Siga-nos nas Redes Sociais

Evento

Reciclagem, reúso de água e fibras sustentáveis ganham destaque na FebraTêxtil 2025

Publicado

em

Divulgação

A FebraTêxtil 2025, um dos mais aguardados eventos do setor têxtil, que acontece até o dia 20 de fevereiro de 2025, no Expo Center Norte, em São Paulo, está sendo palco para diversas soluções inovadoras voltadas para a sustentabilidade, reforçando o compromisso das principais empresas do segmento com práticas ambientalmente responsáveis.

Dini Têxtil aposta na reciclagem de PET e resíduos têxteis

A Dini Têxtil, empresa têxtil 100% brasileira de Ferraz de Vasconcelos (SP), aposta na sustentabilidade com projetos de reciclagem de PET e reaproveitamento de resíduos têxteis. Participando da FebraTêxtil 2025, a empresa destaca sua meta de desperdício zero em até cinco anos.

“Nós reciclamos garrafas PET pós-consumo coletadas no Brasil e reaproveitamos as sobras de tecido da nossa própria produção. Todo o processo é feito internamente, garantindo rastreabilidade total e um impacto ambiental reduzido”, explica Ricieri Pisole, representante da Dini Têxtil.

A empresa já fornece tecidos sustentáveis para os setores automotivo e calçadista, com marcas como Marcopolo e Veja, e agora se prepara para entrar no mercado de confecção de roupas. “Nosso objetivo é levar a mesma inovação e compromisso ambiental para a moda, oferecendo materiais sustentáveis para a indústria têxtil”, afirma Pisole.

Saltorelli apresenta Eco Denim e inovações no uso de água

A sustentabilidade é um pilar fundamental para a Saltorelli. A empresa adota práticas conscientes na fabricação de seus produtos, utilizando matérias-primas sustentáveis, como poliéster reciclado e biodegradável, além do algodão orgânico, presente em suas coleções há mais de 15 anos. Esses materiais são escolhidos por unir qualidade e causar menor impacto ambiental.

Na FebraTêxtil 2025, a empresa está apresentando o Eco Denim, um projeto inovador que transforma resíduos da produção têxtil em um novo fio sustentável. “Estamos falando de um produto nobre, desenvolvido a partir da reutilização de materiais que antes seriam descartados ou destinados a processos de menor valor agregado. No Eco Denim, aproveitamos 37% de fios recuperados e resíduos têxteis internos, reduzindo desperdícios e minimizando impactos ambientais”, explica Emerson Carneiro, responsável pelo Controle de Qualidade e Comercial da Saltorelli.

Além disso, a empresa inovou em seus processos de beneficiamento têxtil, implantando um sistema de segregação de água que permite reutilizar 100% do volume de água do enxágue final dos tecidos, reduzindo o consumo hídrico e a geração de poluentes.

Vicunha investe em reúso de água e algodão regenerativo

Outra grande presença é a Vicunha, líder global em soluções para o setor têxtil, que apresenta ao evento inovações sustentáveis, como a utilização de 100% de água de reúso na produção de denim e brim. Essa conquista foi viabilizada pela estação de tratamento VSA, inaugurada em maio de 2024, em Pacajus (CE), capaz de purificar esgoto doméstico urbano para uso industrial, reduzindo significativamente a captação de recursos hídricos naturais.

“No último ano fizemos um investimento para potencializar a redução da nossa pegada hídrica nas operações e produzir tecidos com 100% de água de reuso. Na prática, significa mais água de manancial disponível pra população de cidades onde operamos no Ceará, já que aquilo que seria utilizado pela indústria passa a ser atendido pela VSA. O projeto não atende só a Vicunha e pode ser utilizado por outras empresas que estão na região”, destaca Lorena Botti, especialista em tendências da Vicunha.

Atualmente, a capacidade inicial da Estação de Tratamento Industrial é de 50.000 litros/hora, podendo dobrar no futuro. A Estação de Produção de Água de Reúso, por sua vez, tem capacidade para uma produção de 60.000 litros/h, podendo aumentar para até 130.000 litros/h.

Entre os lançamentos da Vicunha, durante a FebraTêxtil, estão os tecidos da linha Less Water, que utilizam de um a três litros de água por metro de tecido fabricado, e a linha Regen, desenvolvida com algodão de práticas regenerativas, que melhora a saúde do solo e reduz o consumo de água. Destaque também para o Pietro Royal Regen, um dos produtos mais inovadores da coleção.

CTM FIOS e o avanço dos fios reciclados

A CTM FIOS também marca presença na FebraTêxtil 2025 com soluções tecnológicas e sustentáveis. A empresa utiliza a tecnologia RECNYL para produzir tecidos com fios reciclados, além de apresentar o fio Greenfiber, produzido sem corantes, reduzindo em até 70% o consumo de água e energia. Outro destaque é a Bioamida, uma fibra de origem vegetal altamente elástica e resistente, que amplia a durabilidade das peças e reforça o compromisso com a sustentabilidade no setor têxtil.

Segundo Felipe Hoops, Sourcing Director da CTM FIOS, a empresa investe continuamente em inovação para minimizar o impacto ambiental da produção têxtil. “Buscamos sempre a melhor forma de utilizar os materiais de maneira sustentável. Um exemplo é o fio reciclado, que passa por um processo de reciclagem pré-consumo, reaproveitando resíduos gerados na fábrica para criar novos fios. Além disso, contamos com a certificação Green Fiber, que assegura uma produção com menor impacto ambiental, reduzindo ou até eliminando resíduos sólidos, líquidos e gasosos”, explica Hoops.

A FebraTêxtil 2025 promete consolidar a feira como um dos principais eventos do setor para a divulgação de soluções sustentáveis, refletindo a evolução da indústria têxtil.


Evento

Pastora Fabíola Bastos anuncia a 12ª edição da Conferência Escolhidas

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Realizada pela pastora Fabíola Bastos desde 2016, a 12ª edição da Conferência Escolhidas já tem data e local confirmados. O evento voltado exclusivamente para mulheres acontece no dia 20 de setembro (sábado), a partir das dez da manhã, pela primeira vez na Novos Começos Barra da Tijuca, localizada na Avenida das Américas, 13.000, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

– Mais que simples entretenimento, esse encontro é conhecido por impactar a vida de milhares de mulheres e gerar frutos de transformação através da proposta de um dia inteiro mergulhadas na adoração, oração, louvor e Palavra de Deus – afirma a idealizadora.

Cada edição carrega um tema e para este ano o tema é “Vivendo a Promessa” e disso a pastora Fabíola Bastos entende bem. Casada com o pastor e cantor Waguinho e mãe de Waguinho Junior e Cainã, ela esperou e lutou por muito tempo para ver o marido – que fez fama na década de 90 com o grupo Os Morenos – convertido ao Evangelho. Hoje, os quatro servem a Deus juntos na Assembleia de Deus Vitória em Cristo no Recreio dos Bandeirantes.

– Sem dúvida, o Escolhidas 2025 será um divisor de águas na vida de todas que estiverem presentes. Será um encontro incrível onde mulheres serão impactadas pela presença de Deus e sairão cheias do Espírito Santo para transbordar na vida de outras pessoas. Estamos convictas que viveremos um tempo de cumprimento de promessas! Esse é o nosso tempo! – declara Fabíola.

Para este ano, as convidadas são Laila Karoline, Helena Raquel, Amanda Silva, Juliana Pierre, Tayane Vianna, Juliane Nogueira, Damiana Velasco, Kemilly Santos e Raylla Ohana. Os ingressos para a 12ª edição da Conferência Escolhidas estão disponíveis no Sympla.

SERVIÇO: Escolhidas 2025
Data: 20 de setembro de 2025 (sábado)
Horário: 10h às 21h
Local: Novos Começos Barra da Tijuca
Endereço: Avenida das Américas, 13000 – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 22790-702
Participações: Fabíola Bastos, Laila Karoline, Helena Raquel, Amanda Silva, Juliana Pierre, Tayane Vianna, Juliane Nogueira, Damiana Velasco, Kemilly Santos e Raylla Ohana.
Classificação: 12 anos, sendo necessário a realização da inscrição. Não será permitida a entrada de menores de 12 anos e bebês de colo.
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/escolhidas/2823440?qrcode=true&share_id=copiarlink
Mais informações: (21) 97065-2769

Continue Lendo

Evento

Natania Borges e Banda Funk-se se juntam a Liniker e Baco Exu do Blues no Breve Festival em Uberlândia

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Artistas locais e nacionais se encontram em celebração à diversidade musical e cultural no evento que acontece dia 28 de junho na Arena Race Multieventos. Ingressos já estão à venda.

O Breve Festial promete transformar Uberlândia no epicentro da música brasileira contemporânea no próximo dia 28 de junho, com uma edição inédita repleta de experiências sensoriais, encontros e diversidade. Após anunciar Liniker e Baco Exu do Blues como atrações principais, o evento acaba de confirmar dois novos nomes que reforçam a proposta plural da programação: a cantora e compositora Natania Borges e a Banda Funk-se, dois expoentes da cena musical que têm raízes e impacto direto na cidade.

Com ingressos a partir de R$25, as entradas já estão disponíveis pelo site ingresse.com/breveuberlandia. O festival será realizado na Arena Race Multieventos, com classificação etária de 16 anos (menores apenas acompanhados por responsáveis).

O Breve Uberlândia é realizado pela Box Bold Xperiences, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da TIM. O festival é um espaço de celebração artística que une música, arte, afeto e diversidade. Criado em Belo Horizonte, o evento agora inicia uma nova fase em Uberlândia com uma curadoria que equilibra grandes nomes da música brasileira com talentos emergentes da cena local.

 

A edição 2025 do Breve será marcada por uma estrutura pensada para proporcionar experiências além dos palcos: ativações, espaços de convivência, arte visual e uma atmosfera de encontro entre diferentes públicos.

Natania Borges estreia disco solo no Breve Uberlândia

Com mais de uma década de história em Uberlândia, a cantora baiana Natania Borges volta à cidade para apresentar o show do seu disco solo, “I (Uma/One)” — um trabalho visceral, sensorial e poético.

Multiartista, performer e produtora cultural, Natania mistura afrobeat, R&B, soul, MPB e ritmos baianos para criar uma sonoridade única e contemporânea. Em “I (Uma/One)”, ela canta sobre espiritualidade, solitude, ancestralidade, transformação e autoconhecimento. A obra é composta por 14 faixas autorais, sendo interpretadas em português e inglês, incluindo colaborações com produtores como Xavbeatz, WaraBeatz e o duo canadense TRP.P.

A performance de Natania no Breve Festival promete ser um ato de artivismo e afirmação estética, em que a música é também expressão política e espiritual. Com raízes na cena independente e na luta por visibilidade da arte negra e LGBTQIA+, sua presença representa não só um retorno à cidade onde construiu grande parte de sua carreira, mas também uma homenagem à força das vozes dissidentes na cultura brasileira.

Funk-se leva groove, soul e atitude para o palco do Breve

A nova geração do groove uberlandense também vai marcar presença no Breve. Formada por Matheus Jacob (voz), Paulo Gomes (guitarra/sintetizador), Pedro Borges (baixo) e Isac Commiato (bateria), a Banda Funk-se vem ganhando destaque por sua mistura pulsante de funk, soul, jazz, disco, blues e rock com um toque contemporâneo.

Com pouco menos de um ano de estrada, o grupo já passou por festivais importantes da cena mineira, como o Fundinho Festival, o Mineiro Beat e o Festival +QV, além de participações em sessions ao vivo que têm conquistado o público pelas redes sociais. A mais recente, “Retrato”, já dá uma amostra da proposta musical do grupo: uma fusão autêntica de ritmos, letras pulsantes e presença de palco vibrante.

O show da Funk-se no Breve será um convite para dançar e se reconectar com as raízes da música negra — brasileira e internacional. Com uma proposta que celebra a diversidade rítmica e a consciência social, o grupo se firma como uma das maiores promessas da nova cena musical uberlandense e promete incendiar o público com uma apresentação cheia de groove e atitude.

Serviço: Breve Festival – Edição Uberlândia 2025

  • Data: 28 de junho de 2025
  • Local: Arena Race Multieventos – Uberlândia (MG)
  • Atrações confirmadas: Liniker, Baco Exu do Blues, Natania Borges, Funk-se
  • Classificação: Até 15 anos somente acompanhados por pais ou responsável legal. Acima de 16 anos, entrada liberada desacompanhada.
  • Ingressos: A partir de R$25 – à venda em ingresse.com/breveuberlandia
  • Realização: Box. Bold Xperiences (@bebox.cc)

Continue Lendo

Evento

Praça Paris, na Glória, será palco da edição especial de aniversário do Festival do Nordeste

Publicado

em

Divulgação

O tradicional Festival do Nordeste, maior evento de celebração da cultura nordestina no Rio de Janeiro, fará uma edição especial de aniversário para comemorar seu primeiro ano de existência. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de junho, das 11h às 21h, na Praça Paris, na Glória, com entrada franca. O festival, com classificação livre e destinado a toda a família, reúne o melhor da música, da gastronomia, da arte e da tradição em um ambiente de festa, acolhimento e pertencimento. Durante os dois dias de evento, o público poderá curtir shows gratuitos de forró, baião e xaxado, apresentações de quadrilhas juninas e performances de artistas da cultura popular nordestina.

Outro destaque é a Feira da Economia Criativa, com cerca de 100 expositores apresentando produtos de artesanato, moda autoral, cama e mesa, decoração e acessórios, valorizando os saberes tradicionais e a inovação dos pequenos empreendedores. O Festival do Nordeste foi concebido para valorizar a criatividade, a inovação e a cultura como os principais motores do desenvolvimento da cidade, movimentando a economia local e gerando renda para empreendedores e suas famílias. De acordo com os números das edições anteriores, cerca de 80% das expositoras são mulheres e mais de 350 postos de trabalho são gerados em cada edição.

Na área gastronômica, mais de 30 pratos típicos nordestinos compõem a curadoria do evento. Entre as delícias, o público encontrará baião de dois, aipim com carne de sol, acarajé, tapioca, bolo de rolo, bolo de milho, pamonha, canjica, milho verde, entre outros sabores que remetem diretamente às festas e à memória afetiva da região. “O Festival do Nordeste é, antes de tudo, uma grande homenagem ao povo nordestino, à sua força, alegria e riqueza cultural. Mas também é um gesto de profundo agradecimento ao Rio de Janeiro e aos cariocas, que sempre nos recebem de braços abertos, valorizam nossa arte, nossa gastronomia e mantêm viva essa ponte afetiva entre o Nordeste e a cidade. “Esse festival é um encontro de identidades, de afetos e de pertencimento”, afirma Márcio Anastácio, cofundador e curador do evento.

O Festival do Nordeste é uma realização da Produtora Tônica Mídia, com apoio da Prefeitura do Rio e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

SERVIÇO:

Edição Especial de Aniversário do Festival do Nordeste
Data: 21 e 22 de junho (sábado e domingo)
Horário: das 11h às 21h
Local: Praça Paris – Glória
Entrada Gratuita

Continue Lendo