Fique bem informado com as principais notícias no Brasil e no Mundo Clique aqui
Casa Outras Patrulha Maria da Penha realiza ação educativa ‘Você não está Sozinha’
Outras

Patrulha Maria da Penha realiza ação educativa ‘Você não está Sozinha’

Compartilhar
Imagem Do Whatsapp De 2024 01 25 à(s) 17.21.39 1239e129
Foto. GettyImages
Compartilhar

A iniciativa acontece no RioMar Aracaju e visa conscientizar a população no combate à violência doméstica

A violência contra a mulher é definida como “toda e qualquer conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado”¹. Este é um fenômeno global e, segundo dados da ONU, conhecido como violência baseada no gênero, afeta mulheres em todo o mundo, com dados da ONU indicando que 7 em cada 10 mulheres já foram ou serão vítimas de violência.

No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher Contra a Violência (OMV), três em cada dez brasileiras já foram vítimas de violência doméstica.

Segundo a pesquisa, a violência psicológica foi apontada como a mais recorrente (89%), seguida da moral (77%), física (76%), patrimonial (34%) e sexual (25%). Mais da metade das vítimas (52%) sofreram violência praticada pelo marido ou companheiro e 15% foi agredida pelo ex-marido, ex-companheiro ou ex-namorado.

Campanha ‘Você não está sozinha – escute, acolha e denuncie!’
Como forma de conscientizar a população acerca do combate à violência doméstica, de 26 a 28 de janeiro, a Patrulha Maria da Penha (PMP), em parceria com o RioMar Aracaju, promove a campanha Você não está sozinha – escute, acolha e denuncie. O atendimento ao público acontece em frente à Kalunga, na sexta e sábado, das 10h às 22h e no domingo, das 14h às 20h. No espaço da ação, o público poderá denunciar violências domésticas, tirar dúvidas e receber orientação de como ajudar às vítimas. Durante a iniciativa haverá exposição de viatura utilizada no atendimento das ocorrências.

Sobre a Patrulha Maria da Penha
Instituída em maio de 2019, a PMP foi criada pela Lei Municipal 4.480 e atua em rede com outros órgãos municipais, a partir de convênio firmado entre a Prefeitura de Aracaju e o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). Sua atuação está voltada para o acompanhamento e proteção de mulheres vítimas de violência doméstica que possuem medidas protetivas de urgência, previstas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340), determinadas pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar do TJSE.

Foto. GettyImages

Compartilhar