Comportamento
Psiquiatra do CEUB alerta sobre adoecimento mental silencioso dos agentes de forças policiais

O cotidiano dos profissionais da segurança pública no Brasil exige muito mais do que resiliência. Jornadas exaustivas, admissão do papel de “policial herói” e condições de serviços são causas apontadas para o adoecimento silencioso das forças policiais. O autoextermínio, assistido no caso recente da PMDF, é a segunda maior causa de morte entre policiais no Brasil, conforme revela o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023. Psiquiatra e professor de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Lucas Benevides alerta que a saúde mental dos profissionais de segurança pública requer atenção.
Devido à constante exposição a situações de alto estresse, trauma e risco de vida, os agentes enfrentam uma série de problemas de saúde mental, incluindo transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), depressão, ansiedade, distúrbios do sono e um aumento preocupante no risco de suicídio, conforme explica o psiquiatra: “O constante estado de alerta e a exposição a eventos traumáticos têm um impacto significativo em sua saúde mental, afetando não apenas o aspecto pessoal, mas também o desempenho profissional”.
Segundo o professor de Medicina do CEUB, as causas desses problemas são diversas, estando intrinsecamente ligadas à natureza do trabalho. Para além dos eventos traumáticos, o adoecimento mental está atrelado à pressão constante, longas jornadas de trabalho, o estigma associado à ajuda psicológica e, em alguns casos, à falta de apoio institucional. “A cultura dentro das forças de segurança muitas vezes desencoraja a discussão aberta sobre questões de saúde mental, criando um ambiente desfavorável para a busca de ajuda”. Os efeitos dos problemas de saúde mental impactam diretamente o desempenho profissional, manifestando-se na maior incidência de erros, diminuição da capacidade de tomar decisões, aumento do absenteísmo e dificuldades nas relações interpessoais.
Para prevenir casos de adoecimento psíquico nas forças de segurança, o psiquiatra do CEUB indica a implementação de programas de apoio à saúde mental, visando mitigar o estresse desses profissionais. Ele recomenda o acesso facilitado a aconselhamento e terapia, treinamento em gestão de estresse e a criação de um ambiente de trabalho que promova a abertura e aceitação da discussão. “Também é fundamental garantir períodos adequados de descanso e recuperação, treinamento em resiliência e a promoção de uma cultura organizacional que valorize e apoie a saúde mental”, frisa o especialista.
Lucas Benevides lista iniciativas para melhorar a saúde mental dos agentes de segurança pública brasileiros:
- Programas específicos: cada corporação deve ter programas adaptados às suas realidades. Por exemplo, a Polícia Militar, devido ao policiamento ostensivo, pode focar em como lidar com situações de confronto direto, enquanto a Polícia Civil, envolvida em investigações, pode precisar de suporte para lidar com casos prolongados de estresse.
- Treinamento para superiores: treinar oficiais superiores para identificar sinais de problemas de saúde mental em seus subordinados e encorajá-los a buscar ajuda.
- Intervenções preventivas e reativas: oferecer suporte não só após a ocorrência de incidentes traumáticos, mas também como medida preventiva.
- Integração com serviços de saúde mental locais: estabelecer parcerias com hospitais e clínicas de saúde mental para fornecer suporte adicional.
O psiquiatra afirma que as instituições de segurança pública precisam reconhecer a importância da saúde mental de seus agentes e investir em programas efetivos de suporte. “Isso não apenas ajuda a proteger a saúde mental dos policiais, mas melhora a qualidade do serviço prestado à comunidade”, completa.
Comportamento
Gabô anuncia data de casamento e realiza jantar intimista para padrinhos e madrinhas

A influenciadora e a noiva Carolina Nobre, escolheram o dia 06 de Dezembro para a celebração. Alguns convidados famosos já confirmaram presença, como Alvaro, Carlinhos Maia, Rico Melquiades e Apoline
Após um pedido icônico de casamento, no ano passado, realizado no Canal Herengracht, em Amsterdã, Gabô Pantaleão acaba de anunciar a data da celebração para o dia 6 de dezembro. Ao lado de sua noiva Carolina Nobre, a influenciadora realizou um jantar intimista para oficializar o convite para padrinhos e madrinhas.
Entre os convidados famosos para serem testemunhas da união que acontece em Maceió (AL), nomes como Alvaro, Carlinhos Maia, Rico Melquiades e Apoline, estes surpreendidos com uma ligação surpresa durante o evento.
Vale enfatizar que com quase 5 milhões de seguidores nas redes sociais, a influenciadora nordestina, Gabô Pantaleão, ficou conhecida nacionalmente pelo seus diversos conteúdos de humor, além, é claro, de um carisma único.
Comportamento
Pesquisa qualitativa em tempos de polarização mostra caminhos para entender narrativas divergentes

Em um momento em que a polarização política e social marca as conversas no Brasil e no mundo, a pesquisa qualitativa se mostra uma ferramenta essencial para compreender como as pessoas constroem suas visões de mundo e “verdades”. Erica Lima, especialista em pesquisa de opinião e comportamento social, apresenta reflexões sobre os desafios e as oportunidades de investigar narrativas tão distintas em um mesmo campo de estudo.
“A escuta qualitativa nos permite acessar não só o que as pessoas pensam, mas também como elas sentem e justificam suas crenças. Em contextos polarizados, essa escuta revela tensões profundas, mas também mostra pontos de encontro que muitas vezes passam despercebidos”, afirma Erica Lima.
Segundo ela, o trabalho do pesquisador demanda atenção redobrada para os limites éticos e metodológicos: “Ouvir os dois lados não significa relativizar discursos, mas entender as estruturas que sustentam essas narrativas. Nosso papel é iluminar a complexidade social, sem simplificações fáceis ou julgamentos apressados.”
A discussão sobre a pesquisa qualitativa em tempos de polarização propõe, portanto, uma reflexão urgente: como produzir conhecimento que não apenas descreva opiniões extremas, mas que ajude a sociedade a se reconhecer em sua diversidade de vozes.
SOBRE ERICA LIMA
Érica Lima Barbosa é empresária, pesquisadora, escritora e assistente social. CEO do Portal O Convergente, atua na área de consultoria em ensino, pesquisa e mídias. É mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia (Fiocruz Amazônia/UFAM), com mais de dez anos de experiência em pesquisa eleitoral qualitativa e análise de discurso. Especialista em história oral, desenvolve pesquisas em regiões remotas da Amazônia. Apresenta o programa Debate Político na Rede Onda Digital e é Diretora de Comunicação da AJEB-AM, promovendo a valorização da produção intelectual feminina no estado.
Comportamento
Polar lança a sua primeira pulseira inteligente para monitoramento de atividades, sono e bem-estar: o novo Polar Loop

A Polar, pioneira global em tecnologia de wearables para esportes e fitness há quase 50 anos, anuncia o lançamento do tão esperado Polar Loop, a primeira pulseira inteligente e wearable sem tela da marca, projetada para monitorar, de forma discreta, confortável e imperceptível, as atividades diárias, sono e a saúde dos seus usuários 24 horas por dia, e por toda semana. Ao contrário de outras soluções no mercado, o produto funciona como compra única, com todos os recursos disponíveis desde o primeiro dia de uso e sem mensalidades ou anuidades. A pré-venda começa a partir de hoje (3), com direito a um preço especial para este período no site oficial da marca.
O novo Polar Loop reúne meio século de pioneirismo em ciência esportiva e monitoramento da frequência cardíaca em um design elegante, oferecendo insights poderosos sobre condicionamento físico e a recuperação do seu corpo. Ao mesmo tempo, sua usabilidade permanece extremamente simples: basta vestir o dispositivo e, sem necessidade de clicar um botão, o lançamento passa a coletar dados valiosos para que o usuário possa verificar seu progresso, trazendo o máximo de dados com a mínima interrupção.
“Com o Polar Loop, estamos incentivando as pessoas a se concentrarem mais no momento e naquelas pequenas ações que, com consistência, levam a mudanças transformadoras e duradouras”, diz Sander Werring, CEO da Polar. “A própria vida se move em loops, moldada por nossas rotinas e escolhas diárias. Ao ajudar as pessoas a reconhecer e melhorar esses padrões, estamos apoiando o progresso sustentável e hábitos mais saudáveis para todos.”
Construído para acompanhar usuários ao longo de todos os dias da semana, o Polar Loop oferece suporte em todos os aspectos, desde o monitoramento da movimentação diária até o momento do treino. Ao longo do dia, a pulseira inteligente mensura contagem de passos, distância percorrida no dia, tempo ativo e gasto calórico global – com estimativa das calorias basais personalizada para cada indivíduo –, incentivando usuários a se manterem ativos e mostrando como essas escolhas contribuem para a saúde em geral.
Na hora do treino, o usuário pode escolher diferentes maneiras de registrar sua atividade: iniciando uma sessão de treino diretamente no Polar Flow ou simplesmente permitindo que a nova detecção automática de treino a reconheça a atividade e a registre, sem necessidade de pressionar um botão. E para aqueles que buscam opções avançadas para o treino, parear o seu Loop ao aplicativo do Polar Flow adiciona gravação de rotas, orientação por voz, metas de treino e muito mais. E ao final do dia, o monitoramento avançado do sono monitora tanto a quantidade, quanto a qualidade de seu descanso, oferecendo informações valiosas sobre como o descanso contribui para a recuperação do seu corpo e mente.
“Há uma demanda crescente por experiências de monitoramento mais discretas que se encaixam perfeitamente na vida cotidiana”, diz Werring. “Essa tendência vem crescendo silenciosamente e a Polar está pronta para enfrentá-la. Com o Polar Loop, estamos explorando esse movimento e redefinindo o que significa permanecer conectado com o seu corpo e progresso, sem o puxão constante de uma tela.”
Design sem distrações e com tecnologia discreta
Projetado na Finlândia pela mesma equipe do Polar Grit X2 e Vantage V3, o Loop oferece uma construção sólida e de qualidade, tão leve que você mal notará que ele está lá. Uma pulseira de tecido macio combinada com uma fivela fina – oferecida nas variantes Greige Sand, Night Black e Brown Copper – torna o sensor confortável o suficiente para dormir com ele no punho, ao mesmo tempo que é um acessório elegante e estiloso. As pulseiras intercambiáveis permitem que os usuários mudem as cores sem trocar o dispositivo – seu design versátil torna o Polar Loop um companheiro ideal para todos os estilos e qualquer ocasião.
Por trás do exterior minimalista, a tecnologia aprimorada de sensor Polar Precision Prime™ captura silenciosamente as métricas de frequência cardíaca, atividade, passos, calorias, sono, recuperação e treinamento, sendo posteriormente sincronizados automaticamente com o aplicativo gratuito da marca, o Polar Flow. Para aqueles que desejam continuar treinando com um relógio esportivo Polar ou de outra marca, este lançamento preenche o tempo de inatividade entre as sessões de treino, oferecendo aos usuários uma visão única e holística da saúde, condicionamento físico e prontidão, fornecida com a precisão da ciência do esporte pela qual a empresa finlandesa é conhecida, mas sem telas, distrações ou cobranças de assinatura.
Sem assinatura, e privacidade em primeiro lugar
O Polar Loop é uma compra única: todos os recursos estão prontos desde o primeiro dia. O aplicativo com o qual este lançamento se conecta em seu celular, Polar Flow, também é gratuito e não requer assinaturas, sem taxas ou cobranças extras. Seus dados de atividade, sono e recuperação são sincronizados e salvos na nuvem, e você pode visualizá-los, exportá-los ou excluí-los permanentemente sempre que quiser, sem paywalls ou upsells.
Como a Polar projeta e desenvolve seus wearables na Europa, todos os dados do usuário são protegidos pelas rígidas salvaguardas da UE. As informações permanecem dentro do ecossistema da marca e são apagadas se você fechar sua conta. O resultado é uma visão poderosa da sua saúde e bem-estar, sem assinaturas, surpresas ou compromissos, cumprindo a promessa de longa data da Polar: integridade, transparência e confiança.
Preço e disponibilidade
A partir do dia 03 de setembro, inicia-se a pré-venda deste lançamento através do site oficial da marca – polar.com/br –, com um preço especial e exclusivo de R$ 1.099 apenas para este período.
· Cores: Greige Sand, Night Black e Brown Copper
· Preço: R$ 1.299.
· Preço especial pré-venda: R$ 1.099.
· Acessórios: Pulseiras adicionais vendidas separadamente, por a partir de R$ 179.