Novembro Azul: Novo tratamento para próstata aumentada já está disponível para Bauru e região centro-oeste de São Paulo

A população masculina de Bauru e cidades vizinhas já pode contar com uma nova técnica para hiperplasia prostática ou aumento benigno da próstata, condição que afeta cerca de 50% dos homens aos 50 anos e 80% aos 70 anos.

O aumento da próstata ocorre quando há uma multiplicação anormal das células do órgão, resultando em um aumento progressivo de seu tamanho. Isso pode causar sintomas desconfortáveis, como dificuldade para urinar, necessidade frequente de urinar, especialmente à noite, e incapacidade de esvaziar completamente a bexiga.

Normalmente, o tratamento inicial para a hiperplasia da próstata envolve a utilização de medicamentos. No entanto, quando há falha ou intolerância ao tratamento medicamentoso, uma nova opção minimamente invasiva é a terapia com vapor de água, conhecida como REZUM.

Dr. José Carlos Truzzi, respeitado urologista e um dos precursores da técnica no Brasil, explica: “O tratamento REZUM é realizado sob sedação anestésica, em poucos minutos, e o paciente pode retornar para casa após cerca de uma hora”.

Os resultados do REZUM são comparáveis aos obtidos com o tratamento clássico, chamado resseção endoscópica da próstata, com uma duração cirúrgica mais longa e requer uma média de 3 dias de internação.

Segundo o Dr. Ronaldo Maia, também especialista em urologia, “o REZUM é uma excelente opção para pacientes, com intolerância ou não respondem bem ao tratamento medicamentoso. Além de ser um procedimento rápido, causa menos desconforto e permite uma recuperação mais rápida”, explica.

Por sua vez, o Dr. Carlo Passerotti, outro renomado urologista brasileiro, afirma: “A técnica REZUM representa um avanço significativo no tratamento da hiperplasia da próstata. Ela oferece uma opção minimamente invasiva, com resultados eficazes e recuperação rápida para os pacientes”.

A técnica inovadora reduz em mais de 90% os riscos da ejaculação retrógrada. A chegada de especialistas com experiência na utilização desse novo procedimento é uma notícia animadora para os homens de Bauru e da região centro-oeste de São Paulo que sofrem com o aumento da próstata. A nova técnica já está disponível na região, proporcionando um tratamento eficaz e uma recuperação mais rápida para os pacientes.

Sobre os médicos:

Dr. Carlo Passerotti:
Dr. Carlo Passerotti estudou medicina, Mestrado e Doutorado na Universidade Federal de São Paulo (EPM). Pós-doutorado em cirurgia robótica na Harvard Medical School, onde foi o primeiro brasileiro a ser certificado e treinado em cirurgia robótica.
Atualmente é Professor Livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP, orientador na pós-graduação da Universidade de São Paulo e coordenador do serviço de Urologia e Cirurgia Robótica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Dr. José Carlos Truzzi:
Dr. José Carlos Truzzi é Doutor em Urologia pela Escola Paulista de Medicina (Universidade Federal de São Paulo).
É Coordenador do Setor de Urologia do Grupo Fleury e atual Chefe do Departamento de Urologia Feminina e Disfunções Miccionais da Confederação Americana de Urologia (CAU).

Dr. Ronaldo Maia:
Dr. Ronaldo Maia é Doutor em Urologia pela USP, Urologista reconhecido pelo seu trabalho como diretor do Hospital do Rim, em São Paulo, uma das referências em atendimento de urologia no Brasil.

Redes sociais do Veritas Urological Center:
Instagram: https://www.instagram.com/veritas.uro/

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário