Bahia
Mulheres no Audiovisual promove empoderamento feminino por meio de oficinas gratuitas de produção de vídeos em Uruçuca (BA)

Com a missão de valorizar o olhar da mulher contemporânea sobre a condição feminina na sociedade, o projeto MAV – Mulheres no Audiovisual oferece oficinas para pessoas com 15 anos ou mais, moradoras de Uruçuca, no interior da Bahia. Todas as atividades do curso são gratuitas e acontecem entre os meses de novembro e dezembro de 2023.
A iniciativa nasceu como uma resposta à necessidade de fomentar a inclusão e a atuação feminina no audiovisual e na Cultura, uma vez que as produções audiovisuais têm sido comandadas quase exclusivamente sob a perspectiva masculina ao longo dos séculos, com pouquíssimas referências à atuação de profissionais mulheres em sua construção.
Parte desta falta de representatividade por trás das câmeras se apresenta como resultado da desigualdade de gênero ainda existente no cenário cultural. Apesar de importantes políticas públicas e de esforços para tornar o consumo e o acesso à cultura menos desfavoráveis às mulheres brasileiras, o cenário ainda está distante do ideal.
Dessa forma, os principais objetivos do MAV são: despertar o interesse para a profissionalização através das atividades artísticas e técnicas desenvolvidas pelo projeto, fomentando a ocupação destes espaços tradicionalmente masculinos também por mulheres; contribuir para a valorização da mão de obra feminina no mercado de trabalho do audiovisual; ocupar artisticamente espaços públicos incentivando e fomentando a Cultura local; democratizar o acesso à Cultura buscando sempre atingir comunidades que não recebem rotineiramente projetos de caráter e qualidade semelhantes de forma gratuita.
Tanto do ponto de vista do ensino quanto da aprendizagem, as oficinas gratuitas de produção de vídeos buscam valorizar a narrativa do gênero feminino, tornando a prática mais convidativa, plural e potente.
O projeto ‘Mulheres no Audiovisual’ é uma ação cultural realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. A execução em Uruçuca (BA) conta com apoios de Instituto Incentivar, Circo da Lua, Instituto Arapyaú, Barracão do Bairro Novo e Centro Educacional do Município de Uruçuca.
Atividades do projeto
A iniciativa promove uma palestra aberta ao público com o tema “Como Entrar no Mercado de Trabalho de Vídeos”. Além de apresentar um pouco sobre o contexto desse setor no país, a ideia do bate-papo é falar um pouquinho sobre a oficina e convidar a população a participar das atividades.
Já as oficinas de produção de vídeo do projeto acontecem em três diferentes turmas, entre os dias 21 de novembro e 1º de dezembro. As atividades da Turma 1 acontecem no Instituto Arapyaú, das 9h às 12h; da Turma 2, no Barracão do Bairro Novo, das 9h às 12h; e da Turma 3, no Centro Educacional do Município de Uruçuca, das 19h às 22h.
As participantes aprendem a prática do audiovisual voltada à roteirização, filmagem, captura de áudio, edição e planejamento para a produção de vídeo. O projeto oferece estrutura para que as alunas possam colocar em prática os conteúdos aprendidos como microfones, iluminação e tripés.
E, como forma de encerramento do projeto, está previsto um evento gratuito no dia 14 de dezembro, a partir das 15h, no Circo da Lua. Na ocasião, são entregues os certificados de conclusão das oficinas e exibidos os vídeos produzidos pelas participantes.
Bahia
Bahia segue liderando geração de empregos na região Nordeste

Conforme dados do CAGED, em fevereiro de 2025, o saldo de empregos formais mais que dobrou na Bahia. No Brasil foi de 431.995 postos de
trabalho, resultado da diferença entre 2.579.192 admissões e 2.147.197 desligamentos. O resultado em fevereiro foi 199,8% maior do que o apresentado em janeiro de 2025 (144.086 empregos formais).
Na Bahia, o saldo de 20.132 empregos formais, registrado em fevereiro, foi resultado de 99.593 admissões e 79.461 desligamentos, o que coloca o estado na primeira posição do Nordeste, seguido de Pernambuco e Ceará.
“A Bahia tem aproveitado o bom momento da economia brasileira e estamos trabalhando para atrair novos investimentos para gerar mais empregos, além de fortalecer um amplo programa de qualificação profissional e intermediação de mão de obra através do Sine. Tem muita coisa boa ainda pra acontecer, com a chegada da BYD, o avanço das obras do VLT, a Ponte Salvador-Itaparica, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, o Porto Sul, a retomada do estaleiro Enseada e oportunidades na área do Petróleo e gás. Na agricultura há expectativa de termos safra recorde e em setores como o turismo tivemos o melhor desempenho dos últimos anos”, afirmou Augusto Vasconcelos, Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia.