Estados
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, esteve hoje (24) no Pavilhão do G10 Favelas em Paraisópolis para acompanhar a feira da construção civil da favela
Paraisópolis, a segunda maior favela de São Paulo, recebe nos dias 24 e 25 de outubro, a ConstruFavela23, feira voltada para a construção civil que promete impactar positivamente a vida de milhares de profissionais do setor. Em comemoração ao Dia do Trabalhador da Construção Civil, dia 25 de outubro, o projeto tem a missão de conectar a comunidade com empresas renomadas, gerando oportunidades e fomentando a formação profissional. Este ano a estimativa é reunir até três mil p essoas nos dois dias, superando expectativas e impactando positivamente a vida de um número ainda maior de profissionais.
O prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal de Habitação Milton Vieira foram, nesta terça-feira (24), conhecer a segunda edição da feira, que é organizada pelo Revitaliza Comunidades – uma startup de construção civil focada nas favelas, que oferece mão de obra, formação profissional e geração de emprego em comunidades de todo o Brasil – em parceria com o G10 Favelas, bloco de líderes empreendedores comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico das favelas brasileiras.
Instalada no Pavilhão Social do G10, a ConstruFavela23 conta com mais de 18 expositores, empresas e profissionais de destaque no setor da construção civil. A feirada construçãooferecerá ainda palestras, oficinas práticas e workshops de técnicas básicas da construção civil, com certificação. As aulas abordarão temas como pinturas de paredes, impermeabilização e técnicas práticas para construção de laje e telhados. A conclusão do curso proporcionará aos participantes a chance de serem contratados por empresas parceiras, promovendo uma valiosa oportunidade de inserção no mercado de trabalho.
“Existem muitos profissionais que trabalham de forma autônoma e que, muitas vezes, precisam se atualizar. Há também aqueles que estão em busca de uma nova oportunidade de trabalho, e este é o momento de conectar com grandes empresas que estarão presentes”, afirma Gilson Rodrígues, presidente da G10 Favelas.
Serviço
ConstruFavela23
Datas: 24 e 25 de Outubro – Terça e quarta-feira
Horário: Das 09h às 17h
Local: Pavilhão Social do G10 Favelas
Endereço: R. Itamotinga, 100 – Paraisópolis, São Paulo – SP
Cultura
João Loroza navega entre o amor e o desejo em seu novo EP: “SOUL EU”
Multiartista reflete sobre as subjetividades das relações afetivas, em especial do povo preto, em cinco faixas recheadas com participações especiais de grandes cantoras da nova cena do R&B e produção musical de “Gu$t”
As entrelinhas desde um olhar, um flerte até a proposta de uma vida a dois, podem ser indecifráveis. E até onde vai tudo isso? A fim de trazer à tona discussões sobre as subjetividades de relações afetivas entre pessoas, mas especificamente do povo preto, sobre sua lida com o desejo e o amor, o cantor João Loroza lança o seu primeiro EP: “SOUL EU”. Trata-se do primeiro lançamento de seu mais novo selo independente, “JL Records”. Para conferir, acesse https://onerpm.link/SOULEU
O EP conta com 5 faixas, com a proposta de reafirmar sua pesquisa musical com o R&B, mostrando sua diversidade, podendo ouvir no fone relaxando ou até mesmo na pista dançando, no baile charme ou em qualquer lugar. Cada faixa traz referências diferentes em subgêneros diferentes do R&B, como o Afrobeats, Neosoul, Pop R&B, Bounce e Alt R&B. O projeto traz 3 feats femininos da cena carioca ao longo do EP, na faixa “Sem Nada” traz a cantora “Tabatha Aquino”, a faixa “Proposta” com “Dona Nyna”, e na faixa “Em Casa” conta com a cantora Jucy. Enquanto as faixas “Na Brisa” e “Encanto” são solos. Todas as faixas com a produção musical de “Gu$t”.
Sem Nada
Uma das novidades apresentadas por João em seu novo EP é a faixa “Sem Nada”, que aborda as relações casuais movidas pelo calor do momento, o artista João Loroza. A canção tem a participação da artista carioca “Tabatha Aquino” com sua voz potente e um swing natural, além do grande produtor musical “Gu$t”, trazendo a real essência do R&B e do que se toca nos bailes charme.
– Um som de R&B dançante, pensado para atingir a nova geração que frequenta os Bailes Charme e tocar em nostalgia as gerações anteriores. A música traz referências do R&B dos anos 2000, músicas dos DVD’s “HipHop Videotraxx”, muito vendidos no subúrbio carioca, remetendo a “Usher”, “50 Cent”, “Ashanti”, “Mariah Carey” e “Nelly” – explica João.
Talento que está no DNA
Carioca de Madureira, João Loroza vem de uma família de músicos e iniciou sua paixão aos 11 anos, acompanhando seu pai, o artista Serjão Loroza, e sua irmã, Luiza Loroza, em diversos shows que lhe serviram de inspiração para sua carreira. Aos 15 anos, fazia parte da banda “Os Caras & Carol”, onde atuou por cinco anos como guitarrista, apresentando-se nos maiores eventos e casas de shows no RJ e em SP, como Rock in Rio, Circo Voador e Áudio, e abrir shows de artistas renomados, de Paralamas do Sucesso a Filipe Ret. O músico coleciona colaborações com nomes como Isabel Fillardis, Muse Maya e Ella Fernandes.
A sua estreia solo como cantor foi em 2021, com o single “31 de agosto”. Em 2022, desponta com mais dois lançamentos especiais, incorporando elementos como o Neo Soul, Dancehall e afrobeats: os singles “Quando Chega” e “Dengo”, canção que fez parte da segunda edição do Low Profile, projeto criado pela Groovestudio, mesmo estúdio que gravou “Na Brisa” e “Proposta”, seus singles mais recentes, que integram o EP “SOUL EU”. João tem um trabalho de pesquisa das sonoridades que o R&B pode proporcionar a cada faixa mostra uma referência diferente do gênero.
Ficha técnica:
Idealização/ dir. Musical e criativa: João Loroza
Produção Executiva/Criativa: Himiny
Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
Gestão de Tráfego: Bruna Alves dos Santos
Capa: Ahoo Criativo
Fotos: Himiny
Distribuição: One rpm
Selo: JL Records
Faixas:
Sem Nada:
Intérpretes: João Loroza, Tabatha Aquino
Autores: João Loroza, Tabatha Aquino, Marcus Azevedo.
Guitarra: GTR Black, João Loroza
Beatbox: João Loroza
Produção Musical: Gu$t
Mixagem/Masterização: Smile Mix
Na Brisa:
Intérpretes: João Loroza
Autores: João Loroza
Guitarra: João Loroza, Gu$t
Produção Musical: Gu$t
Mixagem/Masterização: Smile Mix
Proposta:
Intérpretes: João Loroza, Dona Nyna
Autores: João Loroza, Dona Nyna
Violão: João Loroza
Beatbox: João Loroza
Produção Musical: Gu$t
Mixagem/Masterização: Smile Mix
Encanto:
Intérpretes: João Loroza
Autores: João Loroza, Chelle, Koliver
Baixo/Guitarra: João Loroza
Produção Musical: Gu$t
Mixagem/Masterização:Smile Mix
Em Casa:
Intérpretes: João Loroza, Jucy
Autores: João Loroza, Jucy
Teclados/Synth Bass: Sir Lucas
Guitarra: Gu$t, João Loroza
Produção Musical: Gu$t
Mixagem/Masterização: Smile Mix
Rede social: https://www.instagram.com/joaolorozaoficial/
Cultura
É gratuito: “Palco Futuro R&B” celebra os 44 anos do “Dia do Charme” em Madureira
Evento apresenta a nova geração do R&B carioca na Arena Cultural Fernando Torres no dia 19 de novembro, terça-feira, véspera de feriado, das 17h às 21h
Os 44 anos do Dia do Charme serão comemorados em grande estilo, com muita música, dança e no bairro que abriga o mais famoso e tradicional baile do gênero da cidade, Madureira. Trata-se do “Palco Futuro R&B”, que chega à Arena Cultural Fernando Torres no dia 19 de novembro, terça-feira, véspera do feriado do Dia da Consciência Negra, das 17h às 21h.
