Tecnologia
Neurotech moderniza plataforma para automação de análise de crédito e riscos com apoio da SoftwareOne
– Com mais de 30 milhões de transações por mês e um crescimento de 30% ao ano, plataforma Riskpack é o motor de decisão que traz automação para análise de dados que gera segurança nas decisões de negócios dos clientes da Neurotech
– Com a otimização conduzida pela SoftwareOne, o custo de consumo da plataforma reduziu 30%, para os módulos modernizados
São Paulo, Novembro de 2023 – A Neurotech, uma empresa B3 especializada na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, acaba de finalizar a primeira fase da modernização de sua principal plataforma, o Riskpack, solução de análise de riscos para empresas. O projeto foi totalmente conduzido pela SoftwareOne, líder em soluções de softwares e tecnologia de nuvem e serviços, que tinha como objetivo preparar a arquitetura legada para as necessidades relacionadas ao crescimento da empresa e reduzir os custos da infraestrutura.
De acordo com Team Lead Business Development Executive da SoftwareOne, Cleyton Leal, por tratar-se do primeiro produto desenvolvido pela Neurotech, o Riskpack necessitava de adaptações para se tornar ainda mais flexível e contemplar inovações com maior agilidade. “O Riskpack possuía uma arquitetura legada e, consequentemente, algumas características mais onerosas, como consumo, estrutura, tecnologia, máquina e administração, e este era o nosso principal desafio a ser solucionado”, explica.
Além disso, segundo Cleyton, a plataforma que atualmente realiza mais de 30 milhões de transações por mês e cresce 30% ao ano, era uma aplicação monolítica, com uma parametrização e infraestrutura específica para cada cliente. “Por conta dessas características, sendo hospedados em máquinas virtuais por clientes e com processos manuais, seu custo de consumo estava superando em 17%. Ou seja, apenas a despesa de plataforma estava consumindo 17% do total de custos destinados a todo o Riskpack”, afirma.
Por outro lado, Marcelo Bronzatti, Gerente de Infraestrutura da Neurotech, comenta que a companhia já vinha de um movimento de transformação digital, no qual havia saído de um ambiente de data center On Premises e migrado suas aplicações para a nuvem AWS, e por este motivo, também visava modernizar sua solução principal. “O trabalho de modernização com a SoftwareOne foi exatamente para tornar nossa plataforma mais ágil e mais escalável, a fim de contribuir com o movimento digital atual da empresa”.
O processo de modernização e seus benefícios
Com este cenário em mente, a SoftwareOne elaborou um projeto de modernização para o Riskpack, dividido em duas etapas e com o mínimo de impacto possível, tanto para a empresa, quanto para seus clientes. “Desenhamos um passo a passo de como ajudaríamos a Neurotech, dividido em duas fases, o assessment, e a implantação. Mostramos que seria possível realizar a modernização sem sair da AWS, provedora de cloud com a qual eles já contavam e, consequentemente, ter menos dores, uma vez que assim o impacto seria menor para o time de especialistas em termos de treinamentos, bem como para os mais de 100 clientes que já utilizavam a solução”, destaca Cleyton.
De acordo com o executivo, além da redução de custos das despesas da plataforma, foram identificados outros pontos que demandariam otimizações, como operação, monitoramento e performance. Bronzatti esclarece que para iniciar o projeto diversos módulos precisavam ser desacoplados em micro serviços e passar por uma estratégia de DevSecOps, além de uma modernização do banco de dados para um banco gerenciado, usando AWS Aurora.
“Tudo o que desenvolvemos passou por testes automáticos e já foi encaminhado para a produção, permitindo que a Neurotech, apenas nesta primeira onda, que teve duração de 9 meses, reduzisse 20% do custo para os módulos modernizados do Riskpack, além de ter mais DevOps, monitoramento e, consequentemente, uma redução de erros na aplicação”, conta Bronzatti.
Bronzatti, indica que os principais benefícios obtidos com a modernização do Riskpack, além da redução de custos que era um dos principais objetivos a serem atingidos, foram a confiabilidade e a eficiência operacional. “Com a modernização, nossa plataforma tem acesso às tecnologias e atualizações mais recentes do mercado, garantindo maior robustez, agilidade na subida de novas versões de aplicação, mais segurança e menos erros, além de um aumento na governança e um trabalho realizado com maior sinergia pela equipe de especialistas”, comenta.
Cleyton Leal destaca ainda outras vantagens, tais como: o Retorno sobre o Investimento (ROI) ou payback dentro do mesmo ano, melhoria de performance e TCO (Custo Total de Propriedade), além de aproximadamente 40% menos tempo para desenvolver e implantar a plataforma.
Outro ponto destacado por Bronzatti, da Neurotech, que ocorreu no início do projeto, mas foi essencial tanto para o desenvolvimento de toda a modernização, quanto para os resultados finais, foi o assessment. “O assessment foi primordial para o sucesso do projeto, pois sem esta visão fica praticamente impossível determinar qual o melhor caminho a ser trilhado. Por isso, acredito que foi o passo principal, não apenas do ponto de vista de como ele tem o resultado, mas de como ele está disposto dentro da arquitetura atual”, afirma.
Parceria estratégica com a SoftwareOne e projetos futuros
De acordo com Cleyton Leal, a SoftwareOne preza por auxiliar seus clientes na potencialização e modernização das suas aplicações, visando a evolução digital dos seus negócios e garantindo que eles otimizem diversos aspectos de gerenciamento de sua infraestrutura, como controle, efetividade, qualidade e segurança.
E com esse objetivo, a Neurotech contou com o auxílio do time de especialistas da SoftwareOne neste projeto de modernização do Riskpack. Bronzatti destaca ainda que a credibilidade e a flexibilidade garantidas pela SoftwareOne foram dois pontos que trouxeram grande confiança na condução da proposta. “Alterar nossa principal aplicação, em que praticamente todos os nossos clientes usam, é algo muito importante e que não pode dar errado. Por isso, nesse momento, era necessário um planejamento muito estratégico e flexível a quatro mãos, uma segurança imensa e uma credibilidade de mercado consolidada. Tudo isso a SoftwareOne vem nos proporcionando, fazendo jus a tudo o que nos foi prometido anteriormente”, relembra.
Já existem outros projetos em andamento, como reforça Bronzatti. “Temos novos projetos idealizados que estão sendo discutidos a nível de direção. Então, acredito que, trocando possibilidades, logo teremos novos desdobramentos futuros referentes a esta parceria”, finaliza o executivo.
Sobre a SoftwareOne
A SoftwareOne é uma provedora global com presença local, e líder em soluções de softwares e tecnologia de nuvem, com sede na Suíça. Com um portfólio de serviços baseados em tecnologia e IP, permite que as empresas desenvolvam e implementem holisticamente suas estratégias comerciais, de tecnologia e de transformação digital. Através da modernização de aplicativos, migração de workloads críticos em nuvens públicas, gestão de software, inovação, segurança, governança e computação em nuvem. Suas ofertas são conectadas pelo PyraCloud, a plataforma digital exclusiva da SoftwareOne que fornece aos consumidores inteligência acionável por data-driven. Com cerca de 7.700 funcionários e recursos de vendas e prestação de serviços em 90 países, a SoftwareOne atende cerca de 65.000 clientes com soluções em nuvem e software de mais de 7.500 fabricantes. As ações da SoftwareONE (SWON) são cotadas na SIX (Bolsa de Valores da Suíça). Para mais informações, visite SoftwareOne.com.
Sobre a Neurotech
A Neurotech, uma empresa B3, é uma empresa especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformar dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro e saúde.
Saiba mais em https://www.neurotech.com.br/
Tecnologia
Rocketseat ensina programação mobile na 18ª edição do NLW
– Participantes vivenciarão em primeira-mão e de forma gratuita aulas de duas novas tecnologias que serão ensinadas na escola de programação: Desenvolvimento Mobile Android (Kotlin) e Desenvolvimento Mobile iOS (Swift)
Após formar mais de 300 mil alunos, o Next Level Week (NLW) chega a sua 18ª edição, entre 9 a 12 de dezembro, em um formato 100% online e gratuito . Criado pela escola de programação Rocketseat para apoiar desenvolvedores(as) a darem o próximo passo em sua jornada de crescimento, o NLW ganha um novo formato na última edição de 2024.
Ao final do evento, os participantes terão criado um projeto inédito focado em programação mobile, abordando as principais tecnologias para desenvolver aplicativos multiplataforma. Durante a jornada, os estudantes vão aprender a dominar ferramentas e linguagens de programação em 3 diferentes trilhas de conhecimento: Kotlin, Swift e React Native.
“O NLW é um dos principais eventos da Rocketseat e abrange públicos do mais experiente ao programador iniciante. Esse novo formato vai destrinchar técnicas e linguagens para a programação mobile, que está em alta no mercado de desenvolvimento atualmente”, explica Isabela Castilho, CEO da Rocketseat.
Quem ensina?
Rodrigo Gonçalves, Head de Educação na Rocketseat
Mestre em educação e tecnologia. Já atuou como professor e coordenador de Graduação em Sistemas de Informação. Apaixonado por ensinar devs a criarem apps Android e ioS com React Native e por impulsionar devs iniciantes a evoluírem em programação.
Bernardo Slailati, Engenheiro de Software Android Sênior
Formado como engenheiro mecatrônico e atuando como Engenheiro de Software Android Sênior no IFood, em um aplicativo com +10M de downloads, nota ~4.7 na Play Store e +600 mil usuários ativos, seguindo princípios de metodologias ágeis baseadas em SCRUM e Kanban.
Mateus Coelho, iOS Developer
Desenvolvedor iOS, com mais de 3 anos de experiência na área, trabalhando com ViewCode, em um aplicativo com mais de 23 milhões de usuários, utilizando principalmente a arquitetura MVVM-C, já tendo trabalhado com MVC e outros . Utiliza brew, Cocoapods e Carthage diariamente, junto com git e outras tecnologias comuns do dia-a-dia.
Serviço – NLW 18ª edição
Data: de 9 a 12 de dezembro
Formato: 100% online e gratuito
Inscrições abertas aqui
Mentores: Bernardo Slailati, Mateus Coelho e Rodrigo Gonçalves
Tecnologia
Vacaria Transforma Negócios com Inovação e Inclusão Digital
Uma construção para o mercado local
Vacaria, no Rio Grande do Sul, está provando que a inovação pode ser uma aliada poderosa do empreendedorismo. Uma empresa local tomou a dianteira ao criar um ecossistema que inclui um jornal online, um estúdio de podcast e um time especializado em transformação digital. O objetivo é claro: despertar inovação para empresas e a comunidade para prosperar na era digital.
“Empresas não precisam apenas estar online; elas precisam entender como usar a tecnologia para criar valor”, afirma Lucas Barp, fundador da iniciativa chamada de Diário de Vacaria. O impacto dessa abordagem já é visível em diversos setores da economia local.
Jornal online como ferramenta de negócios
O jornal online se tornou um canal essencial para empresas e trabalhadores. Uma de suas funções mais populares é a página de vagas, que permite a divulgação gratuita de oportunidades de trabalho. Essa solução tem atraído tanto pequenos empresários quanto grandes empregadores, que encontram na plataforma uma maneira acessível e eficiente de recrutar talentos.
Além disso, o jornal tem se mostrado um espaço valioso para publicidade e divulgação de marcas locais, gerando receitas e fortalecendo a economia da região.
Podcasts como estratégia de marketing e engajamento
Os podcasts, produzidos no estúdio local, têm sido amplamente utilizados por empresários para compartilhar histórias de sucesso, divulgar produtos e construir conexões com o público. Com temáticas voltadas para negócios e inovação, os programas têm atraído uma audiência diversificada e engajada.
Essa ferramenta não apenas fortalece as marcas, mas também educa o mercado sobre as possibilidades da inovação. “Os podcasts são uma forma de humanizar as empresas e torná-las mais próximas do público”, comenta Lucas.
Transformação digital que gera resultados
A equipe de transformação digital tem trabalhado lado a lado com empreendedores para desenvolver estratégias que vão além da presença online. Com foco em eficiência e inovação, o time ajuda empresas a implementar automação, melhorar o uso de dados e repensar processos.
Essa abordagem prática e personalizada tem gerado resultados expressivos, incluindo aumento de produtividade, redução de custos e expansão de mercados.
Vacaria mais vista, mais valorizada
Com os resultados chegando, o próximo passo é expandir o alcance dessas iniciativas. A ideia é mostrar Vacaria cada vez mais, resgatando profissionais e empresas qualificadas que muitas vezes são pouco conhecidas inclusive na própria cidade.
Um trabalho que deve se estender para outras cidades dos Campos de Cima da Serra. Parcerias com escolas e universidades também estão sendo planejadas para preparar as novas gerações para um mundo cada vez mais tecnológico.
Tecnologia
Diretor de Tecnologia do Cartão de TODOS é indicado ao Prêmio Open Mind Brazil
Empresa tem investido em tech para aprimorar processos internos e o desempenho no mercado
Após anunciar a migração de sua infraestrutura tecnológica para a Amazon Web Services (AWS), em agosto — mudança que terá impacto positivo para 20 mil colaboradores e quase 20 milhões de brasileiros clientes do Cartão de TODOS — o Grupo TODOS Internacional, detentor do Cartão de TODOS, agora está presente no Prêmio Open Mind Brazil, por meio da indicação de seu Diretor de Tecnologia, Dan Sabbagh, na categoria “Inovador em Tecnologia”. O prêmio, que está com votações abertas até dia 02 de dezembro, reconhece líderes empresariais que estão moldando o futuro do Brasil com sua visão, inovação e liderança.
Sabbagh, que atua há mais de 25 anos no setor de tecnologia, tem se destacado por seu trabalho no Cartão de TODOS, empresa que leva saúde, educação e lazer para mais de 7 milhões de famílias brasileiras. Para o executivo, a indicação ao prêmio é o reconhecimento do trabalho de toda a equipe. “Acredito que há um trabalho sendo feito há três anos aqui na TODOS, e é um trabalho que reflete todo o grupo”, afirma. “A TODOS tem se movimentado, criado visibilidade, crescido e se fortalecido, não só como os benefícios tradicionais de saúde, mas como ampliação disso para várias outras frentes”, completa Sabbagh.
Em novembro, o diretor participou como mentor no Hackathon do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), quando pôde orientar especialistas e líderes da área da saúde na jornada de desenvolvimento de soluções inovadoras em diferentes áreas do conhecimento.
Para Sabbagh, os hackathons são momentos importantes para fomentar a inovação e o empreendedorismo. “Essas competições incentivam que qualquer pessoa se envolva na construção e solução de uma empresa ou de uma solução que vai resolver um problema real no mundo”, diz. “Quantas empresas não saíram de Hackathons para trazer soluções realmente conectadas com a realidade? Acho que o Hackathon tem esse poder de horizontalidade”.
O executivo destaca a importância da tecnologia para a saúde sustentável, tema de uma das trilhas do Hackathon do HCFMUSP e assunto presente diariamente em sua atuação com o Cartão de TODOS. “A tecnologia da perspectiva da saúde sustentável tem várias capacidades. Primeiro, a mais direta delas é a diminuição da geração de papel”, explica. “Mas eu acredito que é muito mais do que isso. Entregar saúde para quem precisa dessa perspectiva de responsabilidade social é o mais importante”, destaca Sabbagh.
Segundo o diretor, a tecnologia pode ajudar a democratizar o acesso à saúde no Brasil. “A saúde, apesar de algumas empresas trabalharem apenas de maneira mercantilizada, é um direito, e as empresas que trabalham nesta área deveriam construir uma jornada de entregar saúde a quem mais precisa”, defende. A colaboração entre empresas, Estado e academia é ressaltada por Sabbagh como um ponto essencial no desenvolvimento da inovação no país.
A indicação de Dan Sabbagh ao prêmio da Open Mind Brazil reforça o papel do Cartão de TODOS como uma empresa inovadora, que busca aprimorar seus processos para que possa cumprir com o objetivo de democratizar o acesso à saúde no Brasil. As votações para a premiação podem ser feitas até o dia 02 de dezembro, por meio do site: https://info.openmindbrazil.com/awards2024-votacao/ .
-
Evento7 meses atrás
AEXPI MEETING 2024
-
Cultura5 meses atrás
Orgulho de envelhecer
-
Saúde1 ano atrás
UNACCAM em Milão
-
Saúde12 meses atrás
Mentoria de carreira
-
Política1 ano atrás
Mercosul em risco?
-
Outras10 meses atrás
Revolucionando o Varejo
-
Agronegócio1 ano atrás
Inseminação em suínos
-
Gospel1 ano atrás
Unidos pela música