Festival se compromete com a sustentabilidade e aposta em inovação ecológica, por isso, veja como o Rock in Rio está transformando grandes eventos
O Rock in Rio é um dos maiores festivais de música do mundo, isso é, não apenas um evento de entretenimento, mas também passando a ser uma referência em responsabilidade ambiental. Ao longo dos anos, o festival tem se comprometido com práticas sustentáveis que buscam minimizar o impacto no meio ambiente.
Desde 2001, o evento adotou uma série de ações voltadas para a sustentabilidade, e em 2024, a expectativa é de compensar as emissões de carbono geradas. Até agora, foram neutralizadas mais de 430 mil toneladas de CO2 em edições anteriores.
Por isso, o Rock in Rio também carrega a certificação ISO 20121, que comprova seu compromisso com o calendário sustentável. Sendo que a meta é alcançar a neutralidade total de carbono até 2030, consolidando o festival como um modelo global de responsabilidade ambiental.
E cabe conhecer com maiores detalhes outras formas que o evento aderiu, mesmo na tecnologia, para manter sua responsabilidade. Veja logo abaixo!
Tecnologias de descarbonização e energia limpa
Em parceria com a Neoenergia, o Rock in Rio 2024 tem uma das principais ações sustentáveis, que é a instalação de 43 postes de iluminação movidos a energia solar, fonte limpa e renovável que a produção no Brasil tem ganhado grande notoriedade no mundo.
Além disso, a organização do evento contará com 30 carrinhos elétricos para o transporte de materiais, reduzindo ainda mais as emissões de gases poluentes durante o festival.
A parceria com a Neoenergia também inclui ações que vão além da Cidade do Rock, pois por cada pessoa presente no festival, a empresa se compromete a doar uma lâmpada LED para comunidades de baixa renda, escolas e hospitais, o que também promove a conscientização sobre o consumo responsável de energia.
A estimativa é de que até 700 mil lâmpadas sejam doadas, substituindo lâmpadas convencionais por opções mais eficientes, economizando assim até 40% de energia.
Como funciona a gestão de resíduos do Rock in Rio?
A organização do Rock in Rio adota também uma política rigorosa de coleta seletiva e reciclagem, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental do festival. Dentro da Cidade do Rock, são instalados pontos de coleta que incentivam o público a separar seus resíduos corretamente.
Fora o esforço contínuo que o festival faz para reutilizar materiais em suas estruturas. Em edições passadas, toneladas de resíduos foram recicladas, incluindo plásticos, papel e metais.
Nesse sentido, outra parceria é com empresas especializadas que colaboram para garantir que o máximo possível de materiais seja reaproveitado ou reciclado. Isso inclui desde o destino correto de resíduos orgânicos até o uso de materiais reciclados na construção de palcos e estruturas temporárias.
Premiação Atitude Sustentável
E não menos importante, há o Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável que desde 2008, premia empresas parceiras que se destacam por suas atitudes inovadoras e sustentáveis.
Em 2024, a PepsiCo, por meio da marca Doritos, foi uma das vencedoras do prêmio na categoria “Patrocinador”. A premiação também valorizou outros parceiros que implementaram práticas do tipo tanto dentro quanto fora da Cidade do Rock.
Um bom exemplo é a Best Ocupacional, empresa de segurança do trabalho, que foi premiada por promover a diversidade na equipe e implementar processos éticos de trabalho, além de um canal de denúncias para garantir boas práticas.
A Globo, como “Apoiador e Media Partner”, também foi reconhecida por incentivar a inclusão e a diversidade, além de adotar práticas que visam reduzir o impacto ambiental em suas operações.
Premiações essas que servem como incentivo para que mais empresas adotem práticas similares e se juntem ao festival na missão de promover um evento que não só entretém, mas também educa e conscientiza o público sobre a importância da sustentabilidade.
A cada edição, o Rock in Rio prova que grandes eventos podem deixar legados positivos e duradouros, incentivando a construção de um mundo mais sustentável para as próximas gerações.