Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

Oficina das Minas abre inscrição para aulas de violão, cavaco e percussão até o dia 19 de julho

Publicado

em

Fotos Oficina Das Minas Inscrições Abertas

Projeto Social oferece aulas gratuitas para mulheres em Niterói

Está aberta a inscrição para o projeto social Oficina das Minas, com aulas gratuitas de cavaco, violão e percussão, que irão acontecer todas as quintas-feiras no CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher, no centro de Niterói. A Oficina é voltada para mulheres de todas as idades e o prazo de pré-inscrição encerra dia 19 de julho.  A pré-inscrição deve ser feita através do formulário do google, e o link está disponível na bio do Instagram do projeto:  https://www.instagram.com/oficinadasminasrj/

 

O projeto iniciado no ano passado, em 2023, é idealizado pela produtora cultural Camille Siston, e para este ano, a produtora informa que cada modalidade terá três turmas e ao todo serão oferecidas 180 vagas, que serão divididas em duas categorias: iniciante e nível 1. O objetivo de apresentar dois módulos é possibilitar que as alunas que participaram do primeiro ano do projeto possam continuar e avançar com o estudo musical e a prática instrumental. O curso terá duração de quatro meses.

 

Financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Lei de ISS de Niterói, a Oficina das Minas trouxe para a cidade de Niterói a inclusão de mulheres no aprendizado na prática de instrumentos de samba, e oferece aulas de música na ajuda do processo terapêutico na autoestima de mulheres que estão em tratamento no CEAM, dedicando 40% das vagas para a CODIM. A proposta da Oficina das Minas é trazer para a vida de centenas de mulheres um espaço agregador e que incentive as alunas a ocuparem os espaços público e privado com seus instrumentos e fazer roda de samba.

 

Como “Lugar de mulher é onde ela quiser” a Oficina das Minas realiza uma vez por mês o aulão coletivo, em que todas as alunas se reúnem em um espaço publico e treinam as músicas praticadas em sala de aula reunindo as três modalidades, cavaco, violão e percussão, que serão ministradas respectivamente pelas professoras: Dayse do Banjo, Belliza Luar e Mari Araújo.

 

A Oficina das Minas insere em seu objetivo social o combate à invisibilidade da mulher no samba, e utiliza a arte como inclusão de pautas de diversas camadas sociais no combate ao machismo estrutural, como, por exemplo, o combate ao etarismo, a homofobia, ocupação de espaços para realização de roda de samba, ajuda no tratamento terapêutico para mulheres vítima de violência doméstica e a construção de um espaço comum onde mulheres são acolhidas e passam a ter possibilidade de ressignificar suas vidas.

 

O projeto é idealizado pela empresa CSISTON Produção Integrada, sob coordenação da produtora cultural, jornalista e pesquisador Camille Siston, e tem o patrocínio da Prefeitura de Niterói, Fundação de Artes de Niterói e Secretaria Municipal das Culturas, através da Lei de incentivo a Cultura de Niterói ISS.

CALENDÁRIO:
19/07 – Término das Inscrições
23/07 – Resultado Pré – Eliminar
25/07 – Matrícula
08/08: Início Das Aulas

SERVIÇO:
Projeto:
Oficina das Minas
Idealização: CSISTON Produção Integrada
Onde ocorrem as aulas: CEAM – Centro Especializado em Atendimento à Mulher
Endereço: R. Cônsul Francisco Cruz, 49 – Centro, Niterói – RJ, 24020-270
Dúvidas e informações: oficinadasminasrj@gmail.com
Site: www.oficinadasminas.com.br
Empresas incentivadoras: Ecoponte e Tio Sam Camboinhas

Alessandra Espiuca é de Niterói, tem 37 anos, apaixonada por café e se define uma mamãe Workaholic. Mãe de dois, ama viver as dores e delícias entre a maternidade e o trabalho. Graduada em Jornalismo e pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação, em seus 14 anos de experiência profissional, já se reinventou algumas vezes e ama o que faz.

Cultura

Museu da República celebra 65 anos com foco na Consciência Negra e no protagonismo das mulheres

Publicado

em

Por

RioTur
RioTur

O Museu da República, um dos mais importantes espaços culturais do país, completa 65 anos e celebra sua história com uma programação gratuita que valoriza a consciência negra, a gastronomia ancestral e o protagonismo das mulheres. O evento acontece nos dias 15 e 16 de novembro, das 10h às 18h, nos jardins do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro.

Durante dois dias, o público poderá participar de bate-papos sobre literatura negra, mesas de debate sobre a força feminina e atividades culturais que reforçam o papel do museu como um espaço de diálogo, diversidade e memória viva.

A programação inclui shows ao vivo, exposições gratuitas, feira da economia criativa, artesanato e gastronomia com sabores do Brasil, com destaque para a culinária preta e ancestral, que conecta tradição, afeto e identidade.

Desde sua criação, em 1960, o Museu da República tem a missão de preservar e compartilhar a história política, social e cultural do Brasil republicano. Instalado no antigo Palácio do Catete, que abrigou a Presidência da República entre 1897 e 1960, o museu é hoje um ponto de encontro entre passado e presente — um espaço de convivência, reflexão e celebração da cultura brasileira.

Mais do que uma comemoração, os 65 anos do Museu da República são um convite à valorização das vozes e expressões que constroem a identidade do país. Um evento para todas as idades, que une história, arte e consciência em um mesmo lugar.

SERVIÇO
Aniversário do Museu da República

Local: Museu da República – Palácio do Catete
Data: 15 e 16 de novembro
Horário: das 10h às 18h
Entrada gratuita

Continue Lendo

Cultura

Espetáculo em tributo aos Bee Gees está de volta ao Teatro RioMar Recife

Publicado

em

Crédito: Divulgação.
Crédito: Divulgação.

Neste domingo, dia 16 de novembro, o Teatro RioMar Recife vai ser palco para um tributo que promete emocionar. Uma Noite com Os Bee Gees presta homenagens aos ícones da música que marcaram o imaginário de milhares de pessoas ao redor do mundo. A apresentação vai acontecer às 21h.

Com uma trajetória marcada por sucessos, o grupo Bee Gees se consagrou como um dos maiores da história da música mundial. Formado pelos irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb, o trio britânico conquistou o público com vozes encantadoras. Donos de hits como “Stayin’ Alive”, “How Deep Is Your Love” e “Night Fever”, os Bee Gees marcaram gerações e se tornaram ícones da era disco, acumulando prêmios, recordes de vendas e uma legião de fãs que atravessa décadas.

Para celebrar esse legado, o espetáculo “Uma Noite com Bee Gees” traz uma apresentação especial que revive os grandes sucessos do grupo em um show repleto de emoção e nostalgia. Com produção cuidadosa, arranjos fiéis e interpretações envolventes, o espetáculo recria a energia e o carisma dos irmãos Gibb no palco.

Os ingressos custam a partir de R$ 110, e estão disponíveis no site do Teatro RioMar Recife (www.teatroriomarrecife.com.br) ou na bilheteria, localizada no Piso L4 do RioMar Recife.

Continue Lendo

Cultura

Instituto Periferia do Futuro inaugura nova sede na cidade de Salvador

Publicado

em

Por

Divulgação
Divulgação

Projeto se consolida na formação, criação e valorização da cultura afro-brasileira via a promoção de ações voltadas à educação, tecnologia, arte e empreendedorismo social

O Instituto Periferia do Futuro, organização que passou a transformar a realidade da juventude negra e periférica de Salvador, na Bahia, celebra um marco histórico neste “Novembro Negro”: a inauguração de sua nova sede, situada no Edifício Brulio Xavier, no coração da capital baiana.

Com um pouco mais de uma ano e meio de atuação no campo da responsabilidade social, o Instituto se consolida como um espaço de formação, criação e valorização da cultura afro-brasileira, via a promoção de ações voltadas à educação, tecnologia, arte e empreendedorismo social.

Além das atividades na nova sede, o Instituto mantém suas formações semanais em outros espaços da cidade, como as Aulas na Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), aos sábados, e Oficinas no Boca de Brasa, às terças-feiras, às 16h.

Durante a inauguração do novo espaço, realizada na última semana, o Instituto fez o anúncio para o início da preparação para o Concurso de Beleza Negra Periferia do Futuro, que será realizado no próximo dezembro. O evento busca valorizar a estética, a identidade e o protagonismo da juventude negra, reafirmando o compromisso da instituição com a promoção da autoestima e da representatividade.

Com sede no centro histórico de Salvador, o Instituto Periferia do Futuro segue como um ponto de encontro, articulação e inspiração, com intuito de oferecer o papel das juventudes negras como protagonistas das transformações sociais. “Inaugurar nossa sala no mês da Consciência Negra é um marco simbólico. É a periferia ocupando o centro, afirmando que o futuro é negro, diverso e periférico”, destaca o presidente e idealizador do projeto Carlos Cruz.

Serviço:
Local: Edifício Brulio Xavier – Rua Chile, 22, Sala 1506, Centro, Salvador – BA
Aulas: FUNCEB (sábados) | Boca de Brasa (terças, às 16h)

 

Continue Lendo