Siga-nos nas Redes Sociais

Tecnologia

O futuro dos designers está na conexão entre as pessoas e a tecnologia, diz especialista

Publicado

em

Arquivo Pessoal - Divulgação Épik Comunicação
Arquivo Pessoal - Divulgação Épik Comunicação

Segundo David Arty, profissionais vêm buscando maior qualificação para ser tornarem uma peça-chave nos resultados das empresas

Com a evolução da tecnologia seguindo uma constante, e a introdução da Inteligência Artificial até mesmo nas tarefas mais simples do cotidiano, faz-se necessário um despertar diferenciado em uma área de atuação bastante importante no mercado de trabalho: o universo dos designers.

Escolhido recentemente para a criação de uma trilha exclusiva e completa de UX Design para o programa “Desenvolve” do Grupo Boticário, o designer, empresário e influenciador David Arty, aponta algumas características dos profissionais que moldam o futuro da profissão, sempre buscando reinvenção e qualificação.

Vale lembrar que o conteúdo produzido por David no programa “Desenvolve” será utilizado por três professores e quatro tutores durante o cronograma apresentado pelo grupo, e tem como foco principal enfatizar as qualidades que o mercado vem exigindo para quem deseja atuar na área.

“Na trilha, busquei inserir fundamentos de UX, UI e pensamentos centrados no usuário. Também trouxe algumas noções práticas de pesquisa, prototipagem e testes, além de design visual, sistemas de design e acessibilidade, com exercícios práticos através de projetos reais e muito feedback. É um conteúdo atualizado com as tendências do futuro, como por exemplo, Figma, AI, MIRO e design inclusivo”, explica David.

Ainda segundo ele, o grande diferencial está no equilíbrio entre a parte acadêmica e a prática. “Queremos dar uma formação sólida, prática e acessível, especialmente para quem está migrando de área ou começando do zero. É a busca da formação com propósito e com pé no mercado real, mostrando o que realmente é necessário para o futuro dessa profissão tão importante”, acrescenta o designer.

Através da formação qualificada, os designers passam a ser um ponto-chave nas empresas e negócios. “Vejo que a atuação dos designers vai além da estética: eles são estrategistas e utilizam suas experiências para trazer impacto real nos negócios. A profissão amadureceu muito e quem trabalha com UX tem ganhado cada vez mais espaço em decisões estratégicas nas organizações”, complementa David.

Mas ao mesmo tempo que o profissional dessa área tem evoluído, o mercado de trabalho tem feito uma verdadeira “faxina”, tudo devido a uma saturação de mão de obra e resultados muitas vezes insatisfatórios.

“Atualmente, o que importa para as empresas que contratam os designers são as entregas reais, o senso crítico, a visão de produto e o pensamento sistêmico. O futuro dessa profissão é bastante promissor, porém, é necessário que o profissional seja um conector entre as áreas de tecnologias e dos negócios e, principalmente, entre as pessoas. Parece estranho dizer isso, mas quanto mais robôs e IA, mais importante será humanizar as técnicas de saber ensinar, liderar, dialogar com diferentes públicos e construir soluções de impacto social e econômico”, finaliza David Arty.

Mais sobre David Arty:

David Arty é designer, empreendedor e entusiasta de tecnologia e comunicação. Atua como professor de design, consultor, palestrante e Product Designer independente, integrando o design ao mundo corporativo para transformar ideias complexas em soluções visuais simples, atraentes e funcionais.

No mercado desde 2009, passou por diversas agências, empresas de tecnologia e marketing digital. Possui formação técnica em Multimídia, graduação em Design Gráfico e pós-graduação em UX Design.

É o criador do “Chief of Design”, um ecossistema educacional que já formou milhares de alunos em todo o Brasil. Já ministrou aulas e workshops em instituições como SENAC, PM3, Ebac, Rocketseat, ESPM e Digital House.

Apaixonado por educação, comunicação e design, acredita que a área pode ser a propulsora para a criação de produtos que impactam de forma positiva a vida das pessoas e que geram novas oportunidades, ao integrar o design pensado no usuário ao mundo corporativo.

Nas redes sociais, está presente como @chiefofdesign, acumulando mais de 200 mil seguidores no Instagram, YouTube, Linkedin e TikTok.

Para saber mais sobre o trabalho de David Arty, basta segui-lo nas redes sociais:

Instagram
YouTube

TikTok

LinkedIn

www.chiefofdesign.com.br

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Evento consolida Rio de Janeiro como sede de um dos Centros de Excelência em Inteligência Artificial no mundo

Publicado

em

O presidente da Assespro-RJ e Deputy Chairman da WITSA (World Information Technology and Services Aliance), Robert Janssen, fez uma peregrinação por Brasília para chancelar apoio do Governo Federal ao WITSA Global AI Summit @ Rio, que será realizado entre 27 e 29 de abril de 2026. A agenda incluiu encontros com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Softex e ApexBrasil, instituições-chave para impulsionar o posicionamento do Brasil no cenário global da inovação.

“Trazer esse evento para o Rio de Janeiro foi uma vitória nacional. O Summit ajudará a consolidar o Brasil e o Rio como sedes de um dos Centros de Excelência em Inteligência Artificial da rede mundial da WITSA (GAIN – Global Artificial Intelligence Network)”, disse o empresário.

Atualmente, apenas cinco cidades no mundo foram escolhidas para abrigar esses centros de excelência: Taipei (Taiwan), Kuching (Malásia), Manama (Bahrein), Washington DC (EUA) e Rio de Janeiro (Brasil). Estar no seleto grupo de nações significa que a cidade e o país estarão na linha de frente das grandes transformações tecnológicas globais.

