LANÇAMENTO DE LIVRO – O ESPÍRITO DO JAPÃO – Uma jornada pela Acupuntura Japonesa

Valério Lima é um Sensei brasileiro, filósofo, especialista em Acupuntura, pela Associação Brasileira de Acupuntura – ABA e Doutor Honoris Causa em Medicina Oriental.

É um dos poucos ocidentais a estudar com os grandes mestres da Medicina Tradicional Japonesa como: Renpu Fujimoto, Katsumi Ishihara, Koei Kuwahara, Etsuko Inoue, Masanori Taniyoka, Masaki Tsuda, Keiko Ogawa, Oura Jinkan, Atsuki Maeda, Stephen Birch e Antônio Augusto Cunha.

Em suas inúmeras viagens para o Japão, teve a oportunidade de se iniciar nas práticas ascéticas do shugendô, nas montanhas sagradas de Dewa Sanzan, recebendo o nome japonês de Chi Shu, aquele que ensina com sabedoria, tornando-se o primeiro yamabushi brasileiro.

Fundador e CEO do Instituto Kangendo, maior instituição de terapias japonesas da América do Sul, possui alunos espalhados pelo Brasil, Chile, Colômbia, Peru, França, Portugal, Austrália e Japão.

Idealizador da viagem “Espírito do Japão”, que leva o mesmo nome desta obra, que tem como objetivo o intercâmbio cultural e educacional entre Brasil e Japão. O sensei Lima é membro da JTAM´S (The Japan Traditional Acupuncture and Moxibustion Society) e da Shonihari Gakkai (The Japanese Society of Pediatric Acupuncture) e também criador dos métodos de Shiatsu Kangendô e Ventosaterapia Kengendô.

Valério acaba de lançar o seu livro de estreia O Espirito do Japão – Uma Jornada pela Acupuntura Japonesa editado pela Ícone Editora.

A agenda de lançamento é extensa. No mês de outubro e novembro, Valério participou de feiras e congressos no Japão onde fez o primeiro lançamento oficial. De volta ao Brasil, participou de um workshop no Rio de Janeiro, onde lançou o livro e tem agenda para os próximos dias 16 de dezembro, em Goiânia, no Instituto Kangendo, dia 17 de dezembro, em Brasília e em janeiro de 2024 terá sua agenda confirmada para São Paulo.

Nesse livro, Valério retrata de forma apaixonada sua trajetória de neófito na medicina oriental à sensei nas artes japonesas de cura, apresentando todo o percurso trilhado ao longo dos anos de imersão na medicina oriental, especialmente as terapias, nas artes marciais e práticas espirituais legitimamente japonesas.

O livro apresenta de forma precisa uma viagem pela seara da acupuntura e da medicina tradicional japonesa, seus conceitos, princípios, filosofia, técnicas e principais estilos praticados no Japão, descrevendo a moderna acupuntura e moxabustão japonesa a partir de aspectos históricos, culturais e espirituais, sob uma perspectiva integral. Apresenta também as singularidades que diferem o estilo japonês de acupuntura dos demais praticados no mundo, demonstrando tanto as bases que fazem da acupuntura japonesa a mais refinada, indolor e não invasiva praticada na atualidade, assim como sua lapidação e evolução ao longo dos 1.000 anos de história.

A acupuntura é uma terapia segura e eficaz para uma variedade de condições e no Japão, a acupuntura é uma prática médica reconhecida e regulamentada pelo governo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão em 2022, 71,6% dos japoneses conhecem a acupuntura e mais de 30% da população já usaram a acupuntura alguma vez na vida. Os principais motivos pelos quais os japoneses procuram a acupuntura são para tratar dor (42,3%), estresse (26,8%) e problemas de sono (21,7%).

Valério reforça a importância da disseminação da prática da acupuntura, sua importância no tratamento medicinal e apresenta as técnicas adquiridas ao longo de anos de experiência e práticas da medicina tradicional em seu livro, palestras, cursos e em congressos que participa.

Ficha Técnica:
Ícone Editora
Diretora Editorial: Tatiana Fanelli
Assessor de Comunicação: Luiz Asts
Contato: +55 11 95594-5813

Compartilhe este artigo
Segue:
Editora e criadora da Rede Brasileira de Notícias. Fazendo também parte da redação do Imprensabr. Sempre com comprometimento com a imparcialidade na informação.
Deixe um comentário