Esporte
Mulheres no esporte: protagonismo dentro e fora dos eventos

Nos últimos anos, a presença feminina no esporte tem se expandido de maneira notável, não apenas nas provas, mas também nos bastidores da organização de eventos esportivos. Esse avanço é refletido em números divulgados pelo Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina. Em 2024, as mulheres representaram 49,9% da base de participantes, com 932.505 inscritas em eventos esportivos.
Além disso, o número de participação feminina está se aproximando aos patamares registrados em anos anteriores, antes da pandemia.
O aumento da participação feminina não se limita apenas às atletas. Profissionais como Gabriela Donatello, Head de Marketing do Ticket Sports, destacam que a presença feminina também está crescendo nos cargos relacionados a organização e divulgação de eventos esportivos.
“Nos últimos anos, percebemos um aumento expressivo da participação feminina, tanto em eventos quanto nos bastidores do esporte. O grande desafio agora é garantir que essa presença continue a crescer e que as mulheres tenham cada vez mais voz e protagonismo”, afirma.
Formada em Comunicação Social e pós-graduada em Gestão de Marketing, Gabriela atua há 8 anos no Ticket Sports.
“Atuar como mulher em um mercado historicamente masculino é, para mim, uma grande conquista.Quando comecei, em 2017, era raro ver mulheres entre organizadores, produtores e influenciadores. Hoje, percebo que esse cenário está mudando, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Seguimos na luta por mais representatividade e oportunidades para todas”, comenta Gabriela.
O aumento da presença feminina no esporte é uma realidade crescente que está, gradualmente, transformando a cultura esportiva no Brasil.Organizações e empresas começam a ampliar espaços para mulheres, promovendo a diversidade no setor. Com números cada vez mais equilibrados, o futuro aponta para um cenário mais inclusivo.
“Estamos vendo uma mudança real no esporte, com mais mulheres competindo, liderando e ocupando espaços estratégicos. Esse crescimento não só fortalece o esporte como um todo e a saúde da população feminina, mas também inspira novas gerações a acreditarem no seu potencial.”, finalizou Donatello.
Evento apenas para mulheres
Março, marcado pelo Dia Internacional da Mulher, é um dos períodos com maior número de eventos esportivos voltados exclusivamente para o público feminino. A crescente demanda por estes eventos reflete o aumento da participação das mulheres no esporte e a busca por mais espaços dentro do setor.
No Ticket Sports, 13 eventos já estão programados para março, incluindo a 6ª Corrida Só Para Elas, no Guarujá (SP), a Corrida e Caminhada Mulheres Largam na Frente 2025, em Manaus (AM), a 2ª Corrida Mulheres Pernambucanas, em Recife (PE), Mulheres Iluminadas – Corrida 5K e Caminhada 3K, em Cabo Frio (RJ), entre outras.
Além de março, outubro também se destaca no calendário esportivo feminino, impulsionado pela campanha de prevenção ao câncer de mama. A expectativa é que mais provas sejam cadastradas nos próximos meses, ampliando ainda mais as opções para as atletas.
Veja todos os eventos disponibilizados no Ticket Sports aqui:https://www.ticketsports.com.br/Calendario/
Esporte
Brasileirão retorna com Flamengo x São Paulo neste sábado, no Maracanã

Após terminar a Copa do Mundo de Clubes na 11ª posição, o Flamengo recebe o São Paulo na tarde deste sábado (12), no Maracanã, pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A competição foi paralisada por quase um mês em razão do Mundial, nos Estados Unidos. O Rubro-Negro carioca lidera o Brasileirão com 24 pontos. Já o Tricolor paulista, comandado pelo recém-contratado técnico argentino Hernán Crespo, encontra-se na 14ª posição, com 12 pontos. A Rádio Nacional transmite o clássico, ao vivo, a partir das 16h (horário de Brasília), com narração de André Marques, comentários de Rodrigo Ricardo e Carlos Molinari.
O técnico do Flamengo Filipe Luís não poderá contar com o chileno Erick Pulgar. O volante sofreu uma lesão no quinto metatarso do pé-direito e passou por uma cirurgia. Outra carta fora do baralho rubro-negro é o coringa Gerson, negociado para o Zenit da Rússia. Quem vive a expectativa da estreia diante da torcida do Flamengo é o volante Jorginho. A carreira do jogador de 33 anos foi inteiramente na Europa e será a primeira vez que o camisa 21 vai jogar no Brasil.
O Flamengo deve começar jogando neste sábado com Rossi, Wesley, Léo Pereira, Léo Ortiz, Alex Sandro; Allan, Jorginho, Nico De La Cruz; Arrascaeta, Gonzalo Plata e Bruno Henrique.
Pelo lado do Tricolor, o clássico marca o início da segunda passagem de Crespo como técnico do São Paulo. O argentino veio para o lugar do conterrâneo Luís Zubeldía, demitido no mês passado, após derrota por 3 a1 para o Vasco, dentro do Morumbis. Crespo terá de lidar com a ausência do atacante Luciano no confronto contra o Rubro-Negro carioca. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo na última rodada e terá de cumprir suspensão.
A provável escalação do São Paulo contará com Rafael, Arboleda, Alain Franco e Sabino, Cédric; Alisson Bobadilha, Marcos Antônio e Enzo Dias; Oscar e André Silva.
Esporte
Equador arranca empate com Uruguai na abertura da Copa América

Em uma partida muito emocionante, o Equador arrancou um empate de 2 a 2 com o Uruguai na partida de abertura da Copa América de futebol feminino, na noite desta sexta-feira (11) no Estádio Banco Guayaquil, em Quito.
Tudo igual na partida de estreia da CONMEBOL Copa América Femenina 2025™️ ⚽️#CopaAmericaFEM pic.twitter.com/zSX2JA3CeF
— CONMEBOL Copa América™ POR 🇧🇷 (@copaamerica_POR) July 12, 2025
Graças a este resultado, tanto as equatorianas como as uruguaias ocupam a liderança do Grupo A da competição com apenas um ponto conquistado.
Mesmo atuando na condição de visitante, o Uruguai abriu o placar aos 11 minutos do primeiro tempo, quando a atacante Belén Aquino, que defende o Internacional, acertou uma pancada de esquerda de fora da área que morreu no ângulo do gol defendido pela goleira Morán.
Aos 20 minutos o Equador ficou muito perto do empate, quando a volante Cedeño cobrou falta com muita categoria, da entrada da área, e a bola explodiu no travessão.
¡Se inauguró la CONMEBOL @CopaAmerica Femenina 2025! No te pierdas el contenido exclusivo sobre el torneo en @CopaAmerica 😍
Foi inaugurada a CONMEBOL @CopaAmerica Femenina 2025! Não perca o conteúdo exclusivo sobre o torneio em @copaamerica_POR ✅#CreeEnGrande |… pic.twitter.com/nXjz1F0YiO
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) July 12, 2025
A Celeste ampliou sua vantagem no marcador aos 7 minutos do segundo tempo, quando a centroavante Pamela González mostrou frieza para fazer um belo gol de pênalti.
Porém, aos 26 minutos o Equador conseguiu descontar. A volante Cedeño levantou a bola na área adversária em cobrança de falta e a zagueira Yannel Correa acabou cabeceando contra a própria meta de sua equipe. E seis minutos depois as equatorianas deram números finais ao marcador. Emily Arias, que entrou no intervalo, aproveitou bola cruzada na área e bateu de primeira para superar a goleira Agustina Sánchez.
Esporte
Brasileiras apitam abertura da Copa América Feminina

O apito inicial da Copa América de futebol feminino será dado oficialmente às 21h (horário de Brasília) dessa sexta-feira (11) com o confronto entre Equador e Uruguai no Estádio Banco Guayaquil, em Quito. Porém, mesmo sem a presença da seleção, o Brasil estará em campo, com a arbitragem de Daiane Muniz, que terá como assistentes Leila Moreira e Maíra Mastella.
Já a seleção brasileira inicia a sua caminhada na competição no próximo domingo (13), quando medirá forças com a Venezuela a partir das 21h no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda. Esse confronto, assim como todos os outros que tiverem a participação do Brasil, contarão com a transmissão da TV Brasil.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Copa América
A Copa América reúne as 10 seleções filiadas à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), divididas em duas chaves de cinco times. O Brasil está no Grupo B. As brasileiras ainda terão pela frente a Bolívia (no dia 16 de julho a partir das 18h), o Paraguai (no dia 21 de julho às 21h) e a Colômbia (no dia 25 de julho novamente às 21h).
No Grupo A figuram Argentina, Chile, Peru, Uruguai e o Equador. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam às semifinais, previstas para os dias 28 e 29 de julho. A decisão está agendada para o dia 2 de agosto.