Totalmente gratuito, o evento abrirá espaço para a nova geração de cantores de R&B carioca, com shows de João Loroza, Thália, Isacque Lopes e Ella Fernandes. A abertura será com DJ Michell, um dos organizadores do evento, que será coroado com um grande Baile Charme. “Palco Futuro R&B – Dia do Charme” comemora a lei que estabeleceu o “Dia do Charme”, oficialmente celebrado em 08 de março.
– Passamos a existir para o poder público. A lei em comemoração ao Dia do Charme já foi fruto disso. Em 2013, o baile charme foi decretado como patrimônio cultural e imaterial da cidade. Em 2015, aprovamos essa lei e muita coisa boa aconteceu depois disso. É a consagração e o reconhecimento de um trabalho iniciado lá atrás, na década de 1980, pelo DJ Corello e muitos outros, como Fernandinho, Orlando e Loopy, que construíram essa história. Neste dia batemos no peito e falamos: somos charmeiros com muito orgulho! É muito gratificante saber que nasci dentro dessa cultura e construí toda minha vida profissional e pessoal graças ao Charme – afirma DJ Michell.
De acordo com o coreógrafo, diretor artístico e ativista do Movimento Charme Marcus Azevedo, a história do Charme se constrói com quatro pilares como base – a música, a dança, a vestimenta e o comportamento – e pela mobilização do povo preto periférico e suburbano, sobretudo os dos arredores de Madureira, nas Zonas Norte e Oeste, mas também da Baixada Fluminense. Os happy hours do Centro da cidade, nas décadas de 1980 e 1990, também fortaleceram o ritmo.
– Temos uma cultura com um jeito muito particular de contemplar, ouvir e dançar essa música black norte-americana, que trouxemos para o nosso jeito carioca de viver e, a partir disso, construímos uma outra história, que também pode ser visto no nosso dia a dia, buscando um jeito elegante e cordial. Não queremos ser mais que ninguém, mas temos nosso estilo de vida – reforça Marcus.
DJ Michell exalta a essência do Baile Charme de muita dança, coletividade, ambiente seguro e familiar, com muitas famílias construídas a partir dos bailes. Mas também sempre atento às novidades e transformações. E esse encontro de gerações se faz presente na pista e consolida a força do gênero.
– Foi preciso se adaptar para permanecer vivo. Hoje absorvemos diversos estilos da Black Music dentro dos bailes charme, como o Afrobeat, Hip Hop e Dancehall. As roupas antigamente eram tipo as de casamento, com muitas pessoas até alugando roupa para ir ao baile. Hoje o público é mais despojado, fica mais à vontade para usar uma bermuda, um short curto, e continuam se sentindo à vontade e bem-vestidos. Nós criamos tendências de moda, tem muita gente estilosa no baile – explica DJ Michell.
E o público tem muitos motivos para comemorar, pois DJ Michell já adianta que o evento deste ano é uma prévia do que está sendo preparado para 2025.
– A nossa proposta é muito maior do que apenas um baile, mas uma grande oportunidade de interação entre os charmeiros. Será um dia de celebração e reconhecimento a um movimento tão importante e que impacta a vida de muitos negros periféricos há 44 anos. Além disso, a edição de 2024 é um momento importante para potencializarmos novos talentos para que a cena do R&B Brasil se fortaleça e cresça como merece – completa.
O projeto “Dia do Charme 2024” é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo – Edital Conexões Urbanas.
R&B em cena
JOÃO LOROZA
Carioca de Madureira, João Loroza vem de uma família de músicos e iniciou sua paixão aos 11 anos. Após cinco anos trabalhando como instrumentista, João teve sua estreia solo como cantor e compositor em 2021. João busca sonoridades que o R&B e a Black Music pode proporcionar. Sempre falando de amor e autoestima com poesia, elegância melódica e energia em seus lançamentos.
THÁLIA
Cantora, compositora, mobilizadora social e mãe, Thália tem 21 anos, é cria da favela de Acari e recentemente representou o R&B no reality show da TV Globo “Estrela da Casa”.
ISACQUE LOPES
Direto da Zona Norte do Rio de Janeiro, Isacque Lopes é cantor, compositor, bailarino e ator. Com raízes no R&B, funk e hip hop, suas músicas trazem a antiga estética brasileira misturando um novo estilo para a atualidade. Na música, iniciou aos 13 anos com o single “Foi Você”. Já como MC Isacque, lançou singles como “Quando Tu Jogar”, “Só de Malícia” e “Trava”. Em 2018, teve seu primeiro feat. no trap “Preto Abusado”. Em 2020, começou a ter maior notoriedade nas redes sociais com sua série de medleys “Mashups A Capella”, somando mais de 500K de visualizações. O seu primeiro EP, “Isacque Lopes”, foi lançado em 2021, com faixas que vão do R&B ao funk. Recaída, Blondor e Bailão iniciam uma nova fase musical do cantor, com a mistura do gueto carioca e a vida glamurosa de um superstar.
ELLA FERNANDES
Ella Fernandes é cantora, compositora, atriz e poeta da cidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Cantora AFROPOP com influências do Soul, gravou em parceria com Marcelo Mello Jr. a música “Fazendo Falta” e, no projeto Mana Música, as canções “De São Gonça a Salvador” e “Miçanga Balança”. Autora também das músicas “Vai ficar tudo bem”, “Barbie de rua” e “Feitiço”, Ella viralizou a sua poesia “80 tiros” (versão de “Cálice”, de Chico Buarque) alcançando milhares de pessoas com o questionamento do genocídio da população negra. Em setembro de 2022, a cantora lançou a música “Deixa Brilhar”, em parceria com o produtor angolano JossDee, e realizou o show “A vedete da Favela” no “Espaço Favela” do Rock In Rio.
SERVIÇO:
“PALCO FUTURO R&B – DIA DO CHARME”
Dia e horário: 19 de novembro, terça-feira (véspera de feriado), das 17h às 21h
Local: Arena Cultural Fernando Torres – R. Bernardino de Andrade, 200 – Madureira
Entrada: GRATUITA
Rede social: https://www.instagram.com/diadocharmeoficial/
LINE UP:
17h – DJ Michell
18h – Pocket Show
- João Loroza
- Thália
- Isacque Lopes
- Ella Fernandes
19h15 – Open Mike
20h – “Baile Charme”
21h – Encerramento
Ceará
Baturité Food Festival 2024: conheça detalhes da segunda edição do evento
Com uma variedade de espaços, o evento acontece nos dias 28, 29 e 30 de novembro, na Praça da Estação de Baturité.
O aguardado Baturité Food Festival já tem data marcada para sua próxima edição, que ocorrerá de 28 a 30 de novembro na charmosa cidade do Maciço. Após o sucesso de sua primeira edição, o festival se estabeleceu como uma verdadeira festa da cultura local, celebrando a rica gastronomia da região. Os visitantes poderão desfrutar de uma variedade de sabores, aromas e tradições que refletem a herança culinária do Maciço do Baturité, proporcionando uma imersão nos pratos típicos e na diversidade dos produtos locais.
Organizado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal de Baturité, o festival tem como objetivo oferecer uma experiência única que valorize a cultura e os insumos regionais. Com o tema “Sabores que nos Movem!”, o evento destaca a importância dos produtos locais no desenvolvimento econômico da área, evidenciando como os sabores estão entrelaçados à história e à identidade de Baturité.
O festival acontecerá na Praça da Estação de Baturité e contará com uma variedade de espaços, incluindo Pop Chef, Gastronomia de Rua, Arena da Pizza, estande institucional, Espaço dos Cafés da Serra de Baturité, Espaço das Artes, além de diversas atrações culturais e musicais. Não perca a oportunidade de visitar a casa dos doces, onde será produzido o Maior Doce de Banana do Brasil!
Para mais informações acesse o instagram @baturitefoodfestival
-
Evento7 meses atrás
AEXPI MEETING 2024
-
Saúde12 meses atrás
Mentoria de carreira
-
Saúde1 ano atrás
UNACCAM em Milão
-
Outras10 meses atrás
Revolucionando o Varejo
-
Política1 ano atrás
Mercosul em risco?
-
Cultura4 meses atrás
Orgulho de envelhecer
-
Agronegócio12 meses atrás
Inseminação em suínos
-
Gospel12 meses atrás
Unidos pela música