Secretaria da Cultura celebra talentos do audiovisual gaúcho no 53º Festival de Cinema de Gramado

Secretaria da Cultura celebra talentos do audiovisual gaúcho no 53º Festival de Cinema de Gramado

Fernanda Leite
2 min de leitura 4.3k

Araci Esteves receberá Troféu Leonardo Machado – crédito: Petci Pedron

Destaques do setor receberão Troféu Leonardo Machado e Prêmios Iecine

A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), anuncia os vencedores do Troféu Leonardo Machado e dos Prêmios Iecine, que homenageiam destaques do audiovisual gaúcho. A entrega dos reconhecimentos será realizada no dia 22 de agosto, durante a cerimônia de premiação de longas-metragens no 53º Festival de Cinema de Gramado. O Troféu Leonardo Machado vai para Araci Esteves, e os Prêmios Iecine, para o filme “Um é Pouco, Dois é Bom”, para Victor Di Marco e Márcio Picoli e para Gustavo Spolidoro – nas categorias Destaque, Inovação e Legado, respectivamente.

“Celebrar nossos talentos é fortalecer o audiovisual do Rio Grande do Sul e toda a sua cadeia produtiva”, destaca a diretora do Iecine, Sofia Ferreira. “É muito satisfatório poder, a cada ano, reunir uma comissão que conhece e acompanha o andamento das mais diversas frentes do nosso setor audiovisual. Com base nesse levantamento, determinamos as homenagens”, complementa.

A atriz Araci Esteves, que recebe o Prêmio Leonardo Machado, tem um longo trabalho no teatro e está em obras cinematográficas fundamentais do cinema gaúcho. Como protagonista de “Anahy de las Misiones” (1997), de Sérgio Silva, tornou-se um ícone cinematográfico do Estado, no papel de mãe corajosa e mulher aguerrida.

Graças à restauração do filme “Um é Pouco, Dois é Bom” (1970), é possível ver novamente Araci na produção dirigida e estrelada por Odilon Lopez (1941-2002). O longa-metragem recebe o Prêmio Iecine Destaque. Obra atemporal, destaca-se por sua qualidade artística considerada singular e pioneira para o cinema negro brasileiro.

Já o Prêmio Iecine Inovação vai para Victor Di Marco e Márcio Picoli, por inovarem a linguagem audiovisual com um olhar considerado original e sensível sobre o universo PcD e pela tradução cinematográfica do sentido da palavra acessibilidade.

Já Gustavo Spolidoro recebe o Prêmio Iecine Legado. O realizador foi escolhido por sua capacidade múltipla de atuação. Em seu trabalho pioneiro na criação cinematográfica, destaca-se pela difusão das possibilidades de experimentação da linguagem do cinema e pela contínua formação de novas gerações de cineastas.

A comissão de seleção do Troféu Leonardo Machado e dos Prêmios Iecine foi formada pela jornalista Adriana Androvandi e pelos cineastas Alexandre Mattos Meireles e Davi de Oliveira Pinheiro.

O que você achou?

Amei 80
Kkkk 19
Triste 15
Raiva 0
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.