Siga-nos nas Redes Sociais

Música

Maíra Tonezzer e Éder Monteiro reúnem músicos consagrados para inauguração de novo projeto musical retro-futurista Papo Reto

Publicado

em

Look 01 02 Baixa
Crédito foto: Marcos Credie

Com visual futurista e mistura de beats eletrônicos com a ancestralidade da percussão e dos tambores, cantora e compositora paulistana Maíra Tonezzer e o produtor e multi instrumentista capixaba Éder Monteiro, lançam dia 10 de novembro o EP PAPO RETO,
inaugurando o projeto de Maíra Tonezzer feat. Éder Monteiro

 A cantora Maíra Tonezzer e o músico Éder Monteiro se unem para estrear o projeto que tem como objetivo apresentar diferentes sonoridades e explorar culturas que se utilizam do som dos tambores africanos e baianos, diversos ritmos brasileiros e beats eletrônicos, e lançam no próximo dia 10 de novembro, o single O RATO, como parte do ep PAPO RETO. O lançamento marca a inauguração do projeto de Maíra Tonezzer feat. Éder Monteiro e conta com mais três faixas e dois videoclipes que ainda serão lançados, um deles gravado em Portugal. A faixa estará disponível nas principais plataformas digitais e será distribuída pela francesa Believe. 

O encontro entre os dois aconteceu durante um show no sul da Bahia e a conexão surgiu da vontade de ambos em fazer música boa misturando diferentes sonoridades. Pesquisadores musicais em busca do som perdido, Maíra é nascida em São Paulo, filha de pai pianista, saxofonista e arranjador musical, e de mãe cantora contralto no Coral da USP e desde os primeiros passos já tinha a música como parte de sua vida. Éder é capixaba e sempre amou tocar e poder vivenciar essa troca que a música proporciona, seja fazendo novos amigos, conhecendo lugares ou ensinando música para outras pessoas ou tocando com grandes nomes. Éder carrega no currículo apresentações memoráveis ao lado de Elza Soares, Carlinhos Brown, Djavan, Zeca Baleiro, Paulinho Moska, Shakira e Robbie Williams e conta com vasta experiência como produtor musical ao passar por gravadoras como EMI, Warner, Universal e Sony, além de produzir espetáculos do Circo Beat (de Fito Paez), TVE e TV Globo. 

Depois do primeiro encontro casual e trocas seguidas sobre visões artísticas e do mercado da música, surge o impulso de criação e produção de um novo projeto que reunisse o gosto comum de ambos pelo House,  pela MPB moderna e pelo ritmo percussivo. Maíra se formou psicóloga, se apaixonou pelo surfe e virou mãe. Éder é cidadão do mundo e encontrou na música uma das maneiras de conhecer e se conectar com diferentes culturas pelos quatro cantos por onde passou. A faixa O RATO retrata esse cansaço do ser humano moderno com o sistema que o mantém em uma eterna roda, buscando por uma suposta satisfação através do consumo que o obriga na outra ponta, a manter a corrida por um trabalho infeliz que pague as contas dessa mesma vida e consumo. 

Crédito foto: Marcos Credie

Após intensa imersão em um home estúdio improvisado no próprio vilarejo de Caraíva, nascem quatro músicas carregadas de influências eletrônicas e da ancestralidade dos tambores africanos, criando um som que se aproxima de músicas de coletivos como BaianaSystem, forte referência tanto para Maíra quando para Éder.

Para a gravação do single, Eder Monteiro reuniu Jackson Almeida – um músico baiano com um extenso currículo que inclui colaborações com artistas como Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Sandra de Sá e Ed Motta, além da produção do álbum “AETD” de Saulo Fernandes, Luã Almeida (teclado) – um músico premiado que também trabalhou com Carlinhos Brown, Saulo Fernandes e Negra Cor, Tiago Nunes, outro talento baiano, com colaborações notáveis com artistas como Ana Vitória, Maria Bethânia e Liniker.

