Oficina das Minas abre inscrição para aulas de violão, cavaco e percussão até o dia 19 de julho

Projeto Social oferece aulas gratuitas para mulheres em Niterói

Está aberta a inscrição para o projeto social Oficina das Minas, com aulas gratuitas de cavaco, violão e percussão, que irão acontecer todas as quintas-feiras no CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher, no centro de Niterói. A Oficina é voltada para mulheres de todas as idades e o prazo de pré-inscrição encerra dia 19 de julho.  A pré-inscrição deve ser feita através do formulário do google, e o link está disponível na bio do Instagram do projeto:  https://www.instagram.com/oficinadasminasrj/

 

O projeto iniciado no ano passado, em 2023, é idealizado pela produtora cultural Camille Siston, e para este ano, a produtora informa que cada modalidade terá três turmas e ao todo serão oferecidas 180 vagas, que serão divididas em duas categorias: iniciante e nível 1. O objetivo de apresentar dois módulos é possibilitar que as alunas que participaram do primeiro ano do projeto possam continuar e avançar com o estudo musical e a prática instrumental. O curso terá duração de quatro meses.

 

Financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Lei de ISS de Niterói, a Oficina das Minas trouxe para a cidade de Niterói a inclusão de mulheres no aprendizado na prática de instrumentos de samba, e oferece aulas de música na ajuda do processo terapêutico na autoestima de mulheres que estão em tratamento no CEAM, dedicando 40% das vagas para a CODIM. A proposta da Oficina das Minas é trazer para a vida de centenas de mulheres um espaço agregador e que incentive as alunas a ocuparem os espaços público e privado com seus instrumentos e fazer roda de samba.

 

Como “Lugar de mulher é onde ela quiser” a Oficina das Minas realiza uma vez por mês o aulão coletivo, em que todas as alunas se reúnem em um espaço publico e treinam as músicas praticadas em sala de aula reunindo as três modalidades, cavaco, violão e percussão, que serão ministradas respectivamente pelas professoras: Dayse do Banjo, Belliza Luar e Mari Araújo.

 

A Oficina das Minas insere em seu objetivo social o combate à invisibilidade da mulher no samba, e utiliza a arte como inclusão de pautas de diversas camadas sociais no combate ao machismo estrutural, como, por exemplo, o combate ao etarismo, a homofobia, ocupação de espaços para realização de roda de samba, ajuda no tratamento terapêutico para mulheres vítima de violência doméstica e a construção de um espaço comum onde mulheres são acolhidas e passam a ter possibilidade de ressignificar suas vidas.

 

O projeto é idealizado pela empresa CSISTON Produção Integrada, sob coordenação da produtora cultural, jornalista e pesquisador Camille Siston, e tem o patrocínio da Prefeitura de Niterói, Fundação de Artes de Niterói e Secretaria Municipal das Culturas, através da Lei de incentivo a Cultura de Niterói ISS.

CALENDÁRIO:
19/07 – Término das Inscrições
23/07 – Resultado Pré – Eliminar
25/07 – Matrícula
08/08: Início Das Aulas

SERVIÇO:
Projeto:
Oficina das Minas
Idealização: CSISTON Produção Integrada
Onde ocorrem as aulas: CEAM – Centro Especializado em Atendimento à Mulher
Endereço: R. Cônsul Francisco Cruz, 49 – Centro, Niterói – RJ, 24020-270
Dúvidas e informações: oficinadasminasrj@gmail.com
Site: www.oficinadasminas.com.br
Empresas incentivadoras: Ecoponte e Tio Sam Camboinhas

Compartilhe este artigo
Alessandra Espiuca é de Niterói, tem 37 anos, apaixonada por café e se define uma mamãe Workaholic. Mãe de dois, ama viver as dores e delícias entre a maternidade e o trabalho. Graduada em Jornalismo e pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação, em seus 14 anos de experiência profissional, já se reinventou algumas vezes e ama o que faz.