Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

Rio Memórias lança primeiro volume de livros sobre a história do Rio de Janeiro em evento no MUHCAB

Publicado

em

Publicação, que tem organização de Fred Coelho e textos de Heloisa Starling, Mônica Lima e Rafael Freitas, celebra os cinco anos do museu virtual

 

No sábado, 12 de abril, das 16h às 19h, o museu virtual Rio Memórias faz um evento de lançamento de seu primeiro livro no MUHCAB (Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira), na Gamboa. A publicação “História – Volume 1 – Rio Memórias”, que tem distribuição gratuita para escolas públicas e professores do ensino médio, reúne textos que abordam a história da cidade do Rio de Janeiro, em diferentes épocas, a partir de cinco galerias temáticas disponíveis no site do Rio Memórias. O evento tem classificação livre e inscrição gratuita pelo site https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/acc06e10ccce35da6d2ef755473b4c8106b31276.

 

Com 223 páginas ilustradas com fotografias e imagens históricas e contemporâneas, o primeiro volume da Coleção Rio Memórias tem organização de Fred Coelho e textos de Heloisa Starling, Mônica Lima e Rafael Freitas. Ao todo, são quatro capítulos principais: “O Rio antes do Rio” sobre os povos originários; “Rio Atlântico”, sobre a vinda e a influência dos escravizados africanos na cidade; “Rio de Conflitos”, sobre revoltas, golpes de estado e marchas que marcaram a história carioca e nacional; e “Rio Febril”, sobre as diferentes epidemias e seus desdobramentos no Rio.

 

“Para celebrar nossos cinco anos, decidimos materializar todas essas narrativas em um livro voltado justamente para os estudantes das escolas públicas: os cidadãos cariocas que moldarão os contornos da cidade nas próximas décadas. É para eles e elas que esse livro é dedicado. Para que conheçam o passado e, inspirados nele, possam construir um novo futuro”, conta Lívia Baião, fundadora e diretora do Rio Memórias.

O evento no MUHCAB começa com uma conversa com Fred Coelho (curador e organizador), Elizama Almeida (coordenadora editorial) e Monica Lima (curadora e atual diretora geral do Arquivo Nacional), seguida de coquetel e distribuição de livros para professoras e professores. Completa a tarde uma atividade musical e dançante com o Baile Black Bom, que propõe uma viagem no tempo da Black Music com releituras dos maiores clássicos do gênero, desde o soul dos anos 70 até o hip hop contemporâneo. O coletivo foi criado em 2013, no Quilombo Pedra do Sal, região portuária do Rio de Janeiro. O projeto arrasta multidões mensalmente levando cultura gratuita para as ruas do Rio de Janeiro.

 

SOBRE O RIO MEMÓRIAS

 

A Associação Rio Memórias é uma organização sem fins lucrativos que tem por finalidade a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, mediante a difusão da história e cultura da Cidade do Rio de Janeiro, bem como a promoção de projetos e atividades relacionadas à educação.

 

O museu virtual Rio Memórias – www.riomemorias.com.br – completou cinco anos em setembro de 2024, somando números expressivos:

 

– 40 mil seguidores no perfil do Instagram;

– Mais de 600 mil visitas no site que conta com 21 galerias temáticas e 3 exposições virtuais;

– 5 temporadas de podcast e 160 mil plays;

– 190 oficinas realizadas em escolas públicas com 2.500 alunos;

– 60 percursos pedagógicos com 1.500 alunos impactados;

– 3 exposições presenciais “Rio Cidade Luz” e “Rio 64, a capital do golpe” (ABI e MHC);

– 41 placas com códigos QR instaladas na cidade com mais de 14 mil acessos.

 

SOBRE O LIVRO 

 

O livro HISTÓRIA – VOLUME 1 – RIO MEMÓRIAS foi patrocinado pela Norsul, Kasznar Leonardos, Impulso e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura; e pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Banco BTG Pactual, EloGroup, InterRisk e DinsmoreCompass através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

 

Para mais informações, acesse o site www.riomemorias.com.br ou o perfil

@riomemorias.

 

SERVIÇO:

Lançamento do livro Rio Memórias

Dia e horário: 12 de abril, sábado, das 16h às 19h

Local: MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira
R. Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro – RJ

Entrada: gratuita, inscrições pelo link https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/acc06e10ccce35da6d2ef755473b4c8106b31276

Classificação indicativa: livre

 

Carlos Pinho é jornalista com mais de uma década de atuação abordando diversos temas, de cultura a economia. É diretor do Sindicato Nacional dos Compositores Musicais e ocupa cargos em diversos projetos de impacto social pelo país, como o Instituto LAR e a Tropa da Solidariedade.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Dia De São Jorge (23), Tem Feijoada Do Casarão Do Firmino Com Show De Toninho Geraes

Publicado

em

Na quarta-feira, dia 23 de abril, feriado do Dia de São Jorge, a partir das 13h, acontece a tradicional Feijoada do Casarão do Firmino, com show do cantor Toninho Geraes.

O evento em homenagem ao Santo Guerreiro, tem entrada colaborativa, ou seja, o público contribui com o que pode pagar. A Feijoada e Chopp são liberados até às 14h30. A abertura da festa é com o Grupo Como Antigamente. Depois show com o cantor Allan Ylê, e para fechar o dia de celebração de São Jorge, vai rolar show com Toninho Geraes.

Nos intervalos tem DJ Nicolle Neumann colocando todo mundo para dançar. O Casarão do Firmino fica na Rua da Relação, 19, na Lapa. Mais informações: 21 99926-5295- Classificação: 18 anos.

Sobre Toninho Geraes:

Toninho Geraes. Nome que imprime respeito e admiração onde circula por sua sólida história com a música brasileira, sagrando-se bastião e defensor do samba de raiz, com mais de 200 mil ouvintes mensais nas plataformas musicais e cerca de 85 mil inscritos em seu canal de Youtube.Mineiro, cantor e compositor, Geraes tem mais de 300 sucessos ao longo da carreira, alguns gravados por ele e tantos outros em parceria com nomes como Martinho da Vila, que gravou nada além de “Mulheres”, Zeca Pagodinho com “Uma prova de amor”, Alma Boêmia na voz de Diogo Nogueira e mais, como Paulinho da Viola e Beth Carvalho, conseguindo traduzir para suas melodias a musicalidade, paixão e vivacidade das rodas de samba e barzinhos do bairro mais Boêmio do Rio. E, é novamente na Lapa, mais especificamente no “Palácio do Samba”, que Toninho Geraes aterriza com toda sua musicalidade, cantando seus sucessos como “Mais Feliz”, “Preceito”, “Seu Balancê”, “pago pra ver” e muito mais.

Um “Palácio do Samba”, como é popularmente conhecido, localizado no berço da boemia carioca, no bairro da Lapa, entre o Centro e a zona sul do Rio de Janeiro, o Casarão do Firmino é conhecido pelas tradicionais rodas de samba que reúnem grandes nomes do cenário musical, pessoas de todos os cantos do Rio de Janeiro, além de turistas brasileiros e estrangeiros.
O idealizador do Casarão é o empresário Carlos Firmino, de 42 anos, que dá nome ao espaço cultural, que ocupa uma área coberta e ampla, de fácil acesso, situada na efervescência cultural do Rio. O Casarão também é símbolo de resistência. Os eventos buscam resgatar a essência do samba, com entradas gratuitas ou colaborativas, em que cada frequentador contribui se quiser e com quanto puder. O principal objetivo é manter vivo o ritmo que mexe com pessoas do mundo inteiro.

“Amarra a marimba e espalha a fofoca!” O bordão já é uma marca. A expressão criada por Carlos Firmino para divulgar as atrações do Casarão, hoje, é repetida por artistas e frequentadores assíduos do espaço mais concorrido da boêmia Lapa. E não apenas a frase ganhou fama. A fila que se estende pela rua da Relação e toma a calçada da esquina, na Lavradio, reforça que o Palácio do Samba é ponto de encontro de cariocas e turistas.

Aliás, o local parece estar mesmo na moda. É cada vez mais comum encontrar no estacionamento decorado – são samambaias, lâmpadas, placas e pinturas que celebram orixás e homenageiam Nelson Mandela -, atores, atrizes, jornalistas, influenciadores digitais e grandes nomes do mundo do samba. Recentemente, Moacyr Luz, Xande de Pilares, Pique Novo, Sombrinha, Feyjão,Jorge Aragão passaram pela casa.

Vinny Santa Fé, Délcio Luiz, Gabriel da Muda, Nego Álvaro e Serginho Meriti também estão sempre presentes e são sinônimo de sucesso de público. O grupo Arruda é outra atração que atrai fãs de todos os cantos da cidade, assim como o Pagode da Beta, potência dessa geração que não deixa o samba morrer.

SERVIÇO:
Feijoada do Casarão do Firmino em homenagem a São Jorge.
Data: 23 de abril- Feriado(quarta-feira)
Local: Rua da Relação, 19, na Lapa
Horário: 13h
Show com Toninho Geraes e Banda Alma Boêmia.
Abertura: Como Antigamente e o cantor Allan Ylê e nos intervalos a DJ Nicolle Neumann.
Classificação Etária: 18 anos.
ENTRADA COLABORATIVA
Mais informações: 21 99926-5295

Continue Lendo

Cultura

Dia De São Jorge (23), Tem Feijoada Do Casarão Do Firmino Com Show De Toninho Geraes

Publicado

em

Na quarta-feira, dia 23 de abril, feriado do Dia de São Jorge, a partir das 13h, acontece a tradicional Feijoada do Casarão do Firmino, com show do cantor Toninho Geraes.

O evento em homenagem ao Santo Guerreiro, tem entrada colaborativa, ou seja, o público contribui com o que pode pagar. A Feijoada e Chopp são liberados até às 14h30. A abertura da festa é com o Grupo Como Antigamente. Depois show com o cantor Allan Ylê, e para fechar o dia de celebração de São Jorge, vai rolar show com Toninho Geraes.

Nos intervalos tem DJ Nicolle Neumann colocando todo mundo para dançar. O Casarão do Firmino fica na Rua da Relação, 19, na Lapa. Mais informações: 21 99926-5295- Classificação: 18 anos.

Sobre Toninho Geraes:

Toninho Geraes. Nome que imprime respeito e admiração onde circula por sua sólida história com a música brasileira, sagrando-se bastião e defensor do samba de raiz, com mais de 200 mil ouvintes mensais nas plataformas musicais e cerca de 85 mil inscritos em seu canal de Youtube.Mineiro, cantor e compositor, Geraes tem mais de 300 sucessos ao longo da carreira, alguns gravados por ele e tantos outros em parceria com nomes como Martinho da Vila, que gravou nada além de “Mulheres”, Zeca Pagodinho com “Uma prova de amor”, Alma Boêmia na voz de Diogo Nogueira e mais, como Paulinho da Viola e Beth Carvalho, conseguindo traduzir para suas melodias a musicalidade, paixão e vivacidade das rodas de samba e barzinhos do bairro mais Boêmio do Rio. E, é novamente na Lapa, mais especificamente no “Palácio do Samba”, que Toninho Geraes aterriza com toda sua musicalidade, cantando seus sucessos como “Mais Feliz”, “Preceito”, “Seu Balancê”, “pago pra ver” e muito mais.

Um “Palácio do Samba”, como é popularmente conhecido, localizado no berço da boemia carioca, no bairro da Lapa, entre o Centro e a zona sul do Rio de Janeiro, o Casarão do Firmino é conhecido pelas tradicionais rodas de samba que reúnem grandes nomes do cenário musical, pessoas de todos os cantos do Rio de Janeiro, além de turistas brasileiros e estrangeiros.
O idealizador do Casarão é o empresário Carlos Firmino, de 42 anos, que dá nome ao espaço cultural, que ocupa uma área coberta e ampla, de fácil acesso, situada na efervescência cultural do Rio. O Casarão também é símbolo de resistência. Os eventos buscam resgatar a essência do samba, com entradas gratuitas ou colaborativas, em que cada frequentador contribui se quiser e com quanto puder. O principal objetivo é manter vivo o ritmo que mexe com pessoas do mundo inteiro.

“Amarra a marimba e espalha a fofoca!” O bordão já é uma marca. A expressão criada por Carlos Firmino para divulgar as atrações do Casarão, hoje, é repetida por artistas e frequentadores assíduos do espaço mais concorrido da boêmia Lapa. E não apenas a frase ganhou fama. A fila que se estende pela rua da Relação e toma a calçada da esquina, na Lavradio, reforça que o Palácio do Samba é ponto de encontro de cariocas e turistas.

Aliás, o local parece estar mesmo na moda. É cada vez mais comum encontrar no estacionamento decorado – são samambaias, lâmpadas, placas e pinturas que celebram orixás e homenageiam Nelson Mandela -, atores, atrizes, jornalistas, influenciadores digitais e grandes nomes do mundo do samba. Recentemente, Moacyr Luz, Xande de Pilares, Pique Novo, Sombrinha, Feyjão,Jorge Aragão passaram pela casa.

Vinny Santa Fé, Délcio Luiz, Gabriel da Muda, Nego Álvaro e Serginho Meriti também estão sempre presentes e são sinônimo de sucesso de público. O grupo Arruda é outra atração que atrai fãs de todos os cantos da cidade, assim como o Pagode da Beta, potência dessa geração que não deixa o samba morrer.

SERVIÇO:
Feijoada do Casarão do Firmino em homenagem a São Jorge.
Data: 23 de abril- Feriado(quarta-feira)
Local: Rua da Relação, 19, na Lapa
Horário: 13h
Show com Toninho Geraes e Banda Alma Boêmia.
Abertura: Como Antigamente e o cantor Allan Ylê e nos intervalos a DJ Nicolle Neumann.
Classificação Etária: 18 anos.
ENTRADA COLABORATIVA
Mais informações: 21 99926-5295

Continue Lendo

Cultura

Junior Rostirola, autor bestseller do livro Café com Deus Pai, marca presença em João Pessoa no dia 14 de abril

Publicado

em

O autor e pastor Junior Rostirola desembarca em João Pessoa na próxima segunda-feira (14) para participar do Atos 2 Movement, evento que deve reunir cerca de 2 mil pessoas no Palazzo Cristal, em Cabedelo. A entrada é gratuita e a ministração está marcada para as 21h.

Na próxima segunda-feira, 14 de abril, a Paraíba recebe um dos nomes mais relevantes da literatura cristã contemporânea: Junior Rostirola, autor do best-seller Café com Deus Pai. Ele estará em João Pessoa para ministrar no evento Atos 2 Movement. A programação, que começa às 20h no Palazzo Cristal, em Cabedelo, é gratuita e aberta ao público, com expectativa de reunir cerca de 2 mil pessoas.

Junior Rostirola sobe ao palco às 21h, com uma ministração que promete impactar corações e transformar vidas. No evento, também haverá venda de livros da série Café com Deus Pai, que já alcançou 5 milhões de cópias vendidas, consolidando-se como um fenômeno editorial no Brasil.

A obra já impactou leitores em 140 países, por meio do livro, do canal no YouTube e das mensagens diárias no Spotify. O sucesso da série se espalhou de forma orgânica, impulsionado por influenciadores e celebridades que descobriram a publicação por acaso ou por indicação.

Publicado pela Editora Vélos, o livro teve sua edição mais recente lançada em setembro de 2024, reforçando ainda mais seu alcance entre leitores de todas as idades. Além da versão principal, também estão disponíveis edições kids e teens, ampliando a mensagem de fé e superação para as gerações mais jovens.

O sucesso do podcast Café com Deus Pai — 9º mais ouvido globalmente em 2024 e premiado com a placa de bronze em 2025 — reflete o impacto das experiências vividas por Rostirola, que encontrou no sofrimento pessoal a força para transformar a realidade de muitos.

Sua jornada o levou a fundar a Associação Escolhi Amar, que conduz diversos projetos sociais. Entre eles, o Lar da Criança Feliz, que já acolheu mais de 3.500 crianças com idades entre 0 e 12 anos; o Lar do Adolescente, que já assistiu mais de 210 jovens; e o Centro de Recuperação Feminino Conviver, que auxiliou mais de 700 mulheres dependentes químicas ou portadoras do HIV. Outra iniciativa de destaque é o Mercado Solidário, que oferece suporte a famílias em situação de vulnerabilidade econômica, permitindo o acesso gratuito a alimentos e produtos essenciais, além de promover educação financeira e capacitação profissional.

As ações sociais ultrapassam fronteiras e também alcançam o Haiti, com foco em assistência humanitária, suporte espiritual e desenvolvimento comunitário — por meio de distribuição de alimentos, acesso à educação e reconstrução de áreas afetadas por desastres naturais.

Com sua própria experiência de sofrimento, Junior transformou a dor em ação, criando oportunidades para que pessoas participem de diversas modalidades esportivas. Um menino que, na época da escola, nunca era escolhido para o time de futebol, hoje proporciona a chance de envolvimento em atividades como skate, jiu-jitsu, muay thai, dança, ciclismo, entre outras. Além disso, realiza visitas a presídios e oferece atendimento psicológico gratuito para pessoas de baixa renda.

Junior também desenvolve projetos de assistência social, programas focados na recuperação de dependentes químicos e na reintegração social de pessoas em situação de vulnerabilidade, impactando positivamente milhares de famílias. Seu trabalho inclui ainda cursos voltados à cura espiritual de homens, mulheres, pais, casais — e até finanças.

Mais informações
📍 João Pessoa/PB
📅 Data e Horário: 14 de abril de 2025 (segunda-feira), às 20h
🕘 Ministração de Junior Rostirola: 21h
🏛 Local: Palazzo Cristal
📌 Endereço: Rua Quatrocentos e Noventa e Dois, 2-114 – Loteamento Progresso, Cabedelo – PB
🎟 Entrada gratuita

Continue Lendo