A masterização foi realizada em Buenos Aires no histórico Estúdio Romaphonic, fundado por Fito Paez e que conta com um acervo riquíssimo de produções para artistas latinos renomados como Andrés Calamaro, Abel Pintos, Rata Blanca, Tan Bionica e Miguel Mateos, sob a direção atual de Nico Romero.

A mistura da ancestralidade com tendências futuristas foi inspiração para o projeto visual dirigido pelo fotógrafo Marcos Credie, com make de Cristina Rodrigues Malta, conhecida como Cris Malta, apontando para um futuro distópico, atemporal, transformando Maíra Tonezzer e Éder Monteiro em viajantes do tempo capazes de trazer influências do passado e do futuro para o hoje.

Além do projeto fotográfico, o filme de O RATO também surpreende. Realizado pelo cinematics artist (artista cinematográfico responsável por criar e editar vídeos 3D) Vitor Molizane, o filme foi produzido 100% em 3D com uso de meta human e terá lançamento especial após a música, no dia 10 de novembro em avant premiere em Caraíva e a partir do dia 12, disponível pelo Youtube no canal de Maíra Tonezzer.

O Rato
https://bfan.link/o-rato


Sobre Maíra Tonezzer 
Cantora e compositora de MPB moderna, em seu EP de estreia, EMERGE, MAÍRA TONEZZER foi citada pelo O GLOBO no caderno ELLA como a mais nova “aposta musical”. Entre os principais shows já realizados, destaca-se a apresentação no Festival Smorgasburg, em São Paulo, para quatro mil pessoas. Filha de pai pianista, saxofonista, arranjador musical e de mãe cantora contralto no Coral da USP, Maíra Tonezzer é paulistana, psicóloga de formação, surfista e mãe. Rompeu com a vida urbana para atender a um encontro marcado consigo mesma. Inspira outras mulheres para que sejam elas por inteiro e descubram sua potência. Atualmente vive entre o pequeno vilarejo no Sul da Bahia e Ericeira em Portugal.

Sobre Éder Monteiro 
Compositor, multi-instrumentista e produtor musical com mais de vinte anos de atuação no Brasil e no exterior, o capixaba Eder Isidoro Monteiro já se apresentou com artistas como Elza Soares, Paulinho Mosca, Zeca Baleiro, Djavan, Carlinhos Brown, Shakira e Robbie Williams. Inspirado em elementos de ritmos negros e da música eletrônica, Eder Monteiro reinventou clássicos de todos os estilos, indo do samba ao punk, do funk ao rock, do retrô ao pós-moderno, a partir de arranjos harmônicos originais, beats eletrônicos e performances inusitadas. Como produtor musical, trabalhou para EMI, Warner, Universal e Sony, além de espetáculos do Circo Beat (de Fito Paez), TVE e TV Globo. Produziu dezenas de álbuns e DVDs, trilhas sonoras, documentários, programas televisivos, roteiros e cenários.

Ficha Técnica música

– Compositores: Maíra Tonezzer e Eder Monteiro

– Voz: Maíra Tonezzer e Eder Monteiro

– Arranjos, programações e

produção musical: Eder Monteiro 

– Contrabaixo: Eder monteiro

– Violão: Eder monteiro

– Back Vocals: Ana Porfirio e Rovena Maria

– Guitarra: Jackson Almeida

– Teclado: Luã Almeida

– Percussão: Tiago Nunes

– Engenheiro de Som: Eder Monteiro, Jackson Almeida, Tiago Nunes

– Mixagem: Jackson Almeida

– Masterização: Estúdio Romaphonic (Buenos Aires, Argentina).

– Produtor Fonográfico: Pipoca.co @pipoca.co

– Distribuidora Digital: Believe Music @believemusic

 
www.instagram.com/maira.tonezzer  

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Adelmario Coelho se apresenta em cidades do interior da Bahia neste final de semana 

Publicado

em

Foto: Divulgação

O interior do estado baiano já demonstrou seu carinho especial pelo forrozeiro Adelmario Coelho, que é sempre presença garantida nas melhores festas. E neste final de semana não será diferente! Na sexta-feira, dia 21, o cantor vai desembarcar em Lençóis, na região da Chapada Diamantina, onde será uma das atrações do Festival de Forró 2025. Já no sábado, 22, será a vez do público presente no 6º Festival do Milho, que será realizado no município de Paripiranga, localizado na região Nordeste do estado, curtir o show de Adelmario Coelho.

