Siga-nos nas Redes Sociais

Outras

Saiba como funcionarão os serviços essenciais durante o carnaval

Publicado

em

© Tomaz Silva/Agência Brasil

O período de carnaval que, oficialmente vai de sábado (1º) a terça-feira (4), não inclui feriados na maioria dos estados brasileiros, mas tem mudanças na prestação de alguns serviços considerados essenciais. Muitos fecham ou têm o horário de funcionamento alterado, e há mudanças também para o público, inclusive, na Quarta-Feira de Cinzas, 5 de março.

A Agência Brasil reuniu informações sobre o expediente de agências bancárias, dos Correios e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que servem tanto para quem é da turma da folia quanto para quem quer descanso ou planeja maratonar séries no streaming.

Correios

No sábado (1º), as unidades dos Correios que habitualmente funcionam neste dia da semana terão expediente normal.

Os Correios não funcionam aos domingos. E, no carnaval, não haverá atendimento na segunda-feira e na terça-feira. Quem espera alguma encomenda ou precisa postar uma correspondência terá que esperar a volta do atendimento e das atividades da empresa ao meio-dia da quarta-feira (5).

Os endereços e horários de funcionamento das agências dos Correios podem ser consultados no site da estatal.

Bancos

O PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

As agências bancárias de todo o país, no entanto, estarão fechadas na segunda e na terça-feira. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que a compensação bancária não será  feita nesses dois dias, incluindo-se a transferência eletrônica disponível (TED).

Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia e telefone, entre outros) que vencerem nos feriados bancários serão compensados somente depois do carnaval e poderão ser pagos, sem acréscimo de juros, na Quarta-Feira de Cinzas. No caso de tributos e impostos, caso vençam durante a carnaval, é necessário que o pagamento seja antecipado para evitar a incidência de juros e multa.

O atendimento presencial será retomado a partir das 12h (horário de Brasília), com encerramento previsto para o horário normal. Nas cidades onde as agências fecham tradicionalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado para garantir o mínimo de três horas de atendimento presencial ao público.

Os caixas eletrônicos e os aplicativos de banco funcionam normalmente durante o feriado, caso o cliente precise de dinheiro vivo para gastar nos bloquinhos de carnaval ou em outras situações. A Febraban orienta os usuários a lidar, preferencialmente com os canais digitais, como sites e aplicativo nestes dias, para fazer transferências de valores e pagamento de contas.

INSS

Em todo o país, as agências da Previdência Social fecham segunda e terça-feira e reabrem na manhã da Quarta-Feira de Cinzas.

Somente para quem tem agendamento no site ou pelo aplicativo Meu INSS, o atendimento presencial volta a partir das 14h da quarta-feira. Na quinta-feira (6), o atendimento ao público volta ao normal.

Nesse período, os serviços digitais podem ser feitos pelos canais remotos da entidade: Meu INSS (site e aplicativo), a assistente virtual do Meu INSS, chamada Helô, e pelo telefone da Central 135, na qual o atendimento humano volta no sábado, na segunda e terça-feira, das 7h às 18h. Já o atendimento eletrônico funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Entre os serviços previdenciários disponíveis online, estão o agendamento de perícias médicas, requerimento de benefícios como aposentadorias e salário maternidade, cálculo de aposentadoria por idade e por tempo de contribuição e outros.

O INSS garantiu à Agência Brasil que não houve mudança no calendário de pagamento de benefícios, por causa do Carnaval. O instituto esclarece que já formulou a tabela de pagamentos considerando os dias off. Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo INSS podem conferir a data em que receberão o pagamento mês a mês em 2025 neste link.

 

Fonte

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras

Bombeiros preparam resgate de criança que caiu em cânion no RS

Publicado

em

© CRBM/Divulgação

O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul localizou nesta quinta-feira (10), por volta de 17h30, a menina de 11 anos que caiu no Cânion Fortaleza, de uma altura de aproximadamente 70 metros, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS). 

A localização dela foi possível com o uso de um drone com câmera térmica.

O prefeito de Cambará do Sul, Schamberlan Silvestre disse que acredita que a menina esteja viva e os bombeiros de Canela e Gramado estão se preparando para fazer o resgate, o que deve acontecer nas próximas horas.

Segundo o prefeito, a criança, que tem autismo, estava acompanhada dos pais e de dois irmãos. A família foi para um banco para fazer um lanche, quando ela correu e caiu. O pai foi atrás da criança mas não conseguiu impedir a queda.

A família é de Curitiba (PR) e estava a passeio de férias no Rio Grande do Sul. Ainda que nesta quarta-feira (9), a família esteve visitando o Cânion Itaimbezinho, também em Cambará do Sul.

Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, a 23 km do centro de Cambará do Sul, o Cânion Fortaleza tem 7,5 km de extensão, 2 mil metros de largura e uma altitude de 1.157 metros acima do nível do mar.  

Fonte

Continue Lendo

Outras

OAB-SP repudia abuso da força policial no Estado de São Paulo

Publicado

em

© Governo do Estado de SP

Após a morte do marceneiro Guilherme Dias Santos, de 26 anos, assassinado por engano com um tiro na cabeça por um policial militar fora de serviço em 4 de julho, na Estrada Turística de Parelheiros, a seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, soltou nota de repúdio contra os casos de abuso policial no estado.

No comunicado, a OAB escreve que a morte de Guilherme não é um caso isolado:  “Trata-se de ação abusiva, desnecessária e guiada por um modelo de má conduta que se repete. Por falta de orientação, treinamento e controle institucional, o agente agiu como se pudesse resolver a situação à margem da lei, ignorando a legalidade e a justiça.”

A entidade também defendeu a apuração rigorosa de casos como o do marceneiro.  “Casos como esse vêm se repetindo de forma inaceitável no Estado de São Paulo. É urgente investir em formação e capacitação do efetivo policial, adotar protocolos que priorizem o uso de instrumentos com menor potencial ofensivo, garantir o cumprimento da obrigatoriedade do uso de câmeras corporais e investigar com agilidade e rigor os casos de má conduta, escreveu a OAB”.

Na sexta-feira passada (4), Guilherme foi baleado na cabeça pelo agente policial Fábio Anderson Pereira de Almeida enquanto corria para alcançar um ônibus para voltar a casa após um dia de trabalho.

O policial militar alega que havia sofrido uma tentativa de assalto e disparou contra supostos assaltantes, alvejando a vítima pelas costas. Guilherme estava desarmado e não tinha relação com o crime.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Almeida chegou a ser preso por homicídio culposo, mas foi solto após pagamento de fiança. A Secretaria de Segurança Pública afirmou que o PM foi afastado das funções operacionais enquanto o caso é investigado.

*Estagiário sob supervisão de Eduardo Luiz Correia

Fonte

Continue Lendo

Outras

Zurich Seguros abre edital para apoio de projetos sociais com incentivo fiscal

Publicado

em

Divulgação
Divulgação
A Zurich Seguros, com o apoio técnico do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, está com inscrições abertas para apoiar projetos sociais que se enquadrem nas leis federais de incentivo fiscal. O edital busca selecionar iniciativas conectadas aos eixos de atuação social da empresa, sendo eles: Desenvolvimento Psicossocial e Cidadania; Saúde Física e Mental; e Inclusão Social, Cultural e Ambiental. O período de inscrições vai de 30 de junho a 03 de agosto de 2025. Todas as regras, critérios de seleção e orientações estão disponíveis neste link
 
Podem participar projetos aptos para captação de recursos via Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), Lei de Incentivo ao Esporte, Fundo do Idoso, Fundo da Criança e Lei da Reciclagem. As instituições sem fins lucrativos podem inscrever mais de um projeto, desde que em conformidade com as diretrizes das respectivas legislações.
 
Desde 2020, a Zurich Seguros impactou positivamente mais de 80 mil pessoas com o apoio de projetos via Leis de Incentivo. Atualmente, a companhia apoia seis iniciativas em diferentes áreas, como o Instituto Baccarelli e o Instituto Incanto (cultura), Instituto Esporte e Educação (esporte), United Way Brasil (educação para crianças e adolescentes), Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (idoso) e Santa Casa de Rondonópolis (saúde), além de promover o engajamento de seus colaboradores por meio de atividades de voluntariado junto às mesmas instituições.
 
“A Sustentabilidade também está em como impactamos a sociedade e no legado que deixamos para as comunidades em que atuamos”, pontua Nathalia Abreu, gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa da Zurich. “Vamos apoiar projetos que priorizem grupos minorizados, promovendo empoderamento econômico, educação e capacitação profissional com desenvolvimento biopsicossocial. Esse é o nosso foco. Também queremos olhar para iniciativas para além dos grandes centros, convidando instituições de várias regiões do país a inscreverem seus projetos”.
 
Responsabilidade Social Corporativa na Zurich
 
Desde 2017, a Zurich Seguros já investiu mais de R$ 77 milhões no terceiro setor, através do seu Programa de Responsabilidade Social Corporativa, apoiando mais de 100 instituições através das leis de incentivo fiscal, recursos financeiros próprios e recursos provenientes da sua fundação global e sem fins lucrativos, a Z Zurich Foundation. Apenas em 2024, foram mais de R$ 17 milhões investidos, impactando mais de 2,5 milhões de pessoas.
 
As ações voluntárias também têm papel de destaque: foram aproximadamente 27 mil horas voluntárias dedicadas desde 2017, sendo cerca de 8 mil horas apenas em 2024, com mais de 80% dos colaboradores engajados em pelo menos uma ação.
 
“Temos consciência do quão expressivos e diferenciados são esses números. As instituições que estiverem conosco serão acompanhadas continuamente em seus projetos, visando a compreensão global de suas necessidades e o apoio para além dos recursos financeiros. Elas encontrarão um programa sólido e uma comunidade pronta para apoiá-los”, finaliza Nathalia.

Continue Lendo