Esporte
JUBs futebol começa com destaque para a disputa feminina

Goiânia, Goianira e Trindade recebem nesta semana os Jogos Universitários Brasileiros de Futebol, Fut 7, X1 e X2. Uma edição especial anual dos JUBs (Jogos Universitários Brasileiros). O esporte mais praticado no país ganha anualmente uma competição exclusiva da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). São 1.100 participantes, sendo 861 atletas, de 18 estados diferentes e 32 instituições de ensino superior em busca de vitórias.
Os jogos foram divididos em quatro locais de competição. O Futebol é disputado no Campo Parque Lara Guimarães (Trindade), no Estádio Municipal João Gonçalves Rios (Goianira) e no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira (Goiânia). Já o Fut7, o X1 e o X2 ficam sediados no Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco (Goiânia), que também recebe jogos de futebol.
Dentre todos os 861 atletas, 379 são mulheres. E elas fazem a diferença aqui.
O presidente da CBDU, Alim Neto, ressalta o alto nível das atletas que estão em Goiânia nesta semana: “Na história do esporte universitário brasileiro de futebol feminino, basicamente, todas as atletas da seleção principal passam pelo esporte universitário. Nós somos bicampeões da Universíade [Jogos Mundiais Universitários] no futebol feminino. É muito importante para a gente manter esse foco na modalidade”.
Lusimar Santos, presidente da Federação Goiana do Desporto Universitário, lembra que hoje o futebol feminino já é uma realidade no país: “Aqui em Goiás, por exemplo, nós temos o Vila Nova Universo, que é uma das nossas representantes e disputa o Campeonato Brasileiro Série A2. O maior legado que o JUBs vai deixar é a força do esporte feminino. A sociedade está vendo o futebol feminino não mais apenas como entretenimento, mas no aspecto profissional, o que valoriza, de forma definitiva, a modalidade no país, com um sistema educacional que possibilita essas atletas a também terem uma formação universitária”.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por C B D U (@cbdu)
No Fut7, por exemplo, a Universidade de Fortaleza (Unifor) luta pelo tetracampeonato na modalidade. O técnico da equipe é também o treinador da seleção brasileira de futsal feminino: Wilson Sabóia, eleito melhor técnico de futsal do mundo. E no gramado, ele conta com atletas de nível alto, como Flávia Mayane, camisa 10 da Unifor e jogadora da seleção brasileira de futsal, que vê benefícios em competir em várias modalidades.
“É uma competição importante para defender o título. Entre o futsal e o fut7 muda um pouco. O futsal é um pouco mais dinâmico, a gente pega muito na bola, mas a gente consegue, por exemplo, trazer para o campo a questão dos mini jogos, e aqui do campo a gente leva para o futsal a necessidade de ter um preparo físico. Aqui precisamos estar muito mais preparadas para jogar em um clima desses, de muito calor. Para as mulheres que sonham em jogar futebol, futsal, eu aconselho acreditar mesmo. Lutar, treinar, acreditar e, quando a oportunidade chegar, agarrar porque vai dar certo”, declarou a atleta.
O Unifor estreou bem, com uma vitória de 8 a 1 sobre o Unicesumar (PR).
Uma das maneiras encontradas pela CBDU para aumentar a competitividade e reforçar a política de igualdade de gênero no esporte universitário é uma medida implementada pela entidade de condicionar os benefícios da hospedagem e alimentação para federações que inscreverem equipes femininas, não apenas masculinas. No entanto, ao inscrever pelo menos uma equipe feminina, a federação recebe o benefício, sem a necessidade de inscrever um time masculino.
Esporte
Chocolate como aliado no desempenho físico e esportivo

Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé, dá dicas sobre como incluir o cacau na rotina de quem pratica esportes
Julho, 2025 – Muito além do sabor, o chocolate, especialmente aquele com maior teor de cacau, tem se mostrado um aliado da saúde e até da performance esportiva. Rico em compostos naturais, o cacau é uma fonte de fibras e combate radicais livres. Esses benefícios ganham vida na 34ª edição das Dez Milhas Garoto, maior evento esportivo do Espírito Santo, que acontece nos dias 27 e 28 de setembro em Vila Velha (ES).
Com provas para diversas idades, incluindo a tradicional corrida de 16,1 km entre Vitória e Vila Velha, além da Corrida Garotada e da Cachorrida, o evento tem se consolidado como uma verdadeira celebração, que une movimento e saudabilidade. “Quando falamos de uma jornada mais saudável, é importante lembrar que o prazer também tem seu lugar. O consumo equilibrado de chocolate com alto teor de cacau pode fazer parte da rotina de quem pratica esportes. O cacau é uma fonte natural de compostos bioativos que auxiliam na melhora da circulação e na recuperação pós-exercício”, explica Gisele Pavin, head de Nutrição, Saúde e Bem-Estar da Nestlé.
Para quem quer aproveitar esses benefícios, a dica é optar por chocolates com mais cacau, que oferecem maior concentração de antioxidantes e menos adição de açúcares. “O ideal é consumir chocolate com mais cacau, como o meio amargo, preferencialmente antes da atividade física, para ajudar no foco e na disposição, ou após o exercício, como parte da recuperação. Além disso, o cacau em pó pode ser incorporado em vitaminas, mingaus ou panquecas, sendo uma alternativa prática e saborosa para o dia a dia dos atletas amadores”, orienta e finaliza Gisele.
A expectativa da 34ª edição das Dez Milhas Garoto é repetir o sucesso de 2025, com mais de 16 mil participantes na prova principal, além de milhares de crianças e pets nas provas temáticas.
Sobre o evento – Criada em 1989 para comemorar os 60 anos da Chocolates Garoto, a corrida já faz parte do calendário esportivo nacional e vem crescendo em número de participantes e impacto local. Além de promover a saúde e o bem-estar, a Dez Milhas Garoto movimenta o turismo capixaba, atraindo mais milhares de pessoas de todos os estados do Brasil durante o fim de semana do evento.
A Corrida Garoto está entre as maiores do Brasil, sendo a maior corrida na modalidade 10 Milhas. A organização é da Yescom, com homologação da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Capixaba de Atletismo (Fecat).
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição).
Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.
Informações para Imprensa –
Nova PR:
nestle@novapr.com.br
Assessoria de Imprensa Esportiva:
ZDL Sports
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – F: 19 997912108
Consultoria de Comunicação da Yescom:
MBraga Comunicação
Marcelo Eduardo Braga – Mtb 18324 – F: 11 98266-6086 – mbragacom@mbragacom.com.br
Foto: Fotop / Garoto
Esporte
Neymara Carvalho é vice-campeã da segunda etapa do Circuito Cearense de Bodyboarding

Pentacampeã mundial conquistou o primeiro pódio em 2025 e recebeu homenagem por seus 30 anos no Circuito Mundial
Julho, 2025 – A pentacampeã mundial Neymara Carvalho encerrou a segunda etapa do Circuito Cearense de Bodyboarding como vice-campeã. Mais do que chegar à final e disputar o título, na praia de Taibinha, em São Gonçalo do Amarante, a capixaba deixou o Ceará levando na bagagem momentos de muita emoção, carinho e respeito pela sua trajetória. Neymara disputou a final neste domingo (6) com a cearense Rebecca Fontenele.
“Feliz com essa segunda colocação, meu primeiro pódio do ano. E também por poder contribuir com o Circuito Cearense, motivar com minha presença todas as meninas. Tem sido muito bom competir aqui porque é um alto nível e me ajuda e muito na preparação para os eventos que vêm a seguir. Lógico que fica aquele gostinho de querer a vitória, o que estou buscando este ano, seja no Cearense, seja no Circuito Mundial. Pronta para quando vier”, afirmou Neymara, patrocinada pela ArcelorMittal e apoiada pelo Instituto Neymara Carvalho, pela Secretaria de Estado do Espírito Santo e pela Prefeitura de Vila Velha – Programa Bolsa Atleta.
Neymara garantiu um lugar na final ao derrotar a cearense Patricia Setubal, também neste domingo. Na outra semifinal, entre as duas bodyboarders do Ceará, Rebecca venceu Dalete Mousinho.
“Quero parabenizar a Rebecca, que conheço há muitos anos e ver que está crescendo, se desenvolvendo e vencendo um campeonato como esse é muito emocionante para mim. Nem sempre é só pelo primeiro lugar. É sobre dividir emoções, com momentos de muito amor”, disse a pentacampeã mundial.
A capixaba está correndo as três etapas deste ano do Circuito Cearense. A primeira foi em fevereiro, na Praia do Futuro, em Fortaleza, terminando em quinto lugar. A terceira está programada para 5 a 7 de dezembro, na Ponte Metálica, na Praia de Iracema, também na capital cearense.
Homenagem – Neymara, 49 anos, foi homenageada pela Federação de Bodyboarding do Ceará por seus 30 anos no Circuito Mundial. “Uma linda homenagem, da Federação e de todos os atletas. Muito feliz e me sentindo muito amada e respeitada pela minha trajetória, meu legado. Isso me motiva a continuar e saber que estou no caminho certo”, completou a capixaba.
Nesta segunda etapa, Neymara esteve no Ceará acompanhada da filha, Luna Hardman, bicampeã mundial Pro Junior, que se recupera de cirurgia nos ombros e está afastada das competições nesse momento. Paralelamente às disputas, elas participaram juntas de várias ações no Ceará organizadas pela ArcelorMittal Pecém, como ambientais, junto às crianças e de visitas a instituições visando o empoderamento feminino.
Rede Social:
Instagram: @neymaracarvalho
@institutoneymaracarvalho
Foto: Divulgação
Esporte
Luisa Stefani avança nas duplas mistas e nas femininas em Wimbledon

A tenista brasileira Luisa Stefani assegurou nesta segunda-feira (7) duas classificações importantes no Torneio de Wimbledon, em Londres (Inglaterra). A primeira delas foi em parceria com a húngara Timea Babos, após eliminarem a dupla favorita (cabeças de chave 7) formada pela australiana Ellen Perez com a ucraniana Lyudmyla Kichenok, com vitória por 2 sets a 0 (parciais de 7/5 e 6/4). Na sequência, Stefani avançou às semifinais das duplas mistas, jogando ao lado do britânico Joe Salisbury. Eles derrotaram a parceria do polonês Jan Zielinski com o taiwanês Su-Wei Hsieh, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9-7) e 6/3.
Stefani e Salisbury competirão por uma vaga na final nesta terça (8), a partir das 13h (horário de Brasília). Eles enfrentarão a dupla da chinesa Zhang Shuai com o salvadorenho Marcelo Arévalo. Na quarta (9), ao lado de Babos, a brasileira encara outra dupla favorita, formada pela tcheca Katerina Siniaková e a norte-americana Taylor Townsend (cabeça de chave 1).
Já a compatriota Beatriz Haddad Maia foi eliminada com derrota por WO nas oitava de final de duplas femininas, após a parceira Laura Siegemund (Alemanha) abandonar a disputa. Classificada às quartas de final da chave de simples, a tenista alemã de 37 anos decidiu priorizar o torneio individual: nesta terça (8), a partir das 9h30, ela medirá forças com a bielorrusa Aryna Sabalenka, número 1 do mundo.
A segunda-feira também foi de despedida da dupla do gaúcho Marcelo Demoliner com o o argentino Guido Andrezzi. Eles foram eliminados nas oitavas pelos britânicos Julian Cash (12º) e Llyod Glasspool (10º), após perderem por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4).
>> Siga o perfil da Agência Brasil no Facebook
O gaúcho Rafael Matos e o mineiro Marcelo Melo encaram a dupla do australiano Rinky Hijikata com o holandês David Pel, a partir das 7h desta terça (8) por uma vaga nas semifinais – Divulgação/Wimbledon
Dupla Melo e Matos em quadra nesta terça (8)
A parceria do mineiro Marcelo Melo com o gaúcho Rafael Matos enfrentará a dupla do australiano Rinky Hijikata com o holandês David Pel, a partir das 7h desta terça (8) por uma vaga nas semifinais. No último domingo (6), a dupla 100% brasileira garantiram vaga nas quartas ao derrotarem austríaco Alexander Erler e o alemão Constantin Frantzen 2 sets a 1 (6/4, 3/6 e 7/5)