“Leia com uma criança” distribuirá um milhão de livros para creches e pré-escolas das redes municipais do Norte e Centro-Oeste

Cada turma receberá uma coleção com dez livros de literatura para crianças
Objetivo é que as obras passem a compor e enriquecer as práticas pedagógicas da Educação Infantil

A edição do “Leia com uma criança”, realizada pelo Itaú Social, distribuirá gratuitamente um milhão de livros para turmas de creches e pré-escolas das redes municipais de ensino das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. Cada turma receberá uma coleção com dez títulos de literatura para crianças. As secretarias municipais de Educação ficarão responsáveis por acompanhar o recebimento em seu endereço e por distribuir as coleções para as instituições de Educação Infantil, de acordo com o número de turmas em cada uma delas.

- Publicidade -

A distribuição focalizada nessas regiões prioriza o ambiente escolar, bem como, o acesso à literatura de qualidade em localidades de difícil acesso a livros de literatura. O volume total distribuído contemplará todas as turmas de creche e pré-escola dos 916 municípios dessas duas regiões e do Distrito Federal, reforçando, assim, o compromisso do Itaú Social com a Educação Infantil – um dos novos focos de atuação da instituição.

Pesquisas indicam a ausência de práticas de leitura em unidades de Educação Infantil. Como revela a Avaliação da Qualidade da Educação Infantil: um retrato pós-BNCC, 39% das turmas de creches e pré-escolas nos municípios ouvidos não implementaram atividades de leitura e escrita na rotina com as crianças. Momentos de leitura de livros de história foram oferecidos pelos professores em apenas 27% das turmas analisadas, enquanto em mais da metade delas (55%) isso sequer é observado. A pesquisa foi realizada com o apoio do Itaú Social pela FMCSV (Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal), em parceria com o LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social) da Universidade de São Paulo e o Movimento Bem Maior.

O Leia com uma criança direciona esforços para a sensibilização e a formação de professores e professoras, por meio da oferta de diversos conteúdos sobre leitura, literatura e mediação na página da iniciativa (itausocial.org.br/leiacomumacrianca), além de cursos autoformativos no Polo (polo.org.br), o ambiente virtual de aprendizagem do Itaú Social.

“Há 13 anos, o Leia com uma criança incentiva a leitura do adulto para e com a criança, visando fortalecer o vínculo e a participação ativa na educação desde a primeira infância. Neste ano, a iniciativa prioriza profissionais das instituições de Educação Infantil, especialmente os professores. Esses profissionais desempenham um papel fundamental ao proporem práticas pedagógicas que exploram a cultura escrita e proporcionam experiências de leitura literária de maneira envolvente, lúdica e significativa”, destaca Cláudia Sintoni, gerente de Implementação do Itaú Social.
O Leia com uma criança disponibiliza ainda, de forma gratuita e on-line, um acervo com 22 obras em versões audiovisuais acessíveis voltadas para o público com deficiência.

Créditos: Divulgação Itaú Social

Sobre os livros distribuídos em 2023

- Publicidade -

Os dez títulos disponibilizados nesta edição foram selecionados por meio de processos estruturados que envolveram várias etapas, entre elas a conferência dos critérios técnicos (temática abordada na história, características literárias do texto, qualidade do projeto gráfico e autoria); a possibilidade de interação de adultos e crianças com os livros, com a ajuda de uma experiência sensorial com famílias de todas as regiões do país; e a avaliação de especialistas e de mediadores de leitura.

Os livros selecionados foram:

  • A visita:
    Autor(a): Antje Damm
    Ilustrador(a): Antje Damm
    Tradutor(a): Sofia Mariutti
    Editora: Claro Enigma
    Nacionalidade: Alemanha

Número de páginas: 40

Sinopse: Elise tem medo de tudo e, por isso, vive isolada em sua casa. Certo dia, um aviãozinho de papel entra por sua janela seguido de uma visita inesperada. De repente, ela se vê obrigada a sair da sua zona de conforto – mas será que Elise será capaz de superar seus medos e abrir a sua casa (e seu coração) para essa surpresa?

  • Carona
    Autor(a): Guilherme Karsten
    Ilustrador(a): Guilherme Karsten
    Editora: Claro Enigma
    Nacionalidade: Brasil
    Número de páginas: 32

Sinopse: Pronto para ir à praia para pegar umas ondas, um surfista coloca a prancha no carro e parte animado rumo à aventura. Até que ele dá de cara com um mergulhador pedindo carona. Depois com um herói. Depois com um jacaré. Depois com um ladrão… Nessa narrativa recheada de ilustrações vivas e divertidas, vamos descobrir quantos personagens inusitados cabem no carro desse surfista e se ele vai ou não chegar à praia no fim.

