Música
Ricardo Nash lança EP Canta Terra com composição de Flávio Tris e participações de Nô Stopa e Pipo Pegoraro

Quatro faixas e um chamado urgente e póetico em tempos de desequilíbrio. Assim é ‘Canta Terra’, novo EP do cantor, compositor e ator Ricardo Nash que será lançado nas plataformas digitais nesta sexta-feira, 13/06, e integra o projeto de lançamento do álbum Moda à Terra. O link do pré-save está disponível em https://found.ee/cantaterra
“Tecendo Canto”, “Terra Terra”, “Encantar-se” e “Canta Terra” são as quatro faixas do EP que formam uma narrativa simbólica e sensível. Para Nash, do despertar poético à celebração do coletivo, cada música convida o ouvinte a se reconectar com a essência do planeta, redescobrindo a beleza que ainda pulsa entre rios, ventos, ciclos e raízes.
“São quatro faixas que se entrelaçam como fios de um mesmo tecido: o da relação ancestral, afetiva e espiritual entre o ser humano e a Terra. ‘Canta Terra’ é mais do que um EP. É um rito de escuta. Um respiro. Uma moda que canta o invisível”, define Nash.
Quatro canções, um só chamado
Cada faixa do EP Canta Terra carrega um gesto — um passo no caminho de retorno ao essencial. “É um convite à escuta profunda e ao reencontro com aquilo que ainda vive em nós: a memória ou sobretudo o entendimento da Terra como mãe, espelho e morada”, detalha o cantor e compositor.
- Tecendo Canto (Ricardo Nash): A jornada começa com o fio. Tecendo Canto é uma evocação à arte de construir o viver com as mãos (ou com o tocar), os olhos (com o ver) e o tempo (e com o sentir/perceber o mundo à sua volta e dentro de você). A canção nos lembra que tudo o que floresce — seja em nós, na terra ou na canção — exige atenção, entrega e coragem. Como quem borda esperança em silêncio, ela nos conduz com delicadeza ao reconhecimento do presente como território sagrado. Ficha técnica: Mauricio Damasceno (percussão), Felipe Soares (acordeon), Nash (compositor, intérprete e músico: viola caipira) e Nô Stopa (vocal).
- Terra Terra (Flávio Tris): Aqui, o olhar se expande. A canção Terra Terra, de Flávio Tris, contempla o planeta como casa viva, nave em movimento e herança de todos os tempos. Entre imagens cósmicas e afetivas, ela revela a fragilidade e a grandeza de nosso chão comum. A Terra é descrita como antiga e vasta. Mas a canção não acusa — ela aponta o amor como resposta. O pertencimento como caminho. Ficha técnica: Ricardo Nash (intérprete, arranjo e viola caipira), Felipe Soares (acordeon e arranjo) e Maurício Damasceno (percussão/marimbau).
- Encantar-se (Ricardo Nash e William Guedes): A terceira faixa do EP Canta Terra é um retorno à sensibilidade. Encantar-se fala da capacidade de se maravilhar — com o luar, com o mar, com o gesto simples de tocar o chão. É uma canção que pede pausa e reverência. Que lembra que a beleza do mundo ainda está ao alcance, mesmo quando tudo parece árido: Dançar dançar com o tempo, a natureza e permitir-se ser. Ficha técnica: Elisa Monteiro (viola de arco), Mica Marcondes (violino),Vana Bock (violoncelo), Fábio Sá (contrabaixo), Ricardo Nash (composição, intérprete, viola caipira,), Maurício Damasceno (percussão), William Guedes (arranjo, composição) e Nô Stopa (vocal).
- Canta Terra (Nash): O encerramento é, na verdade, um renascimento. Canta Terra é o momento em que o canto se torna coletivo. A festa se instala no corpo, a culpa se dissipa, e a esperança se levanta em forma de música. É o ponto em que a voz do povo se une à da Terra, e juntas celebram a vida como potência. Não como fuga, mas como força. Ficha técnica: (Ricardo Nash: composição, intérprete, viola e coro), William Guedes (arranjo), Nô Stopa (vocal e coro), Pipo Pegoraro (coro), Elisa Monteiro (viola sinfônica), Mica Marcondes (violino), Vana Bock (violoncelo), Fabio Sá (contrabaixo) e Mauricio Damasceno (percussão).
Manifesto
Para Nash, as canções do EP Canta Terra são como um manifesto: “ a Terra não é cenário, e sim, personagem. O homem, embora agente da destruição, pode — e deve — ser também semente e potência de transformação. ” “O EP é sóbrio em sua urgência, romântico em seu olhar e profundamente esperançoso ao aceitar que ainda há solução. Porque ainda que quase não haja mais tempo, ainda há o canto, a dança. Ainda há Terra”, afirma Nash.
O projeto Moda à Terra
Com sonoridades que evocam a viola caipira, cantigas de raiz e elementos de arranjo contemporâneo que mesclam o tradicional e o erudito, o projeto Moda à Terra propõe mais do que música — propõe uma escuta. Uma pausa. Um encantamento.
“Moda à Terra” é o terceiro álbum autoral de Ricardo Nash em uma produção ousada em sua proposta musical que resultará num álbum duplo com parcerias renomadas e premiadas. O álbum e o show de lançamento do projeto ‘Moda à Terra’, realizado dia 30 de maio, na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, foram contemplados pela 7ª edição do Edital de Apoio à Música para a Cidade de São Paulo.
Moda à Terra reúne temas instrumentais, modas, canções, baladas regionais/folk e recitativos de poesias. Explora temas como a relação humana com a terra, a natureza e a importância de cuidarmos do planeta. Representa a inquietação do artista que poeticamente alerta sobre a destruição do Planeta, a necessidade de equilíbrio entre seres que coexistem na Terra, sendo o homem o principal desagregador. “Moda à Terra tem uma temática extremamente urgente, e com um time de artistas de grande qualidade, premiados e com trabalhos consistentes no mercado”, define Nash.
Singles e o álbum
A audiência está tendo a oportunidade de conhecer singles que compõem o álbum Moda à Terra como ‘Terra Irmã’ e ‘A Chegar’, o EP Terra Baila, todos lançados em maio. Ao todo, a produção reúne mais alguns lançamentos de EPs entre o primeiro e segundo semestre/25. Sendo um álbum duplo, haverá lançamento de Moda à Terra – lado A compilando as faixas cantadas; Moda à Terra – lado B compilando as faixas instrumentais e recitativas, e por fim o álbum na íntegra previsto para outubro/novembro de 2025. “Este é meu terceiro álbum autoral e pela primeira vez contará com duas faixas não autorais: Terra Irmã (de Ceumar e Pedro Destro) e Terra Terra (de Flávio Tris)”, comenta.
O álbum Moda à Terra tem produção musical de Dipa (Badi Assad, Cia Mundana, Teatro Oficina), e mixagem de Pipo Pegoraro, ambos ganhadores do Grammy’s. Os arranjos sinfônicos são do também premiado (Shell) William Guedes (Teatro Ventoforte, Grupo Sobrevento, Cia do Tijolo). No álbum participam Ceumar e Nô Stopa como intérpretes, e um time forte de grandes músicos: Fabio Sá (Contrabaixo), Vana Bock (Cello), Mica Marcondes (violino), Elisa Monteiro (viola sinfônica), Mauricio Damasceno (percussão) e Felipe Soares (acordeon).
Trajetória de Ricardo Nash
O primeiro disco autoral de Ricardo Nash, disponível nas plataformas, foi “Santo Menino Vagabundo”, em 2017, e contou com a produção musical de Celso Rangel, que trabalhou ao lado de Caetano Veloso, Tim Maia, Elza Soares e Ney Matogrosso. Nessa produção, além de Nash tocar violão, as músicas brincam com diversos ritmos, como pop, rock, samba, jazz, blues e bossa nova.
Já em 2022 foi lançado o segundo álbum autoral de Ricardo Nash, intitulado “No Paraíso Perdido”, que conta com participações especiais, como Ná Ozetti Mariana de Moraes dentre e outros grandes artistas. O álbum foi filmado e gravado ao vivo na casa Tupi or no Tupi, em São Paulo, e está disponível nas plataformas de Streamming, e no canal Youtube do artista, bem como no canal Brasilidades da gravadora MoviePlay.
PALAVRAS-CHAVE: Ricardo Nash, cantor, compositor, viola caipira, música brasileira, nova MPB, música regional, folk
CONHEÇA RICARDO NASH:
Ricardo Nash é artista paulistano – músico-compositor, ator, poeta, diretor cênico e arte-educador. É Mestre em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP (2006), com a dissertação Música (em) Cena: processo de criação em mídias diversas. É bacharel em Comunicação das Artes do Corpo, na área de teatro, dança e performance (2003), pela PUC-SP (2003); e instrumentista de viola de 10 cordas (viola caipira), pela ULM – Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (atual EMESP), e ator formado pela Escola Profissionalizante Celia Helena (1998). Saiba mais em www.ricardonash.com.br
LINKTREE: https://linktr.ee/ricardonash
INSTAGRAM:/ricardonash
FACEBOOK:/ricardonash2
YOUTUBE: https://www.youtube.com/c/ricardonash
Música
Allisson Rodrigues grava novo DVD em meio ao campo em Mato Grosso

A lavoura de algodão da Fazenda Pirassununga, em Campo Verde, será o cenário de uma grande atração nacional: a gravação do DVD do cantor sertanejo Allisson Rodrigues, conhecido como “O Comendador”.
Em ascensão no cenário sertanejo, Allisson escolheu Mato Grosso e o agronegócio, a maior potência econômica do estado, como protagonistas desta nova fase de sua carreira.
Natural de Franca, em São Paulo, centro que reúne grandes nomes da música sertaneja, o artista quis sair do convencional e mostrar a potência do estado em um contexto único e autêntico.
“Sou apaixonado por Mato Grosso. Foi um dos estados que mais me deu oportunidades, que me acolheu, que acreditou no meu trabalho e hoje faço vários shows aqui. A receptividade das pessoas, o calor humano fazem eu me sentir em casa. Sem contar com a magia do lugar, da natureza, o agro me encanta. Além da beleza das plantações, das lavouras e do cultivo, é o setor que rege a economia do nosso país. Então, por que não juntar a música com a maior potência do Brasil? O agronegócio”, destacou Allisson.
O cantor ganhou notoriedade com o hit “Regaton”, que se tornou trilha sonora da novela Carinha de Anjo, do SBT, e vem chamando a atenção no cenário sertanejo. Com dez anos de carreira, ele atravessa um momento de destaque e celebra a consolidação de seu trabalho.
O DVD
O palco será montado entre a plantação de algodão e o show será realizado ao entardecer no próximo dia 4 de setembro na Fazenda Pirassununga, em Campo Verde.
A ideia é unir a tradição da música sertaneja ao cenário rural característico da região.
Sobre Allisson Rodrigues
Com cinco álbuns lançados, Allisson Rodrigues tem percorrido o país, conquistando o reconhecimento de grandes nomes já consagrados no mercado sertanejo.
Nos palcos, o cantor guarda com carinho parcerias com artistas como Roberta Miranda, Bruno (da dupla Bruno & Marrone), Leo Magalhães, Cesar Menotti & Fabiano, Marcos & Belutti e Antonia Fontenelle.
Porém, o verdadeiro combustível para sua ascensão é a resposta positiva do público, que já o enxerga como um dos novos e definitivos representantes do gênero sertanejo.
Escolha estratégica
A Fazenda Pirassununga é referência em produção de algodão na região de Campo Verde. Além de seu valor produtivo, a lavoura é herança familiar, mantida de geração em geração, tornando o local perfeito para a gravação.
A iniciativa destaca a importância do agronegócio para a economia de Mato Grosso e do país, além de celebrar a cultura rural do estado, reforçando a conexão entre música, campo e identidade local.
Música
Anirap lidera primeira turnê nacional de rap geek com estreia em São Paulo

São Paulo – A cena do rap nacional ganha um novo capítulo com a estreia da “Anirap Experience Tour”, primeira turnê brasileira dedicada exclusivamente ao rap geek. O evento, que acontece no próximo dia 30 de agosto no Carioca Club, em São Paulo, é produzido pela Área Produções e conta com sete artistas do gênero que viralizaram nas plataformas digitais.
Anirap, principal nome do movimento no país, comanda a noite especial ao lado de Shiny, Éodan, Filho, Okabe, Ishida e Chrono. Com mais de 1 milhão de inscritos no YouTube, Anirap transforma histórias de animes como “Attack on Titan” e “One Punch Man” em canções que já acumulam milhões de visualizações.
A turnê tem caráter nacional e após a estreia em São Paulo, segue para outras seis capitais brasileiras. A produção espera lotar as casas de show, replicando o sucesso que esses artistas conquistaram no ambiente digital. Próximas cidades confirmadas: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, João Pessoa e Salvador. Datas a serem anunciadas em breve.
INFORMAÇÕES DO EVENTO:
Data: 30 de agosto de 2025 (sábado)
Horário: 17h
Local: Carioca Club Pinheiros
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros – São Paulo/SP
Classificação: Livre (menores de 16 anos acompanhados por responsável)
VALORES DOS INGRESSOS:
Inteira: R$ 260,00
Meia-entrada: R$ 130,00
Meia solidária: R$ 131,00 (mediante doação de 1kg de alimento não perecível)
Promocional cosplay: R$ 90,00
Meet & Greet: R$ 130,00 (não inclui acesso ao show)
Vendas: www.clubedoingresso.com/evento/anirap-experiencetour
Gospel
Vanessa Carvalho e Pr. Pedro Neto adoram a Deus com a canção “Isaías 6”

Uma mensagem cantada sobre a grandeza de Deus e o desejo de adorá-lo em Sua gloriosa presença!
Uma canção especial de adoração e reverência a Deus. Inspirada pela visão dos Serafins diante do Trono de Deus, a canção expressa o desejo de voar diante da glória de Deus e de adorá-lo com intensidade de corpo, alma e espírito. Essa é a canção “Isaías 6”, que a cantora Vanessa Carvalho lança com assessoria do Grupo Show Gospel: “Ela é um convite para que os ouvintes também se unam nessa adoração e experimentem a presença de Deus de maneira mais intensa.” A participação especial foi do pastor Pedro Neto, que ministrou sobre o texto bíblico de Isaías 6; uma ministração curta, mas totalmente inspirada pelo Espírito Santo.
A composição de Samuel Sabinno, Fábio Paixão e Pr. Lucas tem significado especial para Vanessa, especialmente porque enfatiza a importância da adoração e da reverência a Deus: “Ela me faz refletir sobre a grandiosidade de Deus e sobre a minha relação com Ele. Para mim, esta canção é um lembrete constante de que Deus é digno de todo o louvor e adoração e que devemos buscar uma conexão diária e mais profunda com Ele.”
Vanessa e seu esposo, Ariston, estavam na casa da sua mãe juntamente com seus irmãos e o compositor Samuel Sabinno. Ele então começou a cantar algumas canções de sua autoria e, quando cantou “Isaías 6”, Vanessa soube imediatamente que queria gravar essa canção. Samuel prontamente atendeu ao seu pedido e falou com os demais compositores, que também cederam a autorização para que ela interpretasse “Isaías 6”: “Eu respiro música, se estou triste, canto. Se estou feliz, canto. Cantar é uma representação autêntica de quem sou e poder cantar e adorar a Deus com essa música é um privilégio! Ela toca profundamente o nosso coração e nos leva diretamente à presença do Senhor para adorá-lo com todo o nosso ser.”
Tudo cooperou para que a gravação desse projeto ficasse perfeita. Vanessa conta que as pessoas que estiveram presentes no local foram inspiradas por Deus a estarem ali, era o momento certo para cada uma e todos se sentiram felizes e tocados pela presença de Deus: “Sentimos o mover de Deus em tudo, como se Ele estivesse orquestrado cada detalhe para que a gravação fosse um sucesso. E cremos nisso! Foi maravilhoso ver o que aconteceu e sentir a presença do Senhor todo o tempo!”
O single “Isaías 6” teve produção impecável dos profissionais: maestro Jeziel Assunção na produção musical; Hedy Barbosa com a produção de voz de. O videoclipe foi gravado no Sítio Monte Santo, em Campinas (SP), sob a assinatura de Elton Brito. A produção artística foi da própria Vanessa Carvalho. Rafaela Ribeiro cuidou da fotografia, e Gabriel Barbisan, da make.
Vanessa Carvalho é uma mulher de fé, apaixonada por música, de personalidade forte, que ama auxiliar as pessoas, sempre atenta e com uma escuta muito aprofundada. Cantar adorando a Deus revela a sua essência. Vanessa é casada com Ariston, seu maior incentivador. Eles frequentam a Assembleia de Deus, Ministério do Belém Jardim Nova Terra, em São Paulo (SP).
“Quero deixar uma mensagem de esperança e inspiração para todos que vão ouvir e assistir a essa canção. Que ela toque o seu coração e lembre você da presença constante de Deus em nossa vida. Que possamos todos nos unir em adoração e louvor, reconhecendo a grandiosidade e o amor de Deus por nós. Que essa canção seja uma fonte de conforto e força para você e que você sinta a presença de Deus de maneira especial ao ouvi-la.” (Vanessa Carvalho)
Assista ao videoclipe da canção “Isaías 6”: https://youtu.be/2x-GPRTcn9k?si=xsglO8evEGkKVR-G
Ouça na sua plataforma preferida a canção “Isaías 6”. Adicione à sua playlist: https://open.spotify.com/track/3x10eSpmxm8OMKFZ37RIBW?si=R4AJr_mdTlWUsXLOpPDlzA
Siga a cantora Vanessa Carvalho nas Redes Sociais!
Instagram: https://www.instagram.com/cantoravanessacarvalho
Facebook: https://www.facebook.com/vanessacarvalhocantora
YouTube: https://www.youtube.com/@cantoravanessacarvalho
Acompanhe as novidades da Revista Show Gospel no Instagram: https://www.instagram.com/showgospel