Esporte
Mineira e carioca Joana Cortez, tetracampeã mundial, conquistam título de torneio internacional em Belo Horizonte (MG)

Duas decisões movimentaram as areias da Arena RM neste domingo (12) de sol em Belo Horizonte. No feminino, Joana Cortez e a mineira Graziele Silva fizeram valer o favoritismo e levaram o título do BT100 BH Alto Giro. Já no masculino, foram os cabeças de chave 3 Diogo Carneiro e Renzo Testa Amâncio que levantaram o troféu do torneio, que distribuiu 100 pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF) e 10 mil dólares em premiações (R$ 52 mil). Crédito: Marcos Luciani
Quatro vezes campeã mundial, três por equipes com o Brasil e uma de duplas feminina, Joana Cortez chegou ao seu 53 título na carreira. A carioca de 45 anos não levantava um troféu desde outubro de 2022, quando havia sido campeã em João Pessoa (PB). Na final deste domingo, Cortez e Silva venceram as cabeças 2, Samantha Barijan e Julianna Martins por 0/6, 6/3 e 10/3.
“O primeiro set foi muito ruim, acho que meu corpo ficou no hotel”, contou Cortez, rindo. “Começamos com muitos erros. Hoje estava ventando mais, eu estava com muita dificuldade. No segundo teste a gente mudou a estratégia, mudou o lado do saque também. Eu passei a sacar a favor do vento, e a Grazi contra. O jogo é isso, estratégia. É importante estar junto, e a Grazi ficou comigo o tempo inteiro. Quando eu caía ela me colocava para cima a cada ponto. Foi importante também o público torcendo pra gente, a Grazi tava jogando em casa. Muito feliz com o título, um evento fantástico, todo mundo de parabéns por esse torneio”, finalizou a ex-número 1 do mundo.
“O apoio do público foi fundamental. A gente perdeu de 6/0 e a torcida mesmo assim não parou de apoiar. Isso dá uma força, uma energia muito grande para a gente dentro de quadra. Estou muito feliz mais uma vez de ter conseguido esse resultado. Jogar ao lado da Joana também foi muito bom. Aprendo muito com ela. Agora é aproveitar”, comemorou Grazi Silva.
Esporte
Já classificado, Flamengo enfrenta Los Angeles no Mundial de Clubes

Já classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, o Flamengo enfrenta o Los Angeles FC (EUA) a partir das 22h (horário de Brasília) desta terça-feira (24) no Camping World Stadium, em Orlando, apenas para fechar a sua participação no Grupo D da competição.
De volta ao trabalho! Hoje teve #Treino do Mengão de olho no LAFC! 🔴⚫️#TakeItToTheWorld #FIFACWC pic.twitter.com/fLdBz2vDgy
— Flamengo (@Flamengo) June 22, 2025
O Rubro-Negro da Gávea chega à partida com 100% de aproveitamento, com seis pontos após vitórias sobre Espérance (Tunísia) e Chelsea (Inglaterra), ambos com três pontos conquistados. Com isso, o time brasileiro garante a primeira posição da chave mesmo com uma, improvável, derrota para a equipe norte-americana, lanterna do Grupo D sem ponto algum.
Em um contexto tão favorável, a tendência é de que o técnico Filipe Luís opte por poupar algumas peças e inicie o confronto com o Los Angeles FC com uma formação alternativa. Alguns atletas que podem ser deixados de fora são os que já receberam um carão amarelo na competição: Bruno Henrique, Pulgar, Gerson e Plata. Estes jogadores seriam suspensos para as oitavas em caso de uma nova punição.
Além disso, o comandante do Flamengo pode optar por dar descanso a jogadores desgastados fisicamente em uma partida diante de um adversário tecnicamente inferior.
Preparação finalizada nesta segunda (23) em Orlando para o confronto contra o LAFC!#treino pic.twitter.com/zTyA5yDZgO
— Flamengo (@Flamengo) June 23, 2025
O que é certo é a satisfação do técnico Filipe Luís com a performance de sua equipe na Copa do Mundo de Clubes até aqui: “Acredito que todos os clubes brasileiros estão pensando em reivindicar o bom futebol para o Brasil. Estamos pensando em ganhar. Se isso ajudar o futebol brasileiro, melhor, mas não penso nisso. Estou aqui pensando simplesmente no Flamengo”.
Esporte
Marcelo Melo conquista vitória de número 650 na carreira em Maiorca, na Espanha

Mineiro e o parceiro gaúcho Rafael Matos derrotaram nesta segunda-feira (23), na estreia no ATP 250, o croata Ivan Dodig e o também brasileiro Orlando Luz, avançando para as quartas de final
Junho, 2025 – O torneio só começou. Mas, Marcelo Melo já comemorou mais uma conquista em sua carreira. O mineiro alcançou nesta segunda-feira (23), na estreia do ATP 250 de Maiorca, na Espanha, a marca de 650 vitórias. Um dia especial para Melo, recordista brasileiro em número de títulos (39) e em semanas no topo do ranking da ATP (56), único tenista do Brasil a ser número 1 do mundo em duplas.
O ATP 250 de Maiorca é o terceiro torneio da gira na grama e antecede o Grand Slam, Wimbledon, que começa no próximo dia 30. Melo e o parceiro gaúcho Rafael Matos derrotaram, nessa primeira rodada, o croata Ivan Dodig e o também brasileiro Orlando Luz por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-3), em 1h29min.
“Muito feliz com a vitória hoje. Acho que jogamos muito bem o jogo todo. Aproveitamos as chances. Teve uma muito boa de fechar no 6/5 do segundo set, mas não conseguimos. E ficamos sólidos no tie-break, mesmo perdendo uma grande oportunidade, com quatro match-points. Então, acho que foi excelente em todos os aspectos. Agora é esperar os adversários para a próxima rodada”, explicou Melo, que tem o patrocínio de Centauro, BMG e Alto Giro, com apoio de Volvo, Head e Asics.
Os próximos adversários de Melo e Matos, nas quartas de final, serão o indiano Yuki Bhambri e o norte-americano Robert Galloway – cabeças de chave 4 -, que ganharam dos franceses Gregoire Jacq e Alexandre Muller por duplo 6/3.
No primeiro set, Melo e Matos quebraram no sétimo game, 4/3, abrindo na sequência 5/3 e vencendo por 6/4. No segundo set, o break veio no décimo primeiro game, 6/5, mas os adversários salvaram quatro match points para devolver a quebra e deixar tudo igual, 6/6, levando para o tie-break. O mineiro e o gaúcho não se abalaram e marcaram 7-3 para fechar o segundo set em 7/6 (7-3) e avançar em Maiorca.
Gira na grama – Melo começou a gira na grama com Matos, no ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha, chegando às quartas de final. Depois, ao lado do alemão Alexander Zverev, parou na estreia no ATP 500 de Halle, também na Alemanha.
O mineiro soma seis títulos na grama, sendo um deles o Grand Slam, Wimbledon, em 2017, ao lado do polonês Lukasz Kubot, com quem venceu também duas vezes o ATP 500 de Halle (2017 e 2018) e uma o ATP 250 de ‘s-Hertogenbosch (2017). Com o australiano John Peers, comemorou mais uma vez em Halle, em 2023. E, em 2024, conquistou o ATP 250 de Stuttgart com Matos, o primeiro título da parceria.
Esta é a 19ª temporada de Melo no circuito. São 650 vitórias na carreira – soma dez em 2025 -, em um total de 1091 jogos. No ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), ocupa a 57ª colocação, com 1.660 pontos. Matos é 44 do mundo, com 2.025 pontos.
Recordista em títulos, número de vitórias, participações em Grand Slam, ATP Finals e semanas no topo do ranking – Marcelo Melo, 41 anos, é recordista brasileiro em número de títulos, 39 conquistas. Dos títulos, todos em duplas, dois são Grand Slam – Roland Garros, na França (2015) e Wimbledon, em Londres (2017) e nove Masters 1000, além de 12 ATP 500 e 16 ATP 250. Tem o recorde, também, em semanas no topo do ranking da ATP – 56, único brasileiro na história a ser número 1 do mundo em duplas e esteve entre os Top 10 por oito temporadas seguidas.
Duplista mais vitorioso em atividade no circuito, é o maior vencedor entre os brasileiros, tendo alcançado na estreia em Roland Garros 2023 a histórica marca de 600 vitórias. Entre os jogadores de dupla em atividade, Melo é o primeiro a chegar aos 1.000 jogos, mais uma marca histórica, conquistada em Atlanta 2023 – antes, 13 duplistas atingiram e superaram esse número.
É recordista em participações em Grand Slam, com 70 edições, e em presença no ATP Finals – completou oito seguidas em 2020. Em 2019 chegou a 500 vitórias, na estreia no ATP 500 de Washington, passando a ser o 35º jogador de todos os tempos a atingir essa marca.
O primeiro título de Marcelo em torneios ATP foi em 2007, no Estoril, em Portugal. Tem dois Grand Slam, além de um vice em Londres (2013) e um vice (2018) e duas semifinais no US Open. Marcelo também lidera no número de títulos em Masters 1000, com nove: três em Xangai, dois em Paris, Toronto, Cincinnati, Miami e Madri.
Principais títulos
Grand Slam
Wimbledon (2017)
Roland Garros (2015)
Masters 1000
Xangai (2018, 2015, 2013)
Paris (2017 e 2015)
Miami (2017)
Madri (2017)
Cincinnati (2016)
Toronto (2016)
ATP 500
Rio Open (2025)
Halle (2023, 2018, 2017)
Temporada 2025
Campeão
Rio Open – ATP 500 do Rio de Janeiro
Vice-campeão
ATP 250 de Buenos Aires – Argentina
Mais informações:
Site: www.melomarcelo.com
Fanpage: facebook.com/marcelomelo83
Instagram: www.instagram.com/marcelomelo83
Marketing/Comercial: Sérgio Oprea – +55 61 98118-9876 – sergio.oprea@terra.com.br – www.zenithmarketing.com.br
Foto: Mallorca Championships
Esporte
Palmeiras arranca empate com Miami e avança em primeiro no Grupo A

O Palmeiras arrancou um empate de 2 a 2 sobre o Inter Miami (EUA), na noite desta segunda-feira (23) no Hard Rock Stadium, em Miami, pelo Grupo A da Copa do Mundo de Clubes. Com este resultado o Verdão garantiu a classificação para as oitavas de final da competição como primeiro colocado da chave.
⚽ @InterMiamiCF e @Palmeiras empatam em jogo eletrizante na #FIFACWC
— Mundial de Clubes da FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) June 24, 2025
Após o empate para o time do craque argentino Lionel Messi, a equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira fechou a primeira fase do Mundial com cinco pontos, a mesma pontuação da equipe norte-americana, que garantiu a segunda posição após empate de 4 a 4 entre Al Ahly (Egito) e Porto (Portugal).
A equipe brasileira teve a sua pior performance em um primeiro tempo da Copa do Mundo de Clubes até então. Com dificuldades na criação ofensiva, o Verdão deu muitos espaços na defesa. Desta forma, aos 15 minutos, permitiu que o meio-campista Allende partisse em velocidade desde o campo de defesa e batesse na saída do goleiro Weverton para abrir o marcador.
No início do segundo tempo o panorama pouco mudou, e o Inter Miami chegou ao segundo em grande jogada de Luis Suárez. Aos 19 minutos o atacante uruguaio se livrou de Lucas Evangelista e de Bruno Fuchs antes de acertar o ângulo do gol defendido por Weverton para marcar um golaço.
Porém, empurrado pela sua apaixonada torcida, o Palmeiras mudou a chave após ver o adversário abrir uma vantagem de dois gols. Primeiro, a equipe brasileira conseguiu descontar aos 34 minutos com Paulinho, que recebeu passe de Gustavo Gómez para bater cruzado e vencer o goleiro Ustari.
🔟#FIFACWC | @Palmeiras pic.twitter.com/DxjKcye6es
— Mundial de Clubes da FIFA 🏆 (@fifaworldcup_pt) June 24, 2025
O time de Abel Ferreira continuou buscando o triunfo, e conseguiu arrancar o empate aos 41, com uma pancada de Maurício de dentro da área que garantiu a vitória e o primeiro lugar do Grupo A. Desta forma o Verdão pega o Botafogo nas oitavas de final da competição.