“O WITSA Global AI Summit @ Rio é mais do que um evento: é a consolidação de uma nova posição estratégica do Brasil no mapa mundial da inovação e da inteligência artificial”, conclui Robert.

Continue Lendo

Tecnologia

Softcom leva tecnologia e oportunidades de franquia à Feira do Empreendedor no Ceará

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Marca paraibana apresenta soluções inovadoras e condições especiais para quem deseja abrir o próprio negócio

A Softcom participa da Feira do Empreendedor, que acontece de 8 a 10 de outubro no Ceará, com o propósito de conectar tecnologia e oportunidades reais de negócio a pequenos e médios varejistas. Com 26 anos de história, a empresa paraibana se consolidou como referência nacional em softwares de gestão e no modelo de franquias, oferecendo soluções que simplificam a rotina e potencializam o crescimento do empreendedor brasileiro.

Durante o evento, a marca atuará com três frentes estratégicas: expansão da rede de franquias, prospecção de novos clientes e fortalecimento da imagem institucional como referência em tecnologia para o varejo. Entre as novidades apresentadas estão a DRIKA IA, inteligência artificial que realiza análises e previsões de desempenho em tempo real, e o Softcom Smart, ferramenta que transforma o celular em um ponto de venda completo, com Pix integrado e emissão de notas fiscais eletrônicas.

O estande promete ser um dos pontos de destaque da feira. Além de conhecer e testar as soluções na prática, os visitantes poderão conversar com especialistas, conferir histórias inspiradoras de empreendedores que cresceram com o apoio da rede e descobrir como se tornar franqueado. Durante o evento, a empresa também oferecerá condições exclusivas, tanto para aquisição do software, quanto para novos interessados em integrar o sistema de franquias.

Para Renato Rodrigues, CEO da Softcom, a participação reforça o propósito da marca de democratizar o acesso à tecnologia. “Nosso objetivo é apoiar comerciantes em cada etapa da jornada, oferecendo ferramentas que descomplicam a gestão e aceleram o crescimento de forma sustentável”, afirma.

Com mais de 70 unidades distribuídas entre o Nordeste e o Sudeste, a Softcom aposta na expansão por meio de franqueados que atuam como agentes de impacto local, ajudando comerciantes e pequenos empreendedores a conquistar eficiência e competitividade em mercados cada vez mais digitais.

 

Sobre a Softcom

Fundada em 1999, em João Pessoa (PB), a Softcom é hoje uma rede de franquias de tecnologia e referência nacional em softwares de gestão voltados para micro e pequenas empresas. Sua plataforma reúne soluções completas para vendas, financeiro, estoque e fiscal, oferecendo ainda integração com aplicativos de delivery e segurança em nuvem. Entre os diferenciais, destacam-se a inteligência artificial própria DRIKA IA, que auxilia empreendedores em decisões estratégicas, e o aplicativo que coloca o controle do negócio na palma da mão. Reconhecida como Super Integradora iFood, a franquia já impacta milhares de empreendedores em diversas regiões do Brasil, levando inovação e simplicidade para o dia a dia do pequeno varejo.

 

Mais informações: https://www.softcomtecnologia.com.br/

Continue Lendo

Tecnologia

Avaliação antidumping sobre cabos de fibra óptica preocupa provedores de internet

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Legenda: Rodrigo Oliveira, presidente da ASPRO, alerta para os impactos da investigação antidumping nos cabos de fibra óptica e os riscos para a conectividade no Distrito Federal.l.

A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) publicou, no Diário Oficial da União de 25 de setembro de 2025, a Circular nº 72, que determina o início, de ofício, da avaliação de interesse público na investigação antidumping sobre as importações de cabos de fibra óptica originários da China (NCM 8544.70.10).

A medida preocupa a Associação dos Provedores de Internet do Distrito Federal (ASPRO), que alerta para o risco de aumento no preço da fibra óptica — insumo essencial para instalação e manutenção de redes de internet. Caso seja aplicado o direito antidumping, o custo poderá ser repassado ao consumidor final, elevando o valor da banda larga e comprometendo a expansão digital, especialmente em regiões menos favorecidas.

“Esse tema exige mobilização. Um aumento artificial nos preços da fibra óptica compromete a expansão da conectividade e penaliza os usuários de internet em todo o país”, afirma Rodrigo Oliveira, presidente da ASPRO.

A Circular estabelece o início imediato da avaliação, com prazo de 20 dias para a fase probatória, que deve ser concluída até 20 de outubro de 2025. O processo decorre de uma série de recursos administrativos e reuniões realizadas por representantes do setor junto às autoridades competentes, que reconheceram a relevância dos argumentos apresentados pelos importadores.

Diante do curto prazo para manifestação, a ASPRO defende que as entidades representativas atuem de forma conjunta e organizem uma carta contrária à aplicação do antidumping, destacando seus potenciais impactos econômicos e sociais.

“Quanto maior a participação dos importadores e das associações na avaliação de interesse público, mais robusta será a defesa de todo o ecossistema de conectividade”, reforça nota técnica da entidade.

Mais informações: www.asprodf.org.br | @aspro.df

ASPRO – Associação dos Provedores de Internet do Distrito Federal
A ASPRO é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à representação dos provedores de internet regionais do Distrito Federal. É a voz ativa de mais de 80 pequenos provedores, que juntos atendem mais da metade da população local — especialmente em áreas negligenciadas pelas grandes operadoras. Seu compromisso é assegurar regulamentação justa, segurança jurídica e desenvolvimento sustentável do setor, atuando frente a órgãos governamentais e reguladores. Sob a liderança de Rodrigo Oliveira, reforça a equidade, promove conexão de qualidade e fortalece o pleno exercício da cidadania digital.
Site: www.aspro.org.br
Instagram: @aspro.df

 

Continue Lendo