Maratona fecha etapa de Ouro Branco da Estrada Real

Último dia de disputas, neste domingo (19), marcaram também o fim da temporada 2024

A temporada 2024 da Internacional Estrada Real Chaoyang de ciclismo mountain bike terminou neste domingo (19) com um desafio digno da grande final.

A maratona, ou XCM, levou os atletas da elite masculina e feminina para uma disputa de 70 km e até 1385 metros de altitude, atravessando a cidade e a Serra de Ouro Branco (MG). Os campeões foram o chileno Ignacio Gallo e a mineira Liege Walter.

- Publicidade -

Ignacio Gallo, vindo das disputas de XCC e XCO nos dias anteriores, começou a disputa da maratona num pelotão intermediário. Mas se aproximou dos líderes ainda na primeira metade do percurso, abriu vantagem nas últimas voltas e cruzou a linha de chegada com 2h23m58s, um minuto à frente de Sherman Trezza, vice-campeão. Edson Rezende completou o pódio no terceiro lugar.

“Estive aqui no ano passado e gostei muito de Ouro Branco. É a melhor maratona que já fiz no Brasil, com as trilhas passando pela Serra. Estava com as pernas um pouquinho cansadas, fiquei mais para trás no começo, mas logo consegui chegar na terceira colocação e fui assim toda a primeira metade da corrida. Na reta final, fiz um último ataque, senti minhas pernas bem e abri mais um espaço. Pude chegar com um pouco mais de tranquilidade”, celebrou o chileno Ignácio Gallo.

Na elite feminina, a mineira Liege Walter, de Mariana, contou com a experiência para dominar a maratona de ponta a ponta. A atleta fechou a disputa com 03h05m40, quase 11 minutos à frente da vice-campeã Luiza Cocuzzi e de Letícia Cândido, terceira colocada.

“Gostei muito do percurso. Apesar de duro, foi bem divertido, com muitas trilhas e um visual incrível, principalmente na Serra de Ouro Branco! Dei meu melhor desde a largada sem economizar até a linha de chegada”, disse Liege Walter, vencedora da maratona também na etapa de Itabirito da Estrada Real, este ano.

“A organização é excepcional, staffs, pontos de água, marcação! Padrão internacional, como o nome do evento já diz!”

- Publicidade -

Disputas e atrações para todos os públicos

Além da prova principal da maratona para a Elite, o último dia da Internacional Estrada Real Chaoyang agitou Ouro Branco com outras 39 corridas, 19 delas no percurso completo de 70km e 20 no trajeto reduzido de 44 km.

Até os pequenos puderam experimentar o clima de competição com a Corrida Kids, para crianças de 2 a 11 anos. Depois das disputas, um festival de música embalou atletas e visitantes na arena montada na Praça de Eventos.

“Finalizamos o ano com chave de ouro. Chamamos o evento de Maratona das Maratonas porque já é a maior maratona da América Latina. Tivemos Short Track na sexta, XCO no sábado valendo pontos no ranking olímpico para os Jogos de Paris. Tudo com transmissão ao vivo, conquistando uma audiência muito boa no Youtube. Também contamos com um número crescente de participantes, cerca de 1.750 atletas de quatro países. Foi um final de semana com muito esporte, música ao vivo, vários shows, festival de cerveja e de gastronomia”, enumerou Felipe Avelar, CEO da Avelar Sports, idealizadora do evento.

A Internacional Chaoyang Estrada Real está em sua sexta edição em Ouro Branco (MG). A cidade mineira foi a primeira a receber a competição, em 2017, e firmou uma parceria de sucesso com a Avelar Sports, marcando a história do evento.

- Publicidade -

Campeões da temporada 2024

A etapa de Ouro Branco consagrou ainda os grandes campeões da temporada 2024 da Internacional Estrada Real Chaoyang. Luiz Henrique Cocuzzi consolidou sua liderança na elite masculina com 130 pontos.

Entre as mulheres, a mineira Letícia Cândido colocou sua cidade Ouro Branco no topo do pódio, com 128 pontos acumulados nas três etapas da competição.

Todos os resultados estão disponíveis no site da GPS Control. Confira também o ranking completo — https://www.gpscontrolcrono.com.br/204/RANKING.pdf

As provas do XCO, no sábado, também valeram pontos para os rankings olímpico e mundial. A Internacional Chaoyang Estrada Real de MTB faz parte do calendário internacional da UCI , Ranking Brasileiro e Ranking Mineiro.

Compartilhe este artigo
Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media.