Durante as apresentações, o artista cantará canções como “Saudades Bê”, “O Neném” e “Não Fale Mal do Meu País”, além da atual música de trabalho “O Brasil é dos Brasileiros” (https://www.youtube.com/watch?v=yMocuqTR4NQ).

Continue Lendo

Música

Clariá, a nova surpresa da MPB e do pop, se apresenta no Palco Flash Sounds, dia 02/12, na Trends Brasil Conference, com as 3 músicas de seu EP Uma Parte de Mim

Publicado

em

Por

Clariá
Clariá
Clariá, a nova surpresa da MPB e do pop, se apresenta no Palco Flash Sounds, dia 02/12, na Trends Brasil Conference, com as 3 músicas de seu EP Uma Parte de Mim
 
 
 

A mais recente surpresa da MPB e do pop, a cantora e compositora carioca Clariá, é uma das quinze escolhidas para se apresentar no Palco Flash Sounds, no dia 02 de dezembro, às 12h30, durante a 10ª edição da Trends Brasil Conference, evento de grande importância para a música. Nesse dia, Clariá apresentará seus três primeiros singles autorais – ’21’, ‘Astral’ e ‘Maresia’, acompanhada ao violão do seu produtor musical, Luiz Lopes.


 
Artista que vem crescendo e se consolidando no cenário nacional com uma identidade forte e musicalidade versátil, Clariá mergulha em suas raízes para celebrar sua essência e brasilidade, através de suas composições.

As três músicas formam o EP ‘Uma Parte de Mim’, que será lançado no dia 13 de dezembro, nas plataformas e YouTube, chegando ao mercado no momento em que a MPB atravessa fronteiras, é redescoberta pelo público jovem e ganha ousadia na voz de Clariá. Com produção musical de Luiz Lopes, e produção executiva de Paula Ramagem, o EP será lançado pela Caravela Records. 

Links pré-save EP Uma Parte de Mim –  https://hypeddit.com/xeqw9j

 
 
“Cantar  essas músicas  nesse evento tão importante é um sonho,  uma emoção muito grande. Eu amo compor, escrever uma página na minha história artística é a soma das memórias. A cada palavra, uma descoberta, a cada nota cantada um facho de luz, a cada música uma tatuagem na minha trajetória”.
 
 
Para quem quer ouvir Clariá ou participar do Trends, é só entrar no link de venda e aplicar o cupom de desconto
 
 

. Escolher a opção de ingresso DAY PASS 2 DEZEMBRO (ou outra data), e aplicar o cupom CLARIA20TRENDS, exclusivo para Clariá e seu público, com 20% de desconto. Válido para Day Pass em qualquer dia e Passaportes também.

A Trends Brasil Conference acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro, na Expo MAG, Cidade Nova, Rio de Janeiro, RJ.

Instagram: @aclariclaria
 
 
Continue Lendo

Música

Amanda Mendonça retoma o single ‘Casa de Memórias’, em todas as plataformas, para confirmar sua busca pela brasilidade e ancestralidade

Publicado

em

Por

Amanda Mendonça
Amanda Mendonça

 

Desde criança, a cantora Amanda Mendonça sempre foi apaixonada por música. Seu pai ouvia um pouco de tudo e a música sempre esteve muito presente. O amor e carinho com que seu pai tratava e cuidava dos vinis, depois dos cds, sempre a fez ver a música como um acalanto, uma calmaria para alma, em meio aos problemas de saúde dele em casa.

Fez teatro desde cedo e logo se encantou por musicais (principalmente os brasileiros), e começou a se dedicar aos estudos na música. Em 2015, iniciou aulas de canto e teoria musical, a partir daí, nunca mais parou de estudar e se preparar. Sempre amou escrever e, com isso, passou a reparar melodias no que escrevia. Por muitas vezes não eram só poemas, já vinham acompanhados de uma ideia melódica na cabeça.

Agora, traz de volta ‘Casa de memórias’. “As palavras sempre vieram para mim como forma de desabafo, de dizer algo, de contar uma história, onde cada palavra tem o seu significado e um porquê de estar ali. Casa de Memórias veio como um desabafo sobre ser lar para algumas pessoas e não receber o mesmo carinho de volta, mas que apesar do que acontece, as memórias sempre ficam (mesmo quando “esquecidas” na mente em caso de traumas, elas continuam ali no nosso corpo, na nossa vivência). As minhas composições surgem das minhas experiências, do que eu sinto e observo do mundo”, explica Amanda.

Na arte encontra um refúgio, um lugar em que pode ser quem é sem julgamentos, sem comparações, só fazendo o que ama e se fortalecendo nisso.

Cantar e compor é vida, é uma necessidade para ela, colocar para fora, estar no palco, porque se uma pessoa for tocada pelo que está dizendo, a missão será cumprida. A cada olhar, a cada um que se identifica comigo, sinto que posso estar fazendo a diferença de alguma forma.

Sobre Amanda Mendonça

Amanda Mendonça é cantora, compositora e atriz alagoana, natural de Maceió/AL. É apaixonada por vários estilos musicais brasileiros, e com isso, vai criando a sua textura musical, contando histórias, por meio de uma MPB contemporânea alternativa. A artista conta com mais de 2 mil ouvintes mensais no Spotify.

 

 

 

“Acho que por eu ser nordestina, por ter vivido muita coisa, eu tenho muito essa mistura de ritmos, eu gosto de muita coisa, meu pai sempre ouviu de tudo, então tem essa amplitude. E no lugar da escolha das músicas, assim como eu quero que as pessoas se identifiquem com o que eu estou cantando, eu me identifico muito com letras e melodias que conversam com a minha vida, sabe? Que dialogam com o que eu sinto, então todas as músicas que eu escolho, que eu trago, são músicas que cabem na minha boca, sabe? São músicas que eu consigo sentir cada palavra que eu estou dizendo, que aquilo ali faz parte de mim de alguma forma, de alguma vivência, de algo que eu sinto e também, claro, pelas linhas melódicas, né? Pelo que eu acho bonito, que soa interessante como história contada mesmo. Vai por aí, né? São músicas que conversam com o que eu acredito, que é isso, cabem na minha boca, né? É bom de cantar, de falar, de dizer.

Também, desde que eu entrei para uma religião de matriz africana, entendi de fato quem me cuidava, a minha mediunidade e etc., eu sinto mais esse chamado de cantar sobre, de trazer as raízes ancestrais brasileiras, fazer essa mistura de ritmos, trazer o tambor, trazer o atabaque, trazer o timbau, trazer referências de ijexá. Então, acho que também o samba, o forró, todos os ritmos que um dia já foram considerados “marginalizados”, e que ainda são, pois existe um limite de fronteira para esses ritmos, principalmente quando você sai da região de onde aquele ritmo ali surgiu, enfim, veio esse chamado, tem vindo mais essa vontade. A vontade de dizer, sabe? De cantar esse respeito, essa gratidão, essa fé e proteção.”

 

Sobre o show

 

O show “Xodó em Flor” traz a brasilidade pulsando na voz e no corpo. A artista dá a sua interpretação em canções já conhecidas pelo público, com versões diferentes, intercaladas com poemas e músicas autorais. 

 

O espetáculo conta uma história sobre amor, dores e vivências da artista nordestina. Nomes como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Cartola, Gal Costa e Zé Ramalho estão presentes no repertório, além das autorais.

 

Redes Sociais

 

Youtube: https://youtube.com/@amandamendonca_?si=joH8caSxDvhZaAkc 

 

Instagram: https://www.instagram.com/__amandamendonca?igsh=MWdmamVmNmZ6OWE3bg==

 

Spotify: https://open.spotify.com/artist/1s5C2TxIUhi2kpfthNYnZm?si=nTdqv-R-RFWPo2-aQkNmlA

 

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Continue Lendo