Programa Imagens em Movimento exibe filme produzido por alunos de escola pública de Macaé

A sessão, aberta e gratuita, contará com debates com os jovens realizadores

No dia 31 de outubro será exibido no Auditório do NUPEM/UFRJ em Macaé o filme ‘O Diário de Ana’, produzido por cerca de 20 estudantes do Colégio Estadual Olga Benário Prestes. Os adolescentes participaram da oficina de cinema do Programa Imagens em Movimento (PIM), que leva desde 2011 a experiência criativa do cinema a alunos de escolas públicas de vários estados brasileiros. No dia, serão exibidos também outros três filmes realizados por colégios do Rio de Janeiro, Camaçari (Bahia) e Várzea Paulista (SP).

O curta ‘O Diário de Ana’ conta a história de uma adolescente PCD que passa por dilemas e situações adversas em sua escola e conflitos internos. Enquanto Ana tenta perceber e entender o mundo à sua volta e qual seu lugar nele, ela precisa lidar com fatores externos que vão além de seu controle, como o bullying de seus colegas de turma e falta de assistente nas atividades escolares.

- Publicidade -


Programa internacional


O Programa Imagens em Movimento é fruto de uma parceria pioneira na América Latina com a rede “Cinema, cem anos de Juventude”, fundada na França em 1995, que hoje envolve organizações independentes de 15 países. A cada ano, este grupo compartilha um tema e diversas propostas pedagógicas para trabalhar o ensino de cinema em escolas de cada local. A rede conta também com encontros presenciais entre os jovens destes diferentes países. Em junho passado, duas estudantes das oficinas de cinema do PIM participaram do encontro internacional ‘À nous le cinema!’ em Frankfurt, Alemanha, que reuniu estudantes, educadores, cineastas que atuam como professores nas organizações parceiras e até mesmo o renomado diretor alemão Wim Wenders, que participou como padrinho do encontro deste ano.

O Imagens em Movimento já beneficiou cerca de três mil alunos e 200 educadores no Brasil, ao longo de seus 12 anos de história. Mais de 200 filmes já foram realizados nas oficinas, oferecidas para grupos de 15 a 20 estudantes no contraturno escolar.

O programa é uma iniciativa da ONG Raiar (Rede de Ações e Interações Artísticas), cuja missão é promover a arte e a cultura no âmbito da Educação Pública, com foco em experiências criativas e artísticas vivenciadas através da linguagem audiovisual, contribuindo para o desenvolvimento de práticas educativas inovadoras no ambiente escolar. O programa nasceu no Rio de Janeiro e desde 2022 passou a alcançar outros três estados – Espírito Santo (Vitória), São Paulo (Várzea Paulista) e Bahia (Camaçari).


Serviço:
Mostra Programa Imagens em Movimento: exibição de três filmes produzidos por alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Dia 31 de outubro, das 14h às 16h, no Auditório do NUPEM/ UFRJ (Av. São José do Barreto, 764 – São José do Barreto – Macaé). Entrada gratuita.

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *