Livro sobre embalagens traz novas tendências do setor no Brasil; Mais de 20 especialistas assinam obra

Lançado pelo Instituto de Embalagens, o livro conta os novos desafios de um mercado em constante transformação para profissionais e estudantes do setor

São Paulo – Por trás da embalagem atrativa, moderna, colorida e de diversos materiais, formatos e tamanhos, existe uma cadeia de fornecedores, que garante a entrega do produto com a qualidade prometida nas gôndolas. Para cada produto, há muita tecnologia e vários desafios relacionados ao desenvolvimento e escolha da embalagem adequada. Partindo dessas premissas, a terceira edição da coleção bilíngue Embalagem Melhor Mundo Melhor – Better Packaging Better World traz conteúdo revisado e atualizado, sobre todas as áreas de conhecimento de embalagens, desde a concepção, os processos, até a destinação final.

- Publicidade -

Com 464 páginas, a produção coletiva reúne textos que fomentam a excelência do desenvolvimento de embalagens para garantir o cumprimento de suas principais funções: conter para facilitar o transporte; proteger o produto e suas propriedades na exposição ao ambiente; comunicar os valores da marca e os benefícios do produto para os consumidores; reduzir o impacto ambiental. A obra é escrita pelo time de professores do Instituto de Embalagens e especialistas que atuam na indústria de embalagens.

“Conseguimos agregar diferentes áreas e especialistas do setor de embalagens. Ficamos muito felizes de trazer essa contribuição, de articular diferentes profissionais que pudessem produzir um trabalho de qualidade e de referência”, destaca Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens e da coleção bilíngue Embalagem Melhor Mundo Melhor – Better Packaging Better World.

Este livro é dividido em seis unidades: Universo das Embalagens; Materiais e suas Embalagens; Embalagens, Insumos e Acessórios; Processos; Equipamentos e Embalagem e Sustentabilidade. Os capítulos exploram novos temas como embalagens para produtos orgânicos, embalagem para e-commerce, filmes de poliéster, estruturas para embalagens flexíveis, tipos de embalagens flexíveis, tampas, lacres e acessórios, tampas de aço, embalagens cartonadas, filme stretch e filme shrink, coatings e vernizes para barreiras, tintas, vernizes e adesivos para embalagens flexíveis, tintas, vernizes e adesivos para embalagens de papel e papelcartão, controle de padrão de cores, ensaios para embalagens, produtos com peso variável e rotuladoras.

A obra é prefaciada por dois expoentes do universo da embalagem. Lincoln Seragini, CEO da Casa Seragini, escritor e uma referência absoluta no design de embalagens no Brasil, com mais de 50 anos de carreira e 20 mil projetos de embalagens, e Fabrice Peltier, Designer e pioneiro do ecodesign de embalagens Diretor do CNE (Conselho Nacional de Embalagem) e representante da França junto à WPO (World Packaging Association)

Embalagem Melhor Mundo Melhor é uma leitura essencial para os profissionais que atuam na cadeia de valor de embalagens, especialmente para aqueles interessados em novos conhecimentos desse mercado competitivo e que vive em constante transformação. Além da versão em português, o livro estará disponível também em formato e-book em inglês.

- Publicidade -

O livro é patrocinado por Alpek, Alpha Clicheria, Amcor, APP, Bizerba, , Descartável, Empapel, FuturePack, Grif, Igaratiba, Indorama, Irani, Krones, LyondellBasell, MD Papéis, Moltec, O-I, Papirus, PLM, Suzano, Tekne, TNA, Trombini, Unipac, Valgroup e Videplast.

Compartilhe este artigo
Segue:
Editora e criadora da Rede Brasileira de Notícias. Fazendo também parte da redação do Imprensabr. Sempre com comprometimento com a imparcialidade na informação.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *