Cultura
Sarará encerra hoje programação do Circuito Cultural no CCBB com shows de Nath Rodrigues e Bruna Black

Após seis dias de evento com uma programação gratuita de musical, cinema e exposições visuais, a iniciativa encerra com projeção mapeada de Carol Santana, mostra de artes visuais de SARARARTE, e DJ Naroca
Um dos principais encontros da diversidade cultural brasileira, o Festival Sarará amplifica sua 12ª edição com o Circuito Cultural Sarará. Viabilizado com o patrocínio da Claro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, a programação paralela gratuita ocupa o Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte até hoje, dia 02 de junho, propondo uma imersão nos pilares que sustentam o Festival: identidade, diversidade e celebração. A programação reuniu mostra de artes visuais SARARARTE, projeção mapeada de VJs, performances musicais e exibições de cinema, consolidando o compromisso do Sarará com o fomento à cultura em múltiplas linguagens e acessos, sob a temática “Protagonismo Feminino”.
Nesta segunda, o Circuito terá shows de Nath Rodrigues e Bruna Black no Teatro 2 do CCBB BH, a partir das 19h; enquanto as Mostras Visuais de SARARARTE acontecem no Foyer 2, das 10h às 22h; no mesmo local, o DJ Set será comandado por DJ Naroca, das 19h às 22h, sendo trilha sonora para a projeção mapeada de Carol Santana (RJ). Acompanhe tudo nas redes do evento.
Com curadoria assinada por Gabriela Souza, nos outros dias de evento a Mostra reuniu também as artistas visuais Kakaw, Deusarita, Riot, Cecília Castanha, Fênix e Mari Flô. O evento teve a Projeção Mapeada assinada por VJ Bah, e com Carol de Amar no comando, a programação musical do Circuito apresentou ainda os shows de Joyce Alane e Paige, além dos DJ Sets de Akila, Bebela Dias, Black Josie, Pat Manoese e DJ Kingdom. Completando a agenda do evento, o Cine Sarará exibiu os curta-metragens “Fartura” (Yasmin Thayná), “Mãtãnãg, a Encantada” (Shawara Maxakali e Charles Bicalho), “Peixe” (Yasmin Guimarães), “Sem Coração” (Nara Normande) e “O Voo” (Manoela Ziggiati); assim como os longa-metragens “Que Horas Ela Volta” (Anna Muylaert), “Levante” (Lillah Halla) e “A Cidade Onde Envelheço” (Marília Rocha) – com a curadoria de Mariah Soares.
“O Circuito é a alma do Sarará. É onde conseguimos estender a experiência do festival para além do palco, fortalecendo nossa missão de provocar encontros e reflexões que reverberam na cidade”, afirma Bell Magalhães, diretora executiva do Festival Sarará.
Circuito Liberdade
O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
SERVIÇO
Circuito Cultural Sarará @ CCBB Belo Horizonte
Data: 28 de maio a 02 de junho de 2025
Local: CCBB BH – Teatro II e Foyer
Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte
Entrada gratuita mediante retirada de ingressos a partir do dia 21 de maio, no site (acesse aqui) e na bilheteria física do CCBB BH
CCBB Belo Horizonte
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Funcionamento – de quarta a segunda, das 10h às 22h
Telefone: 31 3431-9400
E-mail: ccbbbh@bb.com.br
Site: ccbb.com.br/bh
Redes sociais: facebook.com/ccbbbh | instagram.com/ccbbbh
Cultura
O Mercado volta ao Flamengo neste fim de semana com 60 criadores

Tatuagem, presentes para o Dia dos Pais e exibição de curta fazem parte da programação
Neste fim de semana, dias 02 e 03 de agosto, a feira O MERCADO volta a ocupar o prédio do Instituto de Arquitetos do Brasil para realizar a sua 88ª edição. O espaço será tomado por uma programação diversificada, tendo como principal foco a feira que há 14 anos reúne artistas, designers, artesãos e estilistas independentes. A programação acontece de 11h às 19h, e é gratuita.
Conhecida por sua curadoria criativa, que traz produtos autorais dos mais variados, celebra a chegada de 19 marcas estreantes que irão se juntar ao coletivo pela primeira vez. “Mesmo quem sempre frequentou o evento vai poder se encantar com as novidades e descobrir novos talentos da moda, design e arte carioca. Além disso, aproveitamos a proximidade com o Dia dos Pais para receber um reforço, convidando marcas para aumentar a gama de opções de presentes”, diz Je Muniz, que está à frente da produção da feira junto da sua sócia Clarissa Muniz.
E opções de presentes não faltarão! Quaint, Malala Wear, Mulher Preta & Soul Negão, Romeu e Auge são alguns dos stands que estarão preparados com opções para todos os estilos.
Dentre as novidades está o arquiteto Felypê Araujo que lança sua primeira coleção upcycling de camisas com intervenções bordadas em pedrarias, projeto intitulado Custom Drop. Já o brechó Abapha terá um espaço voltado para garimpos vintages no melhor estilo “achados” como broches antigos e brincos de pressão.
A programação também inclui tatuagem, filme e oficina.
Sábado acontece a oficina de upcycling ministrada por Renata Marilon, já domingo será exibido o curta metragem A Mala de Taylor, de Ana Rodrigues e Guga Millet, seguido de roda de conversa sobre moda e sustentabilidade. No mesmo espaço 4 tatuadores, Ra Cassiano, Thamy Barbosa, Monalisa e Allan Cristian, promovem um flash tattoo com valor a partir de R$100.
E quem curte aproveitar uma promo vai adorar! Em uma ação conjunta das marcas, cada uma terá um produto com preço remarcado, isso significa que dá para garimpar descontos de 10% até 40%.
O local ainda conta com um charmoso espaço gastronômico com opções artesanais como sanduíches, queijos, embutidos, biscoitos, doces, antepastos, granolas, limoncello e chopp.
A entrada é gratuita, pet friendly e não esqueça de levar sua ecobag!
Serviço
O MERCADO
Dias: 02 e 03/08
Horário: 11h às 19h
Local: IAB/RJ (Rua do Pinheiro, 10 – Flamengo)
- Oficina de upcycling: 02/08 às 15h (necessário inscrição prévia)
- Exibição do curta A Mala de Taylor: 03/08 às16h (atividade gratuita)
Classificação livre – Acessibilidade – Entrada gratuita – Pet Friendly
www.estilistasindependentes.com
Cultura
Instituto Irmãos sem Fronteiras leva doações e solidariedade à aldeia indígena Tekoa Tape Mirim, em São Paulo

O Instituto Irmãos sem Fronteiras, sob a liderança de sua presidente Leslytheiny Beisahatt e seus diretores, realizou mais uma importante ação social, desta vez na aldeia indígena Tekoa Tape Mirim, localizada em uma reserva natural no bairro de Parelheiros, zona sul de São Paulo.
Com 45 anos de história, o Instituto é reconhecido por seu trabalho contínuo de assistência social, solidariedade e promoção da dignidade humana, atendendo comunidades carentes, outras instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade em diversas regiões do país.
Nesta edição da ação, os benfeitores Issam Atef Sammour e Mário Gonçalves Soares realizaram uma doação significativa de mais de R$ 300 mil em produtos, brinquedos e eletrônicos, oriundos de uma das maiores distribuidoras do Brasil. Os itens foram destinados às famílias da aldeia, levando não apenas suporte material, mas também acolhimento, empatia e valorização cultural. A aldeia Tekoa Tape Mirim é habitada pelo povo Tupi-Guarani e tem como liderança a cacica Dona Laura. Durante a visita, o representante da aldeia, Diego Kitaulhu, responsável pela recepção de turistas, fez um convite especial para que mais pessoas conheçam a realidade de seu povo e vivenciem uma experiência cultural transformadora.
A iniciativa reafirma o compromisso do Instituto Irmãos sem Fronteiras com a inclusão social, o respeito à diversidade e o fortalecimento das comunidades tradicionais brasileiras.
Fotos: Dinorah Rosa
Cultura
Mitolândia: de vídeos caseiros ao maior movimento digital juvenil do Brasil
O que começou como vídeos despretensiosos nas redes sociais de MC J Mito, mostrando os bastidores da sua rotina, suas aventuras e a correria da vida real, se transformou em um dos maiores fenômenos digitais voltados ao público infantojuvenil: a Mitolândia.
Impulsionado pelo sucesso viral dos conteúdos, MC J Mito se uniu ao empresário e sócio Marcelo (MK) para dar um novo e ousado passo: a criação da Mansão Mitolândia — uma verdadeira fábrica de influenciadores e criadores de conteúdo. A ideia nasceu entre amigos próximos, com quem o funkeiro já gravava há anos, mas rapidamente cresceu e hoje reúne mais de 20 influenciadores residentes, cada um com seu estilo, linguagem e público próprio.
Com um conteúdo leve, divertido e cheio de energia, a Mansão se consolidou como um polo de entretenimento voltado especialmente para crianças e adolescentes. O público acompanha fielmente o dia a dia da casa, formando uma comunidade engajada, fiel e com altíssimo alcance orgânico.
Mais do que uma casa de criadores, a Mitolândia virou um movimento cultural juvenil, que mistura internet, música, humor, lifestyle e representatividade. E vem muito mais por aí: novas temporadas, experiências presenciais, colaborações com grandes nomes da internet e ainda mais conteúdos inovadores estão sendo preparados para surpreender e encantar o público.
A Mitolândia mostra que com criatividade, autenticidade e visão empreendedora, o entretenimento jovem pode ir muito além da tela.
(Fotos : Marcello MK)