- Publicidade -
  • Com que roupa irei para a festa do rei?
    Autor(a): Tino Freitas
    Ilustrador(a): Ionit Zilberman
    Editora: Editora do Brasil
    Nacionalidade: Brasil
    Número de páginas: 40

Sinopse: O conto de fadas “A roupa nova do rei” serviu de inspiração para Tino Freitas contar neste livro, em versos, uma história sobre animais e reis de todos os tipos (até mesmo do rock e do futebol…). Anunciada a festa, os bichos súditos correm para encomendar no alfaiate a mais bela vestimenta para o baile que o rei dará. Mas a sabedoria do jabuti é que vai dar um baile nas estratégias dos outros bichos. Um texto divertido e cheio de referências culturais, que ganhou as belíssimas ilustrações de Ionit Zilberman.

  • De passinho em passinho
    Autor(a): Otávio Júnior
    Ilustrador(a): Bruna Lubambo
    Editora: Companhia das Letrinhas
    Nacionalidade: Brasil
    Número de páginas: 32

Sinopse: Um livro não apenas sobre uma dança, mas também sobre uma forma de expressão que transforma sonhos em movimentos. Nascido no Rio de Janeiro e misturando ritmos do funk, da capoeira, do samba e do frevo, o passinho tem ganhado cada vez mais dançarinos e participantes apaixonados, que levam às pistas, às competições e ao mundo um jeito único de dançar e se expressar.

  • Leo e a baleia:
    Autor(a): Benji Davies
    Ilustrador(a): Benji Davies
    Tradutor(a): Marília Garcia
    Editora: Paz & Terra
    Nacionalidade: Reino Unido
    Número de páginas: 32

Sinopse: Com um texto curto e lindas imagens, Benji Davies criou uma história sensível de amizade e solidariedade. Em cada uma das páginas, vamos acompanhando os sentimentos despertados pelo encontro inesperado de Leo com uma baleia na praia e pela separação necessária entre os dois. As ilustrações, que mostram as cenas utilizando diferentes planos, dão ao leitor a sensação de estar dentro de um filme, acompanhando o menino em suas descobertas ora dentro de casa, ora na praia.

  • Os olhos do jaguar
    Autor(a): Yaguarê Yamã
    Ilustrador(a): Rosinha
    Editora: Jujuba
    Nacionalidade: Brasil
    Número de páginas: 24

Sinopse: No povo Maraguá, as histórias são contadas para as crianças pelo malylis, os pajés, dentro da mirixawaruka, a casa de conselho. O escritor Yaguarê Yamã traz no livro uma dessas histórias, utilizando palavras maraguá e apresentando um pouco de sua cultura. As ilustrações de Rosinha completam a narrativa, com muitas cores e riquezas.

  • O jabuti não tá nem aí
    Autor(a): Itamar Assumpção
    Ilustrador(a): Dalton Paulo
    Editora: Caixote
    Nacionalidade: Brasil
    Número de páginas: 40
    Sinopse: Com as rimas e imagens bem boladas que eram características de suas músicas, Itamar e Dalton aproximam-se do universo infantil por meio do seu encantamento pelos bichos. É um livro sobre os animais, é claro, mas também sobre o respeito à natureza e o desejo de paz.
  • Poesia na varanda
    Autor(a): Sonia Junqueira
    Ilustrador(a): Flávio Fargas
    Editora: Yellowfante
    Nacionalidade: Brasil
    Número de páginas: 28
    Sinopse: No texto de Sonia Junqueira, a felicidade é a poesia que desponta das coisas quando menos se espera. É assim que a poesia aparece ao eu lírico numa plantinha, numa gatinha, numa canção da infância, no concerto noturno dos grilos, na chuva, no amigo, na lua cheia. Enquanto nos textos, a poesia surge de repente, as ilustrações parecem chamar o leitor para construir uma narrativa – já que a menininha para quem a poesia surge é o elo entre as páginas.
  • Quero colo
    Autor(a): Stela Barbieri
    Ilustrador(a): Fernando Vilela
    Editora: SM
    Nacionalidade: Brasil
    Número de páginas: 36
    Sinopse: Um colinho é gostoso sempre, pra dormir, pra comer, pra confortar… É bom pra bicho, é bom pra gente, não importa onde for. Um retrato plural de como as pessoas e os animais carregam e ninam seus rebentos nas várias partes do mundo, com ênfase no aconchego, na proteção, no cuidado e no afeto.
  • Será?
    Autor(a): Lulu Lima
    Ilustrador(a): Amma
    Editora: Mil Caramiolas
    Nacionalidade: Brasil
    Número de páginas: 32

Sinopse: Na cozinha da mamãe, uma colher logo vira microfone. Um cabo de vassoura vira um cavalo bravo! Quantos objetos no cotidiano são transformados por completo pela imaginação e pelo olhar dos pequenos? Esse livro é um convite para adultos e crianças exercitarem o olhar sensível para a mágica que acontece no dia-a-dia. E também é um convite para os pequenos leitores exercitarem a observação atenta aos detalhes da ilustração. Será que tudo é mesmo como parece? Será que só o sol se esconde atrás da cortina?

Compartilhe este artigo
Segue:
Editora e criadora da Rede Brasileira de Notícias. Fazendo também parte da redação do Imprensabr. Sempre com comprometimento com a imparcialidade na informação.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *