sua representatividade seja menor, com 5% do portfólio no final de junho deste ano. (Fonte: Assessoria de Imprensa Santander Nordeste/Norte/Espírito Santo)

Investidores Buscam Maior Retorno

Os dados refletem a maturidade dos investidores dispostos a assumir um pouco mais de risco em busca de maiores retornos, sem abrir mão da segurança proporcionada pela taxa Selic ainda em patamares elevados. Por outro lado, investimentos mais conservadores, como o Tesouro Direto e fundos de renda fixa, estão perdendo atratividade. É evidente que o cenário de investimentos no Brasil está evoluindo rapidamente. (Fonte: Assessoria de Imprensa Santander Nordeste/Norte/Espírito Santo)

Compartilhe, Siga e Fique Informado!

Aproveite para compartilhar este artigo com amigos e familiares para que mais pessoas possam estar cientes dessas mudanças nos investimentos. Siga a ImprensaBr nas redes sociais ou no Google Notícias para ficar atualizado com as últimas notícias financeiras.

F.A.Q (Perguntas Frequentes):

1. Por que os investimentos em renda fixa estão crescendo?

  • Os investimentos em renda fixa estão crescendo porque oferecem um equilíbrio entre segurança e retornos atrativos, especialmente em um cenário de juros elevados.

2. Quais estados brasileiros lideram o aumento nos investimentos?

  • Os estados que lideram o aumento nos investimentos são o Acre, Sergipe, Minas Gerais e o Espírito Santo, que registrou um crescimento de 14% na poupança.

3. Qual a importância da taxa Selic nesse cenário de investimentos?

  • A taxa Selic desempenha um papel fundamental, pois influencia os rendimentos de diversos tipos de investimentos. Investidores buscam alternativas mais rentáveis à medida que a taxa Selic permanece em níveis elevados.
Compartilhar

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededsitesbr