Cultura
Noite de Gala para o R&B Nacional: Sarau do Azevedo faz edição histórica na Lapa, no Rio de Janeiro
Projeto que revela talentos do R&B celebra três anos com diversas apresentações na Casa Meduzza Haus nesta segunda-feira, dia 16, às 19h
Em algumas culturas, a rosa negra representa o amor verdadeiro, mas também são associadas à devoção, ao mistério e até ao renascimento. Com base nesses símbolos, o Sarau do Azevedo comemora três anos abrindo espaço aos talentos do R&B Nacional em uma noite de gala reunindo os nomes que fazem parte da sua história. A edição Black Rose do Sarau do Azevedo acontece nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro, a partir das 19h, na Casa Meduzza Haus, na Lapa.
Criado e dirigido pelo coreógrafo, pesquisador e um dos grandes nomes do movimento Charme, Marcus Azevedo, o projeto conecta a nova geração a figuras de destaque no mercado da música com o objetivo de desenvolver o R&B no país. A iniciativa deu seus primeiros passos na TuduBom Records, em Laranjeiras, em parceria com o produtor musical Mãolee, e, ao longo da sua jornada, promoveu encontros mensais para convidados – por onde já passaram nomes como Serjão Loroza, Buchecha, Isabel Fillardis e Priscila Tossan – e até cursos de introdução ao gênero musical surgido nos Estados Unidos, ministrados por Azevedo.
Com o seu crescimento, Marcus viu a chance de levar tantos talentos ao palco para o conhecimento do grande público em eventos abertos. Muitos desses talentos ganharam projeção no mercado fonográfico, na TV e até mesmo no teatro musical. O Sarau do Azevedo conta com a direção musical de João Loroza e a produção de Himiny.
– Mergulhamos de corpo e alma no R&B com o propósito de consolidar uma cena nacional a partir do Rio de Janeiro – revela Azevedo.
A Casa Meduzza Haus fica na Rua do Lavradio, 186. O ingresso é R$ 25 e está disponível pela plataforma Sympla.
Sobre Marcus Azevedo
Marcus Azevedo é produtor cultural, coreógrafo e charmeiro. Um dos mais importantes dançarinos da cena Charme no Brasil, está à frente do projeto EU AMO BAILE CHARME desde o início, a convite de Joel Filho. É criador da primeira companhia de dança charme do Brasil, a Dança Charme & Cia, e do grupo Originais do Charme, famosos pelas suas coreografias nos bailes e disponíveis no Youtube, que inclusive chamaram a atenção do cantor norte-americano Bruno Mars. É também idealizador do Sarau do Azevedo, com o produtor Mãolee no Beat, onde reúne vários artistas da cena R&B carioca.
Serviço:
SARAU DO AZEVEDO – EDIÇÃO BLACK ROSE
Data: 16 de dezembro, segunda-feira – às 19h.
Local: Casa Meduzza Haus – Rua do Lavradio, 186 – Lapa, Rio de Janeiro.
Ingressos: R$ 25 no local ou à venda pelo site https://www.sympla.com.br/evento/sarau-do-azevedo-black-rose-noite-de-gala-do-r-b/2759108
Realização e direção geral: Marcus Azevedo
Direção musical: João Loroza
Produção executiva: Himiny
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Instagram: @saraudoazevedo
Classificação etária: 18 anos.
Inscreva-se para receber notícias sobre Cultura
Cultura
Conexão Angola-Brasil: Joss Dee faz o encontro do Funk Brasileiro com o Kuduro e o Afro House em seu primeiro álbum
Lançado pelo selo Afrikan Smell, “Funkeiro Kudurista” chega às plataformas com diversas participações de peso
Joss Dee, DJ e produtor musical angolano radicado no Brasil há mais de uma década, lança seu aguardado álbum de estreia: “Funkeiro Kudurista”. O projeto é uma fusão de Funk BR, Kuduro e Afro House, explorando as possibilidades rítmicas e culturais desses gêneros em 11 faixas originais. Para conferir a novidade, acesse https://lnk.fuga.com/jossdee_funkeirokudurista
Lançado pelo selo Afrikan Smell, o álbum marca o ápice de uma jornada de mais de oito anos em que Joss Dee experimenta a mistura entre o Kuduro angolano e o Funk Brasileiro. Essa trajetória reflete seu amadurecimento como artista e sua habilidade em conectar a musicalidade africana com a cultura urbana brasileira.
“Funkeiro Kudurista” conta com participações especiais de artistas nacionais e internacionais, fazedores do Funk Brasileiro, garantindo um encontro de sonoridades. Os feats incluem Totee Tropeira Africa, New Tropeira Africa, Mc Moreno do Brooklyn, Zamba, Xander Pratt, MC Lemon, MC Vitinn da Penha, Lúdika, Mc Jhaisy, Larissa e Mc Menor N.
– Cada faixa é um convite para vivenciar a energia de uma fusão cultural única, dentro da perspectiva do artista sobre o Afro Funk, estilo resultante da mistura de Funk BR, Kuduro e Afro House – conta Joss.
O lançamento oficial do álbum foi celebrado em grande estilo em um evento especial na Zê Ene, em Madureira, Rio de Janeiro, no dia 06 de dezembro. A apresentação, contemplada pelo edital Paulo Gustavo de incentivo à cultura, teve performance ao vivo do DJ Joss Dee numa noite inesquecível.
Ficha técnica:
Álbum: Funkeiro Kudurista
Artista: Joss Dee
Produção musical: Joss Dee
Mixagem: Joss Dee e Bryan Cortez
Selo: Afrikan Smell
Masterização: Bryan Cortez
Gênero musical: Funk, Afro Funk
Intérprete principal: Joss Dee
Participações: Totee Tropeira Africa, New Tropeira Africa, Mc Moreno do Brooklyn, Zamba, Xander Pratt, MC Lemon, MC Vitinn da Penha, Lúdika, Mc Jhaisy, Larissa e Mc Menor N
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Rede social: https://www.instagram.com/jossdee/
Inscreva-se para receber notícias sobre Cultura
Cultura
“Xaxado Urbanizado”: “O Xaxadinho” celebra o encontro da música nordestina com a cultura urbana em seu primeiro single
Com nomes de destaque da música e sucesso na noite do Rio de Janeiro, “bando musical” quer fincar a bandeira do Movimento Cultural de Xaxado Urbano na cena nacional com lançamento, que vem acompanhado de videoclipe
Sensação na noite carioca, o grupo “O Xaxadinho” lança o seu primeiro single. “Xaxado Urbanizado” chega às plataformas digitais, acompanhado de videoclipe, e promete levar o Movimento Cultural de Xaxado Urbano para além de qualquer fronteira. Para conferir a novidade, acesse https://tratore.ffm.to/oxaxadinho
O single de estreia marca a trajetória da mais nova geração que carrega a bandeira de um movimento que exalta a mistura entre a música nordestina e a cultura urbana. Inspirados na herança cultural do cangaço, o “Xaxado”, festa em que os cangaceiros comemoravam suas vitórias, Chris Mourão e Marimelo, artistas tarimbados da cena musical carioca, traçam um paralelo entre a celebração da vida em meio ao caos social do sertão nordestino daquela época e a celebração da vida em meio ao caos das metrópoles atuais. Para integrar o bando, eles convidaram suas grandes amigas. A baixista renomada Marfa Kourakina, russa radicada no Brasil há 12 anos e a DJ Lary França, professora de dança e pesquisadora de música.
É lenitivo, é resistência, é festa
Autointitulado “bando” musical, “O Xaxadinho” ganhou projeção na cena cultural reunindo centenas de pessoas, carinhosamente chamadas de “Xaxantes”, todas as terças na casa Severyna, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro.
O evento multilinguagem engloba música, artes e gastronomia, com o show aclamado do bando e, a cada nova edição, artistas convidados de todos os gêneros num grande festejo. Já passaram pelo “O Xaxadinho” músicos como Nicolas Krassik, Carlos Malta, Carol Panesi, Marcelo Caldi, Kiko Horta, Ney Conceição, Marcos Sacramento, Mauricio Baia e Marina Iris.
O bando
Chris Mourão, idealizador do “O Xaxadinho”, iniciou sua carreira musical em 1997 como integrante, fundador e compositor da banda Forróçacana. A banda ganhou o Prêmio da Música Brasileira como melhor grupo regional e teve duas indicações ao Grammy Latino. Fez diversas turnês pela Europa e Estados Unidos. Tocou com nomes como Cássia Eller, Jorge Ben Jor, Alcione, Elba Ramalho, Lenine, Dominguinhos, Marinês, Alceu Valença e Geraldo Azevedo. Integrou por dez anos o projeto “Cordestinos”, do violinista francês Nicolas Krassik, e fez um memorável show com participação de Gilberto Gil na emblemática Carnegie Hall em NY. Foi músico residente por doze anos na renomada casa “Bar Semente”, na Lapa, no Rio de Janeiro. Recentemente integrou como artista convidado o elenco do premiado musical “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”, da companhia Barca dos Corações Partidos.
Marimelo está sempre presente nos grandes festivais no Brasil e na Europa, como o Festival Forró Na Ilha (SP), Festival Rootstock (BH), Bar Forró e Buraco do Tatú (Itaúnas, ES), Festival Vem Vem (Weggis, Suíça), Universo Spanta (RJ) e muitos outros. Já fez shows em grandes casas como a Fundição Progresso, abrindo o show de Alceu Valença e diversas apresentações no Circo Voador. Na bagagem, dois prêmios como melhor intérprete, no FENFIG (Festival Nacional de Forró em Ilha Grande, 2008); no FENFIT (Festival Nacional de Forró Itaúnas, 2009) e três prêmios como destaque do ano no 1° prêmio da página Forró no Rio, em 2023, nas categorias cantora, triangulista e banda/trio através do voto popular. Participou de programas na TV como o “Estúdio I”, da Globo News, e “Segue o Som”, na TV Brasil. No rádio, foi a convidada do programa especial em homenagem aos 60 anos do Centro de Tradições Nordestinas, pela Rádio Globo, e participou do programa “ZoaSom”, na Roquette Pinto.
Russa de São Petersburgo, a baixista Marfa Kurakina estudou e começou a atuar como musicista na cena jazz e pop de São Petersburgo até se radicar no Rio de Janeiro em 2011. Participou de vários projetos, fez parte da banda base do festival de verão do Spanta Neném durante sete anos acompanhando artistas como Maria Gadú, Arlindo Cruz, Marcelo D2, Jammil e Uma Noite, Xande de Pilares, Ferrugem e muitos outros. Participou do programa do Nelson Faria “Um Café La Em Casa” e performou com vários artistas da cena instrumental do Rio, como Chico Chagas, Gabriel Grossi, Bebe Kramer e Pedro Franco. Toca e faz regência no aclamado musical “Elza” desde 2018. Acompanhou artistas como Xamã, Gabriel o Pensador e Diogo Nogueira, atuando em vários segmentos da cena musical carioca.
DJ Lary França é multiartista, bailarina, performer e professora de danças formada pela Escola e Faculdade Angel Vianna. É doula e educadora perinatal, intérprete-criadora em O BANDO Cia. Teatral e desenvolve um projeto de dança, expressão e consciência corporal voltado para mulheres. Atua como profissional de artes no SUS, levando seu olhar como artista para o cuidado em atenção psicossocial. É DJ na cena carioca há cerca de cinco anos, com uma pesquisa voltada para a diversidade da música brasileira. É a DJ residente de “O Xaxadinho” desde o início do projeto, onde busca provocar os corpos com a riqueza da música nordestina atravessada pelos sons urbanos.
Ficha técnica:
Composição: Marimelo, Chris Mourão
e Marfa Kurakina
Percussões: Chris Mourão
Baixo e Guitarra: Marfa Kurakina
Vozes: Marimelo e Chris Mourão
Acordeom: Victor Huggo
Beat: Dree Beatmaker
Produção musical e arranjos: Chris Mourão, Marimelo e Marfa Kurakina
Gravação: Victor Huggo
Mixagem: Henrique Vilhena
Masterização: Luciano Vassão
Fotos: Leo Nakamura
Make: Taiane Lima
Capa: Marimelo
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Produção executiva: Marimelo
Distribuição: Tratore
Rede social: https://www.instagram.com/oxaxadinho/
Inscreva-se para receber notícias sobre Cultura
Cultura
Thaís Fraga e Trio celebram “Mais de 30 Anos de Bossa n’ Jazz” no Musicorum, em Botafogo
Show acontece no dia 21 de dezembro, sábado, às 20h30, e ingressos já estão à venda
A renomada cantora Thaís Fraga e seu trio farão um passeio pelo melhor da música no show “Mais de 30 Anos de Bossa n’ Jazz” no dia 21 de dezembro, sábado, 20h30, no Musicorum, nova casa de Jazz em Botafogo.
A apresentação, que integra a programação do projeto “Soul Jazz Nights”, celebra 31 anos de trajetória artística da cantora – sendo 26 com os mesmos integrantes – e o aclamado projeto “Bossa n’ Jazz”, produzido por ela com imenso sucesso. Além de Thaís (voz e percussão, tamborim/bongô), a formação conta com Ricardo Mac Cord (teclado), Jimmy Santa Cruz (baixo) e Victor Bertrami (bateria). A noite ainda será recheada de participações especiais.
No repertório, standards da bossa nova, do samba-jazz e do jazz, entre outras pérolas garimpadas pelo grupo, em versões inéditas. Durante o espetáculo, Thaís apresentará seu livro de poesias, intitulado “Meu Coração, Minhas Algemas”, e recitará quatro poesias de antologias poéticas portuguesas, lançadas em Lisboa, em referência à sua nacionalidade, também portuguesa, mas sem perder sua essência “carioca da gema”.
Ficha técnica:
Thaís Fraga – voz e percussão, tamborim/bongô
Ricardo Mac Cord – teclado
Jimmy Santa Cruz – baixo
Victor Bertrami – bateria
Carlos Pinho – assessoria de imprensa
Serviço:
Local: Musicorum – Rua Farani, 18, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Dias e horário: sábado, 21 de dezembro, às 20h30
Ingressos: R$ 40, vendas pelo site https://www.sympla.com.br/musicorum-apresenta-soul-jazz-night-com-thais-fraga__2758194
Classificação etária: livre (menores devem estar acompanhados dos responsáveis)
Mais informações: (21) 98721-0770
Rede social:
Thaís Fraga – https://www.instagram.com/thaisfraga_bossanjazz/
Musicorum – https://www.instagram.com/musicorumbar/
Inscreva-se para receber notícias sobre Cultura
-
Cultura5 meses atrás
Orgulho de envelhecer
-
Evento7 meses atrás
AEXPI MEETING 2024
-
Saúde1 ano atrás
UNACCAM em Milão
-
Saúde1 ano atrás
Mentoria de carreira
-
Política1 ano atrás
Mercosul em risco?
-
Outras10 meses atrás
Revolucionando o Varejo
-
Agronegócio1 ano atrás
Inseminação em suínos
-
Gospel1 ano atrás
Unidos pela música